Inspirado em um comentário solto no blog do Robert J. Schwalb, estive pensando em como transformar todas as classes do jogo em temas, facilitando ainda mais o uso de multiclasses. Primeiro, por não precisar mais de talentos adicionais só pra trocar poderes. Segundo, pra criação de híbridos que não sejam tão desfalcados (por exemplo, um defensor/agressor híbrido costuma ter muitos poucos PVs e pulsos de cura).
Os talentos multiclasse continuam acessíveis, porque a intenção é fazer os temas serem uma "multiclass for dummies". Eles vão funcionar de forma similar, mas não iguais. Fazendo um paralelo rápido:
Talentos de Multiclasse:
- Permite escolher talentos como se sua classe fosse da multiclasse
- Permite escolher trilhas exemplares de sua multiclasse
- Com raras exceções, garantem treinamento em uma perícia
- Concedem uma característica exclusiva da classe
- Exige talentos adicionais para trocar poderes
- Só é permitido uma multiclasse por personagem
Temas Multiclasse:
- Permite escolher entre poderes da sua classe ou da sua classe-tema (exceto poderes sem limite)
- Não exige o gasto de um talento para entrar na multiclasse, ou "consertar" uma combinação híbrida (que quase obrigatoriamente requer Hybrid Talent)
- Permite usar o seu atributo mais alto nos ataques dos poderes da classe-tema (pode requerer alguma adaptação em atributo-kickers, mas tem que ser olhado caso a caso)
- Permite pegar talentos multiclasse em adição ao tema (incluindo os da clase-tema)
- Não permite pegar talentos ou trilhas exemplares da classe-tema
Só pra dar um exemplo, vamos começar com algo fácil:
Tema Multiclasse: Clérigo
Papel Secundário: Líder
Fonte de Poder: Divina
Poder Garantido: Palavra Sagrada (igual ao Livro do Jogador, mas apenas 1/encontro)
Tema Multiclasse: Guerreiro
Papel Secundário: Defensor
Fonte de Poder: Marcial
Poder Garantido: Superioridade de Combate (Uma vez por encontro, o personagem pode adicionar o seu modificador de Força na jogada de ataque de seu AdO. Se o AdO foi provocado por uma movimentação, o movimento é interrompido caso o personagem acerte o ataque.)
Tema Multiclasse: Bruxo
Papel Secundário: Controlador (eu sei, a classe original é agressora, mas sem a maldição e a dádiva, os poderes tendem mais a controlador)
Fonte de Poder: Arcana
Poder Garantido: Passo Nebuloso (Uma vez por encontro, quando terminar o turno a 3 quadrados de distância de onde começou o turno, o personagem ganha camuflagem parcial até o final de seu próximo turno)
Tema Multiclasse: Bárbaro
Papel Secundário: Agressor
Fonte de Poder: Primitiva
Poder Garantido: Arremetida (Uma vez por encontro, quando o personagem obtiver um sucesso decisivo, ele pode fazer um ataque básico como uma ação livre. Caso o poder tenha múltiplas jogadas de ataque, apenas a primeira jogada pode se qualificar para ativar este poder)
Depois continuo, aceito feedback.