[Adulto]Temas Pesados

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

[Adulto]Temas Pesados

Mensagempor Cebolituz em 15 Mai 2008, 22:11

Durante a criação do outro tópico, me deu a idéia de fazer mais esse.

Como vocês costumam abordar temas pesados durante as campanhas? Vocês tem o costume de abordar temas como estupro, pedofilia, torturas, sacrifícios de pessoas, mortes horrendas, coisas nojentas, assassinatos de crianças e afins?

Até onde vocês permitem ou até que nível vocês consideram "aceitável" que tais assuntos possam ser usados?

Estive pensando em colocar alguns temas mais pesados em campanhas, mas sempre quis que aquilo fosse de certa maneira impressionante para os jogadores, e não que fosse algo apenas trivial. Gostaria de saber como vocês fazem para que isso realmente choque os jogadores, que façam ver aquilo como algo desprezível e tal.

Quais são as suas técnicas narrativas para causar essa impressão?
Imagem
Cebolituz

[Adulto]Temas Pesados

Mensagempor Aluriel de Laurants em 15 Mai 2008, 23:36

Tudo é uma questão de como é o seu grupo, qual é o perfil dele, as formas de pensar e como eles veem o jogo, além de o que eles gostam de ver no jogo, eu aconselho que você evite esse tipo de tema, principalmente se você não conhecer o grupo bem.
Apesar disso as vezes posso pegar bem pesado nos temas e nas cenas, mas só faço isso se eu tiver certeza de que o grupo não vai se incomodar. Ou seja, deixo pra fazer isso com grupos que eu já tenha jogado por muito tempo e visto que não vai ter problema.
Meu conselho final é o de que se você quer por mais elementos pesados, introduza tudo aos poucos, por uma escala de peso, vá colocando os mais leves primeiro e veja até onde dá pra ir, mas sempre, repito sempre pergunte ao grupo depois sobre o que eles acharam, se não tiveram problema com os temas e etc. Assim que você ver que não dá mais, pare de introduzir elementos pesados.

Hierarquia

1 - coisas nojentas
2 - sacrifícios de pessoas
3 - torturas
4 - mortes horrendas
5 - assassinato de crianças <---- Aluriel recomenda. PARE POR AQUI PREFERENCIALMENTE!.
6 - estupro <----- Já tomei uma tapa de uma jogadora por ter posto um estupro na campanha (não foi com a personagem dela)
7 - pedofilia <---- Evite isso por favor.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

[Adulto]Temas Pesados

Mensagempor Youkai X em 15 Mai 2008, 23:43

Caramba, levar tapa de uma jogadora foi novidade pra mim. Descreva isso, Aluriel.

Por mim pode ir até o limite do medonho, se a campnha exigir ou permitir abordagem de temas pesados.

Aluriel, até agora qual você acha que foi o nível de peso da minha campanha em relação ao quefor sujo e horrendo?
Youkai X

[Adulto]Temas Pesados

Mensagempor Lune em 16 Mai 2008, 00:13

Eu quase nunca trato desse tipo de tema. RPG é escapismo, D&D é heróico, realmente não há muito espaço para tratar de coisas tão desagradáveis.

Ocasionalmente, eu fiz uso desses assuntos para criar um clima de horror, e foram certamente algumas das aventuras mais marcantes que eu já mestrei. Não me lembro de ter usado nenhum artifício narrativo diferente do habitual, o simples fato de serem temas muito mais sombrios do que eu geralmente abordo foi o suficiente para causar o efeito de estranheza necessário. Nos dois casos eu marquei a sessão pra madrugada, e provavelmente isso ajudou também. Em uma delas, uma jogadora saiu mais cedo por não aguentar o clima, então definitivamente não é o tipo de coisa que eu faria com frequência.

A propósito, na primeira a história envolvia uma mulher que havia sido submetidas a abuso sexual por um Aboleth e que os aventureiros suspeitavam que estivesse grávida. O Detect Evil do paladino apitava que nem maluco (indicado que um Unholy Scion estava por vir) e os jogadores precisavam decidir o que fazer com a mãe, a essa altura insana devido ao abuso, e o filho demoníaco dela.

Da outra, que eu tirei de algum lugar do qual não me lembro, um serial killer atacava uma vila élfica, matando só crianças e recém-nascidos. Os jogadores eram levados a suspeitar de várias pessoas antes de descobrir que o verdadeiro assassino era outra criança.

Nada de mais, como dá pra ver. Mas foi bastante impactante pro meu grupo.
Imagem

Imagem
Lune

[Adulto]Temas Pesados

Mensagempor Tabris em 16 Mai 2008, 00:14

Tudo depende da mensagem que vc quer passar.
Até pedofilia e estupro podem fazer sentido no contexto (mas geralmente é melhor deixar implícito do que descrever a cena) se você quiser passar exatamente essa idéia e os jogadores aceitarem.
Imagem
Imagem
Tabris

[Adulto]Temas Pesados

Mensagempor Deicide em 16 Mai 2008, 10:41

Cara, nunca tive um jogo com temas adultos que foi muito divertido. Nunca, nunca deixe os personagens dos jogadores fazerem esse tipo de coisa. Se for realmente usar, deixe que o vilão da história o faça.

Um jogo pesado demais deixa o grupo mais frustrado do que feliz (embora seja catártico destruir o vilão barra-pesada). Além disso, esse tipo de tema deve ser evitado porque há a possibilidade de pessoas fora do jogo ouvirem alguns dos comentários e pensarem o pior do RPG. Eu me lembro de uma vez em que fiz uma história em que os personagens estavam investigando mortes horríveis com vítimas tendo os órgãos internos removidos, e os vilões estavam fazendo um "poço de vísceras" para invocar um mal ancestral. Minha mãe ouviu por acaso parte da conversa e ficou horrorizada, e tive que parar o jogo para explicar para ela melhor.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

[Adulto]Temas Pesados

Mensagempor Cebolituz em 16 Mai 2008, 12:35

Talvez a minha idéia de querer abordar uns temas mais pesados fosse mais para "começar" a mostrar para o meu grupo uma idéia diferente de se jogar RPG, já que meus jogadores apesar de melhorarem muito, ainda são muito "frios" em lidar com o jogo ainda. Digamos que falta alguém no nosso grupo para colocar um pouco mais de "sentimento" na mesa e essa idéia é a que me veio a mente.

Infelizmente, a parte mais "heróica" do jogo já está muito desgastada e batida no grupo. Então digamos que isso eu vejo que já não tem mais "aquele" apelo, pra fazer com que nossos jogos se tornem mais interessantes. Daí tive a idéia em querer adotar um jogo mais estilo horror, mas daquele horror pesado mesmo.

Eles aceitaram e acharam a proposta interessante, embora eu ache que eles ainda não tem aquela "experiência" suficiente para fazer aquilo evoluir sozinhos (não adiantaria mudar de sistema, eles jogariam Vampiro do mesmo jeito que jogam D&D). Então estou tentando dar "aquele empurrão" para ver se conseguem enxergar outra maneira de jogar RPG. E aí que ficaria pensando: se eu conseguisse impressioná-los de verdade, nossos jogos seriam mais movimentados.

E quem sabe conseguindo embarcar nesse estilo de jogo, talvez até os de estilo "heróico" se tornem mais interessantes.

Não sei se entendem o que quero dizer, mas eu quero alforriá-los de Tormenta, para ser mais específico. Estou quase conseguindo salvá-los.
Imagem
Cebolituz

[Adulto]Temas Pesados

Mensagempor Anonimous000 em 16 Mai 2008, 13:13

Mudar de sistema talvez seja drástico demais, mas talvez mudar de cenário.

Nem todos os cenários se adequam a certos temas.

Pegando a lista do Aluriel, eu dificilmente vejo um cenário cyberpunk sem os itens 3 a 6.

Como sugeri no outro tópico, converse com os jogadores antes, mesmo que isso tire a surpresa por eles saberem o que podem encontrar, evita choques muito drásticos. alguns jogadores não lidam bem com certos assuntos, talvez por conhecerem alguém que já passou por algo parecido.

Por exemplo, eu conheço pessoas que já tiveram contato com alguém que cometeu suícidio, por isso nas raras vezes que jogo com essas pessoas eu evito este assunto compeltamente, não sei se tal jogador se sentiria bem ou não, mas como ele não gosta de tocar no assunto eu nem pergunto nem arrisco.
Imagem
Imagem
Imagem
Anonimous000

[Adulto]Temas Pesados

Mensagempor Deicide em 16 Mai 2008, 13:22

Cebolituz, eu acho que a melhor forma de fazer os jogadores imergirem melhor na ambientação é introduzindo NPCs lentamente que irão aparecer esporadicamente na campanha, ajudando ou atrapalhando os personagens, fazendo os jogadores confiarem neles ou odiá-los. Aí, quando o status quo estiver bem firmado, mexa com ele: mate aquele NPC que eles adoraram (ou que se tornou interesse amoroso de um deles), faça com que um amigo os traia e se revele um vilão, mostre aquele vilão como um "oponente honrado" que eles podem começar a gostar. Dar choques subtos nas pessoas as fazem sair do marasmo e as põem na defensiva, provocando certos sentimentos.

Outra boa saída é surpreender os jogadores com uma mudança subta de clima na aventura. O jogo pode começar fácil e heróico, os jogadores acham que tudo vai estar bem, e aí você puxa o tapete, ferra com eles completamente, e de heróico o jogo passa a ser sombrio. De um desafio corriqueiro, eles passam a algo quase impossível de vencerem com seus recursos usuais.

Você não precisa tocar em temas pesados para obter isso. Claro, temas pesados provocam um choque subto também, logo são tentadores. Mas você pode chocá-los de outras maneiras. Sabe aquela trama de assassinato e investigação corriqueira? Ao invés de jogá-la para os personagens de uma vez, introduza a futura vítima uns três ou quatro jogos antes. Faça os jogadores gostarem dela, torne-a uma aliada. Quando ela morrer, vai ser tudo muito mais chocante, pois provoca sentimento de perda.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

[Adulto]Temas Pesados

Mensagempor Gun_Hazard em 16 Mai 2008, 15:00

É...

Eu não tenho problemas com Temas adultos, mas depende muito da sua campanha...

Eu tinha uma que era meio Cronicas do Senhor da Guerra, onde tudo era sujo, violento e dacadente (Influencia Cyberpunk ná véia)...

Geralmente prefiro abordagem mais adultas, mas como dito certas coisas é melhor evitar, o máximo que eu colocaria de um estupro por exemplo se a intenção é chocar seria uma descrição rápida tipo "Enquanto voce está amarrado e seguro por dois soldados o chefe deles estupra a aldeâ na sua frente" ou caso não seja possivel contato visual eu digo que ele apenas ouve os gritos de desespero da aldeã, sem entrar em detalhes do "Ato em sí" agora se for somente para fins de história diga friamente "O Soldado estuprou a aldeã" e siga em frente com a história.

Pedofilia somente também para fins de história nunca para chocar.

Tortura uso de descrições simples tipo "Ele te fortura para que voce fale. (Role o teste). Falhou! Voce acaba contando um pouco do que sabe mas oculta o excencial". Pessoalmente não gosto de torturas explicitas (Sim eu me revoltei com "O Albergue"!).

Quotando o que voce disse no outro tópico:
Cebolituz escreveu:O meu grupo está melhorando muito, vejo que futuro nele.

...
Então assim como no outro tópico, penso em querer apresentar mais sentimento e algo mais interessante ao grupo ao invés de querer apenas "prosseguir no que o mestre diz e matar monstros".

Até acho sensato deixar o acontecimento em si apenas subentendido, mas queria narrar de uma maneira que não banalizasse o amor e o sexo. Virasse motivo de piadas ou fosse visto como algo de "eu sou o foda do cenário".

Como eu disse antes, livrá-los de vez do estilo Tormenta de jogar RPG. Eu sei que eles querem isso, eu vejo que eles querem isso, mas infelizmente falta alguém para mostrar o caminho. E com esses dois tópicos, é onde eu peço auxílio nessa tarefa.

O Que voce quer Cebolituz, é mesclar os personagens dentro da ambientação do jogo, para isso voce tem que atingir o Jogador (isto entre como RPG imersivo).

Como? Principalmente mostrando coisas novas e jogando de forma diferente.

Seja simples, faça eles passarem por situações rotineiras, coisas que eles encontram no dia a dia.

Descreva coisas como um Camponês que passa e dá bom dia sem ser um NPC que vai dar alguma dica, ele simplesmente disse bom dia como pessoas do interior fazem.

Descreva acontecimentos que mostrem que a vida cotidiana "Dentro do RPG" é igual a vida cotidiana fora dele, depois choque eles quebrando este clima exatamente onde eles se sentirem mais envolvidos emocionalmente.
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Gun_Hazard

[Adulto]Temas Pesados

Mensagempor planes em 16 Mai 2008, 16:07

Veja bem... tudo depende do grupo, como mestro muito em eventos de RPG já peguei grupos onde citar demonio tinha o mesmo efeito de pedofilia e até mais que estupro (aliás acho que a própria lista do Aluriel já mostra como a própria definição de termos pesados é relativa, já que assassinato em massa praticado em D&D e jogar um Demon:the Fallen não entraram no bolo, provavelmente porque estas coisas já foram absorvidas pelos jogadores em questão).

O fato é que determinados sistemas tratam de temas pesados (Mundo das Trevas jogado pelo livro, especialmente em Dark Ages, tem tudo da lista do Aluriel rolando até com certa frequencia, o mundo é sombrio por natureza) e do ponto de vista lógico acho que tais situações são vitais para coerencia da campanha (Idade Média tinha estupros constantes, especialmente em tempos de conflito), mesmo porque outras midias também abordam estes assuntos.

Acho que o ponto de equilibrio está nos detalhes, pode até rolar estupros e outras barbaridades, mas nenhuma cenas destas devem ser descritas em detalhes, elas são mencionadas e a revolta é natural (isso funciona até como motivador), mas para por aí. Lembrando que a decisão de usar ou não vai do grupo, se a galera não curte ambientações mais sombrias não vou jogar jogos sombrios, da mesma forma que não jogaria um jogo de ficção se a galera não curtisse sci-fi, ir contra esta ideia só vai gerar insatisfação desnecessária.
Imagem
planes

[Adulto]Temas Pesados

Mensagempor Aluriel de Laurants em 16 Mai 2008, 21:41

Eu nunca disse que não era pra se usar de qualquer forma apenas evitá-los, sou obrigado a concordar com o fato de um cenário cyberpunk ficar bem fora de clima sem quase todos os itens da lista, eu concordo, e wod precisa muito desse tipo de coisa, pra dar aquele ar violento e sombrio do mundo, enfim faz parte da ambientação e do estilo de jogo e é completamente plausível e aceitável que esses elementos apareçam, mas se for pra jogar algo mais light como alguns cenários mais capa e espada, ou simplesmente os que não tem a menor intenção de serem horror, acho que dá pra evitar.

P.S: Se for jogar um jogo mais pesado, certifique-se de que ninguém estará acompanhando a sessão e quem ouvir esteja ciente de que o que está rolando ali é apenas um jogo de narrativa e não um culto satânico.

Moral da história: Joguem campanhas pesadas em ambientes mais restritos, nada de jogar isso na livraria.
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

[Adulto]Temas Pesados

Mensagempor Tabris em 17 Mai 2008, 03:25

Deicide escreveu:Cara, nunca tive um jogo com temas adultos que foi muito divertido. Nunca, nunca deixe os personagens dos jogadores fazerem esse tipo de coisa. Se for realmente usar, deixe que o vilão da história o faça.

Um jogo pesado demais deixa o grupo mais frustrado do que feliz (embora seja catártico destruir o vilão barra-pesada). Além disso, esse tipo de tema deve ser evitado porque há a possibilidade de pessoas fora do jogo ouvirem alguns dos comentários e pensarem o pior do RPG. Eu me lembro de uma vez em que fiz uma história em que os personagens estavam investigando mortes horríveis com vítimas tendo os órgãos internos removidos, e os vilões estavam fazendo um "poço de vísceras" para invocar um mal ancestral. Minha mãe ouviu por acaso parte da conversa e ficou horrorizada, e tive que parar o jogo para explicar para ela melhor.

Bom, eu n tenho esse problema com meus pais não, mesmo que eu ache que eles não entendem bem o jogo. Então não ligo de usar esse tipo de coisa, desde que não seja de forma gratuita. Se uma cena assim não tiver um significado na campanha e se não for narrada de uma forma muito especifica, não vai dar certo.
Imagem
Imagem
Tabris

[Adulto]Temas Pesados

Mensagempor kimble em 17 Mai 2008, 07:55

Minhas aventuras de WoD costumam ser bem pesadas.
E a última campanha de Ravenloft tinha um halfling personagem de jogador que fazia sacrifícios humanos para ganhar poderes das trevas. Eu tenho impressão que ele só sacrificava adultos, mas faz tanto tempo que não consigo lembrar exatamente.
É uma questão de grupo de jogo e da campanha, realmente. Com alguns grupos você pode usar disso mais sem se preocupar com a reação. E é importante sempre se preocupar com a campanha para não fazer algo que possa quebrar o conceito dela.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

[Adulto]Temas Pesados

Mensagempor Deicide em 17 Mai 2008, 08:18

Tabris escreveu:Bom, eu n tenho esse problema com meus pais não, mesmo que eu ache que eles não entendem bem o jogo. Então não ligo de usar esse tipo de coisa, desde que não seja de forma gratuita. Se uma cena assim não tiver um significado na campanha e se não for narrada de uma forma muito especifica, não vai dar certo.

A questão é que nunca tive problemas com meus pais. Aquele dia foi uma surpresa porque foi a primeira e única vez que algo no jogo incomodou minha mãe (notem também que evito fazer esse tipo de cena quando há outras pessoas por perto. No caso, eu não tinha percebido que ela estava no cômodo ao lado).

Deicide

Próximo

Voltar para Dicas & Ideias