Bom para nã desvirtuar muito o tópico onde a discussão se originou "Como dar Vidas ao Combate" viewtopic.php?f=11&t=2032&st=0&sk=t&sd=a.
Resolvi dar continuidade aqui neste tópico.
Resumo básico:
- Eu argumentei que vejo a falta de ambientação nas publicações da Wizards um empecilho para o estilo de jogo heróico do D&D.
E fui muito contextado.
Então vou fazer algumas citações aqui para dar cotinuidade a discussão sem atrapahar o desempenho do tema do outro tópico...
Para poupar tempo não vou repetir tudo, vou responder somente o que eu ainda não respondi:
Eltor Macnol escreveu:Não esqueça que as suas observações pessoais são puramente subjetivas, como a de qualquer um aqui... dizer que nos grupos com os quais você conviveu foi assim (como você fez no texto inicial) não tem problema algum. Só abre margem à discussão é se você disser que isso é uma regra geral, que o sistema é feito de forma a acabar com o espírito heróico e incentivar o mata-mata, etc. Aí é de se esperar que haja contra-argumentos.
Concordo com o que você disse, minha opinião é pessoal, mas eu tento ir mais longe não adianta (no meu ponto de vista), dizer “eu acho isto”, sem dar os “porquês” eu realmente acho que a falta de ambientação dos livros básicos contribuiu em mais de 50% para acabar com o Clima de Fantasia Heróica.
Claro que não é só isso outras coisas contribuíram nada tem uma única razão.
E é lógico que eu quero ouvir todas as opiniões contrarias as minhas, elas me fazer amadurecer as minhas idéias ou reconhecer meus erros.
Mas gostaria de pedir o favor para os participantes de “Manter um diálogo Aberto”. E de por favor Apresentar contra argumentos Válidos e Maduros.
Alessandro_Franzen escreveu:Acho que não seja o caso disso,Sorcerer of Shadow, mas ele não está tão errado em ter essa percepção. O problema é mentalidade dos jogadores e do próprio Mestre.
Oda Nobunaga escreveu: D&D terceira edição teve mais fluff do que AD&D, ao menos no core.
Em suma: LOL wut?
Me Chame de velho, ou desatualizado...
Não entendi as Girias...
Oda Nobunaga escreveu:Gun_Hazard escreveu: Hoje em dia não se escolhe um "Mago" por ser um personagem Misterioso e Mitico que controla as forças do Universo a sua vontade e sim para soltar bolas de fogo, "a final todo mundo sabe que guerreiro não tá com nada o que causa mais dano são os conjuradores".
Tem como provar isso?
Para! Assim você me decepciona...
Eu até posso indicar umas Trezentas páginas de conversas com usuários de uns 3 a 4 fóruns diferentes, que vão comprovar em 98% o que eu disse
Mas está não é a questão, em vez de dizer que sou “mentiroso” ou “estou inventando coisas”, não é melhor, comentar suas experiências como fez nos outros “quotes”.Ou apresentar seus Argumentos contrários as minhas idéias?
Oda Nobunaga escreveu:Não sei se você sabe mas é muito comum os mestres criarem cenários em cima do fluff do core, ou criar apenas elementos dele para as aventuras. Onde está a falta de ambientação?
E no D&D isso se resume a Que? Lista de Divindades?
Oda Nobunaga escreveu:Gun_Hazard escreveu:De Que adianta o 3.X ter mais opções que o AD&D se estas opções são somente para pensar menos e bater mais...
Você se contra disse aqui. Opções. Você precisa pensar e escolher elas, ou seja, exige pensamento, antes de se bater.
Não! Exige Pensamento para fazer a ficha e Bolar táticas!
Eu não me contradisse eu me referi a pensar durante o jogo.
Exemplo Simples: De uma olhada na pagina 68 e seguintes do Punhos e Espadas.
Descreve uma Luta básica do D&D usando várias manobras e pensamentos metajogos certo? (Eu considero um exemplo Brilhante de Ambientação de Combate)
Mas Realmente Quantos Combates vocês viram tomar estas proporções?
Quantos Jogadores utilizam o Cenário durante um combate?
Quantos Combatentes não se resumem a “Deslocar, e ficar estático fazendo ‘Ataques Totais’ até o fim do combate”?
Quantos jogadores não desistem de se deslocar ou fazer uma manobra diferente só por medo de sofrer um Ataque de oportunidade?
Oda Nobunaga escreveu:E aqui vem a pergunta de um milhão de dolares: Você tem algum problema com quem gosta da porrada pura e gratuita?
Eu não tenho nada contra!
Disse isto uma 4 Vezes entre o texto e as respostas
Inclusive meu personagem predileto é o Guerreiro, eu Adoro massacrar os inimigos, mas eu gosto de mais coisas...
Oda Nobunaga escreveu:Eu só não comentei porque eu não poderia acresentar nada. Todo mundo que acompoanha as discussões sabe que eu já estou de saco cheio desses preconceitos bobos que as pessoas colocam em sua cabeça e agem como se fossem fatos até confrontadas diretamente.
Ué e você age com os mesmos preconceitos bobos quando argumenta comigo?
_Virtual_Adept_ escreveu:O ponto não é o sistema. Não é a ambientação. Não é nada além da sua capacidade de usar o sistema e a ambientação a seu favor.
Por um lado eu concordo com você. “Tudo é possível para aquele que Crê!”
Mas eu acho bem mais fácil quando as Regras e Ambientação colaboram para o tipo de jogo pretendido.
Imagine alguém querendo Adaptar Silent Hill para o sistema do TOON por exemplo. É possível! Mas vale a pena?

Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
@Macnol
Facebook
Google Reader