- Quando se faz uma investida, tem talentos que dobram o dano do ataque poderoso (nao lembro quais), com a arma de duas maos, quadruplicaria?
Aqui vai uma Regra
Sagrada de D&D 3.X, nunca se esqueça dela:
Sometimes a rule makes you multiply a number or a die roll. As long as you’re applying a single multiplier, multiply the number normally. When two or more multipliers apply to any abstract value (such as a modifier or a die roll), however, combine them into a single multiple, with each extra multiple adding 1 less than its value to the first multiple. Thus, a double (×2) and a double (×2) applied to the same number results in a triple (×3, because 2 + 1 = 3).Tem algum outro beneficio (com relaçao a talentos) para se usar uma arma grande, de duas maos?
Eu realmente não entendi essa pergunta, por que
há diferenças entre o D&D 3.5 e o 3.0. Como o Pai Eltão já respondeu isso antes, vou colocar aqui o que muda:
Quais as diferenças no sistema de tamanho de armas na versão 3.0 e na 3.5?
Na versão 3.0, as armas tinham tamanhos próprios, relativos a elas mesmas. Ou seja, uma Espada Curta era uma arma Pequena, uma Espada Larga era uma arma Grande, e assim por diante. O que definia se uma arma poderia ser usada com uma mão, ou só com as duas era a comparação entre o tamanho dela e tamanho do usuário.
Só existiam armas daquele tamanho fixo, não haviam Espadas Largas feitas para gnomos e halflings, por exemplo; eles teriam que improvisar usando Espadas Longas de humanos com as duas mãos. Não haviam armas maiores que Grande, então o mestre teria que começar a improvisar armas para todos os gigantes e outras criaturas grandes que usassem armas. Em suma, era uma bagunça só.
Na versão 3.5, o sistema foi refeito. Agora as armas são definidas por 3 características principais:
Modelo: Uma arma pode ser uma Espada Curta, Machado de Guerra, Maça, etc.
Manejo: Dependendo de seu modelo, uma arma pode ser de 3 categorias diferentes de manejo: Leve, De Uma Mão ou De Duas Mãos.
Tamanho: Toda arma é feita para um determinado tamanho de criatura, e é disso que falamos no nome da arma: ao dizer que é uma Adaga Média, não estamos falando sobre o tamanho da adaga em si, e sim sobre o tamanho de criaturas pro qual ela foi feita. Criaturas de outros tamanhos também podem usar essa arma, mas cada diferença de tamanho aumenta ou diminui o tipo de manejo dela em um passo, e dá uma penalidade cumulativa de -2 no acerto. O dano de cada arma também aumenta ou diminui de acordo com o tamanho dela: uma Adaga Média causa 1d4 de dano, uma pequena causa 1d3, uma Grande 1d6, e assim por diante.
Por exemplo: Essa adaga Média é uma adaga que é usada normalmente por um ser humano, e para ele é uma Arma Leve (como qualquer adaga normal). Um halfling poderia usar essa adaga também, mas para ele ela passaria a ser uma arma De Uma Mão, e ele sofreria uma penalidade de -2 por usar ela. Da mesma forma, um humano poderia usar uma Espada Longa Grande, mas sofrendo uma penalidade de -2, e para ele ela passaria de arma de Uma Mão para arma de Duas Mãos. Um halfling não poderia empunhar essa Espada Longa Grande, porque não teria como ela subir um passo acima de Arma de Duas Mãos.
Com essa nova regra, os mundos de D&D passam a fazer muito mais sentido: halfling não precisam mais se virar usando Espadas Curtas de Humanos como se fossem espadas longas, ou sendo forçados a usar só adagas com Acuidade com Arma porque ferreiros Halflings não sabiam forjar Rapiers decentes pro seu tamanho. Agora qualquer arma pode ser feita pra ser usada por qualquer criatura, sem nenhuma complicação.Mas, supondo que sua pergunta se baseie apenas em
Armas de Duas Mãos, você tem
todos os motivos do mundo para usar Armas de Duas Mãos. Você causa dano maior, tem bônus em manobras como Desarmar e Separar e ainda pode se aproveitar de Escudos ( seja via Escudos Animados ou via Broquéis com Combater com Broquéis Aprimorado ).
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil
When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.