[3.5e] Dúvida básica sobre situações inusitadas

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[3.5e] Dúvida básica sobre situações inusitadas

Mensagempor Ronassic em 12 Jul 2010, 09:30

Olá amigos, a Copa acabou e a maratona de RPG vai voltar no nosso grupo, então gostaria de tirar algumas dúvidas quanto a situações inusitadas que as vezes ocorrem, creio que se não pensamos nisso anteriormente pode atrapalhar um momento legal da sessão.

Eu estava imaginando uma situação assim, imaginem um combate sujo, daqueles de puxar um tapete para fazer o outro cair, ou jogar areia no olhos para cegar o inimigo momentâneamente, tentar algo diferente algumas vezes é meio complicado, acredito que alguns mestres possa até botar alguma penalidade absurda ou algo do tipo, mas pode ficar meio injusto.

Vocês conhecem alguma(s) regra(s) para situações exdrúxulas como essas?

Por exemplo:
- Qual seria o grau de dificuldade de se acertar areia ou pó nos olhos de um oponente e quais seriam os efeitos? Cegueira? Por quanto tempo?
- Saltar e usar acrobacia como uma ação de movimento e cair atrás do oponente e usar ação para atacar, pegando-o pelas costas teria alguma vantagem?
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Mensagempor oculto em 12 Jul 2010, 10:13

Rona, estamos falando de qual edição?
De qq forma, não me lembro de nenhuma regra oficial para isso, mas existem várias possibilidades que podem ser criadas.
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Mensagempor Emil em 12 Jul 2010, 10:25

Ronassic escreveu:- Saltar e usar acrobacia como uma ação de movimento e cair atrás do oponente e usar ação para atacar, pegando-o pelas costas teria alguma vantagem?


Quando eu estava testando o e8 com o Madrüga, lembro que uma das classes tinha uma perícia que ou permitia, ou dava uns bônus para isso. Acho que o monge do grupo fazia isso em alguns combates. De qualquer maneira, era um teste de acrobacia (cd 15 ou 20?), e em caso de falha você cedia um ataque de oportunidade ao oponente.
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Mensagempor Ronassic em 12 Jul 2010, 10:28

Ah, seria 3.5, não conheço regras básicas para muitas dessas situações inusitadas, creio que não existam mesmo.
Cabe o bom senso do mestre, mas qual seria a medida certa? Simplesmente dar uma penalidade no no ataque por não ser treinado em lançar areia? Mandava o oponente fazer um teste de reflexos para não ficar cego? Por quanto tempo? Uma rodada?
E quanto saltar, girar e cair já atacando pelas costas do oponente, rola bônus pra acertar?
Emil, normalmente é CD25 por ultrapassar o quadrado do oponente, mas deve ser diferente nesse e8, né?
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Mensagempor GoldGreatWyrm em 12 Jul 2010, 11:29

Jogar areia nos olhos: ataque de toque a distância. Reflexos CD 13, senão cegueira 1d3 turnos ou até usar uma ação padrão para limpar os olhos.

Acrobacia e ataque pelas costas: como para ultrapassar o inimigo (CD 25), mas adiciona-se +10 à CD para poder considerá-lo "flatfooted".
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Mensagempor Lumine Miyavi em 12 Jul 2010, 11:39

Adendos ao Gegê:

A) Um oponente usando um Elmo recebe um bônus de +2 de circunstância no seu teste de reflexo.

B) Oponentes que tenham Uncanny Dodge não podem ser alvos com essa manobra, a menos que sejam 4 níveis inferiores ao personagem.
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Mensagempor oculto em 12 Jul 2010, 11:58

senão cegueira 1d3 turnos ou até usar uma ação padrão para limpar os olhos.

Achei penalidade demais para o alvo. Eu daria apenas um turno de cegueira e pronto.
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Mensagempor Sr. Pichu em 12 Jul 2010, 12:15

cegueira é só -4 na jogada de ataque :p
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Mensagempor Lumine Miyavi em 12 Jul 2010, 12:24

Lembrando gurps: se jogar areia na cara fosse mais efetivo que bater, guerreiros carregariam sacos de areia e não espadas. XD
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Mensagempor oculto em 12 Jul 2010, 12:50

Faz bastante tempo que não vejo a 3.5e, mas me lembro que alguém pode usar uma ação padrão para efetuar um teste de bluff e deixar o alvo flatfooted por uma rodada. Com um talento é possível reduzir o custo da ação para movimento.
Me corrijam, por favor, mas cego também deixa o alvo flatfooted, certo? É só balancear o poder com base nisso.

Sobre acrobacia, se vc quizer uma campanha mais "Prince of Persia" recomendo diminuir as dificuldades. "CD35" é dificil até para um personagem lvl 10 com destreza maximizada.
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Mensagempor Lumine Miyavi em 12 Jul 2010, 12:53

Oculto:

Saltar por cima de um oponente engajado, sem impulso não é exatamente algo que seja fácil ou rotineiro.

E ficar cego te faz perder destreza:
The character cannot see. He takes a –2 penalty to Armor Class, loses his Dexterity bonus to AC (if any), moves at half speed, and takes a –4 penalty on Search checks and on most Strength- and Dexterity-based skill checks. All checks and activities that rely on vision (such as reading and Spot checks) automatically fail. All opponents are considered to have total concealment (50% miss chance) to the blinded character. Characters who remain blinded for a long time grow accustomed to these drawbacks and can overcome some of them
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Mensagempor oculto em 12 Jul 2010, 13:11

Por isso que eu disse "se vc quizer uma campanha mais "Prince of Persia"". Lá é bem rotineiro... ;) Com relação a dificuldade, fiz a referência pq altas dificuldades nunca estimulam a utilização das possibilidades do jogo. No caso acima, um personagem com aquela configuração que eu citei (lvl 10, DX e Acrobacia maximizados, item mágico de DX, item mágico de acrobacia, etc) ainda precisaria em torno de um 13 ou 14 no D20 pra conseguir efetuar a proeza.

Quanto a cegueira, realmente não me recordava das penalidades.
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Mensagempor Gladius Dei em 12 Jul 2010, 18:14

3.5? Tente obter o Complete Scountrel. Nele tem os Skill Tricks (pág. 82), sendo o primeiro o Acrobatic Backstab (pág. 84).

Aprender um Skill Trick custa dois pontos de perícia (se não for de classe, quatro pontos no total). Esses pontos são gastos ao invés de adicionarem às perícias (pense como se fosse um boost na perícia... ao invés de aumentar uma perícia de 20 para 22, você fica com 20 mas com um algo extra). Só pode aprender um skill trick por nível, e não pode ter mais do que metade do nível em skill tricks (ou seja, no nível 10, só pode ter 5).

Para o Acrobatic Backstab, o personagem precisa ter 12 pontos em Acrobacia, ele se move no espaço do inimigo e pega ele surpreso se ele obter sucesso num teste de Acrobacia para se mover dentro do espaço do inimigo. Só vale para o primeiro ataque seguinte, e o oponente tem que estar de pé para funcionar.

Realmente recomendo o livro, tem vários outros skill tricks interessantes lá.

Só não vi nenhum relacionado à jogar sujeira nos olhos do outro, infelizmente... mas o pessoal já deu boas dicas. Quiçá, como é um ataque improvisado, você considera que tem -4 de chance de acertar no ataque de toque à distância... e para tirar essa penalidade, você transformar num skill feat baseado em Blefe (Bluff) ou Punga (Sleight of Hand).
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

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Mensagempor Lady Draconnasti em 13 Jul 2010, 18:05

Tem alguns talentos na 3.5E pra fazer essas coisas. Essa sexta eu irei jogar e vejo os nomes deles.

De cabeça, só me lembro de Fintar.
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Mensagempor Madrüga em 13 Jul 2010, 18:26

Rona, no Sandstorm, página 52, tem um talento chamado "sand dancer" (requisitos Sab 13, 4 grad. em Acrobacia). Basicamente o que ele faz é COMPLEMENTAR um ataque seu (depois que você gasta uma ação de movimento com acrobacias na areia, terra, etc) com areia nos olhos. O cara testa Fortitude (CD 10 + 1/2 do seu nível + seu mod. de Sabedoria) ou fica cego por uma rodada.

Tem um outro talento (tem "sand dancer" como requisito) que ainda permite jogar areia nos olhos de todo mundo adjacente.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

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