O Endeusamento do Roleplay

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Natsuiro em 08 Fev 2008, 12:47

Eles estão interagindo comigo, por meio de uma máquina. Não muda nada.

E por isso disse que a função básica de um narrador e de uma máquina é a mesma. Função básica.

Além do mais, só fez rodeios, não argumentou o que foi dito.

Daonde você tirou que RPG PRECISA de um narrador, e que precisa ser em mesa?
Imagem
Natsuiro

Mensagempor Lune em 08 Fev 2008, 15:04

Eles não estão interagindo diretamente com você. Quem está é a máquina.

Entre o festival de abobrinhas do último post, essa foi a melhor: então quando eu converso com a minha namorada por MSN, na verdade eu estou interagindo com o teclado? Quando eu converso com alguém ao vivo na verdade eu estou interagindo com o ar que propaga as ondas sonoras?

Mas sabe a parte mais besta dessa discussão? É que todos os seus argumentos buscam provar que RPGs eletrônicos não são RPG de mesa. Duh, é claro que não. O que nós estamos dizendo é que RPG tem um significado mais amplo do que meramente esse nosso hobby de jogar dados.

A menos, é claro, que você esteja criando a sua própria definição pessoal do que é RPG e imaginando que o resto do mundo a segue.
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor FreeSample em 08 Fev 2008, 15:44

Sério mesmo que você perguntou isso? Poxa, eu nem fui o único que citou alguns elementos de RPG nestas páginas. Vou nem quotar. Nesta página mesmo eu citei alguns, logo depois de falar sobre o assunto.

Muito bem, vamos lá:

-> "Você começa um jogo de RPG, você assume o papel do protagonista, e vive a vida dele, fazendo as decisões dele."

Por que não estaria assumindo o papel de Duke Nukem, vivendo a vida dele, tomando as decisões dele? Não é RPG só porque não tem o rótulo de "RPG" na embalagem?

-> "mas já é RPG, por causa dos 'elementos' do mesmo: interação com personagens, evolução do protagonista, decisões durante o percurso do jogo"

Duke nukem não interage com os outros personagens? (metendo bala nos monstros, cantando as garotas?). não há decisões durante o percurso do jogo?

E poderia definir evolução do personagem? fala de coisas pontuais (níveis, pontos) ou subjetivas (descobrir quem é o verdadeiro vilão)?
FreeSample

Twitter: @loleite

Mensagempor Armitage em 08 Fev 2008, 15:44

O que nós estamos dizendo é que RPG tem um significado mais amplo do que meramente esse nosso hobby de jogar dados.

:aham:
A menos, é claro, que você esteja criando a sua própria definição pessoal do que é RPG e imaginando que o resto do mundo a segue.

Sendo assim, "arte" pra mim é aquela mulata com bunda gigante dançando o "créu". E quem contradizer está ERRADO.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Mensagempor AKImeru em 08 Fev 2008, 16:15

Resumo do tópico:

Silva: Hurr durr hurr durr HURR DURR!
Lune: derp!

Me desculpem os elitistas, mas o termo "RPG", em seu sentido literal, é qualquer experiência de se assumir papél atrelada a um jogo. Então sim, no sentido mais amplo possível da palavra, até Counter-Strike , Pac-Man, Super-Mário e MS Combat Flight Simulator seriam RPGs, afinal você está assumindo papéis.

Hm senão vejamos.

Role Playing Game
Jogo de Interpretação de papeis.
Eu irei usar a Wikipedia para triturar você vamos lá.

[quote=Wikipedia]Role-playing game, a game in which players assume the roles of characters and collaboratively create narratives [/quote]

Percebe o "AND"? Ele não tá lá de enfeite. O RPG é isso tudo ao mesmo tempo, não apenas uma coisa ou outra.
Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Rpg
Uma outra definição:
[quote=Wikipedia]A role-playing game (RPG; often roleplaying game) is a game in which the participants assume the roles of fictional characters and collaboratively create or follow stories. Participants determine the actions of their characters based on their characterization, and the actions succeed or fail according to a formal system of rules and guidelines. Within the rules, players can improvise freely; their choices shape the direction and outcome of the games.[/quote]
Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Role-playing_game
Em todos os jogos que você mencionou, você ASSUME um papel. ASSUME. E dai? Cade o resto? Assumir papeis em RPG é apenas metade do negocio. Senão, basicamente qualquer coisa interativa seria RPG. E não é assim que a banda toca.

Em outras palavras: LOL não. Insira mais uma ficha e tente novamente mais tarde.

