_Virtual_Adept_ escreveu:As quadriculadas são boas por serem fáceis de encontrar, mas as hexagonais permitem uma maior liberdade de movimento.
Eu pensei nisso, mas depois fiz uma busca rápida no Google e achei. Além disso, dá pra disponibilizar facilmente por jogadores. Acho que dá pra usar.
Street Fighter o jogo de rpg.
O jogo une descrição de manobras de combate que estão alocadas a estilos de luta (E não a arquetipos) com mecanicas interessantes e que impactam de diversas maneiras o jogo.
Eu o recomendaria para um sistema de rpg historico, ou a um rpg de fantasia que pega muito da sociedade medieval europeia mais civilizada como Roma, os estados italianos, os Germanos e outros povos. (me refiro a 900-1200).
Vc não é o primeiro que me fala que esse sistema é bom. Vou procurar e volto colocando aqui minhas conclusões. Se alguém tiver opinião sobre ele, enquanto isso, por favor, não hesitem em postar...
Eu vim perguntar o que o Novaes queria dizer por abstrato no outro tópico, mas vi que ele ja respondeu... acredito que armadura e destreza influenciando a defesa em um mesmo valor (CA), por exemplo, e a impossibilidade do jogador declarar partes específicas do alvo para atacar sejam algumas das coisas que você quer evitar, certo?. Mas seria interessante se você dissesse exatament o tipo de coisa que você NÃO quer no seu combate.
Você tá certo. Acho que o que deixa um combate "abstrato demais" é, essencialmente:
A falta de alternativas apresentadas pro jogador em rolagens como ataque ou defesa. Colocando pro extremo, um combate abstrato seria um em que o jogador só pudesse (ou, por falhas nas regras -- preferisse) declarar ações simples e abstratas como "atacar", "defender".
Será que fui claro? Se não, me avisa.
Além disso, acho importante colocar que não quero também o EXTREMO OPOSTO, onde os jogadores deve descrever cada detalhe do combate, fazendo ele muito lento, menos empolgante. O objetivo é o meio termo... mas qual?
Essa é a questão central aqui.
Editado: Coloquei a definição de "abstrato demais" no post inicial. Obrigado pelo questionamento construtivo.
Mas aquela definição provavelmente não é a definitiva... Continuem criticando, pf.