[4e] Temas para Multiclasse

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[4e] Temas para Multiclasse

Mensagempor Nibelung em 16 Abr 2011, 17:20

No livro Dark Sun Campaign Setting apareceu uma mecânica aditiva nova na 4e: Basicamente, você escolhe um Tema junto com sua raça e classe, ganha um poder por encontro de seu tema, e é capaz de pegar poderes de seu tema no lugar dos poderes da sua classe, sem nenhum custo adicional.

Inspirado em um comentário solto no blog do Robert J. Schwalb, estive pensando em como transformar todas as classes do jogo em temas, facilitando ainda mais o uso de multiclasses. Primeiro, por não precisar mais de talentos adicionais só pra trocar poderes. Segundo, pra criação de híbridos que não sejam tão desfalcados (por exemplo, um defensor/agressor híbrido costuma ter muitos poucos PVs e pulsos de cura).

Os talentos multiclasse continuam acessíveis, porque a intenção é fazer os temas serem uma "multiclass for dummies". Eles vão funcionar de forma similar, mas não iguais. Fazendo um paralelo rápido:

Talentos de Multiclasse:
  • Permite escolher talentos como se sua classe fosse da multiclasse
  • Permite escolher trilhas exemplares de sua multiclasse
  • Com raras exceções, garantem treinamento em uma perícia
  • Concedem uma característica exclusiva da classe
  • Exige talentos adicionais para trocar poderes
  • Só é permitido uma multiclasse por personagem

Temas Multiclasse:
  • Permite escolher entre poderes da sua classe ou da sua classe-tema (exceto poderes sem limite)
  • Não exige o gasto de um talento para entrar na multiclasse, ou "consertar" uma combinação híbrida (que quase obrigatoriamente requer Hybrid Talent)
  • Permite usar o seu atributo mais alto nos ataques dos poderes da classe-tema (pode requerer alguma adaptação em atributo-kickers, mas tem que ser olhado caso a caso)
  • Permite pegar talentos multiclasse em adição ao tema (incluindo os da clase-tema)
  • Não permite pegar talentos ou trilhas exemplares da classe-tema

Só pra dar um exemplo, vamos começar com algo fácil:

Tema Multiclasse: Clérigo

Papel Secundário: Líder
Fonte de Poder: Divina
Poder Garantido: Palavra Sagrada (igual ao Livro do Jogador, mas apenas 1/encontro)


Tema Multiclasse: Guerreiro

Papel Secundário: Defensor
Fonte de Poder: Marcial
Poder Garantido: Superioridade de Combate (Uma vez por encontro, o personagem pode adicionar o seu modificador de Força na jogada de ataque de seu AdO. Se o AdO foi provocado por uma movimentação, o movimento é interrompido caso o personagem acerte o ataque.)


Tema Multiclasse: Bruxo

Papel Secundário: Controlador (eu sei, a classe original é agressora, mas sem a maldição e a dádiva, os poderes tendem mais a controlador)
Fonte de Poder: Arcana
Poder Garantido: Passo Nebuloso (Uma vez por encontro, quando terminar o turno a 3 quadrados de distância de onde começou o turno, o personagem ganha camuflagem parcial até o final de seu próximo turno)


Tema Multiclasse: Bárbaro

Papel Secundário: Agressor
Fonte de Poder: Primitiva
Poder Garantido: Arremetida (Uma vez por encontro, quando o personagem obtiver um sucesso decisivo, ele pode fazer um ataque básico como uma ação livre. Caso o poder tenha múltiplas jogadas de ataque, apenas a primeira jogada pode se qualificar para ativar este poder)


Depois continuo, aceito feedback.
Editado pela última vez por Nibelung em 21 Abr 2011, 20:31, em um total de 1 vez.
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

Re: [4e] Temas para Multiclasse

Mensagempor Rain em 20 Abr 2011, 13:01

Muito legal a ideia!
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Rain
 
Mensagens: 199
Registrado em: 23 Jul 2010, 12:56
Localização: João Pessoa -PB

Re: [4e] Temas para Multiclasse

Mensagempor Lumine Miyavi em 20 Abr 2011, 13:13

Considere sua ideia roubada, Nibe.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: [4e] Temas para Multiclasse

Mensagempor DracoDruida em 20 Abr 2011, 16:13

A idéia parece ótima, mas deixa eu comentar:
1º)
Segundo, pra criação de híbridos que não sejam tão desfalcados (por exemplo, um defensor/agressor híbrido costuma ter muitos poucos PVs e pulsos de cura).

Como essa idéia corrigiria isso?

2º) A classe-tema não vale bem mais a pena que a multiclasse? Claro que é divertido você poder cumprir pré-requisitos como sua classe de multiclasse, mas estamos falando aqui de um ganho significativo em talentos. Além disso, nem precisa se preocupar com outro atributo, já que é usado o atributo mais alto mesmo.
Avatar do usuário
DracoDruida
 
Mensagens: 1677
Registrado em: 18 Ago 2007, 23:41

Re: [4e] Temas para Multiclasse

Mensagempor kaishakunin em 21 Abr 2011, 18:53

Nibe,

Como ficaria a interação de características de classe/paragon paths com os poderes adquiridos via temas? Por exemplo, a característica que permite somar WIS no dano de poderes de Ftr da paragon path Pit Fighter? Ou a Dagger Precision do Daggermaster?

(Obviamente, estes casos podem ser considerados levando-se em conta as erratas recentes, mas é só pra exemplifcar possíveis efeitos de interação entre características e poderes.
Avatar do usuário
kaishakunin
 
Mensagens: 194
Registrado em: 28 Ago 2007, 09:41
Localização: Campinas/São José dos Campos

Re: [4e] Temas para Multiclasse

Mensagempor Nibelung em 21 Abr 2011, 20:19

DracoDruida escreveu:1º)
Segundo, pra criação de híbridos que não sejam tão desfalcados (por exemplo, um defensor/agressor híbrido costuma ter muitos poucos PVs e pulsos de cura).

Como essa idéia corrigiria isso?


Digamos que você seja um híbrido paladino/bruxo, que tem a intenção de usar mais o seu lado paladino que seu lado bruxo. Um paladino puro tem 10+con pulsos de cura, e 6 PVs extras por nível. Um híbrido tem 7+con, e 5 PVs extras por nível. É um valor maior que um agressor puro, mas inferior a um defensor puro. O problema é que com este valor híbrido, ele não é tão efetivo como defensor.

A minha ideia faz ele ser um paladino puro pra todos os efeitos, e em adição a isto, pode escolher poderes de bruxo para complementar seu arsenal. Então ele não fica desfalcado em pontos de vida, pulsos de cura, ou a obrigatoriedade de pegar Hybrid Talent.

DracoDruida escreveu:2º) A classe-tema não vale bem mais a pena que a multiclasse? Claro que é divertido você poder cumprir pré-requisitos como sua classe de multiclasse, mas estamos falando aqui de um ganho significativo em talentos. Além disso, nem precisa se preocupar com outro atributo, já que é usado o atributo mais alto mesmo.


Eu estou tentando manter equilibrado. Por isto detalhei que o tema não permite você escolher talentos ou trilhas exemplares do seu tema multiclasse. A maioria das builds de híbridos faz uso intensivo de talentos das duas classes, então teoricamente deve funcionar.

kaishakunin escreveu:Nibe,

Como ficaria a interação de características de classe/paragon paths com os poderes adquiridos via temas? Por exemplo, a característica que permite somar WIS no dano de poderes de Ftr da paragon path Pit Fighter? Ou a Dagger Precision do Daggermaster?


Pra todos os efeitos, os poderes de temas não são considerados poderes de classe. Um paladino com tema bruxo usando Fogo das Fadas, trata este poder como um poder de bruxo, e não um poder de paladino.

Editado: Adicionado no primeiro post os seguintes temas: Guerreiro, Bruxo e Bárbaro
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

Re: [4e] Temas para Multiclasse

Mensagempor Kasuya em 24 Abr 2011, 00:49

Nib, eu li e gostei da ideia, mas achei bem mais vantajosa que o da multiclasse.

Tipo, só de vista, sem uma análise mais aprofundada, a opção de multiclasse é a que se sugere menos atrativa entre as opções existentes (classe pura, multiclasse e híbrido). Claro que tem lá o lance dos combos e etc... mas no geral parece pouco vantajoso para um jogador comum gastar talentos só para ter outros poderes e ficar devendo um pouco em seu papel original. Ou seja, você deve para o seu papel e ainda fica sem talentos. É um preço a se pagar pelo benefício de ser ainda mais versátil, mas é um preço consideravelmente caro ao ponto de fazer o jogador pensar BEM no caso.

Já o lance dos temas parece mais algo como: "use o tema, se não gostar, lhe damos o dinheiro de volta". Quer dizer, você ganha poderes da outra classe para trocar de graça. Tudo bem, tem a desvantagem de não ser membro da classe efetivamente (o que te impediria inicialmente de pegar talentos e paragon paths da sua classe tema). Mas aí o que o cara faz: compra o talento multiclasse da sua classe tema e passa a ser membro oficial da classe tema SEM ter que pegar a droga dos talentos de trocar de poder, mantendo TODAS as vantagens de se multiclasse SEM a grande desvantagem, tudo isso ao custo de um talento e um "sim, eu quero testar o tema para ver se eu gosto ou o meu dinheiro de volta".

Você pode, claro, assumir que não é possível escolher o talento multiclasse da sua classe tema, mas, convenhamos, isso não faz sentido algum.

Enfim, adorei a ideia, mas encaro alguns problemas a ser resolvidos. :aham:
Imagem
Avatar do usuário
Kasuya
 
Mensagens: 592
Registrado em: 18 Jul 2008, 01:41

Re: [4e] Temas para Multiclasse

Mensagempor Nibelung em 24 Abr 2011, 01:39

Também tem o problema que você não pode pegar outro tema. OK, atualmente só existem temas de Dark Sun, mas a WotC já disse que a mecânica é interessante, e vai expandi-la pra linha padrão. Se não me engano, o livro Neverwinter vai ter temas. Quando esta mecânica tiver mais opções (como os kits de AD&D), não vai ser tão fácil assim abrir mão de seu tema por uma multiclasse.

Boa parte da mecânica é levando em consideração que não é só "toma isso de graça e vai brincar". Mas claro, no momento tem este problema.
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

Re: [4e] Temas para Multiclasse

Mensagempor Kasuya em 24 Abr 2011, 10:06

Também tem o problema que você não pode pegar outro tema.


Na verdade, eu já estava considerando isso implicitamente: você não pode ter mais de uma multiclasse (a menos que seja bardo), você não pode ser híbrido de uma terceira classe (coisa que não faria o menor sentido), é lógico pensar que essa nova opção também não permita pegar de terceiras classes.

Quando esta mecânica tiver mais opções (como os kits de AD&D), não vai ser tão fácil assim abrir mão de seu tema por uma multiclasse.


Assim, eu não entendi como é que, em se tratando de ter MAIS opções para esse negócio, você vai sentir mais dificuldade em abrir mão da multiclasse se, justamente, o problema é esses temas parecerem mais vantajosos que a multiclasse em si e ambas as opções (tema e multiclasse) não serem, a princípio, mutuamente exclusivas (ou seja, se eu sou um guerreiro com tema de mago, eu ainda posso fazer multiclasse com mago e somar os benefícios das duas opções, pelo menos a tirar da sua ideia inicial do tópico). Ou seja, já era fácil trocar o multiclasse pelo tema, se o tema tiver muito mais opções, ao meu ver, vai ser mais fácil ainda.

Boa parte da mecânica é levando em consideração que não é só "toma isso de graça e vai brincar". Mas claro, no momento tem este problema.


Bom, como eu disse antes, a ideia é muito boa, mas por enquanto tá meio que assim mesmo "toma isso de graça e vai brincar". Espero que a tornem uma opção interessante.

Eu, pelo menos iria nessa linha de "kits". Tipo, em vez de gerar uma opção para fazer concorrência com a multiclasse , os temas poderiam ser relacionados com uma especificação do que você realmente faz no combate ou na vida. Tipo, "gladiador", poderia gerar um efeito de derrubar uma vez por encontro caso acerte um golpe, como ação livre (em vez de ganhar habilidades do guerreiro, concorrendo com a multiclasse) e teria acesso a algum poder de guerreiro vez ou outra, ou poderia se apelar para algo no estilo dos "poderes de perícia" do PHB3, onde você só troca um utilitário da sua classe para pegar um poder de perícia que você atende aos requisitos. Então poderia-se ter uma listinha de poderes temáticos que teria como requisito ter "esse tema" e mais alguma coisa para se poder trocar com um poder de ataque da sua classe.

Mas enfim, vamos ver o que eles vão fazer, não é? :hum:
Imagem
Avatar do usuário
Kasuya
 
Mensagens: 592
Registrado em: 18 Jul 2008, 01:41


Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron