Motivos pelos quais você gosta de fantasia medieval

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Lorde da Dança em 14 Dez 2009, 18:11

Bem, andei relendo o tópico das coisas que irritam em um cenário de fantasia, e andei pensando sobre o assunto, chegando a conclusão de que existem poucas coisas boas em fantasia medieval que são irritantes, lembro de poucos livros de fantasia dos quais gostei, e tambem reconheci que todos os elementos bons de fantasia medieval dos quais lembrei podiam ser usados em outros gêneros.

Então, por que fantasia medieval é tão popular? por que centenas de cenários de RPG são de fantasia medieval, se tem tantas coisas neles que nos irritam? Será que gostamos de fantasia medieval apenas por estarmos acostumados?

Quais são os motivos que te fazem gostar de fantasia medieval (jogos e histórias do gênero, e não D&D em sí)? O que te faz ignorar as coisas que te irritam nela?

Tenho a sensação de que este tópico será esquecido logo.
Rule of threes -Taken five times
Argue and rumble - war for our minds
Fifteen factions - All in a row
Looking for meaning
or is it all show?
Lorde da Dança

Mensagempor oculto em 15 Dez 2009, 02:26

No meu caso, me tornei aficionado pela fantasia (gênero) quando vi pela primeira vez, em 1985 eu acho, o filme "A História Sem Fim" (eu recomendo mais o livro, mas foi o filme que me inspirou inicialmente). A partir daí eu passei a procurar outras obras do mesmo gênero, mas na época eu ainda não sabia que levava o nome de "fantasia" (eu tinha uns 6 pra 7 anos).
Eu acho a fantasia medieval popular porque a mitologia e as lendas em volta dela nos são inseridas desde cedo, por vários meios diferentes. Uma boa parte gosta e conhece o gênero, sendo estes os mais críticos. A maioria apenas gosta por gostar, possivelmente nem sabem que o gênero "fantasia" exista. Os que não gostam são uma mistura daqueles que optaram por não gostar mesmo, independente do motivo, e aqueles que nunca a conheceram, mas creio que sejam minoria.
Eu gosto especificamente deste tipo de fantasia por um único motivo, misturar magia e espada. Acho que nada me irrita na fantasia medieval, apenas que existam histórias que não me atrem. Por exemplo, meu irmão comprou toda a coleção do Ciclo da Herança lançados até agora (Eragon, Eldest, Brisingr, ???) e só consegui ler 3/4 do primeiro livro e larguei pra lá só pq achei uma história meio nas coxas, embora o cenário fosse interessante.
Por fim, a primeira edição de D&D foi meu primeiro contato com a fantasia medieval no RPG. Já joguei outros (principalmente GURPS Conan), mas acho que, neste caso, fiquei mesmo acostumado. Costumo defender o D&D por acreditar que ele sintetiza mais esse ambiente, mesmo que a mecânica "heróica" seja alvo de muitas críticas.
Imagem
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online

Twitter: @jca_godoy

Mensagempor Corvo da Tempestade em 15 Dez 2009, 13:40

Eu andei pensando...acho me atraio pela "fantasia" (não o antigo progama do SBT), pela magia (excesso ou não) e, especialmente, pelo maquineismo...
Sim pode parecer estranho, mas gosto de saber que estou do lado do "bem", coisa que não acontece em outros gêneros (exceto, talvez, supers)
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor Sr. Pichu em 15 Dez 2009, 19:34

capa e espada, magia
Cavaleiros reluzentes em suas alvas montarias
Dragões sendo resgatados de princesas
castelos voadores

é por isso que eu AMO Fantasia Medieval
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Batousa em 15 Dez 2009, 21:08

Eu gosto das aventuras

Andas centenas de km a pe
Enfrentar todos os tipos de monstros
salvar pessoas
Reins bonzinhos com reinos perfeitos
Cavaleiros e suas armaduras e espadas, capas com Brasões

isso é bem legal.
Imagem
Batousa

Mensagempor Luminus em 16 Dez 2009, 11:05

Em que outro tipo de ambientação eu poderia sair em aventuras, matar monstros, colher tesouros, ganhar fama e poder e não ter de me preocupar com imposto de renda, IPTU, direitos humanos, contas a pagar, internet, telefone celular, etc?

Em mundos de fantasia medieval, usualmente há carência de pessoas boas, e se você for essa pessoa, você não será punido por sê-lo, nem por fazer o que acredita ser o melhor. Eu queria que o nosso mundo fosse assim... ou não.

E.
Luminus

Mensagempor Makoto em 19 Dez 2009, 13:14

Acredito que a maioria joga por ser mais habitual mesmo, mas quem gosta, gosta por ser um cenário bastante rico, apesar da simplicidade, há diversas historias, ganchos, enredos, campanhas a serem exploradas, possibilidades de personagem e etc...
Quando me aventurei a criar um sistema e cenário futurístico, a primeira grande dificuldade que encontrei foi tentar oferecer tal leque de diversidades. É incrível como a presença de magia torna o cenário bem mais rico.

pS: (Eu sei, tem como substituir magia por tecnologia, mas não funcionaria no meu caso)
"A favor da flexibilização da sua moral"
Makoto

Mensagempor Lorde da Dança em 20 Dez 2009, 23:43

Obrigado pelo tempo gasto, acho que recuperei minha fé no gênero (e nas maquinas, renda-se á elas). Eis porque eu gosto de fantasia medieval.

-Espadas e coisas do tipo: em uma luta, o resultado é mais dependente dos lutadores do que dasarmas.
-Capas.
-magia, o melhor plebotiun que existe,
-Base mitológica que pode facilmente ser usada.
-O gênero é maleavel o bastante para incluir vários subgêneros. Muitos.
-Sou familiar com o gênero.
Rule of threes -Taken five times
Argue and rumble - war for our minds
Fifteen factions - All in a row
Looking for meaning
or is it all show?
Lorde da Dança

Mensagempor Lina em 27 Jan 2010, 09:02

Por todos os motivos citados aqui.
E é algo que marcou minha infância, nunca vou esquecer.
Everyone goes gay for Griffith.

Em breve você aqui: porraspell.tumblr.com
Lina

Voltar para Dicas & Ideias