O Endeusamento do Roleplay

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Vincer em 13 Fev 2008, 02:51

O jogo visivelmente evoluiu com os anos. Acrescentou-se mais possibilidades e mais profundidade ao escopo geral que ele tinha no começo. Essa essência, que o Zack falou estar no roleplay, já estava presente desde o começo do rpg. Ela só não estava tão desenvolvida. É a mesma coisa com as regras de combate. As regras de combate dos primeiros jogos de rpg se comparam com as atuais? Não. É a mesma coisa. Todos os elementos do rpg já existiam antes, e todos evoluíram igualmente. E, espero, continuarão assim.

Arte tem muitas conotações diferentes. Dentro desse único assunto já existe todo um debate. Na realidade nem é um debate, o assunto é tão antigo que o debate morreu, o que restou são diferentes opniões do que é e do que não é arte. Por exemplo, o compositor é tão artista quanto o músico que interpreta?

Sob uma perspectiva específica eu não chamaria o RPG de arte, mas o ato de narrar e interpretar, de certo modo, sim. Afinal, são modos de expressão, e são feitos com palavras tal qual o são textos, músicas e etc... Só não levo a idéia muito adiante porque existe uma diferença vital entre narrar e interpretar como arte e os modos convencionais de arte: o foco e intenção. A arte costuma ser feita pela arte, a expressão tão puramente. O foco do rpg e sua intenção, entretanto, está na diversão e no fator jogo.
Se é arte ou não não é o assunto aqui. Eu vejo a narrativa e interpretação como uma forma de arte, mas não comparo com a arte normal. No rpg esse fator é derivativo e dentro de uma esfera completamente diferente de interpretação. Mas essa é minha opnião.

Sem falar que esse é aquele tipo de assunto que nunca se chega a um veredito. Tal qual política, religião, melhor sistema... aquelas coisas que, no fundo, são tão pessoais que não são discutíveis.
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor FreeSample em 13 Fev 2008, 09:31

Isso, na opinião de alguém que é claramente um Roleplayer. Já pensou que outras pessoas jogam RPG por motivos diferentes e não vêem uma necessidade tão grande em valorizar esse aspecto?

Acho que ele não quis valorizar, e sim afirmar que jogo de rpg sem esse aspecto deixa de ser rpg.

Se ele é a essência, por que "só passou a ser realmente importante" no final da década de 80 e começo dos anos 90?

Não podemos desconsiderar que há um pouco de wargaming no nosso hobby ainda. Com a diferenciação outros aspectos passam a ser mais salientados gradualmente, nada mais.
FreeSample

Twitter: @loleite

Mensagempor 3libras em 13 Fev 2008, 15:54

Natsuiro escreveu:[color=darkred]Claro que são jogos de PC, ou você joga Neverwinter nights usando uma caixa de papelão?

São jogos de RPG para PC.
E quando for quotar alguém, não quote só a parte que te interessa.

por que citaria partes que não me interessa responder ou fogem do escopo do meu argumento?
Se voce tivesse entendido o que eu falei, teria visto que eu disse que os jogos "chamados" rpg nada diferem dos outros ditos não-rpg, ou pelo menos de muitos deles.

Blood e Duke Nukem tem elementos de RPG?
Não. Ponto. Não são RPGs e não podem ser comparados com os eles.

tem, você assume um personagem, vence desafios propostos pelo "mestre" no caso o programador.
evolução de personagem? isso não é elemento de rpg, é elemento de wargames, que o rpg utiilza.

A definição de esporte não é apenas "conjunto de esforços físicos", mas também é algum exercício que haja competição. Por este motivo, por exemplo, que a arte circense não é considerada esporte. Jogos de futebol, basquete e outras jogos que simulam esporte em videogames não são chamados de esporte, mas sim de esporte eletrônico. Além de simular 'conjunto de esforços físicos', há competição, não desmerecendo em NADA este termo.

esse é o ponto, alguns jogos de esporte simulam esportes (mas não treinamentos, tratamentos de lesões, interação com torcida, reformas de estádio etc alguns até tratam disso de forma indireta, mas não diretamente como na vida real), alguns jogos de rpg simulam situações do rpg (normalmente os combates) mas estão longe de serem RPG, pois não simulam as situações comuns a um jogo de rpg tradicional.

da mesma forma, não ser rpg não desmerece jogos eletronicos ou live actions, são outras atividades, muito divertidas, que apesar de similaridade são coisas diferentes.
seria o mesmo que dizer que o live action é uma peça de teatro quando não é (apesar de muitos dizerem que é).

Por outro lado, se um amigo me perguntar por MSN se eu não quero jogar RPG com ele, eu vou ter que perguntar se ele está se referindo ao MMORPG que jogamos juntos ou a minha campanha de Star Wars. Se ele quiser que eu entenda de primeira, vai ter que se referir ao jogo pelo nome. Acho que você tá um bocado parado no tempo, 3libras.

po cara jogo rpgs online desde 99, com pessoas de todos os jogos e 99% delas se referem aos jogos de rpg eletronicos pelo nome dele.
ninguém nunca me chamou pra jogar rpg, já me chamarm pra jogar ultima, everquest, etc. normalmente quando falam algo de rpg falam rpg online (esse termo sim facilmente confundivel com a variação de rpg de mesa jogada via internet por programas de conversação específicos).
3libras
Coordenador da seção Outros Sistemas

Mensagempor Lune em 13 Fev 2008, 16:06

Meh, o assunto já morreu. Finja que o post do Eltor é a minha resposta.

Enquanto isso, uma imagem motivacional:
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Elven Paladin em 16 Fev 2008, 02:35

Apenas algo que coaduna a minha idéia de que ser Powergamer/Advogado de Regras é visto como algo ruim por aqui: viewtopic.php?f=4&t=1535
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor taverneiro em 16 Fev 2008, 06:33

Olá,

Quem quiser jogar dando surra em monstro estará jogando RPG. Quem quiser jogar interpretando personagens de maneira teatral também. Uma coisa é certa: cedo ou tarde a mesma fórmula batida vai acabar cansando e os elementos vão coexistir na mesa de jogo.

Quem começa como Dungeon Crawler vai querer ver algum propósito "a mais" para continuar jogando. Da mesma forma, para quem curte aventuras de "conflitos subjetivos" vai querer descer a espada em algum vilão ou entrar em alguma masmorra atirando flecha.

É isso, não há endeusamento nenhum. Quem prefere o lance de regras só fala de regras, builds, classes de prestígio e talentos, e quem curte interpretação reclama. Só pq alguem dá enfase ao Roleplay em alguma discussão o cara já está "endeusando" o roleplay e se tornando chato de galocha.

Ou seja, todo mundo prefere aporrinhar o jogador alheio ao invés de prestar atenção na evolução do seu próprio estilo de jogo. O que torna essa discussão inútil, na minha opinião (ao menos que alguem sinta prazer em querer afirmar seu estilo como certo e tudo mais errado e ruim).
"Owo Grunish topuck norio kromsh?
OW ROUTZ PRECOIL CHARTZAM!!!!"
- Antigo provébio Troll
taverneiro

Mensagempor rsilverblood em 18 Fev 2008, 18:43

Mas... quanto a previsões pro RolePlay, faço as minhas:

- Haverá um crescimento exponencial de pirataria, a medida que o preço dos livros for subindo junto ao custo de produção. (saída para isso: material produzido no Brasil! vamos gente!)

- Haverá uma explosão de crescimento no RPG brasileiro, que está esperando qualquer segundo para ocorrer. Seja um episódio do Fantástico da GLOBO, seja uma reportagem do RPG no Jornal Nacional, mas virá da mídia, e de uma mídia bastante influente.

- Haverá uma nova revista, ou mídia, que se tornará líder de seu setor. A queda da RedeRPG é iminente (ou eminente, sei lá). E a Dragão Brasil já caiu.

- Haverá um retorno do GURPS como um sistema popular, mas durará pouco tempo se comparado com o sucesso breve do D&D 4ª Edição ou do NWoD.

- Haverá um quarto sistema popular, mas brasileiro...

- Haverá uma tendência crescente a flexibilidade, velocidade. O realismo será ainda menos valorizado, exceto pelos puristas que passarão boa parte da vida (ou a vida toda) querendo algo como FATAL. (exceto pelas partes que falam de traseiros, genitais, sexo, drogas, racismo, etc. ...)

- Cenários: terão uma explosão de cenários ainda maior que o atual, devido ao fato que já há sistemas prontos. Claro, surgirão sistemas novos, mas serão esquecidos mais rapidamente que produzidos, proporcionalmente a hoje.

Por enquanto, essas são minhas previsões. Um RPG parecido com o de hoje, mas melhor! Vamos ver se estou certo! n_n
A utopia não foi feita para nossos olhos mortais...
rsilverblood

Mensagempor Lune em 18 Fev 2008, 20:04

- Haverá um crescimento exponencial de pirataria, a medida que o preço dos livros for subindo junto ao custo de produção.

O que faz você pensar que os custos de produção vão subir?

Haverá uma explosão de crescimento no RPG brasileiro, que está esperando qualquer segundo para ocorrer. Seja um episódio do Fantástico da GLOBO, seja uma reportagem do RPG no Jornal Nacional, mas virá da mídia, e de uma mídia bastante influente.

A mídia não funciona assim, cara. É fácil convencer a massa a tacar fogo em livros, mas convencer a massa a LER os mesmos livros? Boa sorte.

Haverá uma nova revista, ou mídia, que se tornará líder de seu setor. A queda da RedeRPG é iminente (ou eminente, sei lá). E a Dragão Brasil já caiu.

Iminente. E se de fato ela cair, qualquer coisa que venha no lugar será a líder do setor. É a triste verdade contida naquele slogan "a maior, melhor e ÚNICA revista de RPG do Brasil"...

Haverá um retorno do GURPS como um sistema popular

Aposto minha filactéria contra essa. GURPS who?

Haverá um quarto sistema popular, mas brasileiro...

Bem, se você contar 3D&T...
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor AKImeru em 18 Fev 2008, 22:17

Haverá um retorno do GURPS como um sistema popular

PAREM O TÓPICO POR UM MOMENTO:

BAAHAHAAHAHAHAAHAHAHAAHAAHAHAHAAHAHAHAAHAHAH

PODEM CONTINUAR.

(PS: Eu amo GURPS. Eu amo mesmo. Tenho vários livros aqui. Ele nunca mais vai ser tão famoso quanto foi no Brasil.)
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Madrüga em 18 Fev 2008, 23:01

rsilverblood escreveu:Mas... quanto a previsões pro RolePlay, faço as minhas:

Esse ano, uma celebridade muito querida morrerá. Além disso, diversos fenômenos da natureza ceifarão muitas vidas no Oriente. As eleições nos EUA terão um resultado inesperado.

Cara... previsão todo mundo faz. Achismo puro.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor rsilverblood em 19 Fev 2008, 01:23

Sim... achismos... mas, tenho meus motivos.

(quando disse sistema popular, quero dizer que será novidade por cerca de um ano a 4ª edição, depois voltará ao terceiro lugar entre os sistema de novo)
A utopia não foi feita para nossos olhos mortais...
rsilverblood

Mensagempor Tabris em 19 Fev 2008, 05:26

rsilverblood escreveu:Sim... achismos... mas, tenho meus motivos.

(quando disse sistema popular, quero dizer que será novidade por cerca de um ano a 4ª edição, depois voltará ao terceiro lugar entre os sistema de novo)

Eu duvido muito, vão parecer jogadores novos, mas isso q vc diz eu acho muito dificil.
Hoje em dia o mercado brasileiro tem nichos bem separados. E tirando algumas pessoas que basicamente esbarraram no sistema (e q podiam muito bem ter esbarrado em qualquer outro, até sistemas pouco vendidos como Desafio dos Bandeirantes e Castelo Falkenstein), GURPS não deve assumir nenhum desses nichos. Muita gente esquece que a massa dos jogadores de RPG nem sabe q GURPS vai ser lançado, muito menos vai querer comprar.
Imagem
Imagem
Tabris

Mensagempor Cebolituz em 19 Fev 2008, 17:01

Seu_Madruga escreveu:

Esse ano, uma celebridade muito querida morrerá. Além disso, diversos fenômenos da natureza ceifarão muitas vidas no Oriente. As eleições nos EUA terão um resultado inesperado.

