[3e] Regras para armas de duas maos (ajuste de força, etc)

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[3e] Regras para armas de duas maos (ajuste de força, etc)

Mensagempor dmandrak em 03 Jul 2010, 06:59

Fala pessoal!

Eu nao lembro direito, mas na 3.0, como funcionava a utilizaçao de uma arma de duas maos? Uma espada de duas maos por exemplo, receberia, se nao me engano, 1.5x o modificador de força no ajuste de dano.

Perguntas:

1 - Mas isso somente se o personagem tivesse empunhadura primata que a faria virar uma arma de uma soh? Ou naturalmente as armas de duas maos ganhavam esse 1.5x?
2 - Outra coisa, o ataque poderoso também aumenta para armas de duas maos? Ou precisa de talentos para isso?
3 - Tem algum outro beneficio (com relaçao a talentos) para se usar uma arma grande, de duas maos? Se sim, quais sao os maiores beneficios (e os talentos relativos)?

Abraços
Avatar do usuário
dmandrak
 
Mensagens: 125
Registrado em: 09 Mar 2008, 21:22
Localização: Rio de Janeiro

[3e] Regras para armas de duas maos (ajuste de força, etc)

Mensagempor Iuri em 03 Jul 2010, 09:16

Quick answers (a principio as regras para armas de duas mãos da 3.0 são iguais às da 3.5, mas se não forem então minhas respostas podem estar meio enganadas):

1- Não, o bonus de 1.5x força é adicionado naturalmente, sem precisar talentos extras. Vale lembrar que o bonus de força para o ataque não modifica, e que armas leves não concedem este bônus quando empunhadas com duas mãos. A empunhadura primata apenas permite que tu use armas maiores.
2 - Sim, o bonus de ataque poderoso a ser adicionado no dano é 2x a penalidade tomada no ataque. O único talento que precisa para isso é, err, ataque poderoso.
3 - Essa eu não sei. Pelo menos nos básicos não...
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

[3e] Regras para armas de duas maos (ajuste de força, etc)

Mensagempor dmandrak em 03 Jul 2010, 09:21

Iuri escreveu:Quick answers (a principio as regras para armas de duas mãos da 3.0 são iguais às da 3.5, mas se não forem então minhas respostas podem estar meio enganadas):

1- Não, o bonus de 1.5x força é adicionado naturalmente, sem precisar talentos extras. Vale lembrar que o bonus de força para o ataque não modifica, e que armas leves não concedem este bônus quando empunhadas com duas mãos. A empunhadura primata apenas permite que tu use armas maiores.
2 - Sim, o bonus de ataque poderoso a ser adicionado no dano é 2x a penalidade tomada no ataque. O único talento que precisa para isso é, err, ataque poderoso.
3 - Essa eu não sei. Pelo menos nos básicos não...


Muito obrigado pelas respostas!

Uma perguntinha, nao sao 9h da manha ae no Brasil nao? E vc jah ta conectado a Spell? :cool:

Outra pergunta relativa ao topico:
4 - Quando se faz uma investida, tem talentos que dobram o dano do ataque poderoso (nao lembro quais), com a arma de duas maos, quadruplicaria? :frenzied:
Avatar do usuário
dmandrak
 
Mensagens: 125
Registrado em: 09 Mar 2008, 21:22
Localização: Rio de Janeiro

[3e] Regras para armas de duas maos (ajuste de força, etc)

Mensagempor Fëanor em 03 Jul 2010, 13:56

4 - Quando se faz uma investida, tem talentos que dobram o dano do ataque poderoso (nao lembro quais), com a arma de duas maos, quadruplicaria?

No caso do Leap Attack, é especificado que usando armas de duas mãos o bonus é de apenas 3x, sendo que o normals seria 2x.
Exemplo: você tira -5 no seu ataque e usando uma espada larga e leap attack, você ganharia +15 de dano.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"


http://www.valinor.wikidot.com
Avatar do usuário
Fëanor
 
Mensagens: 2030
Registrado em: 27 Ago 2007, 13:04

[3e] Regras para armas de duas maos (ajuste de força, etc)

Mensagempor Elven Paladin em 03 Jul 2010, 15:35

- Quando se faz uma investida, tem talentos que dobram o dano do ataque poderoso (nao lembro quais), com a arma de duas maos, quadruplicaria?


Aqui vai uma Regra Sagrada de D&D 3.X, nunca se esqueça dela:

Sometimes a rule makes you multiply a number or a die roll. As long as you’re applying a single multiplier, multiply the number normally. When two or more multipliers apply to any abstract value (such as a modifier or a die roll), however, combine them into a single multiple, with each extra multiple adding 1 less than its value to the first multiple. Thus, a double (×2) and a double (×2) applied to the same number results in a triple (×3, because 2 + 1 = 3).

Tem algum outro beneficio (com relaçao a talentos) para se usar uma arma grande, de duas maos?


Eu realmente não entendi essa pergunta, por que há diferenças entre o D&D 3.5 e o 3.0. Como o Pai Eltão já respondeu isso antes, vou colocar aqui o que muda:

Quais as diferenças no sistema de tamanho de armas na versão 3.0 e na 3.5?

Na versão 3.0, as armas tinham tamanhos próprios, relativos a elas mesmas. Ou seja, uma Espada Curta era uma arma Pequena, uma Espada Larga era uma arma Grande, e assim por diante. O que definia se uma arma poderia ser usada com uma mão, ou só com as duas era a comparação entre o tamanho dela e tamanho do usuário.

Só existiam armas daquele tamanho fixo, não haviam Espadas Largas feitas para gnomos e halflings, por exemplo; eles teriam que improvisar usando Espadas Longas de humanos com as duas mãos. Não haviam armas maiores que Grande, então o mestre teria que começar a improvisar armas para todos os gigantes e outras criaturas grandes que usassem armas. Em suma, era uma bagunça só.

Na versão 3.5, o sistema foi refeito. Agora as armas são definidas por 3 características principais:

Modelo: Uma arma pode ser uma Espada Curta, Machado de Guerra, Maça, etc.

Manejo: Dependendo de seu modelo, uma arma pode ser de 3 categorias diferentes de manejo: Leve, De Uma Mão ou De Duas Mãos.

Tamanho: Toda arma é feita para um determinado tamanho de criatura, e é disso que falamos no nome da arma: ao dizer que é uma Adaga Média, não estamos falando sobre o tamanho da adaga em si, e sim sobre o tamanho de criaturas pro qual ela foi feita. Criaturas de outros tamanhos também podem usar essa arma, mas cada diferença de tamanho aumenta ou diminui o tipo de manejo dela em um passo, e dá uma penalidade cumulativa de -2 no acerto. O dano de cada arma também aumenta ou diminui de acordo com o tamanho dela: uma Adaga Média causa 1d4 de dano, uma pequena causa 1d3, uma Grande 1d6, e assim por diante.

Por exemplo: Essa adaga Média é uma adaga que é usada normalmente por um ser humano, e para ele é uma Arma Leve (como qualquer adaga normal). Um halfling poderia usar essa adaga também, mas para ele ela passaria a ser uma arma De Uma Mão, e ele sofreria uma penalidade de -2 por usar ela. Da mesma forma, um humano poderia usar uma Espada Longa Grande, mas sofrendo uma penalidade de -2, e para ele ela passaria de arma de Uma Mão para arma de Duas Mãos. Um halfling não poderia empunhar essa Espada Longa Grande, porque não teria como ela subir um passo acima de Arma de Duas Mãos.

Com essa nova regra, os mundos de D&D passam a fazer muito mais sentido: halfling não precisam mais se virar usando Espadas Curtas de Humanos como se fossem espadas longas, ou sendo forçados a usar só adagas com Acuidade com Arma porque ferreiros Halflings não sabiam forjar Rapiers decentes pro seu tamanho. Agora qualquer arma pode ser feita pra ser usada por qualquer criatura, sem nenhuma complicação.


Mas, supondo que sua pergunta se baseie apenas em Armas de Duas Mãos, você tem todos os motivos do mundo para usar Armas de Duas Mãos. Você causa dano maior, tem bônus em manobras como Desarmar e Separar e ainda pode se aproveitar de Escudos ( seja via Escudos Animados ou via Broquéis com Combater com Broquéis Aprimorado ).
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

[3e] Regras para armas de duas maos (ajuste de força, etc)

Mensagempor dmandrak em 04 Jul 2010, 08:57

Advogado de Regras escreveu:
Tem algum outro beneficio (com relaçao a talentos) para se usar uma arma grande, de duas maos?


Eu realmente não entendi essa pergunta, por que há diferenças entre o D&D 3.5 e o 3.0. Como o Pai Eltão já respondeu isso antes, vou colocar aqui o que muda:

...

Mas, supondo que sua pergunta se baseie apenas em Armas de Duas Mãos, você tem todos os motivos do mundo para usar Armas de Duas Mãos. Você causa dano maior, tem bônus em manobras como Desarmar e Separar e ainda pode se aproveitar de Escudos ( seja via Escudos Animados ou via Broquéis com Combater com Broquéis Aprimorado ).


Opa, valeu pela resposta! Vou tentar me expressar melhor, mas vc jah explicou grande parte da duvida.
Quais as vantegens (nao como dano maior, mas como bonus em manobras) de se usar armas de duas maos?

Existem telentos (tipo o ataque poderoso) que ficam ainda melhores quando a gente usa arma de duas maos?
Avatar do usuário
dmandrak
 
Mensagens: 125
Registrado em: 09 Mar 2008, 21:22
Localização: Rio de Janeiro

[3e] Regras para armas de duas maos (ajuste de força, etc)

Mensagempor Iuri em 04 Jul 2010, 20:22

dmandrak escreveu:Opa, valeu pela resposta! Vou tentar me expressar melhor, mas vc jah explicou grande parte da duvida.
Quais as vantegens (nao como dano maior, mas como bonus em manobras) de se usar armas de duas maos?

Existem telentos (tipo o ataque poderoso) que ficam ainda melhores quando a gente usa arma de duas maos?


Entendi um pouco melhor a tua pergunta agora. Eu lembro só das manobras básicas, mas talvez já ajude:
Desarme: Quando realizar o teste resistido de ataque em manobras de desarme (ou quando alvo de uma) o usuário de arma de duas mãos recebe +4 em seu teste;
Separar: Igual ao desarme. Na jogada de ataque quem estiver com arma de duas mão recebe +4.

dmandrak escreveu:Uma perguntinha, nao sao 9h da manha ae no Brasil nao? E vc jah ta conectado a Spell? :cool:

Yep. Enquanto eu estiver acordado eu fico consultando atualizações da Spell. Viciadin...
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS


Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron