Eu tenho uma opinião um pouco diferente sobre background. Creio que sua função é incentivar o próprio jogador a olhar para a história do personagem e mostrar (dentro e fora do jogo) por que ele preferiu abandonar sua vida anterior e arriscar-se em aventuras potencialmente letais.
Poucos mestres com quem joguei incentivavam um background rico; a maior parte dos meus amigos se contentavam com um "era filho de um cara default e decidiu tentar fama e fortuna depois da morte dos pais". Eu, por outro lado, não me convenço com backgrounds simples. O personagem que não é complexo por natureza torna-se desinteressante com o tempo, para o jogador, para o mestre e para todo o grupo.
Na última campanha que participei, o mestre EXIGIA background dos personagens; botei a cabeça pra funcionar e, com base em alguns personagens históricos, escrevi isso aqui:
http://haranshire.blogspot.com/2010/04/ ... okson.htmlMeu personagem acabou morrendo cedo (na entrada do 5º nível), e todas as informações do background se tornaram inúteis. Mas ele cumpriu sua função, explicando porque o personagem preferiu virar as costas ao que tinha para buscar "alguma coisa" alhures.
Enfim, background não precisa ser útil para uma campanha, e não precisa servir de gancho pra nada. Ele só precisa explicar de onde aquele sujeito veio e até onde está disposto a ir.