Cenário A + Cenário B = Bom???

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mensagempor rsilverblood em 22 Mar 2008, 07:37

A dúvida é simples: pegar o melhor de um cenário e somar ao melhor de outro cenário resulta em algo bom?

A resposta de quase TODOS vai ser "depende"... depende do que então?

E outra: como você soma dois cenários?

Você adiciona raças e criaturas de A para o cenário B, e o B você usa como base para o resto (deuses, cenário, etc. ) ?

Ou você mistura as bases das duas?

Ou pega o melhor de A e o melhor de B e cria um cenário totalmente improvisado baseando-se nos dois cenários?

Enfim: o que é ideal ou mesmo o mínimo recomendado para misturar cenários?

Aahhh, e essa pergunta sei que irão adorar...

Poderia dar um exemplo de mistura de cenários que você acha que ficaria bom, ótimo, ou mesmo perfeito?

(para poupar um post adicional, o que eu acho que ficaria próximo de perfeito seria usar Monte Cook's WoD como base junto com a coleção da nova WoD inteira, e depois somar os deuses, planos, e anjos/demônios/espíritos de TREVAS... finalmente, para dar um toque especial, uma realidade em constante mutação, se desfazendo, e os personagens podem aproveitar isso ou lutar contra)
A utopia não foi feita para nossos olhos mortais...
rsilverblood

Mensagempor Deicide em 22 Mar 2008, 09:17

Para ser sincero, nunca gostei de misturas. É mais fácil criar um cenário próprio com as características desejadas, do que chupinhar pedaços de cenários e fazer uma colcha de retalhos. Em geral, o nível de complexidade de cenários caseiros é bem baixo (visto que só precisa cumprir as necessidades da crônica), mas o cenário se torna mais rico conforme a crônica se expande.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Aluriel de Laurants em 22 Mar 2008, 09:32

Eu concordo com o Deicide sobre misturas, as vezes elas ficam realmente forçadas, mas até dá pra fazer se pegarmos coisas mais aparentadas, como por exemplo coisas de Dragonlance em Forgotten ou Vice e Versa, ainda tem chance de ficar muito ruim, mas é bem menos forçado que Jogar Reinos de Ferro em Dragonlance.

Sobre misturar o MonteCook's WoD, no novo Wod, não pelo amor de deus, o Wod D20 é a maior porcaria Eváh, os cenários tem feelings distintos demais, sem mencionar o nível de poder, que é bem mais alto no Wod D20.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor Eltor Macnol em 22 Mar 2008, 12:00

Acho que a grande pergunta é... pra quê?
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor AKImeru em 22 Mar 2008, 12:17

Esse tópico é provalvlmente o mais confuso que eu já vi em anos. De qualquer jeito, você não foi o primeiro a pensar nisso:

http://forums.gleemax.com/showthread.php?t=994651
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 22 Mar 2008, 13:00

Não recomendo misturar. O máximo que você pode fazer é:
a - Fazer seu próprio cenário com inspiração em ambos os anteriores.
b - Usar um cenário com certas influências do outro.

Por exemplo, em minha campanha de Supers, o universo de jogo é próprio. Mas devido a meu gosto pela DC, alguns detalhes do Universo DC vão influenciar no meu cenário. Como por exemplo ter algum personagem que no futuro entra para a Tropa dos Lanternas Verdes, mas sem aparecer o Hal Jordan ou Kyle Rayner.
Claro que você deve analisar as implicações disso no resto do cenário.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor arghsupremo em 22 Mar 2008, 17:23

O mínimo que tu tem que se preocupar é se os cenários ocupam o mesmo nicho. Como falaram, Dragonlance + Reinos de Ferro não dá certo.
Imagem
arghsupremo

Twitter: @arghsupremo

Mensagempor Anonimous000 em 22 Mar 2008, 19:54

Eu não vejo motivo para não criar um cenário com elementos que lhe agradem, independente de suas fontes, afinal qualquer um que crie cenários próprios faz exatamente isso no final.

Agora, sobre misturar cenários já existentes e, por que não dizer, complexos, no caso de cenários oficiais de alguns jogos de RPG, só posso concordar com o Eltor.

E sobre

para poupar um post adicional, o que eu acho que ficaria próximo de perfeito seria usar Monte Cook's WoD como base junto com a coleção da nova WoD inteira, e depois somar os deuses, planos, e anjos/demônios/espíritos de TREVAS... finalmente, para dar um toque especial, uma realidade em constante mutação, se desfazendo, e os personagens podem aproveitar isso ou lutar contra

Por Gaia! Você pegou três cenários interessantes (não vou entrar no mérito de serem bons ou não, especialmente porque nunca passei da capa do Monte Cook's WoD) e criou um monstro!

Se você quer ver um resultado de uma mistura dessas dê uma olhada em Tormenta, eles pegaram tudo o que acharam legal e tamparam os buracos com as próprias criações, e deu numa aberração extraplanar de onde, se muito, pode-se salvar uma ou duas idéias.
Imagem
Imagem
Imagem
Anonimous000

Mensagempor Elven Paladin em 22 Mar 2008, 22:11

Eu prefiro o "Modelo TSR" para unir dois ( ou mais ) cenários, que é por vias de um terceiro cenário, como ocorreu com Planescape e Spelljammer, capaz de inter-ligar tais cenários, mas que não interfere de maneira ( muito ) ativa neles, e conta com seu próprio ambiente.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Anonimous000 em 23 Mar 2008, 00:57

A SJGames está fazendo algo desse tipo na nova edição de GURPS colocando Infinite Worlds como cenário "principal", mas eu não vejo muito porque um sistema genérico (GURPS certamente tenta, não vou entrar no mérito do conseguir, e D&D é "genérico" para fantasia heróica) precisa estar ligado a um cenário.
Imagem
Imagem
Imagem
Anonimous000

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 23 Mar 2008, 11:49

Aí está, Anonimous.
O cenário oficial de GURPS é um cenário genérico. Relativamente realista, assim como o sistema.
Convenhamos, fora Supers, é bem difícil narrar uma campanha heróica em GURPS. Pelo menos o livro que eu li (acho que foi a segunda edição) não dava a menor inspiração para aventuras heróicas. E eu tinha o suplemento GURPS Magia.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor cigano em 23 Mar 2008, 12:01

rsilverblood escreveu:A resposta de quase TODOS vai ser "depende"... depende do que então?

Se vc quer bom senso ou não!

:b

Eu misturo Dragon Lance com Vampire, taco umas pitadas de Ghost in the Shell, misturo com GTA, e boto pra assar com GURPS Illuminat pra dar um toque de mistério e sou feliz, mas com certeza isso não vai ter lógica alguma!

XD

[]s
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais

Mensagempor Anonimous000 em 23 Mar 2008, 17:26

_Virtual_Adept_ escreveu:Aí está, Anonimous.
O cenário oficial de GURPS é um cenário genérico. Relativamente realista, assim como o sistema.
Convenhamos, fora Supers, é bem difícil narrar uma campanha heróica em GURPS. Pelo menos o livro que eu li (acho que foi a segunda edição) não dava a menor inspiração para aventuras heróicas. E eu tinha o suplemento GURPS Magia.

O Artes Mariciais ajuda um tanto, mas tem limites.

Agora...

Eu misturo Dragon Lance com Vampire, taco umas pitadas de Ghost in the Shell, misturo com GTA, e boto pra assar com GURPS Illuminat pra dar um toque de mistério e sou feliz, mas com certeza isso não vai ter lógica alguma!

Por Gaia... Por Gaia...
Imagem
Imagem
Imagem
Anonimous000

Mensagempor Aluriel de Laurants em 23 Mar 2008, 21:58

Damn

.
.
.
.
.
.
.
Damn
.
.
.
.
.
.
.
DAMMIT

Cara essa mistura deve resultar tosca, acho que isso deve ficar pior que Tormenta.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor Gehenna em 24 Mar 2008, 16:37

Eu misturei o universo Marvel, com o DC, com Espada da Galáxia, com Transformers. Me pareceu bem interessante, mas a história q estava narrando não rendeu muito. Eram apenas dois jogadores, sendo que um deles conseguiu a proeza de morrer antes mesmo de conseguir seus super-poderes.
Gehenna

Localização: Torre Sombria, no bairro de Noite Eterna, em Contonópolis

Próximo

Voltar para Dicas & Ideias