Depois que eu vi a edição de 20 anos de aniversário de Vampiro: A Máscara, resolvi reler o sistema. E como eu estava enganado, o Sampaio tinha toda a razão!
É verdade, Vampiro é o melhor sistema de RPG já criado! É ótimo poder fazer personagens tão rapidamente, apenas preenchendo bolinhas, e depois não usar nenhuma estatística deles, porque estamos muito imersos em puro roleplay.
Quem liga se o sistema é quebrado? Quem liga se ele é lento, chato, e cada rodada de cada jogador demora vinte minutos para se resolver?
O que importa é o suporte ao roleplay do sistema! Graças a ele, eu e meus jogadores conseguimos interpretar muito melhor que qualquer jogador overpower de D&D.
Por isso, estou pensando em adaptar todo o DC Adventures para Storyteller. Sim, porque até M&M parece empalidecido, comparado com tamanha grandeza. Imaginem interpretar o Superman com toda a profundidade que o personagem merece, cada mísero aspecto de sua Natureza e Comportamento.
Sem dúvidas, estava perdendo meu tempo com tantos sistemas focados em ser funcionais. Deveria mesmo ter cedido ao fluxo do roleplay mais cedo.