Cara... previsão todo mundo faz. Achismo puro.

E o que há de errado nisso?

São apenas previsões, baseados em suposições de um usuário que na visão de mundo que ele tem, acha que poderia acontecer.

Se é relevante ou não, aí a opinião é de cada um. Mas não vejo motivos para ironizar dessa maneira.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor taverneiro em 19 Fev 2008, 22:26

Também nao vejo pq tanta ironia. Não se pode mais nem debater sobre o que um acha do futuro do jogo?

Pra mim, entretanto, nao acredito numa publicação da 4a edição de GURPS no Brasil. Na verdade estamos fadados a cada vez menos titulos, com escolhas cada vez mais duvidosas, na minha opinião.

Se o profissionalismo dos jogos estiver só na mão de fãs frustrados, que brinca de editora, estaremos perdidos.
"Owo Grunish topuck norio kromsh?
OW ROUTZ PRECOIL CHARTZAM!!!!"
- Antigo provébio Troll
taverneiro

Mensagempor Tabris em 20 Fev 2008, 00:39

- Haverá um crescimento exponencial de pirataria, a medida que o preço dos livros for subindo junto ao custo de produção. (saída para isso: material produzido no Brasil! vamos gente!)

N sei não...
Pode acontecer um crescimento ainda maior na importação, mas a pirataria é difícil de medir e é dificil de crescer pq é dificil jogar RPG com o livro no pc.

E sobre os preços subirem. Só sendo vidente para ver :linguinha:

rsilverblood escreveu:- Haverá uma explosão de crescimento no RPG brasileiro, que está esperando qualquer segundo para ocorrer. Seja um episódio do Fantástico da GLOBO, seja uma reportagem do RPG no Jornal Nacional, mas virá da mídia, e de uma mídia bastante influente.

Pode até acontecer, mas duvido q aconteça a curto prazo. O Brasil é um mercado que tem potencial para o RPG mas na nossa época a maior parte da propaganda vai ser boca-a-boca mesmo.

rsilverblood escreveu:- Haverá uma nova revista, ou mídia, que se tornará líder de seu setor. A queda da RedeRPG é iminente (ou eminente, sei lá). E a Dragão Brasil já caiu.

Já tivemos umas 2 ou 3 revistas, morreram pq n vendem. Acho mais facil terminarmos 2008 sem nenhuma revista sobre RPG no Brasil do que com duas.

rsilverblood escreveu:- Haverá um quarto sistema popular, mas brasileiro...

5d&t? :P
Pq eu duvido q um sistema novo fora desse eixo do trio tormenta vai ser o "quarto sistema popular"

rsilverblood escreveu:- Haverá uma tendência crescente a flexibilidade, velocidade. O realismo será ainda menos valorizado, exceto pelos puristas que passarão boa parte da vida (ou a vida toda) querendo algo como FATAL. (exceto pelas partes que falam de traseiros, genitais, sexo, drogas, racismo, etc. ...)

N é a época dos sistemas realistas mesmo, acho que vai ter uma "guinada" para a simplicidade.
Mas n acho que a 4ª edição vai ser tão simples assim. D&D e GURPS ainda vão continuar próximos nesse quesito (Mas GURPS com mais regras opcionais inúteis :P)

rsilverblood escreveu:- Cenários: terão uma explosão de cenários ainda maior que o atual, devido ao fato que já há sistemas prontos. Claro, surgirão sistemas novos, mas serão esquecidos mais rapidamente que produzidos, proporcionalmente a hoje.

Sem OGL? Eu acho que vai diminuir, talvez tenhamos mais cenários para D&D, mas em geral menos.

rsilverblood escreveu:Por enquanto, essas são minhas previsões. Um RPG parecido com o de hoje, mas melhor! Vamos ver se estou certo! n_n

Melhor? N tenho tanta certeza...
Imagem
Imagem
Tabris

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias