[TOP 3] Raças mais toscas

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Quais as 3 raças/criaturas mais toscas?

Giff
5
8%
Durulz
3
5%
Were-Bundgie
9
15%
Illumians
3
5%
Were-Whales
9
15%
Flumphs
5
8%
Dragonborn
3
5%
???
3
5%
Walktapus
11
18%
Gnomos/Kender/Framlins/Halflings
3
5%
Outra (cite)
7
11%

Total de votos : 61

Re: [TOP 3] Raças mais toscas

Mensagempor Sr. Pichu em 29 Jan 2011, 23:56

lembro que em AD&D, no próprio MM dizia que em underdark, os duegares eram os mais amigáveis e passíveis de auxiliar aventureiros, desde que tratados com o devido respeito, e não com desconfiança...
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor WillDice em 30 Jan 2011, 08:26

GoldGreatWyrm escreveu:Na real eles são cinzas. E o lance da barba é bizarra mesmo. E pelo menos no psionic's handbook os duergares não eram "hurr durr somos todos malignos".

Podiam até ser cinzas em alguma versão antiga, mas na real, isso aqui é marrom:
Imagem

quote escreveu:lembro que em AD&D, no próprio MM dizia que em underdark, os duegares eram os mais amigáveis e passíveis de auxiliar aventureiros, desde que tratados com o devido respeito, e não com desconfiança...

Citações da 4e:
duergar are uniformly treacherous and cruel. Monster Manual 2
Long ago, duergar were members of a great clan of dwarves that delved deep into the Underdark and fell to a mind flayer assault. They endured uncounted years as slaves before fighting their way to freedom. Those duergar that escaped gained a perverse education from their captivity, becoming as corrupt as their former masters. Monster Manual 2. Como comparação, vide os Githzerai, que tiveram uma história similar e não se saíram tão mal após se libertarem.

Duergar mining colonies and slave camps can be found near the surface. although the duergar prefer deeper. more hidden lairs for their homes. Unlike Underdark-dwelling dwarves. who view outsiders with suspicion. the covetous duergar attack strangers to capture them as slaves.
After long years as thralls ofthe mind flayers, duergar are implacable foes of the illithids. A savvy group ofadventurers might be able to forge a brief alliance with duergar to destroy a mind flayer incursion in the area.
Underdark.
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

Mensagempor Madrüga em 30 Jan 2011, 09:23

Cinzas ou negros, existe aí um subtexto de "mesma fisionomia + cor diferente = personalidade diferente" que chega a ser incômodo.

Um drow poderia (ou deveria) ser simplesmente outra etnia, e pronto. Ser maligno adviria da criação, do ambiente, da disposição do indivíduo... não de um determinismo da cor da pele disfarçado de religião ou ódio contra elfos normais.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Sr. Pichu em 30 Jan 2011, 11:16

oh, xá prá lá
confundi Duegars com Svirfneblin ;p
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor GoldGreatWyrm em 30 Jan 2011, 12:05

Cinzas ou negros, existe aí um subtexto de "mesma fisionomia + cor diferente = personalidade diferente" que chega a ser incômodo.

Palette Swap faz milagres :b

Imagem
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Madrüga em 30 Jan 2011, 12:41

Interessante, se todos esses ninjas não fossem brancos.

Imagem
Madrüga

Mensagempor GoldGreatWyrm em 30 Jan 2011, 12:58

Amarelos :jester:
Imagem
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Mensagempor Youkai X em 30 Jan 2011, 13:22

Caucasianos ao invés de mongolóides XD

Acho que já me apeguei demais aos drows pra achá-los toscos ou ruins, mas quando vejo duergars eu começo a sentir um pouco esse problema. Apesar dos derros serem algo do tipo (versão negra/cinza e enloquecida dos gnomos, né?). Em D&D tem muita raça meio pallete swap, não (snorkers, algumas raças feéricas malignas, etc)?
Youkai X

Mensagempor Seth em 01 Fev 2011, 21:25

Alguém já teve a impressão que D&D tem raças demais?
Seth

Mensagempor GoldGreatWyrm em 01 Fev 2011, 21:29

Sim. Mas considerando o escopo, não chega a ser demais. Chega ser até de menos.
Imagem
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Mensagempor Gladius Dei em 01 Fev 2011, 22:52

Madrüga escreveu:Um drow poderia (ou deveria) ser simplesmente outra etnia, e pronto. Ser maligno adviria da criação, do ambiente, da disposição do indivíduo... não de um determinismo da cor da pele disfarçado de religião ou ódio contra elfos normais.

Madrüga, não é exatamente assim.... eles não são malignos porque a cor da pele deles é ébano, eles são malignos por um sentimento de supremacia sobre todos os outros elfos.

(Se é que isso faz uma diferença real na discussão, mas achei válido citar).

http://www.angelfire.com/rpg2/roleplayn ... igins.html

tl;dr = Drows eram elfos normais apenas com cor de pele diferente, da mesma cor que Lolth. Lolth tenta matar os outros deuses élficos, mas é impedida e rechaçada para o subterrâneo. Os elfos que a seguiram (a grande maioria eram esses elfos cor de ébano, que depois se chamaram de drow, "traidores", mas que me lembre houve elfos de outras etnias que lutaram na guerra em favor dos drow e Lolth) também são rechaçados, e Corellon coloca uma maldição na etnia, de abominar o sol. Depois da expulsão, mesmo os drows que se afastaram de Lolth tem boas chances de se tornarem malignos porque a sociedade deles os faz assim:

http://www.angelfire.com/rpg2/roleplayn ... ciety.html

tl;dr = a sociedade deles acredita numa "Lei de Gerson" misturada com "Lei da Sobrevivência" ao extremo. Objetivo é viver bem e com luxo e poder; Fortes sobrevivem, e os fortes são os espertos, traidores e manipuladores; demonstrar compaixão é sinal de fraqueza, etc etc etc.
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Gladius Dei

Mensagempor Madrüga em 02 Fev 2011, 01:05

Gladius Dei escreveu:
Madrüga escreveu:Um drow poderia (ou deveria) ser simplesmente outra etnia, e pronto. Ser maligno adviria da criação, do ambiente, da disposição do indivíduo... não de um determinismo da cor da pele disfarçado de religião ou ódio contra elfos normais.

Madrüga, não é exatamente assim.... eles não são malignos porque a cor da pele deles é ébano, eles são malignos por um sentimento de supremacia sobre todos os outros elfos.

Você provavelmente está brincando e esqueceu o emoticon. Eu não sou normalmente alarmista com essas coisas, frescura tem limite, mas D&D é um jogo obviamente anglocêntrico: anões são brancos, elfos são brancos, halflings são brancos, gnomos são brancos. É claro que alguém vai invocar o Tolkien aí, eu li SdA recentemente e os únicos homens negros no livro eram uns sacanas que se uniram ao Sauron.

O básico de FR (da 3a edição, é o que eu tenho) diz que "os drow foram AMALDIÇOADOS COM SUA APARÊNCIA ATUAL pelas divindades bondosas ao seguirem a deusa Lolth pelos caminhos da maldade e corrupção" (p. 11). Porra! Tomem essa maldição e fiquem pretos, seus maus e corruptos!

Os duergar seguem deuses malignos, corruptos, são amargurados, vingativos e maus. Os svirfneblin são todos carrancudos, mal-humorados, paranoicos e vivem em "um local tedioso e opaco de silêncio esmagador" (p. 13).

Gladius, você contou uma historinha de modo tão ingênuo que parece que você não entende que os drow só são qualquer merda por causa de um retcon de um escritor ou outro, ou porque alguém inventou uma justificativa para o óbvio: preto = mau.

Imagem
Madrüga

Mensagempor Gladius Dei em 02 Fev 2011, 03:42

Se branco = bom, então esqueletos, fantasmas e dragões brancos vão me ajudar, certo? :laugh:

Não precisa sacar a .12 e tentar atirar em mim, Madrüga. Eu só falei que, pelo menos no novo lore, não era a cor de pele que definiu a malignidade dos drow (já que a cor ébano era vista como bela entre os elfos, e Lolth era a mais bela das deusas drow). Do contrário, anões dourados (à direita), elfos selvagens (segundo da direita pra esquerda) e Svirfneblin teriam que ser malignos ou neutros porque sua cor é mais escura, pô. Aí tu tá de sacanagem comigo, ainda mais que, desde o AD&D (pelo menos que eu acompanho), nas descrições de anões as cores variam de branco-gelo até marrom escuro-terra, halflings também, gnomos idem, e variantes de elfos também.

E alías, os svirfneblins serem paranoicos e xenófobos numa região onde são considerados comida/escravos fáceis, eu considero que faz sentido, ué. Só que comunidades deles que vivem foram do Subterrâneo (tem uma comunidade na superfície em Forgotten Realms, na cidade de Lua Argêntea) não parecem demonstrar um excesso de dificuldade fora daquele de adaptação em uma nova sociedade.

Não leve a mal, Madrüga, mas do jeito que falou me pareceu (e obviamente posso estar completamente equivocado, mas não posso deixar de notar) que você viu as suas considerações sobre raças e racismo da vida real em um jogo de fantasia tão variado quanto é o D&D e suas abstrações, incluindo aquelas feitas pelos grupos de jogadores. Mas esse tipo de consideração é completamente subjetiva, não concorda? Eu poderia abstrair qualquer tipo de mensagem dependendo do que e como eu vejo alguns dos elementos do D&D, ou do qualquer outra coisa (incluindo SdA).
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Gladius Dei

Mensagempor Russel em 02 Fev 2011, 06:29

Imagem

Imagem

Imagem
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Russel

Mensagempor Elven Paladin em 02 Fev 2011, 06:40

O básico de FR (da 3a edição, é o que eu tenho) diz que "os drow foram AMALDIÇOADOS COM SUA APARÊNCIA ATUAL pelas divindades bondosas ao seguirem a deusa Lolth pelos caminhos da maldade e corrupção" (p. 11). Porra! Tomem essa maldição e fiquem pretos, seus maus e corruptos!

Tecnicamente, os drows tem a pele obsidiana ou mesmo arroxeada (e cinza em algumas imagens) algo que praticamente nenhum ser humano vivente tem como coloração de pele. E sendo ainda mais técnico ainda, antes de serem amaldiçoados por Corellon Larethian os drows eram chamados da "Dark Elves" e esses sim tinham coloração "marrom escura".

mas D&D é um jogo obviamente anglocêntrico

Alguém descobriu a roda. :b

Mas existem um fundo de verdade nisso devido ao caso da arte do Regdar/Captain Whitebread. Citando Monte Cook (eu já coloquei isso em outro tópico):

Race and Gender in D&D Art

When I worked at TSR, there was always basically a truism in cover art--the central figure had to be a white male. Most of us actually helping to create the cover art, either by conceiving it or actually creating it, hated that kind of outlook, but the powers that be believed that our audience was entirely white males and they needed someone that they could identify with on the cover. This was absurd for two reasons:

1. You're talking about a game where you pretend to be elves, halflings, or other things that are different from you, is it so hard to believe that the people who engage in this hobby might be able to see beyond themselves?

2. It's not only incorrect to assume that the audience is all white males, but it just makes the issue worse when the artwork only fixates on white males. It's a self-fulfilling prophesy, in other words.

So, when D&D was bought by WotC and we started working on 3E, we really felt that this was a time when we could break this mold. We worked with the artists to create iconic characters of different ethnicities (both in appearance and in name) and with equal representation of male and female. At some point in the process, someone said, "hey, you don't have a male human fighter in the mix." We replied, "exactly." The reasons were again, twofold:

1. In order to be true to the system, we wanted the iconic fighter to a dwarf, because dwarves are the race that favors the fighter class.

2. It was a thumb to the nose of the old TSR requirement. Because, sadly, the people who noted that there was no "male human fighter" were basically saying "white human male fighter." It was our intention that while humans would be multi-ethnic, nonhumans were just that. So Tordek wasn't a white dwarf or a black dwarf, he was just a dwarf. So the core fighter wasn't a white guy. At least that was our intention.

Then, I went to Clarion (a six week writer's workshop). 3E was design was basically done, and so the game was in the hands of others (editors, marketing people, etc.), so it didn't seem to matter that I would be gone. But when I came back, there was suddenly this... guy. A big, burly human fighter.

Regdar intruded his way into 3E, empowered by marketing and sales people. At the last minute, in a matter of just those few short weeks, the old TSR standard reared its ugly head. Not only was Regdar on the scene, he was in the spotlight. This was the character that would be on the cardboard standees and other promotional items, and would usually take center stage in the covers. I was caught entirely off-guard and was far too late to even comment on him. Now, to his credit, the initial Regdar artist, Todd Lockwood, made Regdar's ethnicity kind of vague. (Regdar had shown up in Todd's earlier sketches when he designed the look of 3E armor.) It's only in later artwork that Regdar seems to be pretty clearly the white male fighter we tried to avoid. And to the credit of a number of people--artists, art directors, designers and editors alike--our disdain for Regdar made its way into a lot of art. If you look closely, Regdar is getting thrashed on most of the early pieces he shows up in. (Look for his ignominious fate on the original DM's Screen, for example.)

Regdar "Original":
Imagem
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias