"Fantasia medieval clássica" (?)

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

"Fantasia medieval clássica" (?)

Mensagempor AKImeru em 05 Ago 2010, 16:27

Vale lembrar que D&D nasceu de um wargame - um wargame divertido por sinal
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

"Fantasia medieval clássica" (?)

Mensagempor PGNovaes em 05 Ago 2010, 16:28

Emil escreveu:
PGNovaes escreveu:Minha divergência não é tanto a respeito da proposta, e também consigo ver as similaridades, como as que vc apontou, mas da incapacidade do sistema, no meu caso, de promover um cenário mais "original" de fantasia medieval.


De novo: Por que, no seu caso, o sistema falha em promover um cenário mais original para fantasia medieval?


Por que me leva a imaginar cenários, de forma geral, que não são aqueles de fantasia medieval que prefiro. Não tô falando só da mecânica do sistema... mas de todo o seu espírito de "videogame de papel" que acabar por guiar o grupo de jogo (e, consequentemente, eu).

PGNovaes escreveu:E alguns não entenderam, ainda (acho q não é o seu caso), que não estou aqui pra ganhar nenhuma discussão... ou pra responder as perguntas que vcs fizeram e, por algum motivo, acham que eu tenho que responder... desde o início coloquei que são questionamentos que tava buscando... reflexões, não afirmações categóricas. Se vcs esperam que eu responda suas perguntas com elas... vão continuar esperando. :) rsrs


Se você propôs a discussão e quer chegar a algum lugar, você necessariamente tem que responder às perguntas e aos contra-argumentos que estão sendo feitos. É assim que as discussões avançam, é assim que as conclusões aparecem. Se você acha que não tem que responder às dúvidas, aos questionamentos, e ao que mais suas afirmações despertarem, então nunca mais entre em nenhum debate ou discussão.


Sem dúvida. É claso. Mas não foi isso que ocorreu... Tentei esclarecer o que eu tô tentanto dizer desde o ínicio do tópico. Só não acha que tenho a obrigação de responder todos os questionametos, por mais demostrem que quem os fez não leu o que eu tinha acabado de escrever.

E acho que seria bom se as pessoas parassem te trazer os diferentes cenários para 3e, D&D, AD&D, e focassem em discutir o que é fantasia clássica (eu, no caso, acho que o Oda já fez isso muito bem, mas se restar dúvida, partamos deste ponto).

E seria muito bom também se os defensores da 4e (see what I did there?) tirassem o pé do acelerador. A concepção do PG parece ser preconceituosa sim, mas mantenhamos a cabeça fria e nos concentremos na argumentação.


Obrigado. Tb acho melhor focar aih.

Como afirmei no primeiro post, essa era minha intenção.

Sobre o 4e, não entendo pq alguns se sentem tão tocados pelas minhas opiniões contrárias ao sistema. São só opiniões... exatamente iguais às de vcs... mas com os meus motivos.

Discutir qual é o melhor não vai levar a nada... Eu sequer estou defendendo o Sistema do AD&D.


Editado:

PGNovaes, já que você quer o clima old-school de magos de chapéu pontudo, guerreiros que só sabem bater, facilidade em morrer e dificuldade em ressucitar, aleatoriedade, poucas raças e opções que pareçam "colorir" demais o jogo em tons senhor dos anéis (vamos admitir, jogar SdA na 4e seria bem frustrante pq o legal da 4e sào as opções disponíveis em grandes quantidades, etc), te sugiro um sistema nacional que tá sendo lançado, o Old dragon. Ele é baseado nos D&Ds mais antigos (especialmente 0D&D), tem magos de chapéu, monstros aleatórios, castelos, cavaleiros com panos de prato por cima e ceroulas por baixo, anões de ambos os gêneros barbudos e elfos sempre com cabelos pra trás. E claro, guerreiros que só sabem bater e regras bem arbitrárias. Que tal buscares esse sistema no google? Tem um fast play rápido. E pela internet tem muito mais retro-clones nacionais e internacionais que possam te agradar. A partir desses sistemas, é só ser feliz e montar teu próprio cenário.


Eu conheço.

Mas eu quero um sistema bom.. não um sistema ruim (na minha opinião), como esse, pra jogar em um cenário de fantasia medieval clássico como é o que esse jogo se propõe. Sacou?
Msn: geribola@hotmail.com
Avatar do usuário
PGNovaes
 
Mensagens: 54
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Rio

"Fantasia medieval clássica" (?)

Mensagempor AKImeru em 05 Ago 2010, 16:32

Por que me leva a imaginar cenários, de forma geral, que não são aqueles de fantasia medieval que prefiro. Não tô falando só da mecânica do sistema... mas de todo o seu espírito de "videogame de papel" que acabar por guiar o grupo de jogo (e, consequentemente, eu).


E por que isso ocorre? Você sequer jogou o 4e então vou me referir ao 3.X.

O que Cidadela sem sol tem de video game que tumba do mal elemental não tem? Eu não consigo entender seu ponto de vista por isso.
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

"Fantasia medieval clássica" (?)

Mensagempor Youkai X em 05 Ago 2010, 16:33

Novamente vou postar, pq você nào olhou ainda o que falei.

Tudo o que você quer até pod ser simulado na 4e, mas seria broxante pelas limitações que teriam que ser impostas na 4e pra fazer essa proposta old school. então pq você não dá uma olhada no http://www.olddragon.com.br/ e a partir dele, cria um cenário do teu agrado?
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

"Fantasia medieval clássica" (?)

Mensagempor GoldGreatWyrm em 05 Ago 2010, 16:34

Não estamos tocados por suas opiniões pela 4e.

Só estamos falando que tua opinião está equivocada :)

Quanto ao argumento "videogame de papel":
Em tempo: 0D&D teve um jogo para mega-drive. O RPG é videogame de papel, ou seria o game um RPG na televisão?

Isso é só um argumento cíclico, que não leva a lugar nenhum ^_^


Imagem
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

"Fantasia medieval clássica" (?)

Mensagempor Lumine Miyavi em 05 Ago 2010, 16:38

Túmulo do Mal Elemental é um exemplo grandioso de design de dungeon gygaxiana. Isso não é um elogio, é um insulto aos jogadores.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

"Fantasia medieval clássica" (?)

Mensagempor AKImeru em 05 Ago 2010, 16:39

Lumine Miyavi escreveu:Túmulo do Mal Elemental é um exemplo grandioso de design de dungeon gygaxiana. Isso não é um elogio, é um insulto aos jogadores.



E eu não consigo pensar em uma aventura mais iconica para D&D do que ela.
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

"Fantasia medieval clássica" (?)

Mensagempor Lumine Miyavi em 05 Ago 2010, 16:41

Oda Nobunaga escreveu:
Lumine Miyavi escreveu:Túmulo do Mal Elemental é um exemplo grandioso de design de dungeon gygaxiana. Isso não é um elogio, é um insulto aos jogadores.



E eu não consigo pensar em uma aventura mais iconica para D&D do que ela.



Imagem
Versão pra computador PLATO (a maioria das pessoas nem sabe o que é isso XD) de 1975

Imagem
AD&D pra Colleco, de 1984

Realmente. D&D sempre teve mentalidade de videogame.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

"Fantasia medieval clássica" (?)

Mensagempor GoldGreatWyrm em 05 Ago 2010, 16:42

Túmulo dos Horrores ou o Templo do Mal Elemental?

O primeiro é muito Gygax, o segundo, não.

(O Túmulo era aquele famoso por ter uma estátua com uma esfera da aniquiliação na boca "1-hit-kill without save", e por aconselhar cada jogador deixar 2 ou 3 personagens sobressalentes prontos...)
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

"Fantasia medieval clássica" (?)

Mensagempor Lumine Miyavi em 05 Ago 2010, 16:43

GoldGreatWyrm escreveu:Túmulo dos Horrores ou o Templo do Mal Elemental?

O primeiro é muito Gygax, o segundo, não.

(O Túmulo era aquele famoso por ter uma estátua com uma esfera da aniquiliação na boca "1-hit-kill without save", e por aconselhar cada jogador deixar 2 ou 3 personagens sobressalentes prontos...)


Túmulo dos Horrores, desculpa, misturei os nomes. ;D
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

"Fantasia medieval clássica" (?)

Mensagempor PGNovaes em 05 Ago 2010, 16:45

Youkai X escreveu:Novamente vou postar, pq você nào olhou ainda o que falei.

Tudo o que você quer até pod ser simulado na 4e, mas seria broxante pelas limitações que teriam que ser impostas na 4e pra fazer essa proposta old school. então pq você não dá uma olhada no http://www.olddragon.com.br/ e a partir dele, cria um cenário do teu agrado?


Eu olhei...

E essa é a idéia... um sistema bom para um cenário old-school.... Mas isso eu jah tinha dito várias vezes, neh?

De qq forma, obrigado pela sugestão... essa é a idéia mesmo. ;)
Msn: geribola@hotmail.com
Avatar do usuário
PGNovaes
 
Mensagens: 54
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Rio

"Fantasia medieval clássica" (?)

Mensagempor Lumine Miyavi em 05 Ago 2010, 16:46

Vai ficar só na idéia mesmo, porque o Old Dragon, pelo menos o fast play é tão... UYRGH.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

"Fantasia medieval clássica" (?)

Mensagempor Smaug em 05 Ago 2010, 16:47

Já que a minha intenção é:
Criar um sistema melhor para esse tipo de cenário, sem descaracterizá-lo.

Crie um sistema que dá bônus pra quem usar chapéus pontudos.

Pergunta, o que seria um "video-game de papel"?? Como se define esse estilo??
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Smaug
 
Mensagens: 2464
Registrado em: 25 Ago 2007, 17:22
Localização: http://2x6.wikidot.com

"Fantasia medieval clássica" (?)

Mensagempor AKImeru em 05 Ago 2010, 16:48

Assuma logo que quer jogar AD&D denovo e jogue AD&D denovo. É apenas triste ver pessoas fazendo retro clones que jogam pior do que o original e insiram a mentalidade idiota que as coisas eram mais "interpretativas" antes AO MESMO TEMPO que te limita em quase tudo.

Pergunta, o que seria um "video-game de papel"?? Como se define esse estilo??


"Aquilo que eu não gosto" = video game de papel
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

"Fantasia medieval clássica" (?)

Mensagempor PGNovaes em 05 Ago 2010, 16:49

Smaug escreveu:
Já que a minha intenção é:
Criar um sistema melhor para esse tipo de cenário, sem descaracterizá-lo.

Crie um sistema que dá bônus pra quem usar chapéus pontudos.

Pergunta, o que seria um "video-game de papel"?? Como se define esse estilo??


Rsrsrs... [sarcasmo]genial[/sarcasmo]

Sobre o videogame de papel... vc realmente não sabe oq estamos querendo dizer ou só quer me fazer mais perguntas? rsrs


De qq forma, eu tenho que sair agora.... mais tarde eu volto. Abraços.

Editado:

Assuma logo que quer jogar AD&D denovo e jogue AD&D denovo. É apenas triste ver pessoas fazendo retro clones que jogam pior do que o original e insiram a mentalidade idiota que as coisas eram mais "interpretativas" antes AO MESMO TEMPO que te limita em quase tudo.


Tá falando isso pra mim? Mas eu já não disse quero um sistema MELHOR?!! Eu tô defendendo os sistemas retro clones?
Msn: geribola@hotmail.com
Avatar do usuário
PGNovaes
 
Mensagens: 54
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Rio

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron