Diários da RPGCon 2010

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Diários da RPGCon 2010

Mensagempor Dragão de Bronze em 12 Jul 2010, 22:34

No Picasa dele, você quer dizer.

Bom, assim baixo todas elas de uma vez.

Editado: As fotos de 652 a 686 se repetem logo depois.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell


"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Avatar do usuário
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell
 
Mensagens: 3071
Registrado em: 19 Ago 2007, 20:15
Twitter: danielmpaula

Diários da RPGCon 2010

Mensagempor Ken-Ohki em 13 Jul 2010, 08:14

Sim. Quem fez o upload das fotos foi o Lumine. Ele tinha começado a fazer o upload pela interface web, que deixava só de 5 em 5, até que ele soube do programa do picasa que faz upload automático. Daí acabou que as fotos que ele tinha upado antes se repetiram. Vou apagar elas.
"First came the smiles, after the lies. At last, the shootout."
Roland Deschain, The Dark Tower

Curupaco.
Avatar do usuário
Ken-Ohki
Webmaster
 
Mensagens: 1125
Registrado em: 16 Mai 2008, 22:37
Localização: Salvador, Ba
Twitter: @joaoprp

Diários da RPGCon 2010

Mensagempor Lumine Miyavi em 13 Jul 2010, 08:37

Mas faz com carinho. :hmmm:
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Diários da RPGCon 2010

Mensagempor Douglas3 em 13 Jul 2010, 10:21

Olá Spellianos,

Adorei a presença de vocês. Em mais de um momento eu vi os transeuntes se desviando da Muralha SpellRPG que fechava as passagens labirínticas da RPGCON.

Quero agradecer a todos que compareceram e pedir que apontem os maiores e menores erros para que a gente possa melhorar em 2011.

Um obrigado especial ao Rodrigo AleffCapt pela tranquilidade, ao Nibelung pela paciência e boa vontade em resolver a pendência que tínhamos com ele, à garota que estava tirando fotos (posso usar algumas para ilustrar a cobertura oficial?), à cara de nojo do Madrüga, ao DdB e Tetris por voltarem a um evento depois de tanto tempo, e para quem filmou Macho-Man no Karaokê. Aquilo ficou demais.

Obrigado ao Guca0 por receber o café que eu estava devendo pro Argh Supremo. Eu tinha deixado uma garrafa na recepção para entregar para ele, mas não deu certo.

Se possível, queria um pequeno relato das atividades da Spell na sala das associações (já vi a parte da Gincana, que foi ótima).

Se tiverem perguntas, críticas, sugestões e correções para o evento, estou acompanhando esse tópico.

Valeu, Spell.

D3
Avatar do usuário
Douglas3
 
Mensagens: 75
Registrado em: 17 Mai 2008, 03:38

Diários da RPGCon 2010

Mensagempor arghsupremo em 13 Jul 2010, 10:23

Ei, o café era meu, não do Guca.

Mas eu deixo assim pelo bom humor XD
Imagem
Avatar do usuário
arghsupremo
 
Mensagens: 3125
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:43
Twitter: @arghsupremo

Diários da RPGCon 2010

Mensagempor joao-aragorn em 13 Jul 2010, 10:38

D3 , eu fui o que te falou que bancou a "placa de indicação" no emtrô. Da próxima vez, escreva no site, apra o povo desorientado " saia pelo lado direito do metrô e siga reto até (inserir indicação)
O que eu vi de gente que foi pro aldo errado e voltou 10 minutos depois rpa corrigir o rumo foi tragicômico.
Ademais, bom evento, apesar de menso styands de empresas que no ano apssado e, se puder sugerir,ano que vem, que tal mais de um"caixa" pra vender tickets pra comida?
Avatar do usuário
joao-aragorn
 
Mensagens: 466
Registrado em: 28 Ago 2007, 11:03
Localização: São Paulo

Diários da RPGCon 2010

Mensagempor Myako Lumine em 13 Jul 2010, 11:18

Douglas3 escreveu:à garota que estava tirando fotos (posso usar algumas para ilustrar a cobertura oficial?)


Quantas quiser/precisar. Sinta-se à vontade.
"Estou nessa joça há nove anos e por mais que eu xingue, reclame, despreze, sempre volto. Porque no final das contas, não importe por onde você rode nesse mundo internético, não encontrará local mais engraçado, insano, plural e possível de ter debates de qualidade com pessoas ridiculamente diferentes."
- Sampaio

Avatar do usuário
Myako Lumine
 
Mensagens: 668
Registrado em: 24 Dez 2007, 14:59
Localização: Cabo Frio - RJ
Twitter: @myako

Diários da RPGCon 2010

Mensagempor Dragão de Bronze em 13 Jul 2010, 15:11

joao-aragorn escreveu:D3 , eu fui o que te falou que bancou a "placa de indicação" no emtrô. Da próxima vez, escreva no site, apra o povo desorientado " saia pelo lado direito do metrô e siga reto até (inserir indicação)


Fica a sugestão pro d3: colocar uma imagenzinha do Google Maps. É tranquilo de fazer.

joao-aragorn escreveu:se puder sugerir,ano que vem, que tal mais de um"caixa" pra vender tickets pra comida?


Então, tinha um do lado do hot-dog e um na parte medieval. Quando eu vi o da parte medieval lotado, fui pro outro e tava vazio XD
O povo pareceu não perceber isso.

Douglas3 escreveu:Se possível, queria um pequeno relato das atividades da Spell na sala das associações (já vi a parte da Gincana, que foi ótima).


Olha, fora a gincana, eu vi algumas pessoas perguntando se nós éramos a SpellBrasil do rpg.com.br.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell


"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Avatar do usuário
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell
 
Mensagens: 3071
Registrado em: 19 Ago 2007, 20:15
Twitter: danielmpaula

Diários da RPGCon 2010

Mensagempor Allefcapt em 14 Jul 2010, 17:40

Olá a todos,

Com certo atraso, devido mais a minha tentativa de curtir ao máximo minhas férias, seguem minhas impressões sobre o esperado evento.

RPGCON - A SAGA SPELLIANA

A minha RPGCON começou na tarde de sexta feira na corrida frenética para pegar as camisas da SPELL na Dimona no centro do Rio.

A Copa do Mundo prejudicou a muita gente e comigo não foi diferente (Eu e D3 fizemos alguns rituais choramingosos na RPGCON.
Sofremos problemas similares). A entrega de cerca de 40 camisetas para serem levadas a minha tribo Spelliana foram prometidas para quinta à noite e no Maximo sexta de manhã. Após o desastroso jogo do Brasil nada havia sido feito. E o pior. A derrota levara aos rapazes que trabalhavam na estamparia a depressão e os caras não haviam voltado para o trabalho.

Após uma negociação digna de Don Corleone, metade das camisas foram prometidas para as 17:00hs.

Nestas horas só mesmo um super-herói para me ajudar. E aí entrou em cena Thiago “Omiaranho” que saiu de casa correndo rumo as camisas a fim de pega-las. Este seu esforço lhe custou ver a emocionante e histórica disputa de penaltis entre Uruguaios e Ganenses em um boteco no meio da rua. Segurando o saco de camisas com afinco.

Resolvido isto, ao final da noite me encaminhei junto ao Omiaranho a rodoviária.

Lá me juntei na praça de alimentação ao pequeno Sprexxpedro, o mascote da SPELL neste evento com seus 15 anos de idade.

Por volta das 23:40hs no unimos a Caravana Surreal, grupo de guerreiros e nômades RPGisticos que acompanho a mais de uma década. E após me acomodar nas profundezas aguardei ao mamute sair. O Elder Wykthor também se fazia presente.

E aí o primeiro encontro místico. Após aproximadamente uma meia hora de viagem uma figura se aproxima galgando espaço dentro do ônibus rumo à geladeira repleta de água e Guaravita (quente). E ali, segurando um chá em uma mão e água na outra surge LUMINE, O MYAKO. E o cara se apresenta uma criatura inteligente, sarcástica, bem humorada e engraçada. Excelente. Ruiu um mito.

Ele me informa que logo ali na frente além dele havia mais dois ilustres SPELLIANOS: Myako e Skar. A Caravana contava portanto com sete samurais SPELLIANOS. Ninguém ousaria nos enfrentar.

Brumas.

Por volta das 02:20hs da manha fizemos a histórica parada para esticar as canelas e rebolar o queixo. Os mais fracos não conseguiram sequer sair do ônibus.

E no frio de Resende fizemos o primeiro concilio SPELL entre goladas de café com leite e mordidas em Pães de queijo.

LUMINE MYAKO se mostrou um cara daqueles que queremos por perto, MYAKO LUMINE soltou seu sorriso cativante emoldurado por bochechas rosas envergonhadas e SKAR abriu seu sorriso do gato de Alice. Ali se fez a luz. Ao menos para mim.

SABADO

Quando todos estavam prontos para dormir de alguma forma, chegamos. É assim sempre. Um banho revigorante e um farto café da manha nos acordou um pouco e assim tomamos o rumo do Notre Dame.

Ahhh, o evento.

Após uma negociação barda que permitiu que todos pagassem meia, entramos na MECA dos dados.

Eu me dirigi quase que por instinto ao local que anseio por um ano explorar: A Feira de Usados (aqui cabe uma musica explosiva tipo “THE BATTLE” de CONAN).

Fiquei duas horas imerso em meus fones de ouvido tentando integrar a velocidade dos dedos com os olhos. Vez ou outra um dedo me cutucava o ombro afim de cumprimentar, perguntar, questionar ou simplesmente se apresentar.

O “ Allefcapt” sugerido implantado as costas na camisa deu certo. Pessoas passaram a acreditar que eu existo. Ou ao menos tenho um representante de carne e osso. Ali em meio aos empoeirados livros do Jaime (entre os gritos de comemoração dos gols alemães) conheci pessoalmente nicks históricos e lendários de grandes amigos virtuais.

E após alguns tesouros serem capturados, fui à luz. Saindo da tumba deixei o saco de espólios no guarda-volumes e “entrei” no evento finalmente.
E logo de cara encontrei o guerreiro negro Ka-Bral com suas tatuagens. Um dos braços repletos de máscaras africanas que sorriem ou rosnam de acordo com seus interlocutores.

O outro traz as marcas de Mago A Ascensão e D&D. Temos que respeitar. Sua familiaridade com diversos fóruns e listas lhe garantem diplomacia alem da conta o que não o permitiu utilizar durante o evento a camisa da SPELL.

A criatura certamente utilizou a magia de seus rostos africanos para me fazer entregar uma das camisetas e não usar. Está na minha lista.

E ali bem em frente ao STAND da Jambô outros SPELLIANOS foram chegando. Uniformizei a outra musa DarkLady e o Ken, e logo Myako com sua máquina no pescoço me avisou que os SPELLIANOS já haviam fincado sua bandeira na sala destinada ao grupo a qual tinhamos que dividir com os comportados amigos da FALE RPG, os habitantes da Taulukko e RPG Planet e os Tecnocratas da BOM E JOGAR RPG que faziam uma cobertura em tempo real com direito a câmeras evento adentro e um mini estúdio de gravação para entrevistas. E me guiou ate lá. Ganhei um beijo duplo das musas da SPELL, o que foi devidamente registrado.

Percebi que a SPELL não nasceu para se manter em currais. Simplesmente não é de sua natureza. Ali reunidos em volta da Távola Quadrada logo estavam figuras lendárias como BlackBird, a bela DarkLady, Dragao de Bronze, Dinobot, Ken-onki, Guga0, Léd, Lumine, a musa Myako, Nibe, Omiaranho, Pichu, Skar e Spark.

Batemos a primeira das fotos SPELLIANAS TRIBAL.

Com o avançar das horas foram se unindo outros do grupo como o Madruga (Enlouquecido com os jogos da Copa), Balth, Emil e Bahamute.

A Belíssima e onipresente faixa da SPELLRPG foi estendida e logo membros e convidados a assinaram (Eu logo o fiz para comprovar minha existência). Ao redor de nossa mesinha de botequim as primeiras confraternizações foram surgindo e os uniformes distribuídos, tudo sob os olhos atentos dos outros que se impressionaram com a coletividade dos SPELLIANOS. (Fato aliás muito elogiado)

Com exceção do novato Sprexxpedro que se juntou a uma mesa de jogo logo cedo, Ka-Bral que confraternizava com tudo e do Omiaranho que desgarrado tentava absorver os dons artísticos do evento, a maioria dos SPELLIANOS se manteve unida. Firme e forte.

As camisetas e os movimentos baseados na manobras dos exércitos romanos deram uma cena plástica a SPELL impossível de se ignorar. Estávamos literalmente em todos os lugares. E isto evidentemente deixou alguns com ciúmes, inveja e cobiça... mas a gente sobrevive.

E aí em meio ao sábado de alegria e novidades deu-se a Gincana da Tríade. O prêmio era digno dos guerreiros: Uma espada templária! A SPELL se organizou com a velocidade de um bando de guepardos e com a organização de Gnus em fuga. O que evidentemente fez-se notar evento adentro.

Os “loucos” Spellianos correram escadas e corredores em busca de respostas e pistas. Talvez tenhamos atropelados alguns, mas ninguém sofreu danos graves.

Os esforços da trupe Spelliana mereciam mais que o lugar alcançado. Mas a diversão foi de primeira.

Passei nas salas para dar um olá a galera que se dedica a dar cores ao evento. Vi velhos conhecidos, abracei amigos e conheci gente nova. Fui comer na já tradicional barraca da Taverna de Odin para comer o inenarrável Sanduíche de Javali, mas cometi o pecado de chegar após as 14:00hs e me restou um salgadinho medieval delicioso, o Erbes Pandemeyne (Pão de alho, cebola e salsa).

Neste espaço valeram as aulas sobre as armas medievais que ganhei do Clã Hednir (onde encomendei peças do CONAN) e a olhada nas artes e peças temáticas. Um dos espaços mais divertidos do evento.

Faltou coragem para entrar na arena de lutas de espadas, mas minha observação atenta me ensinou truques e táticas para o ano que vem quando enfrentarei o pequeno padwan Sprexxpedro. Promessa feita.

Vez ou outra passei no mercado árabe das miniaturas onde fiz grandes negócios e voltei ainda umas duas vezes ao mercadinho de usados. O segredo, como a experiência me ensinou, é repetir e torcer para estar no lugar certo no momento exato. Assim surgem incríveis tesouros. Comigo deu certo. É o poder da mente.

No final da tarde após a “foto das 16:00hs” na sala do grupo (com direito a enquadrada no D3) a SPELL se dirigiu em peso para o auditório para o embate com o Trio Tormenta.

Claro que esta parte da programação merece destaque e atenção uma vez que o assunto é um de nossos recordistas de participação no fórum. Polêmicas questões e respostas depois, o Trio gentilmente bateu fotos com os SPELLIANOS chegando até a assinar a nossa faixa sagrada. Ano que vem a questão promete mais cuidado e destaque.

Depois do auditório, nossa confraternização Spelliana acalorada fez com que eu, Omiaranho e o novato Sprex perdêssemos a saída da Caravana rumo ao hotel. Acabamos pegando um taxi paulista.

A idéia era se recompor, largar os equipamentos e partir rumo ao Karaoke SPELL liderado pelo cantante Madruga. Não deu. Os registros me provaram que perdi uma noite histórica.

DOMINGO

Estávamos bem cedo novamente na RPGCON.

Novamente fui para a feirinha das maravilhas onde pude desta vez, olhar com mais calma o que havia por ali. O segredo é procurar com paciência entre os grandes livros. É possível achar maravilhas como a revista Knights of the Dinner Table número 2 da editora Kenzer and Company (Abril de 2002) a dois reais! Valeu a busca.

Novamente pude conhecer amigos virtuais de muitos anos. Destaque para Renato Retz.

Ao sair do labirinto resolvi dar uma olhada nas salas onde visitei um pouco de cada grupo, associação e equipe. Vi muita coisa boa sendo realizada. De iniciativas independentes heróicas a campeonatos dignos de Copa do Mundo. (O pau quebrava nas mesas de miniaturas. Grandes batalhas)
Ao me dirigir ao Bazar Medieval em busca do sanduba de javali, encontrei o velho amigo Miralatos e sua dama Nathalia e logo soube que o Madruga deveria estar capotado e não apareceria.

Também cruzei com outros SPELLIANOS e me dirigi junto ao OMIARANHO para a área de alimentação no pátio. Encontramos o Sprexpedro se lambuzando com um Erbes Pandemeyne já que o mestre de sua mesa de jogo (A continuação da campanha do dia anterior) havia dado a todos os jogadores somente 15 minutos para o lanche.

Comi meu sanduba de javali o qual apresentei e viciei o OMIARANHO e fiz algumas comprinhas. Meus anos de AL-QADIM me ensinaram a barganhar e fiz bons negócios. Me arrependo de não ter levado uma réplica de machado digno do CONAN. Namorei novamente os elmos, escudos e cotas de malha apresentadas e parti para dar uma olhada na saleta SPELL.

Encontrei os amigos da FALERPG, comprei dois saquinhos para dados com os belos trabalhos da GRACI (Em crochê) e da SERENITY, fugi da câmera da BEJRPG e voltei para o pátio.

Fiquei um tempo ali pelos STANDS da JAMBÔ, MOONSHADOWS, etc... cutuquei tudo e acabei levando dados (Um clássico dos eventos) e uma camiseta bem legal. Encontrei e conheci antigos usuários da SPELL que após de apresentarem, prometeram retornar ao cotidiano SPELL. Lembrei então de que eu queria contabilizar e caracterizar as mesas de jogo no ginásio e lá fui eu.

Ao passar pelo corredor de acesso ao ginásio, onde eu iria dar uma olhada nas mesas de jogo, a MYAKO surgiu liderando a Horda Spelliana e me obrigou a recitar uma das palavras oriundas do Terras Sagradas, nosso cenário promissor. Boas risadas. E a expectativa de todos para que o Madruga aparecesse e tentasse corrigir a pronúncia ou grafia de algumas das palavras. Ficamos na torcida. Uma pena. Até o Trio Tormenta tentou, valeu o desafio.

Ali encontrei a lendária amiga LOLA e sua cobra mística. Outra ilustre presença de domingo.

Após uma boa olhadela nas mesas onde vi um pouco de tudo, CoC (O Torneio Tentacular), Exalted, Lobisomem (Tradicional e Velho Oeste), Gurps, (Tradicional e Lite), Ação, Vampiro, Tormenta, Legends Of The 5 Rings, Anjos & Demônios, Ópera, Tagmar II, Mutants & M, Changelling e muito D&D. (Uma mesa de 3.5). Decidi que ano que vem vou mestrar uma aventura de AD&D em AL-QADIM. Uma boa dose de saudosismo.

Passei na LUDERIA onde conversei com alguns amigos que jogavam e conheci novos títulos. O mestre dos tabuleiros Wykhtor estava por ali ensinando como sempre.

Percebi que muitos SPELLIANOS se juntaram em um dos cantos do pátio das miniaturas ocupando duas mesas. Logo o já tradicional Ordem do Graveto do NIB foi montado e um jogo começara.

Raptei a máquina da Myako e fui bater umas fotos. O tempo passava incrivelmente rápido e quando percebi já eram quase cinco horas.

Após me reencontrar com a tribo SPELLIANA novamente fui procurar alguns amigos e dar uma avaliada no evento. Passei novamente em alguns STANDS na feirinha e logo encontrei os SPELLIANOS retornando em sólida matilha para o pátio. Conseguimos bater a ultima foto tribal (com direito a rapto do D3).

Fizemos promessas de amor eterno, retorno no ano que vem, lamentamos ausências e nos despedimos já loucos para nos reunir novamente em 2011.
E na volta para o Rio, dentro da Caravana Surreal ainda ganhei no sorteio o TORMENTA.

Dias de glória. Que venha a RPGCON 2011.

Abraços,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Avatar do usuário
Allefcapt
 
Mensagens: 2629
Registrado em: 20 Ago 2007, 15:59
Localização: Porto de origem: RJ

Diários da RPGCon 2010

Mensagempor oculto em 14 Jul 2010, 17:54

Ano que vem eu vou, nem que tenha que me divorciar pra isso! :mrgreen:
Imagem
Avatar do usuário
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online
 
Mensagens: 1521
Registrado em: 26 Ago 2007, 06:59
Localização: Campos / RJ
Twitter: @jca_godoy

Diários da RPGCon 2010

Mensagempor Anubis Montagner em 15 Jul 2010, 07:33

Pois é, esse ano não rolou de ir, mas... ano que vem estarei lá, e de Branca de Neve de novo.

HAHAHAHAHAHAHA!
Maldição - A Saga do Pistoleiro e sua Morte
http://maldicaowebbook.wordpress.com/
Avatar do usuário
Anubis Montagner
 
Mensagens: 8
Registrado em: 19 Out 2007, 00:21

Diários da RPGCon 2010

Mensagempor Sr. Pichu em 20 Jul 2010, 22:27

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

tinha esquecido das minhas fotos do RPGCON, aki, só o Dinobot pegando os autógrafos do pessoal do Trio + Caldela
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Avatar do usuário
Sr. Pichu
 
Mensagens: 5380
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:36
Localização: Sampa/Bauru

Diários da RPGCon 2010

Mensagempor Fada Suicida em 16 Ago 2010, 00:15

Imagem

I'll just leave this here.
"Eu não acho que eu seja uma pessoa fácil pra se falar a respeito. Tenho uma mente irregular. E de qualquer maneira eu não sou nenhuma das coisas que você pensa..."
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Fada Suicida
 
Mensagens: 494
Registrado em: 25 Ago 2007, 17:32
Localização: Little Valley

Diários da RPGCon 2010

Mensagempor Ken-Ohki em 16 Ago 2010, 00:25

O povo ama a gente de forma oculta. :P
"First came the smiles, after the lies. At last, the shootout."
Roland Deschain, The Dark Tower

Curupaco.
Avatar do usuário
Ken-Ohki
Webmaster
 
Mensagens: 1125
Registrado em: 16 Mai 2008, 22:37
Localização: Salvador, Ba
Twitter: @joaoprp

Diários da RPGCon 2010

Mensagempor Fada Suicida em 16 Ago 2010, 09:56

É uma coisa meio doentia, né ?! xD Fomos stalkeados :mrgreen:
Mas o zé estava quase percebendo :hum:
"Eu não acho que eu seja uma pessoa fácil pra se falar a respeito. Tenho uma mente irregular. E de qualquer maneira eu não sou nenhuma das coisas que você pensa..."
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Fada Suicida
 
Mensagens: 494
Registrado em: 25 Ago 2007, 17:32
Localização: Little Valley

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante