O jogo visivelmente evoluiu com os anos. Acrescentou-se mais possibilidades e mais profundidade ao escopo geral que ele tinha no começo. Essa essência, que o Zack falou estar no roleplay, já estava presente desde o começo do rpg. Ela só não estava tão desenvolvida. É a mesma coisa com as regras de combate. As regras de combate dos primeiros jogos de rpg se comparam com as atuais? Não. É a mesma coisa. Todos os elementos do rpg já existiam antes, e todos evoluíram igualmente. E, espero, continuarão assim.
Arte tem muitas conotações diferentes. Dentro desse único assunto já existe todo um debate. Na realidade nem é um debate, o assunto é tão antigo que o debate morreu, o que restou são diferentes opniões do que é e do que não é arte. Por exemplo, o compositor é tão artista quanto o músico que interpreta?
Sob uma perspectiva específica eu não chamaria o RPG de arte, mas o ato de narrar e interpretar, de certo modo, sim. Afinal, são modos de expressão, e são feitos com palavras tal qual o são textos, músicas e etc... Só não levo a idéia muito adiante porque existe uma diferença vital entre narrar e interpretar como arte e os modos convencionais de arte: o foco e intenção. A arte costuma ser feita pela arte, a expressão tão puramente. O foco do rpg e sua intenção, entretanto, está na diversão e no fator jogo.
Se é arte ou não não é o assunto aqui. Eu vejo a narrativa e interpretação como uma forma de arte, mas não comparo com a arte normal. No rpg esse fator é derivativo e dentro de uma esfera completamente diferente de interpretação. Mas essa é minha opnião.
Sem falar que esse é aquele tipo de assunto que nunca se chega a um veredito. Tal qual política, religião, melhor sistema... aquelas coisas que, no fundo, são tão pessoais que não são discutíveis.