Dúvida de iniciante sobre sistemas

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Runas em 20 Dez 2009, 00:35

Olá. pessoal!

Antes de postar minha dúvida, eu procurei por todo lado aqui no fórum algo relacionado e nada encontrei. Caso eu tenha usado o espaço errado, me desculpem, sim?

Sou iniciante no RPG e gostaria de saber se há um "sistema geral" (posso chamar assim?), pois pelo o que li até agora, os sistemas são diferentes em "n" quisitos... Mas mesmo assim gostaria de saber se há uma base geral...

Isso porque vou começar a jogar Tormenta (^.^), mas não sei se o grupo vai vingar, então fico meio insegura em comprar o livro do jogador, mas ao mesmo tempo, sinto muita falta de ter livro pra começar a entender melhor. Ler na internet não é a mesma coisa que se ter o livro, que pode ser carregado pra baixo e pra cima.

Valeu!!! //(^_^)\\
Runas

Mensagempor Nibelung em 20 Dez 2009, 01:41

Fazendo uma comparação rápida e tosca, RPG é como falar "esporte". Você tem várias modalidades/sistemas, e cada um serve pra uma coisa em específico. Existe uma base geral, que na verdade é apenas o conceito da coisa em si (um jogo que mistura regras e interpretação), mas não dá pra jogar vampiro: a máscara só tendo lido os livros de D&D.

No caso de Tormenta, o ideal é jogar com o livro do jogador de D&D versão 3.5, ou o 3D&T, que são os sistemas suportados pela editora do cenário. Mas pessoalmente, eu recomendaria a compra da 4ª edição, por ser uma edição mais recente, e estar tendo um suporte contínuo da Devir pelos próximos anos.