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Emil escreveu:PGNovaes escreveu:Minha divergência não é tanto a respeito da proposta, e também consigo ver as similaridades, como as que vc apontou, mas da incapacidade do sistema, no meu caso, de promover um cenário mais "original" de fantasia medieval.
De novo: Por que, no seu caso, o sistema falha em promover um cenário mais original para fantasia medieval?
PGNovaes escreveu:E alguns não entenderam, ainda (acho q não é o seu caso), que não estou aqui pra ganhar nenhuma discussão... ou pra responder as perguntas que vcs fizeram e, por algum motivo, acham que eu tenho que responder... desde o início coloquei que são questionamentos que tava buscando... reflexões, não afirmações categóricas. Se vcs esperam que eu responda suas perguntas com elas... vão continuar esperando.rsrs
Se você propôs a discussão e quer chegar a algum lugar, você necessariamente tem que responder às perguntas e aos contra-argumentos que estão sendo feitos. É assim que as discussões avançam, é assim que as conclusões aparecem. Se você acha que não tem que responder às dúvidas, aos questionamentos, e ao que mais suas afirmações despertarem, então nunca mais entre em nenhum debate ou discussão.
E acho que seria bom se as pessoas parassem te trazer os diferentes cenários para 3e, D&D, AD&D, e focassem em discutir o que é fantasia clássica (eu, no caso, acho que o Oda já fez isso muito bem, mas se restar dúvida, partamos deste ponto).
E seria muito bom também se os defensores da 4e (see what I did there?) tirassem o pé do acelerador. A concepção do PG parece ser preconceituosa sim, mas mantenhamos a cabeça fria e nos concentremos na argumentação.
PGNovaes, já que você quer o clima old-school de magos de chapéu pontudo, guerreiros que só sabem bater, facilidade em morrer e dificuldade em ressucitar, aleatoriedade, poucas raças e opções que pareçam "colorir" demais o jogo em tons senhor dos anéis (vamos admitir, jogar SdA na 4e seria bem frustrante pq o legal da 4e sào as opções disponíveis em grandes quantidades, etc), te sugiro um sistema nacional que tá sendo lançado, o Old dragon. Ele é baseado nos D&Ds mais antigos (especialmente 0D&D), tem magos de chapéu, monstros aleatórios, castelos, cavaleiros com panos de prato por cima e ceroulas por baixo, anões de ambos os gêneros barbudos e elfos sempre com cabelos pra trás. E claro, guerreiros que só sabem bater e regras bem arbitrárias. Que tal buscares esse sistema no google? Tem um fast play rápido. E pela internet tem muito mais retro-clones nacionais e internacionais que possam te agradar. A partir desses sistemas, é só ser feliz e montar teu próprio cenário.
Por que me leva a imaginar cenários, de forma geral, que não são aqueles de fantasia medieval que prefiro. Não tô falando só da mecânica do sistema... mas de todo o seu espírito de "videogame de papel" que acabar por guiar o grupo de jogo (e, consequentemente, eu).
Em tempo: 0D&D teve um jogo para mega-drive. O RPG é videogame de papel, ou seria o game um RPG na televisão?
Isso é só um argumento cíclico, que não leva a lugar nenhum
Lumine Miyavi escreveu:Túmulo do Mal Elemental é um exemplo grandioso de design de dungeon gygaxiana. Isso não é um elogio, é um insulto aos jogadores.
Oda Nobunaga escreveu:Lumine Miyavi escreveu:Túmulo do Mal Elemental é um exemplo grandioso de design de dungeon gygaxiana. Isso não é um elogio, é um insulto aos jogadores.
E eu não consigo pensar em uma aventura mais iconica para D&D do que ela.
GoldGreatWyrm escreveu:Túmulo dos Horrores ou o Templo do Mal Elemental?
O primeiro é muito Gygax, o segundo, não.
(O Túmulo era aquele famoso por ter uma estátua com uma esfera da aniquiliação na boca "1-hit-kill without save", e por aconselhar cada jogador deixar 2 ou 3 personagens sobressalentes prontos...)
Youkai X escreveu:Novamente vou postar, pq você nào olhou ainda o que falei.
Tudo o que você quer até pod ser simulado na 4e, mas seria broxante pelas limitações que teriam que ser impostas na 4e pra fazer essa proposta old school. então pq você não dá uma olhada no http://www.olddragon.com.br/ e a partir dele, cria um cenário do teu agrado?
Já que a minha intenção é:
Criar um sistema melhor para esse tipo de cenário, sem descaracterizá-lo.
Pergunta, o que seria um "video-game de papel"?? Como se define esse estilo??
Smaug escreveu:Já que a minha intenção é:
Criar um sistema melhor para esse tipo de cenário, sem descaracterizá-lo.
Crie um sistema que dá bônus pra quem usar chapéus pontudos.
Pergunta, o que seria um "video-game de papel"?? Como se define esse estilo??
Assuma logo que quer jogar AD&D denovo e jogue AD&D denovo. É apenas triste ver pessoas fazendo retro clones que jogam pior do que o original e insiram a mentalidade idiota que as coisas eram mais "interpretativas" antes AO MESMO TEMPO que te limita em quase tudo.
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