Motivos que deixam você irritado com cenários de fantasia

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Luminus em 07 Jul 2009, 23:30

EDIT

Só falei de AD&D onde estritamente necessário (isto é, onde o Planes citara algo daquele sistema de regras). A minha opinião acerca da megafodonice élfica perpassa esse sistema de regras, de modo que o assunto em si ainda é o assunto do tópico, mesmo que tratado estritamente em AD&D. Por mim, nem tínhamos falado de AD&D aqui... falemos apenas do que nos incomoda. E Deus sabe que AD&D não me incomoda :P

FIM DO EDIT

Em um campo de batalha? Você está louco, elfos batalham em campos abertos com exércitos como qualquer outra raça.

Ok, pode por favor citar a fonte dessa informação? Onde é que isso é descrito dessa forma?

Guerra é guerra para humano, anão ou elfo, eles batalham em terreno comum e não podem se dar ao luxo de entrar com recursos inferiores (sem contar que se você reclama de obter metal, mas desmatar florestas para fazer armas de madeira pode, não é? ).

Anões podem muito bem combater em subterrâneos, que por sua vez não são "terrenos comuns". E, sobre as flechas, elas podem ser feitos de galhos de árvores... existem técnicas de poda de árvores que não apenas evitam o aparecimento de doenças em vegetais, como ainda por cima aumentam a fecundidade da planta. Um elfo que valha suas calças sabe desse tipo de coisa. E um processo de fundição requer muitas árvores para apenas uma arma; já uma única árvore pode fornecer galhos que virem muitos cajados, clavas, zarabatanas, flechas e afins.

é preciso montar uma boa infantaria e até cavalaria se quiser poder de fogo de um exército top.

Você parece estar mais preocupado com a expansão da máquina de guerra élfica que com a defesa de seus domínios. Cavalaria e infantaria não valem de muita coisa se o inimigo ainda está do outro lado das suas muralhas... e, sendo os elfos habitantes das florestas, creio que cada árvore seja como uma torre de vigia, um pilar de uma muralha. Sinceramente, nesses termos, eu considero uma cavalaria élfica tão eficiente quanto os arreios de um elefante.

se metal é necessário sua exploração pode ser vista como ato de caçar animais para se alimentar.

5Kg de carne devem alimentar 10 pessoas por um dia... 5Kg de minério de ferro não são suficientes para fazer uma espada longa (a menos que o teor desse minério seja acima de 80%, o que é muito raro). Fora as armaduras. Fora os escudos. Fora as perdas. Além do quê, elfos tem uma alimentação frugal (frutas e vegetais), como dito no livro do jogador de AD&D (que eu só cito aqui porque você escolheu ambientar a discussão nesse sistema de regras). Eles não vivem de caçar animais.

em AD&D não tem nem que pensar duas vezes em elfos cinzentos explorando os mais diversos tipo de minerais.

Complete Book of the Elves, página 18: "Interestingly enough, most other elves do not readily befriend grey elves, for they see the grey elves far too serious and arrogant (...) They think that the grey elves have lost the elven joy of life, for the grey elves prefer to spend their time with books rather than revel in the outdoors and the goodness of life. Instead of exploring the boundaries of life, they are learning to be serious."

Ou seja... esses aí não são vistos como elfos nem mesmo pelos próprios elfos. Pior que isso, só se fossem drows...

9 entre 10 cenários os anões sempre foram grandes fonecerdores dos mais diversos tipos de minerais e elfos são mais que aptos a negociar obra de artes de outros tipode de produtos artesanais (e por que não alimento em algum casos).

Ah, aqui nós temos um pouco de lucidez... se os elfos quiserem aprender a utilizar as gloriosas armas forjadas pelos anões, ora, por quê não?! Claro, isso depende da boa fé dos anões...

Esta simplificação de elfos merry vivendo no mato não existe, a raça é muito mais que isso.

Ok.

Na prática não tem como idealizar reinos élficos, eles precisam comer, entram em guerras duras entre outros problemas comuns a outras raças.

Novamente, você usa uma perspectiva dos reinos humanos. As necessidades são as mesmas, mas em escalas diferentes. Não há tantos elfos quanto há humanos. Não há tantas guerras entre elfos como há entre humanos. É outra cultura, outra relação com o meio ambiente, etc. É outra coisa.

Mas o dano da maça não é esse.

Só porque a tabela diz que não. Se ela dissesse...

Foi como disse, a espada é uma escolha óbvia porque é letal e ao mesmo tempo um bom balanço pode virar um bônus no ataque, se você tem uma opção boa nas mãos por que escolher a pior?

Novamente, você simplifica demais. Além de ser uma arma ótima, além de poder ser utilizada por guerreiros/magos sem penalidade, além dos elfos terem +1 em ataques com ela, além de ser a arma mágica com bônus maiores que as outras (APENAS por ser espada) como pode ser visto no Livro do Mestre... cara, são muitos fatores. Além do quê, uma espada longa não é esse adereço de acrobata que você quer que seja, não. É uma arma de difícil manejo, pesada, que exige espaço para ser manuseada, etc. O exército mais eficiente da história da humanidade nem utilizava espada longa, mas sim um tipo de espada curta para a infantaria e lança média para a cavalaria.

Nas passagens que você citou do livro apenas corrobora esta ideia:

Não. Não não. Não mesmo.

(você dificilmente verá elfos fazendo waehammers fodões)

Porque eles causam 1d4+1 de dano. Senão...

(no caso até tornar uma armadura marginalmente pesada em leve)

Armadura completa não é uma armadura "marginalmente pesada", por favor. E o peso nem é o fator preponderante, mas sim o nível de proteção (a melhor armadura do jogo) e o fato de poder ser utilizada por conjuradores élficos. Por favor, mantenhamos o foco.

Seria inverossimil depois de tanto tempo de dedicação esperar que os caras não sejam bons nisso.

É, até porque só eles tem séculos para fazer isso, né? Ceeeeerto... e veja que eu critico (assim como muitos outros que já desistiram aí da discussão) o fato de que os elfos não são apenas "bons" naquilo que fazem, mas sim "os melhores" naquilo que fazem. Então não é que não se espera que sejam bons nisso ou naquilo, mas sim que é inverossímil que eles sejam os melhores em tudo.

A ideia é bem simples, se algo é escrito depois e não entra em contradição com o que existe antes é porque seu conteudo faz parte de uma base unica.

o.O

Cara, depois de ler essa, eu parei.

E.
Luminus

Mensagempor Lumine Miyavi em 07 Jul 2009, 23:52

É, até porque só eles tem séculos para fazer isso, né? Ceeeeerto... e veja que eu critico (assim como muitos outros que já desistiram aí da discussão) o fato de que os elfos não são apenas "bons" naquilo que fazem, mas sim "os melhores" naquilo que fazem. Então não é que não se espera que sejam bons nisso ou naquilo, mas sim que é inverossímil que eles sejam os melhores em tudo.

Isso me lembra aquela tirinha da OoTS, que Haley implica com a/o V, que os elfos demoram muito pra virar magos, e que humanos fazem isso mais rápido, mas de maneira imprudente.

Haley responde: É, usando fraldas até os 20 anos.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Youkai X em 08 Jul 2009, 09:23

Ao menos na 4E nennhuma raça vai usar fralda até os 20 anos. Os elfos e eladrins crescem no mesmo ritmo dos seres humanos. A diferença é que eles páram de envelhecer aos 20 e poucos anos (na verdade apenas sua velhice é leeeeeeenta demais, a ponto de nunca passarem da apar6encia de 35 anos).

Bem, na 4E os elfos não são conhecidos como mestres da espada e da magia, e sim como mestres sorrateiros do arco e das florestas, onde a maioria deles usará apenas couro, madeira e peles como armas. Possivelmente consigam obter metais saqueando tais armas dos humanos ou outros povos e ocasionalmente adaptando-as a seus gostos estéticos. E se eles sentirem necessidade por metal, uma possibilidade seria recorrer a algum elfo razoavelmente poderoso (ainda nem personagem paragon) e fazer com que ele transforme objetos pre-moldados em madeira em objetos de metal com o ritual Ironwood. E bem, ao menos os elfos da 4E vivem em sociedades tribais não muito grandes, de algumas dezenas ou centenas de pessoas, no máximo. E se dão bem até com a magia primal dos druidas e xamãs.

Agora, já os eladrins, esses sim são os mestres da magia arcana e das espadas longas graciosas. São um povo do mundo das fadas e que nào tem uma preocupação tão grande assim com o ecossistema, a ponto de construir grandes cidades (mesmo que sejam no meio das florestas e em relativa harmonia com a natureza, ainda assim é um processo invasivo e mostra como os eladrins são menos preocupados quanto a isso). Esses sim buscam aprimorar seu conhecimento arcano e devem ter buscado aprender a criar boas forjas a partir de magias simples de fogo, de coletar metal ou algum tipo exótico de cristal (num mundo onde tem jazidas de cristais do tamanho de trolls brotando em espaçosas cavernas não deve ser muito difícil obter minério). Esses sim poderiam ter reinos com muitos suzeranos e vassalos e muitos contratos mantidos sob juramentos e promessas, que entre fadas, é algo bem perigoso e severo.

E na 4E nem tem mais essa bronca das incríveis e superiores armas e armaduras élficas (mesmo havendo algumas versões obra-prima da Feywild, mas poderiam muito bem ser obras de outros povos de lá, como gnomos ou ciclopes).
Youkai X

Mensagempor Luminus em 08 Jul 2009, 11:17

Youkai, eu concordo, e muito, com essa nova abordagem dada aos elfos. Meu personagem favorito de AD&D era justamente um elfo bladesinger, e me incomodava demais (DEMAIS) todas as incongruências da caracterização do personagem, dos elfos em si e de sua relação com o mundo. A abordagem dada aos elfos na 4.0, apesar de simplista, é muito mais verossímil na minha opinião.

E os eladrins, por viver em um outro mundo, podem muito bem estar expostos a outras leis naturais, outros biomas, enfim, outras realidades. Já são criaturas inerentemente mágicas, e portanto poderiam com relativa facilidade obter o que quer que desejem de seu ambiente, ainda mais se outros métodos são possíveis.

Abaixo os elfos-supra-sumo-de-tudo; bemvindos os eladrins comedores de tieflings!

E.
Luminus

Mensagempor planes em 08 Jul 2009, 14:21

Sou contra a ideia do Lumine e de VA, afinal não creio que seja possível falar defeitos de algum estilo de cenário sem citar cenários especificamente, tanto que a discussão agora é a 4a edição (que ao meu ver ainda peca no quesito cenários), mas como respeito ao moderador não irei discutir isso aqui. XD

Bem, na 4E os elfos não são conhecidos como mestres da espada e da magia, e sim como mestres sorrateiros do arco e das florestas, onde a maioria deles usará apenas couro, madeira e peles como armas.

A 4a edição transformou os antigos elfos selvagens em elfos e os elfos mais "civilizados" em Eladrin, mas para mim tudo continua sendo elfo (e ainda bem que FR não fez muita questão de negar isso ) XD

Do ponto de vista de sistema, vejo elfos como excelentes combatentes de guerrilha (mais até que excelentes arqueiros). O fato de consegurem movimentar em combate corpo a corpo independente do terreno e seu movimento superior fazem deles avengers temíveis.

O que vai bem de acordo com a idéia da raça no passado. Na verdade tenho visto esta separação usada por muito detratores da 4a edição que dizem que isso não é mais D&D. Apesar da mudança de nomes (que até simplifica a galera de sub-raças que existia, hoje tudo é raça e diferença mesmo só cultural como Elfos da Lua e Elfos do Sol de FR), tudo é muito raíz e faz sentido mesmo em um contexto maior.

E na 4E nem tem mais essa bronca das incríveis e superiores armas e armaduras élficas (mesmo havendo algumas versões obra-prima da Feywild, mas poderiam muito bem ser obras de outros povos de lá, como gnomos ou ciclopes).

Pelo contrário, na 4a edição eles super diversificaram bastante sua produção.

Nada de coisas tão simples quanto cota élfica (muito demodê XD): Todostem a manha de trabalhar com tecidos e couro, Elfos tem a manha de fazer peles (Feyhide é elfica) e até mesmo cota (Braidmail) enquanto os Eladrin respondem com a Finemail e a exclente Weavemail (ambos cotas também). No geral a unica coisa semelhante é que os elfos param sua construção na cota, mas ainda mandam ver muito bem, na construção de armaduras, a raça continua sendo longeva e dedicada o suficiente para criar objetos mundanos quasi-mágicos, acho que é algo bem coerente (e covenhamos, jogadores em geral gostam de ver anões e elfos produzindo itens especias e presentenando os personagens com isso, contribui bastante para a mistica da raça XD).
Imagem
planes

Mensagempor Madrüga em 08 Jul 2009, 15:59

Lumine Miyavi escreveu:

Isso me lembra aquela tirinha da OoTS

Te lembra uma ova, eu citei essa tirinha NESSE MESMO TÓPICO. :frenzied:
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Dr. Jeremiah em 04 Fev 2010, 16:34

Começando do começo,
Os impérios humanos:
Império romano e bizantino são beeem diferentes. A república é MUITO diferente do império e o fim do império romano parece mais a idade média que a antiguidade.
O imperio como conhecemos só adquiriu a extensão que teve por volta de 70 DC. A expansão de roma foi coisa que começou principalmente por volta de 50 AC.
A china tem 5 mil anos de história? Quando Marco polo viajou para lá encontrou quem no trono? mongóis. As dinastias tem uma história cheia de reviravoltas e o mapa da china mudou bastante, tendo inclusive tendo deixado de existir em uma parte do tempo.
O imperio britânico é preticamente o reino unido e meia dúzia de ilhas. O tempo aureo do colonialismo mundial foi o século 19. A inglaterra já passou por guerras civis religiosas, guerras fatricidas entre partes da família ral, revoluções burguesas, e outros percalços que afetaram profundamente sua identidade.
Portanto, essa história de que houve impérios estáveis é meio que balela. Sempre teve muita tranformação dentro dos impérios mesmo que eles continuaseem com o mesmo nome.

Raças:
O principal problema para mikm é a uniformidade entre elas independente de onde estão.
Os elfos de Valfenda, dominam a forja de metal, moram em uma cidade grandiosa, bonita, etc. Os de Lotlórien vivem como silvícolas. Em lotlóren eles morrem de dó em machucar a árvore para fazer um barco. Em Valfenda tem uma cidade de alvenaria, joias, tapeçarias, etc.
Dilema resolvido, povo ods elfos?
Aliás é claro na obra do Tolkien que os elfos são uma reça em franca decadência. Exatamente por sua lentidão em evoluir. Por sua falta de arrojo. Que é decorrência de usa vida longa demais.

Magia:
Para mim também magia é ciência em fantasia medieval. O que não explica sua estagnação. Poirque um mago vai deixar de pesquisar como um químico faria? Porque nas academias de magia não se faz ensino, pesquisa e extensão como nas universidades?
Se eu sou um mago porque nã vou para o reino etalho desertico, faço chover e fico com dez por ento das colheitas, feliz, alegre e satisfeito? Ah, sim... ninguém pesquisou uma magia que faça chover, apesar de terem até magias que causem chuvas de meteoros.
chegaram a falar que a destruição constante seria uma causa da estagnação... Pela história da terra, os períodos de guerra (quente ou fia) e demais dificuldades sempre foram os períodos em que mais se buscou inovações em todos os campos. Sabiam que o ar condicionado foi inventado por causa de uma epidemia de pólio? (acreditavam que resfriar os pacients ajudasse a curar a doença)

Economia:
Acho que falta aos criadres de cenários um pouco de Marxismo. (pensamento materialista e determinação econômica da sociedade) Normalmente o povo vai do mundo das idéias para o mundo real ao invés de ir do mundo real para as idéias.
Castelos são uma consequencia da economia e modos de guerra medievais. Em um mundo onde um mago de nível 5 derruba a porta do castelo com uma bola de fogo castelos não podem ter portas de madeira. Um lugar onde um mago pode levitar não onvestiria em muralhas. Um lugar onde a economia vai bem enfrentaria as tensões classe governante vs poder religioso, como o ocorreu em todos os momentos de pujança me que o poder religioso não estivesse integrado ao estado. A preodução de excedentes, o regime de terras, a tecnologia de plantio e criação é que vão determinar se existe dinhero para um exército ou não.

Costumes:
Alguém já leu as tirinhas do dark Legacy? A proposta é a seguinte... em um mundo onde as pessoas rescucitam sem problemas a morte é mais barata que num cyberpunk e amigos se assassinam repetidamente.
Em um mundo com clérigos curando doenças, para que se preocupar com higiene? Se magia funciona, por que preocupar em fazer boas espadas? Se magia é algo caro a principal atividade econômica, que gera rendas e dividendos é coleta e processamento de ingredientes. Um dia iso se transfromari em uma atividade industrial (imagino que em cenparios com 10k anos de história isso foi há 7k anos atrás) com grandes criatórios de arnahas, plantações de musgo e coisas assim.
Como isso afeta os costumes das pessoas? A idade média ue vemos hoje é uma pasteurização da antiga. Falta o esgoto nas ruas, os animais nas casas, o monte de palha comunal que faz as vezes de cama. Sem se procupar com doenças essas condições provavelmente continuariam. Lidado constantemente com magia e seus ingredientes a sociedade iria colocar a magia como o novo herbalismo. Talvez a maior parte da populações fosse mesmo alfabetizada (e nem toquei em divindades interferindo no mundo que complica as coissa).

Especializações raciais:
Preferia que raças simplesmente dessem bôns de atributo, dado de vida e coisas assim. Que coisas como arma preferida, perícia favorecida e etc fossem todos definidos pelo lugar onde a pessoa nasceu. Assim, todos do reino A, sejam aoes, elfos, centauros ou o escambau tem como arma prefrida a espada, a preícia favorecida avaliação e classe de afinidade comeciante e assim por diante.
Essa questão de classe especializada é uma consequencia direta de bônus de coisas sociais/culturais serem dados por raça e não pelo local de nasciento e educação.

fico por aqui.
Dr. Jeremiah

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 04 Fev 2010, 21:05

Basicamente, você se irrita porque os mundos de fantasia não são parecidos com o mundo real?

Qual a graça, então? :bwaha:
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Dr. Jeremiah em 04 Fev 2010, 21:59

Basicamente, você se irrita porque os mundos de fantasia não são parecidos com o mundo real?

Qual a graça, então?

Veja bem...
Shadowrun tem verossimilhança. O Silmarillion e o Senhor dos Anéis tem verossimilhança. Warcraft tem verossimilhança (exceto algumas alterações no World of Warcraft que visam apenas o lucro).
São ambientes com coerência interna, não viajam na batatinha nem querem que você acredite em um monte de impossibilidades.

No entanto tem algumas coisas que simplesmente não tem a menor verossimilhança. Milhares de dungeons abandonadas esperando aventureiros é uma.

Aliás, tem uma piada que costumo fazer. Um camponês raramente vê uma PO, um aventureiro nível um começa com várias. imagino a fila para virar aventureiro, receber as POs e em vez de comprar armas voltar para casa e viver o resto da vida de rendas.
Dr. Jeremiah

Mensagempor Lumine Miyavi em 04 Fev 2010, 22:19

Aliás, tem uma piada que costumo fazer. Um camponês raramente vê uma PO, um aventureiro nível um começa com várias. imagino a fila para virar aventureiro, receber as POs e em vez de comprar armas voltar para casa e viver o resto da vida de rendas.

Renda? Ele vai depositar elas no banco? Como já foi dito, você está pressupondo a lógica do mundo real em cima de um mundo de fantasia.

Não é pra funcionar da mesma maneira, por conveniência e liberdade artística.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Dr. Jeremiah em 04 Fev 2010, 23:08

A parte da piada é piada. Não levo a renda a ´serio assim como não levo a sério que qualquer zé mané vai virar aventureiro e receber magicamente 4d6 PO. :furioso: :parede:
Dr. Jeremiah

Mensagempor NeverSleep em 04 Fev 2010, 23:18

@Dr. Jeremiah

Sim, muitas dessas coisas seriam fato se fosse realista, mas os mundos de fantasia medieval clássicos em geral são algo dividido em Bem/Mal e Ordem/Caos... só isso já dita muito como uma sociedade se comporta e etc... etc...

Além de outras coisas, é correto ver magia como tecnologia, mas mesmo assim magos que levitam através de muralhas são poucos mesmo em um exército grandes, e provavelmente eles estarão tão vulneraveís quanto qualquer pessoas contra rajadas de flechas, e os portões são de madeira porque são mais baratos, mesmo assim, é díficil um mago explodir um portão com apenas uma bola de fogo.

Existe higienização porque é conforto, e necessário para sobrevivência e mais fácil de uma pessoa de hoje em dia compreender e jogar num ambiente "limpo". Doenças podem ser curadas por clérigos, druidas, adeptos, etc... mas se a magia não for um recurso extremamente abundante é díficil conter uma epidemia ou algo do gênero, então é melhor evitar doenças do que ter que combatê-las.

Mas tem coisas que realmente incomodam muito: porque não existe avanço tecnológico?, isso não faz o menor sentido... se a tecnologia avançou até a da idade média e a magia existe desde a idade antiga porque a tecnologia parou de evoluir? E a economia, mesmo sendo algo díficil de ser feito é algo que deveria ter pelo menos um cuidado maior, eu sei que os aventureiros estão em algum ponto fora da curva, afinal, o tesouro de um único aventureiro pode construir fortalezas e alimentar exércitos, mas mesmo assim, a economia é algo sem a menor explicação e contexto dentro do mundo...
Enquanto isso no IRC:

.:00·24·12:. ( ~soulstaker ) hoje eu imaginei uma interface idiot proof
.:00·24·27:. ( ~soulstaker ) ela teria apenas um botao na tela
.:00·24·37:. ( ~soulstaker ) "Click Here to Get Shit Done"
.:00·24·42:. ( ~soulstaker ) só
.:00·25·02:. ( ~soulstaker ) e mesmo assim eu ainda consegui achar no minimo 3 melhorias pra ela
NeverSleep

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 04 Fev 2010, 23:33

@Jeremiah:
Eu sei, só falei de brincadeira, mesmo.

Mas eu nem me ligo tanto assim em verossimilhança quando jogo RPG. Faço mais isso em outras mídias, mesmo.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Dr. Jeremiah em 05 Fev 2010, 01:18

Aí está mais um problema @Never Sleep.
Se existe essa ordem bem mau quer dizer que existe um monoteísmo. no mínimo um panteão único com algo acima deles segurando o cabresto.
Nenhuma cultura politeísta desenvolveu maniqueísmos como os do RPG de fantasia medieval.
A gente costuma ter um cenário com 10 panteões dividido direitinho entre os lados. Os deuses ligam muito pouco para os próprios valores que defendem e muito para essas abstrações. Todos eles claramente alinhados como se houvesse um Ilúvatar para dizer "Vai e faz isso"
O conceito filosófico de bem e mau é complexo, e Vesta e Vênus (deusas da castidade e da fertilidade respectivamente em Roma) teriam discussões boas acerca disso (só por exemplo). Você colocar um maniqueísmo a força em um conjunto de panteões politeístas é colocar a peça quadrada no buraco redondo a marteladas.

sobre higiene, certamente é mais por conforto dos jogadores. Só quis dizer o seguinte... Na idade média achavam que colocar a bíblia no berço das crianças anêmicas curava as bichinhas, não uma alimentação saudável. Os judeus acreditavam que falar o nome de deus provocaria um raio fulminante na sua cara ou coisa pior. Os romanos que se dissessem o "nome verdadeiro" da cidade ela cairia em ruínas.
Se no nosso mundo em que magia não funciona as coisa são assim, imagine em um onde funciona? Imagine em um onde os deuses estão alí na esquina e todo clérigo é um milagreiro?

Mas notemos que na antiguidade havia costumes "muito bons" de higiene. O que ocorre na idade média é falta de poder econômico para manter empregados cuidando da limpeza das coisas, casas grandes para ter camas para todos e técnicas de engenharia para separar uma casa em quartos; e adoção de costumes de povos bárbaros que eram menos limpinhos.
Existe uma predeterminação antes de tudo econômica para algumas coisas (se você puder pagar uma cama vai continuar dormindo num monte de palha úmida?) bem como uma cultural para outras (ninguém na europa teve a idéia de redes para escapar dos percevejos e da umidade)
Dr. Jeremiah

Mensagempor NeverSleep em 05 Fev 2010, 01:32

Se existe essa ordem bem mau quer dizer que existe um monoteísmo. no mínimo um panteão único com algo acima deles segurando o cabresto.

Ou existem os dois, afinal os deuses tomam café da manhã no mundo real, diabos e demônios lutam entre si ao mesmo tempo que lutam contra os celestiais etc... o bem e o mal não são conceitos são palpáveis e machucam, e muito em certos casos... não é como no nosso mundo onde simplesmente tratamos isso como conceitos e divindades são algo inventado e são mudadas a cada x séculos e de região pra região. Divindades realmente morrem, nascem, se casam, causam o pânico no mundo e isso é registro histórico com datas e tudo mais! O que nós temos? Um suposto filho de deus que nasceu à 2000 e poucos anos atrás e um profeta do Deus Verdadeiro que foi visitado por deus numa data que desconheço, perdão pela ignorância. =P

sobre higiene, certamente é mais por conforto dos jogadores. Só quis dizer o seguinte... Na idade média achavam que colocar a bíblia no berço das crianças anêmicas curava as bichinhas, não uma alimentação saudável. Os judeus acreditavam que falar o nome de deus provocaria um raio fulminante na sua cara ou coisa pior. Os romanos que se dissessem o "nome verdadeiro" da cidade ela cairia em ruínas.
Se no nosso mundo em que magia não funciona as coisa são assim, imagine em um onde funciona? Imagine em um onde os deuses estão alí na esquina e todo clérigo é um milagreiro?

Complexo demais para afirmar como seria se os deuses caminhassem entre nós, até porque deixaria de ser um medo do desconhecido e as punições viriam dos clérigos, não da divindade em si, ou seja, de coisas vivas, e além disso é possível buscar refúgio em outras divindades. Os clérigos não são "milagreiros", ou pelo menos não deveriam ser, mas não falando de clérigos, vamos falar de Adeptos que são mais comuns... eles provavelmente existem em quantidade suficiente para cada comunidade ter seu "milagreiro", então porque o drama? Ainda mais se os milagres vem de trocentas fontes e formas diferentes e todas comprovam-se eficazes.
Enquanto isso no IRC:

.:00·24·12:. ( ~soulstaker ) hoje eu imaginei uma interface idiot proof
.:00·24·27:. ( ~soulstaker ) ela teria apenas um botao na tela
.:00·24·37:. ( ~soulstaker ) "Click Here to Get Shit Done"
.:00·24·42:. ( ~soulstaker ) só
.:00·25·02:. ( ~soulstaker ) e mesmo assim eu ainda consegui achar no minimo 3 melhorias pra ela
NeverSleep

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias