Personagens focados em críticos

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Personagens focados em críticos

Mensagempor JulioBritannia em 10 Set 2010, 19:18

Bem, essa é uma questão que vem me perseguindo nos últimos dias e, como não encontrei nenhum tópico abordando o assunto, criei esse daqui.

O ponto é o seguinte: É possível criar um personagem baseado em acertos críticos dentro do D&D 4e?

Para responder essa pergunta, fiz uma pequena pesquisa sobre as possibilidades de criação de personagens. Até onde vi, não encontrei nenhum talento que ampliasse a margem de crítico para além do 20 natural. E mais: não vi nenhuma arma que tivesse essa habilidade naturalmente. Isso me leva a conclusão de que não é praticável pensar na construção de tal personagem, já que me parece ruim fazer qualquer coisa baseada em um evento que tem apenas 5% de chance de ocorrer, obviamente.

No entanto, a idéia de ter um personagem agressor que usasse e abusasse de críticos me parece bastante conveniente para ser simplesmente esquecida assim facilmente, então tenho uma pergunta antes de abandonar a idéia por completo. Vocês já se esbarraram em poderes de classe, talentos, qualquer coisa que pudesse tornar esse personagem consistente?
"Alguns cientistas acreditam que hidrogênio, por ser tão abundante, é o elemento básico do universo. Eu questiono este pensamento. Existe mais estupidez do que hidrogênio. Estupidez é o elemento básico do universo." - Frank Vincent Zappa
JulioBritannia

Re: Personagens focados em críticos

Mensagempor Elven Paladin em 10 Set 2010, 20:08

O ponto é o seguinte: É possível criar um personagem baseado em acertos críticos dentro do D&D 4e?

Para responder essa pergunta, fiz uma pequena pesquisa sobre as possibilidades de criação de personagens. Até onde vi, não encontrei nenhum talento que ampliasse a margem de crítico para além do 20 natural. E mais: não vi nenhuma arma que tivesse essa habilidade naturalmente. Isso me leva a conclusão de que não é praticável pensar na construção de tal personagem, já que me parece ruim fazer qualquer coisa baseada em um evento que tem apenas 5% de chance de ocorrer, obviamente.

Você não procurou no lugar correto, ao que me parece, já que "Crit Fishers" formam um tipo de otimização até comum no D&D 4e. :b

Para começar, existem n-meios de reduzir a margem de crítico na 4e, sendo os mais famosos os talentos épicos terminados em Mastery ( vide Livro do Jogador e Arcane Power ), armas com a propriedade Jagged ( Adventurer's Vault, permite ter margem 19-20 já nos níveis exemplares ) e alguns Paragon Paths, como o Daggermaster ( hoje restrito a poderes de Ladinos ), Radiant Servant ( Estrelinha se combinado com Avenger e dano Radiante. Aliás, tudo fica bom se é radiante :b ) e especialmente, classes que tenha ataques múltiplos ( Bárbaro, Guerreiro e Ranger. Mais ataques = Mais chances de ataque decisivo ) e claro, re-rolagens ( Avenger é uma das estrelas nesse campo ).

Em qualquer caso, como reduzir a margem para um acerto crítico e efeitos extras ativados em acertos decisivos, vide o Critical Hits - How To Get It And What To Do.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor JulioBritannia em 10 Set 2010, 23:15

Entendo... Vou dar uma olhada no que você citou então.

Pelo que disse então, essas opções estão mais disponíveis em níveis exemplares/épicos... Confesso que tinha procurado mais em possibilidades para níveis heróicos. A idéia original era criar um personagem com esse foco desde o ínicio. Mas fico satisfeito em saber dessas opções para níveis um pouco mais elevados, mesmo pq os maiores ganhos parecem surgir desse ponto em diante.
"Alguns cientistas acreditam que hidrogênio, por ser tão abundante, é o elemento básico do universo. Eu questiono este pensamento. Existe mais estupidez do que hidrogênio. Estupidez é o elemento básico do universo." - Frank Vincent Zappa
JulioBritannia

Mensagempor LuizTroll em 11 Set 2010, 19:22

Eu jogo com um Avenger crit-fisher, e funciona MUITO bem, se quiserem posto ele aqui.

SPOILER: EXIBIR
====== Created Using Wizards of the Coast D&D Character Builder ======
Claw, level 18
Razorclaw Shifter, Avenger, Ardent Champion
Avenger's Censure: Censure of Pursuit
Versatile Expertise: Versatile Expertise (Heavy Blade)
Versatile Expertise: Versatile Expertise (Holy Symbol)

FINAL ABILITY SCORES
Str 11, Con 12, Dex 21, Int 11, Wis 25, Cha 9.

STARTING ABILITY SCORES
Str 10, Con 11, Dex 14, Int 10, Wis 18, Cha 8.

AC: 34 Fort: 25 Reflex: 29 Will: 33
HP: 128 Surges: 10 Surge Value: 32

TRAINED SKILLS
Religion +15, Acrobatics +22, Perception +26, Stealth +22

UNTRAINED SKILLS
Arcana +9, Bluff +8, Diplomacy +8, Dungeoneering +16, Endurance +10, Heal +16, History +9, Insight +16, Intimidate +8, Nature +16, Streetwise +8, Thievery +14, Athletics +9

FEATS
Level 1: Versatile Expertise
Level 2: Unarmored Agility
Level 4: Weapon Proficiency (Fullblade)
Level 6: Improved Armor of Faith
Level 8: Durable
Level 10: Weapon Focus (Heavy Blade)
Level 11: Power of Skill
Level 12: Justice Hammer
Level 14: Overwhelming Critical
Level 16: Vicious Advantage
Level 18: Painful Oath

POWERS
Avenger at-will 1: Bond of Pursuit
Avenger at-will 1: Overwhelming Strike
Avenger encounter 1: Angelic Alacrity
Avenger daily 1: Wings of Light
Avenger utility 2: Refocus Enmity
Avenger encounter 3: Sequestering Strike
Avenger daily 5: Menacing Presence
Avenger utility 6: Aspect of Agility
Avenger encounter 7: Inexorable Pursuit
Avenger daily 9: Winds of Woe
Avenger utility 10: Leading Step
Avenger encounter 13: Avenger's Demand (replaces Angelic Alacrity)
Avenger daily 15: Oath of the Many (replaces Wings of Light)
Avenger utility 16: Temple of Seclusion
Avenger encounter 17: Ready the Final Blow (replaces Sequestering Strike)

ITEMS
Robe of Eyes Mindweave Armor +4, Iron Armbands of Power (paragon tier), Amulet of Double Fortune +4, Melegaunt's Darkblade Fullblade +4, Greaves of Maldeen (paragon tier), Gauntlets of Destruction (paragon tier)
====== Copy to Clipboard and Press the Import Button on the Summary Tab ======

Bom, editei e já coloquei ele aqui...
Caso for do interesse, ele dá críticos 19-20 (lembrando que avenger rola duas vezes o ataque) e dois números que acertem que eu rolar igual contra meu Oath of Enmity. Claro que dá pra otimizar um pouco melhor os itens... mas aceito idéias, acabei de passar ele de nível às pressas.
"Eu sou mais rico que o Batman!" - Vlog de Deus
SPOILER: EXIBIR

Imagem
LuizTroll

Voltar para Sistemas e Cenários