Criando um background rico

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Criando um background rico

Mensagempor Batousa em 30 Mar 2011, 09:49

Ola povo.
Bem não costumo fazer este tipo de tópico, mas é que conversando com um pessoal na internet, surgiu uma discussão de como criar um bom background para um personagem. Como deixar o background rico? um personagem com mais vida, com sentimentos, familia, amigos entre outros detalhes.
Joguei a ideia de que se voce é o mestre ou um jogador mais experiente, voce pode ajudar fazendo perguntas ao outro jogador do estilo, onde voce nasceu? quem é seu pai? aconteceu algo que te fez virar um guerreiro? por que não é um simples vendedor de legumes? e disse que voce consegue encontrar uma lista de perguntas dessa fuçando a internet.

Pois bem, fiquei curioso sobre o pessoal aqui da spell. Quais perguntas voce faria ao seu jogador para auxilia-lo a criação do background do personagem? O que voces acham que é interessante saber sobre o personagem que possa enriquece-lo e juntamente a aventura/campanha? É mais importante saber sobre o que o personagem quer no futuro? (suas motivações e etc), ou saber de seu passado? Gostaria de saber como o personagem lida socialmente? se tem amigos ou contatos?

Se toparem, podemos criar uma lists speel de perguntas.

ai vai minhas idéias.
Comportamento, é algo que gosto bastante, coisas como
Voce é paciente?
Existe algo que te tira fora do sério?
Como lida com injustiça?
Se submete a ordens ou costuma questiona-las?
Tem contatos em outros lugares? como se comunicam?
Tem familia? como é seu relacionamento com eles? pretende formar sua própria familia?

parece superfulo, mas acredito que essas perguntas faz o jogador se identificar mais com o personagem.
Imagem
Batousa

Re: Criando um background rico

Mensagempor arghsupremo em 30 Mar 2011, 10:21

Batousa escreveu:Tem familia? como é seu relacionamento com eles? pretende formar sua própria familia?

Das citadas, essa é a única que me parece relevante.

Tudo que é voltado a comportamento eu deixo com o jogador. Se ele é paciente ou não ele não precisa me declarar, por exemplo.
Imagem
arghsupremo

Twitter: @arghsupremo

Mensagempor Joshua_Crow em 30 Mar 2011, 10:24

"Você tem familia?"

90% dos jogadores não tem. São orfãos ou coisa do tipo. (Ou seja, deixa na mão do Narrador decidir isso XD)
Os outros 10% tem algum familiar e 90% das vezes vai perder eles no inicio da aventura (Arquetipo do Herói). XD
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Joshua_Crow

Mensagempor arghsupremo em 30 Mar 2011, 10:30

Joshua_Crow escreveu:"Você tem familia?"

90% dos jogadores não tem. São orfãos ou coisa do tipo. (Ou seja, deixa na mão do Narrador decidir isso XD)
Os outros 10% tem algum familiar e 90% das vezes vai perder eles no inicio da aventura (Arquetipo do Herói). XD

Engraçado era um grupo que eu jogava. O pessoal sempre pegava amnésia no Storyteller. Uma vez eu perguntei o porquê e eles responderam "Cara, não precisa falar nada do background do personagem e ainda ganha ponto por isso? É duplo win!"
Imagem
arghsupremo

Mensagempor Agnelo em 30 Mar 2011, 10:37

Sobre as questões do questionário eu concordo com o argh, elas ficam até mal colocadas, sei lá.

Mas é o tipo de coisa que é sim interessante o mestre saber antes de começar a aventura, não pra amarrar o jogador, mas pra que o mestre possa criar ganchos pro jogo.

Um bando de orcs ataca a pobre vila e leva uma garota como refém.

-Por favor grandes heróis, não temos como recompensá-los, mas salvem minha filha.
-Se não houver recompensa porque diabos eu faria isso?

Entende o que eu quero dizer?
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor arghsupremo em 30 Mar 2011, 10:41

Locke Winchester escreveu:Sobre as questões do questionário eu concordo com o argh, elas ficam até mal colocadas, sei lá.

Mas é o tipo de coisa que é sim interessante o mestre saber antes de começar a aventura, não pra amarrar o jogador, mas pra que o mestre possa criar ganchos pro jogo.

Um bando de orcs ataca a pobre vila e leva uma garota como refém.

-Por favor grandes heróis, não temos como recompensá-los, mas salvem minha filha.
-Se não houver recompensa porque diabos eu faria isso?

Entende o que eu quero dizer?

Pode até ser. Talvez meu jeito de mestrar seja influenciado no meu jeito de jogar. Eu nunca comecei construindo uma forma de interpretação dos personagens certinha. Eu ia construindo jogando, a cada sessão e acabava criando um padrão. Era bem interessante que mesmo começando do nada, dificilmente os personagens ficavam parecidos.
Imagem
arghsupremo

Mensagempor Kear em 30 Mar 2011, 11:15

O que eu faço é chegar pro jogador e perguntar "Tá, o que você quer que o personagem faça? Em que tipo de situação você gostaria de ver ele?"; e à partir disso eu vou decidindo que tipo de informação me interessa ou não. É mais relevante perguntar o que o personagem pensa das religiões se ele for um clérigo ou um paladino do que se ele for um guerreiro random, por exemplo.
Kear

Mensagempor Armitage em 30 Mar 2011, 11:42

argh escreveu:Eu nunca comecei construindo uma forma de interpretação dos personagens certinha. Eu ia construindo jogando, a cada sessão e acabava criando um padrão. Era bem interessante que mesmo começando do nada, dificilmente os personagens ficavam parecidos.

Opa, isso é legal.

Às vezes é mais produtivo desenvolver o personagem conforme se joga ( principalmente se o grupo tá em sintonia com essa idéia e provoca situações propositais pra isso ) do que responder a mil perguntas que não servirão pra nada.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Mensagempor arghsupremo em 30 Mar 2011, 11:58

Armitage escreveu:
argh escreveu:Eu nunca comecei construindo uma forma de interpretação dos personagens certinha. Eu ia construindo jogando, a cada sessão e acabava criando um padrão. Era bem interessante que mesmo começando do nada, dificilmente os personagens ficavam parecidos.

Opa, isso é legal.

Às vezes é mais produtivo desenvolver o personagem conforme se joga ( principalmente se o grupo tá em sintonia com essa idéia e provoca situações propositais pra isso ) do que responder a mil perguntas que não servirão pra nada.

Na verdade, em relação ao grupo e o mestre, era extremamente espontâneo.

E o sistema era bastante incentivador nessa parte: D&D 3rd.

Ele só tinha um pequeno freio, que era as tendências, mas ele deixava eu trocar de tendência com facilidade, incentivando a ter uma maior liberdade de jogo.

Excelente!
Imagem
arghsupremo

Mensagempor Batousa em 30 Mar 2011, 12:41

A ideia é bem pro lado que o o Locke falou.
Quando voce sabe mais dos jogadores, é mais facil de criar uma campanha/aventura que os involva.
Não que aquilo vá definir o modo de representar do jogador, mas vai contextualizar melhor o personagem dentro da campanha. Essas minhas foi só umas ideias, essas aqui é de um site que encontrei

1. Quem são os pais do personagem? Eles que o criaram? Se não foram eles, então quem foi?

2. O personagem tem algum amigo de infância? Tem familiares? Onde eles estão agora? O personagem mantém contato com eles ou se apartou? Por quê?

3. Como foi a infância do personagem? Calma e pacífica ou turbulenta e traumática.

4. O personagem é inspirado em algum outro personagem? Descreva-os.

5. O que o personagem fazia antes de entrar na aventura? Quem o treinou para fazer o que ele faz agora? Qual é a relação do personagem com o seu professor?

6. Quais são as convicções morais, éticas e religiosas do personagem? Até onde o personagem iria para defender suas crenças? Quem ou o quê ensinou estas crenças ao personagem? Lembre-se que as crenças éticas, morais e religiosas de um personagem não definem, necessariamente, a tendência dele.

7. O personagem tem algum hábito incomum ou particularidades físicas? Quais? De onde elas se mantêm? Como os outros reagem diante delas?

8. Qual a reação geral de outros personagens com este personagem? Por que, na opinião do personagem, eles agem assim?

9. O personagem é capaz de matar? Quando ele decidiu (ou aprendeu) que podia? Por que o personagem mataria? O personagem tem inimigos afinal? O personagem gostaria ou poderia matá-los?

10. Que tipo de relações o personagem tem? Ele tem amigos próximos? Ele tem inimigos mortais? Se tem, quem? Como eles são? Qual é a história do personagem e a relação com estas pessoas?

11. O personagem tem algum problema mental? Fobias? Se tem, quais? Como elas se apresentam?

12. Como o personagem geralmente trata os outros? Ele confia facilmente? Ou não? Como o personagem se relaciona com outras pessoas? Ele é tímido retraído ou extrovertido e amigável?

13. Como é o personagem fisicamente? Ele tem alguma cicatriz ou tatuagem? Se tem, como as conseguiu? Obviamente, a cor dos olhos e dos cabelos e, além, o jeito de andar ou o sotaque poderiam ajudar.

14. Qual é rotina normal do personagem? Como ele se sente quando a interrompem por alguma razão?

15. Estava o personagem presente em algum evento chave da história da campanha? Como isto afetou o personagem?

16. O personagem tem algum notório ou famoso ancestral? O que ele fazia? O que as pessoas presumem sobre o personagem quando seu ancestral é conhecido? O personagem tenta manter a reputação, desfaze-la ou ignorá-la?

17. Qual é a terra natal do personagem? Qual é a história dali e como são as pessoas dali? O personagem é patriota, ou socialmente banido? Qual a opinião dele sobre sua terra natal?

18. Quais são os sonhos do personagem? Ambições? Objetivos?

19. Como ele faz para atingi-los? Como se aventurar encaixa-se em seus sonhos, ou nem se encaixa?

20. O personagem quer ter uma família própria algum dia? Se sim, com quem ou com que tipo de pessoa?

www.kallian.com.br/artigos/como-criar-um-bom-personagem

O joshua, com essa "tecnica", é uma boa forma de começar a quebrar os esteriótipos, e além de ser uma maneira de quebrar o famoso "voces tem que invadir o covil do mestredumal e pegar o itemdocapocalipse".

Quando se tem mais informações, voce pode criar situações dentro da campanha que possa motivar os personagens. Talvez algum amigo de infancia que acaba virando o antagonista (Delita), algum lugar que traz boas lembranças para um jogador, que foi transformado em patio de campanha para um exercito e assim por diante.

Pensa assim, voce como mestre, o que gostaria de saber dos personagens de seus jogadores? o que tipo de peculiaridade te ajudaria desenvolver a campanha?
Imagem
Batousa

Mensagempor Youkai X em 30 Mar 2011, 14:25

Nossa, esse questionário é melhor que o meu, apesar de ter mais perguntas.
Youkai X

Mensagempor Joshua_Crow em 30 Mar 2011, 14:33

Com essas perguntas todas, me sinto fichado na policia! XD

Mas eu gosto de fazer personas detalhados também. (Que diga o Youkai)

Mas quando mestro, eu simplesmente esqueço isso XD
Imagem
Imagem
Imagem
Joshua_Crow

Mensagempor Youkai X em 30 Mar 2011, 14:36

Que o diga teu mago eladrin maligno Aramil que virou o revenant seeker Araltun, que deve ser um dos personagens mais complexos da mesa atual, senão o mais XD .
Youkai X

Mensagempor Joshua_Crow em 30 Mar 2011, 14:40

E haja Retcon XD
Imagem
Imagem
Imagem
Joshua_Crow

Mensagempor Youkai X em 30 Mar 2011, 14:43

De ficha só, mas todas as mudanças ocorreram coerentemente dentro do cenário e história da campanha, e nào como "suddenly, mudei de raça e classe"
Youkai X

Próximo

Voltar para Dicas & Ideias