Dúvida de iniciante sobre sistemas

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Runas em 20 Dez 2009, 00:35

Olá. pessoal!

Antes de postar minha dúvida, eu procurei por todo lado aqui no fórum algo relacionado e nada encontrei. Caso eu tenha usado o espaço errado, me desculpem, sim?

Sou iniciante no RPG e gostaria de saber se há um "sistema geral" (posso chamar assim?), pois pelo o que li até agora, os sistemas são diferentes em "n" quisitos... Mas mesmo assim gostaria de saber se há uma base geral...

Isso porque vou começar a jogar Tormenta (^.^), mas não sei se o grupo vai vingar, então fico meio insegura em comprar o livro do jogador, mas ao mesmo tempo, sinto muita falta de ter livro pra começar a entender melhor. Ler na internet não é a mesma coisa que se ter o livro, que pode ser carregado pra baixo e pra cima.

Valeu!!! //(^_^)\\
Runas

Mensagempor Nibelung em 20 Dez 2009, 01:41

Fazendo uma comparação rápida e tosca, RPG é como falar "esporte". Você tem várias modalidades/sistemas, e cada um serve pra uma coisa em específico. Existe uma base geral, que na verdade é apenas o conceito da coisa em si (um jogo que mistura regras e interpretação), mas não dá pra jogar vampiro: a máscara só tendo lido os livros de D&D.

No caso de Tormenta, o ideal é jogar com o livro do jogador de D&D versão 3.5, ou o 3D&T, que são os sistemas suportados pela editora do cenário. Mas pessoalmente, eu recomendaria a compra da 4ª edição, por ser uma edição mais recente, e estar tendo um suporte contínuo da Devir pelos próximos anos.

No mais, bem vindo/a à Spell. Não vá embora se alguém for um pouco mais grosso. O fórum aqui não tem meias palavras, e a gente não tem costume de pedir desculpas por antecedência pro caso de alguém entender mal. :bwaha:
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Sr. Pichu em 20 Dez 2009, 06:10

hum... sistema "geral" em qual sentido?

o único "geralzão" seria o GURPS
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Luminus em 20 Dez 2009, 07:34

Runas,

(você é daqui de Beozonte, né?)

Sistemas de RPG há muitos, como disse o Nibelung aí acima. Mas a melhor maneira de se aprender a jogar, a melhor maneira de se dar os primeiros passos, é com um grupo de jogo, e não lendo o livro. Claro, há as vantagens em se comprar o livro e se começar a ler, mas em geral aprende-se mais com o grupo... espere passar o final de ano, jogue umas seis ou sete sessões e, se aquele jogo te agradar, então compre o livro. Até porque, perto do Carnaval, ele deve estar com um preço menor que em cima do Natal :b

Agora, já te digo, as pessoas desse fórum não curtem Tormenta. Assim sendo, não leve as alfinetadas para o lado pessoal (por mais pessoais que elas sejam). É só birra. No caso, o sistema mais amado aqui... é o Team Fortress 2 (que na verdade é um jogo de computador, e não um RPG). Sobre sistemas de RPG, o fórum é dividido em 2 partes: "D&D" e "Outros Sistemas". Acho que se percebe claramente quem é o favorito, ou ao menos o mais discutido, né?

No mais, bom te ver por aqui. Vivemos um momento de surgimento de novos usuários no fórum da Spell, então não se acanhe, você não é a única novata. Pode perguntar o que quiser, pelo fórum, ou por mensagem privada.

Inté,

E.
Luminus

Mensagempor Youkai X em 20 Dez 2009, 12:19

Mas Luminus, também tem D&D Online e as Máfias (que também não são RPGs, mas sào os favoritos da Spell) :bwaha:
Youkai X

Mensagempor Lector em 20 Dez 2009, 12:47

como já foi dito, não existe sistema "geral" de RPG, mas como você pretende j0ogar Tormenta at6é certo ponto o Dungeons & Dragons cumpre esse papel, pois além de Tormenta existem vários cenários disponíveis para ele. a 4ª edição de D&D e recomendada pelos motivos citados acima, mas pode sercomplidao para jogar Tormenta, sendo necessárias algumas adaptações. outro fator negativo é o preço
caso você procure um sistema para algo além da Fantasia (vagamente) medieval uma opção seria o jogo Mutantes & Malfeitores, que apesar de ser voltado para super-heróis, pode ser jogado com outros gêneros
Lector

Mensagempor Runas em 20 Dez 2009, 13:02

Agradeço à atenção de todos!!! O que vcs disseram já ajudou bastante!!!

Luminus escreveu:Runas,

(você é daqui de Beozonte, né?)

Sistemas de RPG há muitos, como disse o Nibelung aí acima. Mas a melhor maneira de se aprender a jogar, a melhor maneira de se dar os primeiros passos, é com um grupo de jogo, e não lendo o livro. Claro, há as vantagens em se comprar o livro e se começar a ler, mas em geral aprende-se mais com o grupo... espere passar o final de ano, jogue umas seis ou sete sessões e, se aquele jogo te agradar, então compre o livro. Até porque, perto do Carnaval, ele deve estar com um preço menor que em cima do Natal :b

Agora, já te digo, as pessoas desse fórum não curtem Tormenta. Assim sendo, não leve as alfinetadas para o lado pessoal (por mais pessoais que elas sejam). É só birra. No caso, o sistema mais amado aqui... é o Team Fortress 2 (que na verdade é um jogo de computador, e não um RPG). Sobre sistemas de RPG, o fórum é dividido em 2 partes: "D&D" e "Outros Sistemas". Acho que se percebe claramente quem é o favorito, ou ao menos o mais discutido, né?

No mais, bom te ver por aqui. Vivemos um momento de surgimento de novos usuários no fórum da Spell, então não se acanhe, você não é a única novata. Pode perguntar o que quiser, pelo fórum, ou por mensagem privada.

Inté,

E.

Sim, sou dessa Belo Horizonte que tá com um céu maravilhoso, depois da chuva torrencial de ontem!!! :dança:

Quanto à falta de educação de pessoas só porque alguém possa gostar de um sistema diferente, o que podemos fazer... só lamentar por elas serem assim... Se o fórum fosse exclusivo sobre apenas um sistema, até que daria pra entender certos "estresses"... mas como não é o caso, problema deles e não meu!!! hehehehe Vou tirar todas as minhas dúvidas aqui, sim! Se elas não gostarem que nem respondam, ora bolas... :dança:

Luminus: vc é joia!!! Obrigada pela resposta e pela boa receptividade!!!
Tinha que ser de BH, né??? Terra de gente boa!!! :victory:

Inté!!! :)
Runas

Mensagempor Luminus em 20 Dez 2009, 19:34

Runas,

Por nada. Além de mim, há outras pessoas de BH (ou das redondezas), e por vezes nós realizamos um encontro da Spell Minas. Aí vem gente até de Caratinga! Fique atenta, porque logo logo eles aparecerão.

Nos vemos quando o DIA D RPG sair aqui em BH...

E.
Luminus

Mensagempor Skar em 20 Dez 2009, 19:44

A pra lembrar se for jogar tormenta tenta achar os livros antigos, q tinham muita explicação e eram mais baratos e não viam dividos. Pq no final houveram mudanças mas q vc pode achar fácil no site da jambo ou nas revistas Dragão fica mais barato tbm :b

E uma opnião completamente NEUTRA jogue D&D :wub:
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor Runas em 20 Dez 2009, 20:20

Luminus escreveu:Runas,

Por nada. Além de mim, há outras pessoas de BH (ou das redondezas), e por vezes nós realizamos um encontro da Spell Minas. Aí vem gente até de Caratinga! Fique atenta, porque logo logo eles aparecerão.

Nos vemos quando o DIA D RPG sair aqui em BH...

E.

Simmmmmmmmmmmmm!!! Dia D!!! Tomara que o pessoal encontre logo o lugar pro dia D, porq tá difícil a coisa, viu!!! Ô dificuldade!!! :shock:
Runas

Mensagempor Runas em 20 Dez 2009, 20:22

Skar escreveu:A pra lembrar se for jogar tormenta tenta achar os livros antigos, q tinham muita explicação e eram mais baratos e não viam dividos. Pq no final houveram mudanças mas q vc pode achar fácil no site da jambo ou nas revistas Dragão fica mais barato tbm :b

E uma opnião completamente NEUTRA jogue D&D :wub:

Livros antigos, é? Gostei da dica!!!

E quanto à sua neutra opinião, eu quero muito jogar D&D sim!!!! Assim que eu conseguir encontrar um grupo com certeza!!!!

Abraços!!! ^_^
Runas

Voltar para Dicas & Ideias