[IDÉIAS E OPINIÕES] O Mercado de RPG Brasileiro

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Gun_Hazard em 27 Mar 2008, 09:55

Por isso que eu me vingo dos Otakus no EIRPG com co "Kléééééééébbbbbeeeeeerrrrr"...

DONA EDIT:

Por falar em "Traduções Toscas Made In Devir S/A" ou simplesmente T.T.M.I.D.S/A:

Voces já viram as Duas sugestões de nome dos Dragonborns que a T.T.M.I.D.S/A, disse que iria ficar?
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Gun_Hazard

Mensagempor Nibelung em 27 Mar 2008, 10:04

Dracotino ou Dragonato.

Sinceramente, nem está tão ruim.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Khelben Arunsun em 27 Mar 2008, 10:13

No artigo sobre Forgotten, ficou Draconato. Melhor que Dracotino, com cerveja.
"The worthy GM never purposely kills players' PCs, He presents opportunities for the rash and unthinking players to do that all on their own."
- Gary Gygax

"Don't ask me what you need to hit. Just roll the die and I will let you know!"
- Dave Arneson

Dado Mestre A Forja das Almas
Khelben Arunsun

Mensagempor Sir Ligra em 27 Mar 2008, 10:28

eu tbm vomitei quando dei aquela referencia de vampiro, por isso eu nem dou quote...

e quanto a outras coisas q li rapidamente aqui, tem varios sistemas q da pra usar cenario futurista muito bem, e melhores q d20, e por favor gente não pense que transformar otakus em rpgstas seja algo facil, eh a mesma coisa q querer q a educação no brasil vai pra frente, não adianta, eles sao burros, so com incherto de inteligencia..., mas alguns se salvam, pq são true otakus, a versão japonesa de ser.. q geralmente escapa pra jogador de rpg pq eh amis divertido q ficar vendo concurso cosplay, exceto quando tem uns cosplay maneiro...
Sir Ligra

Mensagempor Natsuiro em 27 Mar 2008, 10:36

"Corram para as colinas! Os trolls estão chegando!"
Imagem
Natsuiro

Mensagempor Lumine Miyavi em 27 Mar 2008, 13:49

não adianta, eles sao burros, so com incherto de inteligencia...,

Dude... er... sem comentário. :roll:
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor AKImeru em 27 Mar 2008, 14:15

Dracolino? Se eles traduzissem "Dragonborn" para "Dracolino" eu iria perdoar todas as traduções ruins!

eles sao burros, so com incherto de inteligencia...,

Imagem
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Mirallatos em 27 Mar 2008, 19:33

Oda, por favor, morra. :rolando:
Imagem
Mirallatos

Mensagempor Sr. Pichu em 27 Mar 2008, 22:31

Oda Nobunaga escreveu:
te juro! quase espanquei o infeliz com a minha espada (não tem corte )

Compre uma espada melhor! Isso é uma ordem! A brigada Oda precisa estar com o equipamento em dia!

nah
depois que eu fiquei sabendo que se afiasse a dita cuja eu iria precisar de um porte de arma prá poder carregar ela por aí eu desencanei
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Aluriel de Laurants em 27 Mar 2008, 22:59

Amador...
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor Sir Ligra em 27 Mar 2008, 23:28

Lumine Miyavi escreveu:
não adianta, eles sao burros, so com incherto de inteligencia...,

Dude... er... sem comentário. :roll:

desculpa velho eu sou humano tenho direito de errar, mesmo q seja na digitação ou não :b
Sir Ligra

Mensagempor Alessandro_Franzen em 28 Mar 2008, 01:06

Eu não saquei. Uma hora você fala como era bom quando o hobby era obscuro, e depois lamenta por ele...Estar se tornando obscuro novamente? (Oda)

Acho que essa é pra mim esclarecer, não Oda? :aham:

Bom, antes de mais nada, na GX você tinha meios de conseguir material RPGistico pois não havia representante nacional... todos os da minha época tinha um certo domínio do idioma inglês ou ganharam interesse pela lingua estrangeira a partir disso. Era relativamente fácil ir até a livraria Leonardo Da Vinci (RJ) e ficar babando em cima de uma mesa que tinha inumeros suplementos e core books de sistemas da ICE e TSR, sem falar que sempre surgia RPG de outras editoras e que a onda do Boxed Set estava no auge no mercado externo. Um comprava o original... o resto vampirizava quando possivel.

A partir de 1987, que considero o amanhecer do RPG em nosso país, cerca de 15 anos após ele ter sido inventado pelo saudoso Gary Gygax nos USA, os pioneiros conseguiam lojas que importavam o material sem dificuldades e tinha uma boa variedade apesar de usarem a política do dólar-livro (duas vezes o valor do dólar padrão). Hoje, passados 21 anos, a ameaça da Dark Age de nosso hobby trás o pior perigo para essa geração... Diferente dos pioneiros, os jogadores em sua maioria preferem material traduzido e pouco ligam para o mundo além da trindade vendida pela empresa deviriana conhecida de todos nós. A barreira da língua, o baixo poder aquisitivo que gira na dependência financeira paterna e o total desconhecimento de opções poderão causar um declínio de interesse pelo hobby ou até mesmo, a falta de novos jogadores. Dessa maneira, o mercado não se renova e ninguém mais se interessará em trazer RPG pro Brasil. Bom, só não digo que vai acabar de vez por que ainda tem os Atormentados (fãs de tormenta) e os guardiães de Cassaruman, o destruidor. Mas, isso pode acabar criando uma abominação que não terá limites...

Já se perguntaram até que idade vocês irão jogar RPG? Eu me mantenho firme no Hobby... espero morrer bem idoso (uns 150 anos, talvez ) e ser enterrado com todos os meus dados na mão! Vou ver se consigo bater o recorde de Gary Gygax de ser o Gamemaster mais velho do mundo! Ele foi jogar rpg com os deuses do universo com 69 anos! XD.
Imagem
Alessandro_Franzen

Mensagempor kimble em 28 Mar 2008, 08:31

Eu sou jogador a já mais da metade da minha vida. Pretendo continuar jogando.

Entendo teu ponto de vista. Não pode ser desconsiderado, porém, que as parcelas da população com mais recursos financeiros costumam ter filhos que tem mais contato com o exterior. Acredito que em um cenário onde o mercado encolha, o RPG vai acabar se concentrando nessa parte da população.

O difícil vai ser conseguir dados para jogar e ter contatos com outros jogadores. Antigamente tinha redes de contato com muitos outros jogadores próximos, gente que eu podia chamar para jogar uma campanha ao vivo sem problemas. Hoje eu percebo que isso diminuiu e noto cada vez mais jogos PbF e coisas do tipo, não só no Brasil aliás. Pode ser que seja só uma fase, como aquela dos Pbems no Brasil onde haviam grandes comunidades jogando. Pode ser alguma nova tendência.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

Mensagempor Deicide em 28 Mar 2008, 08:40

Já vou fazer 27 anos, 14 deles jogando RPG. :victory:
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Corvo da Tempestade em 28 Mar 2008, 09:41

Off:
Já se perguntaram até que idade vocês irão jogar RPG?

Bem eu tenho 31 anos e enquanto tiver grupo estou jogando (idem para meu grupo), claro que não podemos jogar com a mesma freqÜência que antes (trabalho) mas jogamos pelo menso 2 vezes por semana :victory:
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias