[4e] - Saiu o Monster Builder Beta (Adventure Tools)

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Nibelung em 15 Ago 2009, 02:46

Fëanor escreveu:Náo seria ridiculo se fosse mais barato por ser produzido no Brasil.

Argumento repetitivo da minha parte, mas não são os livros daqui que são caros (ok, todo livro no brasil é caro, mas não é esse o ponto), são os livros básicos americanos que são estupidamente baratos. Comparação rápida: PHB, 320 páginas, 35 dólares. Arcane Power, 160 páginas, 25 dólares. O PHB é impresso na casa dos milhões, e assim cada unidade fica mais barata. Relação de custos mais básica em qualquer indústria.

E sim, na Amazon tu consegue os livros por um preço bom e barato, e compara com o preço tabelado da Devir. Na Arkanum, todos os livros básicos estão na faixa de 55 reais, por exemplo.

E vou me abster de responder mais sobre isso, o tópico não é sobre preço de livros.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Fëanor em 15 Ago 2009, 13:15

Bom, só estou falando que acho que não vale a pena.

Voltando a falar do monster builder. Até gostei, para o que ele propoe, é muito bom.
MAS, gostaria que tivesse algumas coisas a mais, principalmente um "encounter builder". Algo do genero: você vai colocando monstros numa lista ao lado e ele calcula o nivel do encontro e faz uma pagina com a tabela de todos os monstros usados.
Seria bem util.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Nibelung em 15 Ago 2009, 14:27

Bom, tem 5 bolinhas no pé do Adventure Tools, e o Monster Builder é só a primeira delas. Provavelmente um encounter builder vai entrar no meio das outras 4.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Hermes em 17 Ago 2009, 14:44

Eu usei o Monster builder este FDS para fazer os monstros da minha aventura.

Primeiramente é importante notar que esse builder é muito mais realista que o programa em flash da wizards colocado no site. No programa anterior as criaturas ficavam com defesas extremamente altas, meus jogadores normalmente tinham que tirar resultados na faixa dos 13 a 15 para obter um acerto, o que é um padrão alto para encontros medianos.

O programa é absolutamente fácil de mexer e completamente intuitivo. Você pode arrastar poderes de uma criatura para outra, editar uma criatura existente, e principalmente e mais importante, modificar o level e tipo da criatura (minion, normal, elite e solo) com apenas alguns clicks. Isso faz uma diferença monstruosa pelo menos para mim que modifico criaturas a torto e a direito.

Exportei as fichas das criaturas como imagens sem qualquer problema para dentro vários outros programas externos. Porém quando tentei exportar como rich text para dentro do Word e Wordpad deu zica.

Eu aprovei o programa, reduziu consideravelmente o trabalho que eu tinha para montar aventuras. Para mim foi outra bola dentro da Wizards que está fazendo valer cada centavo da minha assinatura.

Imagino que as outras tools sejam dungeon builder, encounter builder e quem sabe um adventure/campaing builder para estruturar toda a aventura/campanha.
Hermes

Mensagempor oculto em 17 Ago 2009, 16:06

Engraçado, exportar como rich text funciona normalmente aqui comigo.

Sim, o programa agiliza muito as modificações de monstros. Eu também raramente utilizo monstros padrão, alterando o nível da maioria para se adequar a minha sessão.
Também estou curioso sobre as futuras ferramentas. Quando e quais sairão.

Saudações.
Imagem
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online

Twitter: @jca_godoy

Mensagempor Madrüga em 17 Ago 2009, 16:19

Não sei se podemos falar de ND na 4e, mas o programa é inteligente a esse ponto? Digo, adequar o nível de desafio/ganho de XP de acordo com as mudanças que você faz?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Fëanor em 17 Ago 2009, 16:42

Sim, mas é que issso é algo extremamente facil na 4e.

Se um monstro é lvl 4, e você quer coloca-lo em nivel 8, só aumenta todas as defesas e ataques em +4. O xp também obedece uma progressão logica.
Far from home

Fëanor

Mensagempor oculto em 17 Ago 2009, 17:47

Todas as progressões da 4e são bastante lineares, obedecem um padrão. Para o mestre isso é um trunfo que agiliza o processo de criação de uma aventura baseada em encontros.

Quanto ao XP, ele é fixo, uma criatura de nivel 2 vale 125XP, enquanto uma de 8 vale 350. Se for o caso só de evoluir ou regredir, é tranquilo. Basta aumentar ou diminuir ataques, danos, defesas e PV; aplicando o XP do novo nível. Não tem mistério.
Criar monstro é que necessita de um pouco de bom senso, mesmo assim é simples. Uma vez que vc tem uma inspiração, pra seguir o fluxo da criação é só somar os números.
Existe na 4e um pseudo ND, o "XP alvo". Basta vc calcular o nível médio do grupo e multiplicar o XP base do nível pelo número de personagens. Ex: O XP base de um grupo N2 é 125 (é um padrão, tem uma tabela q define o XP base por nível). Se tiver 5 personagens, o XP alvo é 625 (5*125). Para um encontro nivelado, basta vc colocar uma quantidade de criaturas que alcancem esse XP alvo. Vc também pode aumentar ou diminuir a dificuldade, acrescentando ou subtraindo criaturas depois que se alcança o XP alvo.

A vantagem do aplicativo é que ele faz todas as contas pra vc, então vc só precisa dar nome aos bichos e seus ataques.
Imagem
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online

Twitter: @jca_godoy

Mensagempor Madrüga em 17 Ago 2009, 23:39

Cara, essa 4e me interessa cada vez mais. :macaco:
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Fëanor em 18 Ago 2009, 01:06

Existe na 4e um pseudo ND, o "XP alvo". Basta vc calcular o nível médio do grupo e multiplicar o XP base do nível pelo número de personagens. Ex: O XP base de um grupo N2 é 125 (é um padrão, tem uma tabela q define o XP base por nível). Se tiver 5 personagens, o XP alvo é 625 (5*125). Para um encontro nivelado, basta vc colocar uma quantidade de criaturas que alcancem esse XP alvo. Vc também pode aumentar ou diminuir a dificuldade, acrescentando ou subtraindo criaturas depois que se alcança o XP alvo.

Só que não pode exagerar. Digamos que você faça o calculo e o resultado for 1000 xp. Colocar um monstro solo que dê sozinho 1000 de XP seria exagero, porque o nivel dele seria algo em torno de 4 níveis maior que o nível médio do grupo. Ninguém vai acertar ou esquivar dos ataques dele.
O ideal é colocar monstros que não tenham 3 niveis ou + maiores ou menores que o grupo. Se não fica muito fácil, ou muito dificil.
Do resto funciona muito bem. Testei essa tecnica e ficou muito bom. Antes eu estava fazendo encontros muito fortes, agora que resolvi tentar o jeito "certo".
Far from home

Fëanor

Anterior

Voltar para Sistemas e Cenários