Campanhas sem combates

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

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Campanhas sem combates

Mensagempor Captain Beefheart em 20 Set 2007, 14:34

Queria algumas idéias para uma campanha com poucos ou quase nenhum combate. Quais artifícios são válidos pra não deixar a mesa monótona? Enigmas, quebra-cabeças, conspirações... o que mais? A campanha se passaria no mundo contemporâneo, portanto contaria com armas de fogo, informática, etc.

Com os jogadores não há problema porque também não são grandes fãs de combate. A questão é o que fazer pra deixar o jogo envolvente. Podem contar suas experiências com este tipo de campanha, também.
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Mensagempor Corvo da Tempestade em 20 Set 2007, 15:14

Minha sugestão...uma campanha investigativa...imimigos tão poderoros que sería suicídio enfrentar-los sem um plano (leia-se investigar sobre suas fraquezas)

Em nossa campanha de Planescape, passamos umas duas sessões planejanto antes de combater um inimigo...
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Mensagempor bioplayer0 em 20 Set 2007, 20:49

Boa dica a do Corvo, tenho outra: suspense e NPCs que interajam bastante [e de forma convincente] com os jogadores.
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Mensagempor Captain Beefheart em 20 Set 2007, 21:53

Mas do ponto de vista do mestre: como construir um inimigo assim complexo? Eu teria que pensar em praticamente todas as atitudes que os jogadores tomariam para derrota-lo, o que não é tarefa fácil, ainda mais com a quantidade de recursos tecnológicos que o tipo de campanha oferece.
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Mensagempor Madrüga em 20 Set 2007, 21:54

Focar-se na interpretação pode gerar um efeito interessante: passa-se muito tempo sem que realmente aconteça nada, mas com bastante interação e mistérios.

Enigmas também ajudam bastante nesse tipo de crônica, ainda mais se for de investigação, por exemplo, e os PCs estiverem atrás de um assassino em série que tem um padrão bizarro, e precisem vasculhar livros e a internet atrás das referências. Construir uma aventura desse tipo pode ser bastante gratificante para o mestre e bastante instrutiva para jogadores.
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Mensagempor Corvo da Tempestade em 21 Set 2007, 09:31

Captain Beefheart escreveu:Mas do ponto de vista do mestre: como construir um inimigo assim complexo?


complexo...bem faça-o bem mais forte que a soma dos PC's ou faça um inimigo fraco mas que não possa enfrentado por combate, por que se morrer a vida dos PC's seria bem pior (vide J.J. jamesom - inimigo do homem-aranha) ...
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Mensagempor Anonimous000 em 21 Set 2007, 11:12

Só o fato do cenário se passar no mundo moderno já contribui para evitar combates. Afinal, se os PCs não forem agentes da lei ou militares, eles certamente não podem matar impunemente, o que significa pensar duas vezes antes de puxar um gatilho.

Basta lembrar eles que, a menos que eles consigam o crime perfeito, não sairam impunes de um assassinato, e que se levar em conta as armas comumente disponíveis (que são aparatos domésticos e dependendo do local arams de fogo) um combate vai terminar ou com alguém morto, ou sériamente desfigurado, mas vivo e que certamente vai querer vê-los punidos.

Assassinatos tem penas mais graves de modo geral, mas deiar a vítima viva facilita muito a condenação por tentativa de assassinato.

Mas onde eu quero chegar é aqui: Se começar uma briga pode resultar em problemas desproporcionais ao que a causou, como os PCs podem fazer para lidar com pessoas contrárias a eles?

Se eles precisam obter algo de alguém, digamos, alguma informação, eles não podem simplesmente espancar o pobre infeliz até ele falar (quer dizer, podem, mas é uma péssima idéia).

Isso obriga eles a procurarem alternativas. Suborno? Tentar conseguir algo para chantagear o indivíduo?

Quando se fala em um cenário moderno uma série de soluções comummente usadas pelos jogadores em cenários medievais se tornam simplesmente inviáveis, ou pelo menos a pior opção disponível.
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Mensagempor Aluriel de Laurants em 21 Set 2007, 23:13

Só o fato do cenário se passar no mundo moderno já contribui para evitar combates. Afinal, se os PCs não forem agentes da lei ou militares, eles certamente não podem matar impunemente, o que significa pensar duas vezes antes de puxar um gatilho.


Inclua também, imunidade diplomática..

Sobre uma campanha sem combates, tente um conflito diplomático, ou quem sabe um grande roubo, talvez um golpe, ou então só deixe eles se darem bem num homicio se fizerem algo digno de um "Crime de Mestre" (o filme mesmo).
SPOILER: EXIBIR
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As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
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Mensagempor Vincer em 11 Out 2007, 02:40

Não tem muito o que ser dito, o pessoal falou o que é básico num jogo do gênero: suspense, intrigas, interação, etc, etc. Nada do que eu falar nesse quesito vai ajudar, a não ser que o pedido seja mais específico.

Quanto a inimigos poderosos e jogadores incapazes de enfrentá-los diretamente: não se preocupe. Junte a dica do Anonimous000 (é impressão minha ou neste fórum tem 4channers?) de crime, afinal é um jogo contemporâneo, com algumas simples house-rules... por exemplo, tiros à queima roupa matarem. Isso faz um jogador pensar mil vezes antes de invadir um lugar na cara grande com o risco de em instantes estar cercado, e portanto, morto certamente.
Os adversários só precisam ser fortes, não invencíveis ou quase. Se um jogador conseguir matar um deles, mesmo um importante, não esquente. Interprete de acordo, matar alguém gera reação do estado, como o Anonimous falou...
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Mensagempor AKImeru em 13 Out 2007, 02:00

Queria algumas idéias para uma campanha com poucos ou quase nenhum combate. Quais artifícios são válidos pra não deixar a mesa monótona? Enigmas, quebra-cabeças, conspirações... o que mais? A campanha se passaria no mundo contemporâneo, portanto contaria com armas de fogo, informática, etc.


Duas palavras: Mini jogos.

Sempre funcionam. Até mesmo em uma campanha de combate.
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Mensagempor Lumine Miyavi em 13 Out 2007, 11:47

Idéias? Façam situações em que os combates sejam inúteis, e apenas o poder da dança resolva os problemas!

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Mensagempor banned_guardian em 13 Out 2007, 12:35

Lumine: você me assusta. Muito Muito Muito Muito Muito MESMO.
***
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Mensagempor Lumine Miyavi em 13 Out 2007, 12:37

Vai lá, é essa a intenção. ;)
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Mensagempor AKImeru em 13 Out 2007, 13:41

OHMEUDEUSOHMEUDEUSOHMEUDEUS
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Mensagempor _Virtual_Adept_ em 13 Out 2007, 15:10

Involuntariamente eu sempre evito combates. Não é tão difícil quanto parece. De fato, para mim é bastante difícil acrescentar combates nas minhas aventuras. Quando consegui narrar uma aventura para o Aluriel, o grupo não pegou em nenhuma arma, nem socou ninguém, mas a aventura rolou muito bem.
Faça os jogadores conversarem com as pessoas, passe missões em que eles não precisem combater (como capturar informações do rival do líder através de espionagem, por exemplo). Caso o combata pareça inevitável, convença os jogadores a fugir (colocando inimigos demais e armados demais, por exemplo).
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
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