PS: Lune, é assim que você debate com alguem com logica circular, você pega um martelo e o acerta no joelho.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Armitage em 08 Fev 2008, 19:01

Oda, da próxima vez que ler um artigo, leia-o todo:

While simple forms of role-playing exist in traditional children's games such as "cops and robbers", "cowboys and Indians" and "playing house", role-playing games add a level of sophistication and persistence to this basic idea. Participants in a role-playing game will generate specific characters and an ongoing plot. A consistent system of rules and a more or less realistic campaign setting in games aids suspension of disbelief. The level of realism in games ranges from just enough internal consistency to set up a believable story, credible challenge or full-blown simulations of real-world processes.

Video games incorporating settings and game mechanics found in role-playing games are referred to as computer role-playing games, or CRPGs. Due to the popularity of CRPGs, the terms "role-playing game" and "RPG" have both to some degree been co-opted by the video gaming industry; as a result, traditional non-digital pastimes of this sort are increasingly being referred to as "pen and paper" or "tabletop" role-playing games.

Foi mal heim. :rolando:
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

Armitage

Mensagempor AKImeru em 08 Fev 2008, 19:15

Oda, da próxima vez que ler um artigo, leia-o todo:

Cavalheiros, contemplem como Silva tenta copiar a tática de pegar coisas em que ele acredita fazer algum sentido e deixar em caixa alta. Reparem a força que ele ataca o seu espantalho.

Mil perdões mais releia meu post. E veja se consegue contra argumentar. Quotar aleatoriamenteo o artigo prova apenas que você não tem nada.

Ou sei ingles é ruim? Pois a parte que você destacou basicamente fala

"Video games incorporating settings and game mechanics found in role-playing gamesare reffered to... "
"Videos games que incorporam cenários e regras de RPGs são chamados de...".

Basicamente, explicando o porque eles tem esse nome ao mesmo tempo que fortalecendo meu argumento e chutando os bagos do seu.
AKImeru

Mensagempor Lune em 08 Fev 2008, 21:06

PS: Lune, é assim que você debate com alguem com logica circular, você pega um martelo e o acerta no joelho.

Meu martelo retórico +5 ainda está no conserto depois da luta com o Sampaio.

Mas falando nisso, eu não faço a mínima idéia do que o Silva tá querendo dizer nesse ponto da discussão.
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Madrüga em 08 Fev 2008, 22:53

Lune escreveu:Mas falando nisso, eu não faço a mínima idéia do que o Silva tá querendo dizer nesse ponto da discussão.

A essa altura, ninguém sabe o que ninguém quer dizer na discussão.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Armitage em 09 Fev 2008, 16:08

Oda, ou teu ingles tá fraquinho, ou tu propositalmente ignorou a parte que contradiz teu argumento. De qualquer forma, deixa que eu traduzo:

'Devido à popularidade dos CRPGs (RPGs de Computador), os termos Role-Playing Game e RPG têm sido ambos co-optados pela indústria de vídeo-game. Assim, as atividades tradicionais não-digitais estão sendo chamadas cada vez mais de "RPG de Papél e Caneta" ou "De Mesa".

Ou seja, o texto diz o que EU e LUNE vinhamos falando o tempo todo.

Entendeu Oda? (ou quer que eu DESENHE? :roll: )

Armitage

Mensagempor AKImeru em 09 Fev 2008, 16:31

Me desculpem os elitistas, mas o termo "RPG", em seu sentido literal, é qualquer experiência de se assumir papél atrelada a um jogo. Então sim, no sentido mais amplo possível da palavra, até Counter-Strike , Pac-Man, Super-Mário e MS Combat Flight Simulator seriam RPGs, afinal você está assumindo papéis.

'Devido à popularidade dos CRPGs (RPGs de Computador), os termos Role-Playing Game e RPG têm sido ambos co-optados pela indústria de vídeo-game. Assim, as atividades tradicionais não-digitais estão sendo chamadas cada vez mais de "RPG de Papél e Caneta" ou "De Mesa".

Uh Oh, estou te quotando duas vezes seguidas. Repare as diferenças do artigo e de seu argumento. E para fechar:

Em todos os jogos que você mencionou, você ASSUME um papel. ASSUME. E dai? Cade o resto? Assumir papeis em RPG é apenas metade do negocio. Senão, basicamente qualquer coisa interativa seria RPG. E não é assim que a banda toca.

Eu te quotei e critiquei pois voce basicamente falou "hurr durr todos os jogos onde você joga com um protagonista são RPGs Hurr Durr".

Dai você me quota uma parte que fala sobre CRPGs, estilo neverwinter Nights, Torment e The Wticher. E ainda posa de fodão :rolando: .

Parabéns, você além de não ter nada, sequer tenta defender meu argumento. Em outras palavras, você está acertando um espantalho e ainda comemorando.

E para fechar essa discussão, repare o que é um CRPG:
Video games incorporating settings and game mechanics found in role-playing games are referred to as computer role-playing games, or CRPGs.

Eles possuem esse nome apenas por usarem mecanicas similares ou cenários. E não por causa da interpretação de personagens.
AKImeru

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 09 Fev 2008, 16:41

Entre o festival de abobrinhas do último post, essa foi a melhor: então quando eu converso com a minha namorada por MSN, na verdade eu estou interagindo com o teclado? Quando eu converso com alguém ao vivo na verdade eu estou interagindo com o ar que propaga as ondas sonoras?

Nop. Há uma grande diferença, Lune. O jogo torna-se um livro, algo como um livro-jogo. Há quem prefira chamar livros-jogos de RPG's, há quem não chame. De qualquer maneira, o Narrador do jogo é o livro, não o escritor.
Por quê? Porque aquilo já está registrado. Não é uma interação direta entre o autor do livro ou do jogo com o jogador.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor FreeSample em 09 Fev 2008, 19:30

Oda Nobunaga escreveu:Em todos os jogos que você mencionou, você ASSUME um papel. ASSUME. E dai? Cade o resto? Assumir papeis em RPG é apenas metade do negocio. Senão, basicamente qualquer coisa interativa seria RPG. E não é assim que a banda toca.

Nos lembrar do elemento "narrativa" acabou com uma questão do tópico. No entanto, dependendo da forma como se joga, D&D pode NÃO ser rpg. Se usarmos o sistema do Street Fighter para uma pequena arena, também não seria :roll:
FreeSample

Twitter: @loleite

Mensagempor Vincer em 09 Fev 2008, 20:52

Pessoal, os jogos em geral em que você assume o personagem não são rpg. Isso está claro para todos correto?

O que eu disse lá atrás foi só um exemplo irrisório. Eu só mostrei que algo muito mais voltado para o rollplay ainda era considerado rpg e algo muito mais voltado para o roleplay também. Os exemplos que dei, jogos eletrônicos e live action, foram só exemplos. Esqueçam os jogos eletrônicos por favor. Se observarem, o tópico saiu dos trilhos "endeusamento do roleplay" e entrou num debate sobre jogos eletrônicos e rpg.

Calma lá.

Vou usar outro exemplo: a primeira partida de rpg, ou D&D primeira edição. O roleplay estava lá. Mas como estava a balança entre roleplay e rollplay? Muito mais voltada para o rollplay, quem aqui já jogou D&D 1ª edição (o primeirão mesmo) sabe que isso é verdade.
E D&D era rpg? Claro.

Desculpem se o meu exemplo de jogos eletrônicos lá atrás trouxe tudo isso, a única coisa que eu queria acrescentar é que os extremos, contanto que ainda contendo elementos de rpg, não deixam de ser rpg. É só uma mudança na balança entre rollplay e roleplay. Diferentes modos de jogar.

O exemplo dado dos jogos eletrônicos é que eles se propõem a fornecer aventuras e a chance do jogador incarnar um personagem, criar sua ficha e características e tomar as ações por ele (elementos de rpg). Não me importa se eles cumprem ou não o que se propõem, ou o quão porcamente o façam. Ninguém quis comparar jogos eletrônicos aos de mesa. NÃO EXISTE comparação.
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor Cak em 09 Fev 2008, 21:17

_Virtual_Adept_ escreveu:

Nop. Há uma grande diferença, Lune. O jogo torna-se um livro, algo como um livro-jogo. Há quem prefira chamar livros-jogos de RPG's, há quem não chame. De qualquer maneira, o Narrador do jogo é o livro, não o escritor.
Por quê? Porque aquilo já está registrado. Não é uma interação direta entre o autor do livro ou do jogo com o jogador.

Existem jogos de computador em que uma ação muda tudo. Claro que seria algo restrito, mas muitas situações em um RPG de mesa também são.
GD: Do you find it annoying if a man plays video games while you are around?
Jasmine: No, not at all. I love games.
GD: So, if you saw a man playing video games, you would cheer him on?
Jasmine: Oh, definitely.
GD: What would you say to him?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me!
GD: Can you say that one more time?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me! [Laughs]
GD: Thank you for making my day.
Jasmine: That's what I'm here for.
Cak

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias