Discussão - PQ D&D é o sistema mais famoso?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Discussão - PQ D&D é o sistema mais famoso?

Mensagempor Jimmy em 12 Set 2007, 17:30

Ignorando o detalhe do D&D ser uma adaptação e não um sistema...
Porque na opinião de vocês é o RPG mais jogado do planeta?!
O que levou a adaptação com tantos erros (tanto que pediu um concerto 3.5 que ainda apresenta falhas) quanto à mecânica de jogo?!

---

Como jogador de RPG, me fiz essas perguntas, e não tenhjo certeza quanto às respostas.
Os primeiros pensamentos que me vieram à cabeça foram:
* Os jogadores em sua grande maioria preferem jogar num cenário medieval. - Ok, talvez seja verdade, você num vê muitas pessoas jogando GURPS Cyberpunk...
* Somos preguiçosos! - Não levem como uma ofença ao sistema, é que ele é bem fácil de usar, nem tem muito o que pensar pra cria um personagem, posso estar errado, mas é bastante cômodo jogar D&D.

Nãoestou falando mau, até porque é o sistema que eu mais jogo, porém tenho como favorito o GURPS, por considerar o mais completo.

Mais alguma opinião?!
Jimmy
 
Mensagens: 24
Registrado em: 30 Ago 2007, 16:26

Discussão - PQ D&D é o sistema mais famoso?

Mensagempor Lune em 12 Set 2007, 18:08

Eu acho que é uma questão de "feeling".

D&D é heróico - não só você tem toda a história da batalha do bem contra o mal, mas de maneira geral seu personagem é bem forte comparado ao resto dos NPCs e os monstros. O simples prazer de vencer é algo universalmente reconhecido como desejável. O único compromisso do sistema é com a diversão dos jogadores.

Outros sistemas são mais ambiciosos: Storyteller quer que se conte uma boa história, GURPS quer uma certa dose de realismo e versatilidade, Legend of the Five Rings quer que você interprete bem seu personagem, Call of Chtulhu quer te dar medo, e Kult quer, bem, te transformar em um assassino paranóico.

Enfim, certos perfis de jogadores podem preferir outros sistemas, porque eles se adequam melhor às suas preferências. D&D é, em grande medida, universal. A menos que o cara seja realmente alérgico a fantasia medieval.

EDIT: Seria também uma tremenda ingenuidade esquecer que D&D tem a Wizards, e por consequência, a Hasbro por trás. O marketing que eles são capazes de fazer está muito além daquilo que a White Wolf ou a Steve Jackson Games ou a FASA poderiam sequer sonhar. Basta ver a qualidade gráfica dos livros da terceira edição e comparar com a concorrência.
Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Lune
 
Mensagens: 2737
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:01
Localização: Brasília - DF

Discussão - PQ D&D é o sistema mais famoso?

Mensagempor Tabris em 12 Set 2007, 19:34

Foi o primeiro, ponto.

Sério, oq D&D0E tinha d especial comparado aos RPGs da época? só a fama q por usa vez só existiu pq foi o primeiro, vcs podem falar um monte d coisas, podem argumentar muito mas ahco dificil q achem uma razão mais importante do q essa, afinal ele podia ser o mlehor RPG do mundo, mas se não fosse ocnheicdo teria morrido como tantos outros morreram.
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Tabris
 
Mensagens: 400
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:42

Discussão - PQ D&D é o sistema mais famoso?

Mensagempor Misterrocha em 12 Set 2007, 22:10

* Somos preguiçosos! - Não levem como uma ofença ao sistema, é que ele é bem fácil de usar, nem tem muito o que pensar pra cria um personagem, posso estar errado, mas é bastante cômodo jogar D&D.


Concordo plenamente!
E digo mais

D&D possui um certo equilíbrio. Como Lune falou, outros sistemas são mais ambiciosos (o que para alguns jogadores pode tornar o jogo menos divertido, mas agrada a outros).
Como GURPS. É um realismo só, porisso é o meu sistema favorito, mas diversos amigos não gostam pela demora das ações (que são mais demoradas doque no D&D - sistema que eles jogam)

Acho que D&D é rápido, simples, comodo, facil e bastante divergido mundo afora. Porisso é o mais jogado
Amnus hibriun dominius ignoratum
Avatar do usuário
Misterrocha
 
Mensagens: 14
Registrado em: 26 Ago 2007, 18:27
Localização: Caxias Do Sul

Discussão - PQ D&D é o sistema mais famoso?

Mensagempor Faerunian em 12 Set 2007, 22:18

Tem coisas que nem google explica.
Imagem
_________________________________________
"The guy doesn't wanna talk? Lets rough him up."
http://twitter.com/fabriciotav
Avatar do usuário
Faerunian
 
Mensagens: 333
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:10
Localização: BelÔrizonte

Discussão - PQ D&D é o sistema mais famoso?

Mensagempor Elven Paladin em 12 Set 2007, 22:32

Seria também uma tremenda ingenuidade esquecer que D&D tem a Wizards, e por consequência, a Hasbro por trás.


Yup, mas isso é bem mais recente. Por 25 anos, D&D esteve nas mãos da TSR, que salvo em seus últimos anos de vida, era uma empresa bem competente ao lidar com Marketing e Tendências de Jogo. Ou seja, D&D teve, por um bom tempo, bons admistradores e fazedores de marketing, o que fez com que ele mantivesse seu cargo de RPG mais jogado por décadas.

Sem contar que D&D teve o desenho, mesmo que tenha gerado brigas entre autores do sistema e com a TSR, foi um excelente divulgador do jogo. Adicione isso o longo histórico de bons, maus e péssimos jogos inspirados e ambientados em D&D pelo longo dos anos e o não sucesso de outros sistemas ao lidar com isso. Ah, e na tolice do Steve Jackson em cancelar a licensa de GURPS quando o jogo Fallout, originalmente usando o sistema Gurps ( e chamado ainda de "A Gurps Adventure Game ) estava prestes a ser lançado.

EDIT: E claro, os Pactos com o Diabo. Todo mundo sabe que RPG é um jogo da Satan´s Corporation, e que D&D é uma criação deles :bwaha:
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Discussão - PQ D&D é o sistema mais famoso?

Mensagempor Cebolituz em 13 Set 2007, 09:48

D&D tem muito daquilo que sonhamos na infância. Dragões, guerreiros, heróis... aquilo que muitos dos contos de fadas apresentam e que nos fazem ter uma sensação melhor de "satisfação". Ligando isso ao fato de ser um dos primeiros RPGs, ter um forte marketing, a maior empresa do ramo por trás, um sistema cômodo e um tema que agrada tanto adultos como crianças, fazem na minha opinião, resultar no RPG mais jogado atualmente.

Storyteller, GURPS, CoC e outros tem uma temática mais "focada", como muitos já disseram acima, atraindo mais jogadores "que apreciam muito tal tema". Tem gente que não gosta muito de "ares sombrios" então Vampiro não os agrada. Agora tem gente que gosta de RPG medieval com "ares sombrios" e assim, um Ravenloft se encaixa perfeitamente. Algo "fantasia clássica" e tem um Dragonlance ali.
Imagem
Avatar do usuário
Cebolituz
 
Mensagens: 4365
Registrado em: 25 Ago 2007, 12:45
Localização: Guarapuava - PR

Discussão - PQ D&D é o sistema mais famoso?

Mensagempor planes em 13 Set 2007, 11:34

As comparações aqui estão sendo feitas de forma incorreta, isso porque estão considerando uma versão do mercado que nós brasileiros temos acesso, mercado que não faz diferença nenhuma para o mercado nucleo (o americano).

Não pensem em termos de GURPS porque este sistema nunca foi um concorrente de D&D (sempre foi e será um jogo de nicho, independente de sua qualidade). D&D teve concorrentes de peso na época de sua criação (Unequest, por exemplo), ele nunca foi o mais fácil de jogar (pelo contrário, a maneira como ele lida com as regras é intimidadora) e cenário medieval não nasceu popular (foi justamente D&D que o tornou sinonimo de RPG).

A questão é que em uma época que RPG era pouco conhecido a TSR teve o trabalho de abranger a area de atuação, emplacou romances na lista de best sellers do NY Times e isso chamou a atenção de um publico que passou a achar que D&D e RPG são nomes diferentes para a mesma coisa. Com o passar dos anos a ideia se manteve, você tem jogos de computador com a marca D&D, filmes, jogos de miniatura e por aí vai, tudo isso torna D&D conhecido e isso ajuda na popularidade (principalmente considerando que a forma mais comum de introduzir novos jogadores é através de grupos formados, criando uma bola de neve onde o novo jogador absorve o sistema do grupo antigo).

Desta forma D&D se tornou o mais popular por ser o primeiro a ser criado e o primeiro a pensar fora de um nicho de atuação, daí foi só ouvir o publico (D&D é administrado hoje via feedback dos jogadores gringos) e colher os frutos.
Imagem
Avatar do usuário
planes
 
Mensagens: 854
Registrado em: 27 Ago 2007, 23:14

Discussão - PQ D&D é o sistema mais famoso?

Mensagempor Agnelo em 13 Set 2007, 12:42

planes, obrigado por trazer uma visão sensata sobre tudo isso, você é bom rapaz :aham:




Agora,
Jimmy escreveu:Ignorando o detalhe do D&D ser uma adaptação e não um sistema...


D&D não é um sistema? De onde você tirou isso? Até ode eu lembro o D20 foi criado a partir dele, e não o contrário...

Seguindo esse teu raciocinio sistemas não genéricos não são sistemas, correto?
Lot5R, por exemplo, seria uma adaptação de Roll & Keep?

Eu posso estar enganado, mas não acho que funcione dessa forma...
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

Discussão - PQ D&D é o sistema mais famoso?

Mensagempor Vinicius em 13 Set 2007, 12:44

Eu considero o D&D um sistema sim. Adaptação por que?
:frenzied:
Avatar do usuário
Vinicius
 
Mensagens: 701
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:11
Localização: Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Discussão - PQ D&D é o sistema mais famoso?

Mensagempor Aluriel de Laurants em 13 Set 2007, 12:48

Não podemos esquecer da popularização de Tolkien e suas obras que um impulso (mesmo sendo uma feliz coincidência).
Quanto a qualidade gráfica do material, creio que hoje em dia não está mais tão assim (os livros da White Wolf, tem a mesma qualidade).
Acho que D&D tem tantos jogadores por causa do feeling que o jogo tem, ele abrange uma boa parte dos jogadores de rpg isso é fato, o jogo te permite jogar sem pensar muito (não levem como ofensa) e isso deixa os jogadores em uma situação confortável, além de que eu não entendi o porque de ninguém ter citado que D&D tem zilhões de cenários com qualidades variaveis do sublime ao risível, essa variedade segura o público no mesmo jogo, além da grande sacada da de deixarem o sistema livre, aumentando ainda mais a gama de material e liberdade que o mestre e os jogadores podem usar no mesmo sistema.
Tem-se que admitir o fato de que a wizards sabe como vender seus produtos então é lógico que equação opção + marketing daria certo
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.


twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Avatar do usuário
Aluriel de Laurants
 
Mensagens: 6838
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:26
Localização: Escapamento do inferno... quer dizer Manaus - AM

Discussão - PQ D&D é o sistema mais famoso?

Mensagempor Jimmy em 13 Set 2007, 13:39

pois bem... li tds os comentarios...
gostei, em outros foruns os users teriam me atacado como se eu fosse contra o D&D, isso prova q aki naum temos crianaças ^^^

eh duro admitir, mas somos tds filhos da midia... D&D se tornou o mais famoso em boa parte pelo marcketing, eh triste admitir isso...
de fato eh mto mais "divertido" vc ter um personagem q toma mtodano em combate e nunca morre, do que (exemplo GURPS) ter um heroi q toma uma facada no bucho e vai pro hospital
Jimmy
 
Mensagens: 24
Registrado em: 30 Ago 2007, 16:26

Discussão - PQ D&D é o sistema mais famoso?

Mensagempor Cebolituz em 13 Set 2007, 13:52

Jimmy escreveu:pois bem... li tds os comentarios...
gostei, em outros foruns os users teriam me atacado como se eu fosse contra o D&D, isso prova q aki naum temos crianaças ^^^


Sim, há lugares melhores que o orkut para se debater!

Jimmy escreveu:eh duro admitir, mas somos tds filhos da midia... D&D se tornou o mais famoso em boa parte pelo marcketing, eh triste admitir isso...


Não entendo qual o problema nisso...

Eu acho idiota, alguns "seres superiores" menosprezarem tudo o que é popular. Nem tudo o que é popular é bom, mas nem tudo o que é popular também ruim.

E assim, seres como esses gostam de tudo aquilo que é "underground". Quanto mais desconhecido mais superior é. Isso acontece muito em meios "nerds".
Imagem
Avatar do usuário
Cebolituz
 
Mensagens: 4365
Registrado em: 25 Ago 2007, 12:45
Localização: Guarapuava - PR

Discussão - PQ D&D é o sistema mais famoso?

Mensagempor Lofwyr em 13 Set 2007, 14:25

Acho que o pessoal colocou bastante opiniões sensatas aqui. Talvez seja interessante, também, mensionar o fato de que o D&D é um dos sistemas mais "prontos" que você pode adquirir, e a quantidade de material extra é absurda, de forma que um mestre mais preguiçoso não precisa mexer uma palha no sistema para mestrar (nem escrever uma aventura sequer, desenvolver uma nova classe ou etc...) Ele possui muitas (com ênfase no muitas) opções prontas, reduzindo o trabalho de mestres e jogadores.

Peguem o Gurps por exemplo... tem muito material, muitas opções, mas inevitavelmente você tem de pegar aquelas peças de quebra-cabeça e desenvolver algo seu... não existem aventuras prontas o suficiente para alimentar sessões e mais sessões de jogo. O World of Darkness sofre do mesmo mal. Isto é ruim? Questão de ponto de vista.

Eu adoro aventuras prontas, principalmente quando elas afetam de alguma forma o "plot" do cenário. Adoro romances... curto a forma como eles dão vida à ambientação, geram background para a existência dos PJs, desenvolvem personagens e fatos. E fiquei impressionado com a quantidade de pessoas no fórum DumpShock do Shadowrun que preferem que o SR continue sem romances (dizem, geralmente, que os romances mexem demais no plot, os jogadores viram figurantes, e quase sempre a história no romance segue rumos diferentes do que o cenário segue em jogo), e também não gostam de muitas aventuras prontas (por motivos semelhantes).

Então é tudo uma visão de mercado e das pessoas que você quer atingir. Podemos resumir, então, que o D&D é o sistema mais vendido porque desde sua criação as empresas responsáveis por ele nada mais fizeram do que prestar atenção no feedback de seus jogadores e direcionaram seu desenvolvimento na direção em que atingiria o público mais mediano (mediano no sentido de "padrão", mais "comum", menos "radical"), que é o maior filão.
"Watch your back, shoot straight, conserve ammo
and never, ever, cut a deal with a dragon."
- Street Proverb
Imagem
Imagem
Mais userbars em: http://spellrpg.com.br/forum/viewtopic.php?f=26&t=411
Avatar do usuário
Lofwyr
 
Mensagens: 142
Registrado em: 27 Ago 2007, 20:58
Localização: Florianópolis, SC

Discussão - PQ D&D é o sistema mais famoso?

Mensagempor Jimmy em 13 Set 2007, 15:24

qnt a kestaum de adaptação/sistema, eu considero o D&D adaptaçaum pq o nome é D20 System ^^
si um eh sistema, o outro soh pode ser adaptação... mas eh apenas kestaum de ponto de vista

o meu comentario sobre a midia foi perto disso... na verdade eu to falando de sermos influenciados por ela e naum di axar q o melhor eh o mais escondido...

bem, eu particularmente naum gosto de aventuras prontas, nunca narrei uma, sempre crio as minhas, eh mais original, mas tb eh kestaum de gosto
de fato isso me atrai no GURPS, ter q criar alguma coisa pq num esta td mastigado...
eu tenhu a mania de criar coisas para rpg, seja uma raça, classe, uma adaptaçaum ou ate msm sistemas (jah criei uns 2 ou 3...) talvez isso explike minha preferencia
Jimmy
 
Mensagens: 24
Registrado em: 30 Ago 2007, 16:26

Próximo

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante