Ok, relendo alguns tópicos internet afora, me deparei com uma mecânica genial pra emular o “crer é poder” - é uma simplificação da mecânica de afiliações do PHB2 de D&D (que, coincidentemente, é idêntica à mecânica de avatares de Unknown Armies que citei antes). Ela é super simples, pode ser "acoplada" facilmente em qualquer sistema, e funciona assim:
1) Você escolhe uma crença / belief para seu personagem. Ex: “Belief ( Athar )”
2) Toda vez que você agir de acordo com esse Belief você ganha pontos. Mas toda vez que agir ao contrário deste Belief, você perde pontos.
3) Estes pontos vão sendo acumulados no seu índice de belief. Ex: “Belief ( Athar ): 12”
4) Cria-se, de ante-mão (e junto do mestre), poderes correlatos com a crença, e os distribui em uma "escala" de pts acumulados, que representam o crescimento do personagem naquela crença/doutrina. Ex de escala Athar:
10 pts: estórias de feitos divinos soam inverossímeis nas proximidades do personagem;
20 pts: efeitos divinos não funcionam no personagem;
30 pts: efeitos divinos falham aleatoriamente nas proximidades do personagem;
40 pts: efeitos divinos falham por completo nas proximidades do personagem / personagem se torna um “isolante divino”.
etc.
OBS1: a premiação de pontos em função da crença/belief deve se dar somente por atitudes significativas ou importantes para a estória ou contexto do personagem. Demonstrações banais de fé/convicção não devem ser premiadas. Mas, o inverso pode ser verdade – uma mera pisadina na bola em relação à fé e perde-se pontos.
OBS2: é recomendado criar uma tabelinha com atitudes e comportamentos e a qtde de pts que se ganha ou se perde por cada uma. Dessa forma a distribuição (ou penalização) de pts se torna menos arbitrária/dependente do bel prazer do GM.
Pronto. Simples, eficiente e bem mais coerente com o fluff do cenário do que aquela mecânica capenga do Planewalker Handbook.