"É complicado, tem CERTEZA que quer aprender?"
Isso me poupa taaaaaaaaaaaanto trabalho!

Mas a melhor definição de RPG é a mais comum:
"Jogo do demo!"
[]s
Moderador: Moderadores

Nibelung escreveu:Kliviwiki, ainda não entendi qual a sua cisma com a palavra "jogo". Se alguma sessão de RPG não for baseada em regras, e sim em "capacidade interpretativa" dos jogadores e do mestre, então não é RPG, mas sim Free-Form Roleplay.
RPG presume que estejam usando um sistema de regras para direcionar a narrativa. Por isso a palavara "jogo".
cigano escreveu:Mas a melhor definição de RPG é a mais comum:
"Jogo do demo!"
![]()
[]s

Eltor Macnol escreveu:Nibelung escreveu:Kliviwiki, ainda não entendi qual a sua cisma com a palavra "jogo". Se alguma sessão de RPG não for baseada em regras, e sim em "capacidade interpretativa" dos jogadores e do mestre, então não é RPG, mas sim Free-Form Roleplay.
RPG presume que estejam usando um sistema de regras para direcionar a narrativa. Por isso a palavara "jogo".
Citado porque é verdade.

jgsfoggia@hotmail.com
é obvio que RPG é um jogo, o próprio nome já diz: Roleplaying GAME. se fosse uma atividade ficaria RPA Roleplaying Activity
(não teve graça)
jgsfoggia@hotmail.com
Lederon escreveu:RPG = Roleplaying Game.
Finito.

Lederon escreveu:Um cara que eu gosto muito de citar, o filósofo Johan Huizinga:
"...o jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e de espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e de alegria e de uma consciência de ser diferente da 'vida quotidiana'." (Huizinga, Homo Ludens)
Por que RPG não seria um jogo?
Bom, quando me perguntam eu respondo:
"É complicado, tem CERTEZA que quer aprender?"

Kliviwiki escreveu:Imaginem se em uma partida de War alguém vira e fala que o outro jogador não pode fazer tal manobra com seu exército porque este se encontra desmoralizado pelo ataque que sofreu anteriormente. Ora, esta é uma situação que pode ocorrer na vida real, mas não se pode considerar a possibilidade de se alterar as regras da partida de War por conta disso. No caso do RPG, isso não só pode acontecer como é até recomendável que se adapte regras para situações problemáticas. Isso ocorre porque as regras têm papel acessório, e não principal.

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes