Eu não saquei. Uma hora você fala como era bom quando o hobby era obscuro, e depois lamenta por ele...Estar se tornando obscuro novamente? (Oda)
Acho que essa é pra mim esclarecer, não Oda?
Bom, antes de mais nada, na GX você tinha meios de conseguir material RPGistico pois não havia representante nacional... todos os da minha época tinha um certo domínio do idioma inglês ou ganharam interesse pela lingua estrangeira a partir disso. Era relativamente fácil ir até a livraria Leonardo Da Vinci (RJ) e ficar babando em cima de uma mesa que tinha inumeros suplementos e core books de sistemas da ICE e TSR, sem falar que sempre surgia RPG de outras editoras e que a onda do Boxed Set estava no auge no mercado externo. Um comprava o original... o resto vampirizava quando possivel.
A partir de 1987, que considero o amanhecer do RPG em nosso país, cerca de 15 anos após ele ter sido inventado pelo saudoso Gary Gygax nos USA, os pioneiros conseguiam lojas que importavam o material sem dificuldades e tinha uma boa variedade apesar de usarem a política do dólar-livro (duas vezes o valor do dólar padrão). Hoje, passados 21 anos, a ameaça da Dark Age de nosso hobby trás o pior perigo para essa geração... Diferente dos pioneiros, os jogadores em sua maioria preferem material traduzido e pouco ligam para o mundo além da trindade vendida pela empresa deviriana conhecida de todos nós. A barreira da língua, o baixo poder aquisitivo que gira na dependência financeira paterna e o total desconhecimento de opções poderão causar um declínio de interesse pelo hobby ou até mesmo, a falta de novos jogadores. Dessa maneira, o mercado não se renova e ninguém mais se interessará em trazer RPG pro Brasil. Bom, só não digo que vai acabar de vez por que ainda tem os
Atormentados (fãs de tormenta) e os guardiães de Cassaruman, o destruidor. Mas, isso pode acabar criando uma abominação que não terá limites...
Já se perguntaram até que idade vocês irão jogar RPG? Eu me mantenho firme no Hobby... espero morrer bem idoso (uns 150 anos, talvez ) e ser enterrado com todos os meus dados na mão! Vou ver se consigo bater o recorde de Gary Gygax de ser o Gamemaster mais velho do mundo! Ele foi jogar rpg com os deuses do universo com 69 anos!

.