Esqueceu a opção mais básica: Matar seus inimigos e tomar suas coisas.
E esqueceu a ainda mais essencial: matar seus AMIGOS e tomar suas coisas. E dizer que estava apenas interpretando o personagem, obviamente(daí o nome roleplay).
Têm algumas coisas que eu incluiria além das opções usadas. Por exemplo, a idéia 'do it yourself', onde todos entram na onda de criar algo e ver funcionar(narradores o mundo e ou aventuras, jogadores os personagens e suas histórias, etc, etc). Eu tenho certeza que é o que mais move a maioria dos rpgistas; É só olhar o mesmo aspecto em outros jogos ou meios(fora rpg). Lego, minecraft, spore, second life, tuning... o homem sempre foi fascinado por criação(vide artes), qualquer meio que permita essa liberdade criativa com facilidade tem sucesso.
E imersão. Por um lado jogos eletrônicos conseguem isso muito bem ou melhor, mas quando tudo vai bem(jogadores, o jogo jogado, a narrativa) numa mesa supera toda e qualquer imersão audio/visual(para mim ao menos).
Eu marquei 'encontrar com os amigos', mas é o menos interessante dos motivos. Eu não preciso do rpg para encontrar com amigos, e é uma atividade mais limitada porque apenas poucos dos meus amigos jogam rpg.