Shadowcaster - Semi-errata e comentários

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Wykthor em 19 Fev 2008, 20:03

Poucos elementos me fascinam mais no D&D do que o Plano das Sombras e qualquer material relacionado a ele. Meu dragão preferido é o shadow dragon, gosto muito dos shades de netheril e naturalmente adorei a inclusão do shadowcaster no Tome of Magic. Estritamente falando sobre “coolness factor”, para mim o shadowcaster está para o mago assim como a qedeshot do Testament está para o bardo. É uma pena, entretanto, que a classe tenha ficado fraca, um fato que o próprio autor (Ari "mouseferatu" Marmell) admitiu. Tanto que ele fez uma “errata não-oficial” na ENWorld. Segue o texto abaixo

Alterações na classe Shadow Caster

1) Charisma determines the DC to save against your mysteries. Intelligence determines the highest level mystery you can cast.

2) Grant bonus mysteries per day based on Charisma. These would work just like bonus spells. For instance, if your Cha is 14, you can cast one extra mystery of 1st-level equivalent and one of 2nd-level equivalent per day. (Note that each mystery does give an equivalent level, even though you don't learn them by level.)

3) Eliminate the rule that says you have to take mysteries in a given Path in order. If you want to jump around, so as to broaden your versatility, you can.

4) Within a category—Apprentice, Initiate, Master—you must have at least two mysteries of any given level before you can take any mysteries of the next higher level. For instance, you must have two 1st-level mysteries before you can take any 2nds, and at least two 2nds before you can take any 3rds.

5) Eliminate the rule that says you get a bonus feat equal to half the number of paths you have access to. Instead, you get a bonus feat equal to the total number of Paths you complete. Thus, while you are no longer required to take the entirety of a given Path, there's still encouragement to do so.

6) You may “swap out” mysteries, just as a sorcerer does spells known. If you “un-complete” a Path in this way, however, you lose access to the bonus feat you gained from completing that Path. (You can regain access by re-completing the Path, completing a different Path and choosing that feat as your new bonus, or selecting that feat as a normal feat at your next opportunity.)

7) Once your Apprentice Mysteries become supernatural abilities, change the save DC from 10 + equivalent spell level + Cha to 10 + 1/2 caster level + Cha. This makes them useful even against high-HD opponents, and follows the pattern for other supernatural abilities.
(adicionado depois) . An Initiate-level feat that becomes a supernatural ability due to the Favored Mystery feat would function just like any other supernatural-mystery, and would use the appropriate progression.

Fontes: http://www.enworld.org/showpost.php?p=3 ... ostcount=2
http://www.enworld.org/showpost.php?p=3 ... stcount=35

Em adição a isto, eu fiz algumas modificações em outros pontos do shadowcaster. Sigam por sua própria conta e risco :)

a) Base Fortitude Save: +0

Motivo: Não vejo a menor necessidade nem indicação da classe ter um Fortitude Save “bom”.

b) Metashadow Feats: Cada metashadow feat pode ser usado 3/DIA. Os pré-requisitos são os mesmos, mas só pode comprar cada talento UMA vez. O uso de um metashadow feat em um mystery (ou fundamental) faz com que sejam gastos USOS EXTRAS (v. tabela), diminuindo a quantidade diária de usos daquele mystery. No 14º nível não há gasto de usos extras para fundamentals, mas a restrição de 3/dia de cada feat se mantém.

Usos extras consumidos por metashadow mystery
Still: +0
Empower: +1
Enlarge: +1
Extend: +1
Reach: +1
Line of Shadow: +2
Maximize: +2
Quicken: +3

Ex: Um quickened mystery custaria 4 usos de seu total de vezes por dia.

Motivos: Da forma que foram colocados os talentos (a compra cumulativa para usos extras de dado talento), encorajava-se a compra exclusiva de metashadow feats sempre que possível. Afinal, mecanicamente é muito atraente uma maximização diária extra. Assim, os usos extras por dia sem compra adicional de talentos. Já o consumo de usos adicionais foi incluído para evitar abusos, como um quickened killing shadow de 10d8 de dano no 5º nível (possível mesmo na RAW). Eu medi esses usos extras já considerando os “bonus mysteries” por atributo. Mas para tornar os usos extras mais toleráveis (especialmente no caso do quicken mystery e master mysteries ), segue um talento abaixo:

c) Metashadow Mystery Focus (Req: Shadow Caster 5, 2 metashadow feats): 3/dia, você pode reduzir em UM o custo de usos extras de UM metashadow feat (mínimo: +0) que esteja sendo utilizado para alterar um mystery.

d) Shadow magic items: metashadow rod não custa uso extra na ativação do mystery.

e) Mysteries revistos: Os motivos variam. Alguns porque o texto ficou confuso para mim, outros porque o texto era vago e sua interpretação dava margem para abusos. Outros por pura discordância :)

- Black Fire: Os quadrados que surgirem infligem dano SEM TESTE DE RESISTÊNCIA na próxima rodada do shadow caster se o alvo não se mover. Dano máximo: 5d6 (10º nível). Na rodada do alvo, caso ele se mova e saia do quadrado, ele pode um Teste de Resistência (Reflexos: nega): para evitar o dano durante a saída/passagem pelo quadrado (e posteriormente se reentrar). Um alvo NÃO sofre mais dano que UMA aplicação da magia por RODADA, não importa quantos quadrados ocupe ou tenha passado (embora isto o obrigue a fazer mais Testes de Resistência até que falhe um rolamento).
- Clinging darkness: Durante a ação de rodada completa do 2º Teste de Resistência, caso o 5-foot move do alvo o retire da area, ele não precisará fazer Teste de Resistência na próxima rodada.
- Curtain of darkness: 1 inch thick/caster level, full concealment do outro lado (see in darkness ability pode enxergar) , altura x comprimento = 100 ft area/caster level (ex: 5 ft tall x 20 ft wide por nível), tem que ser contínua e na forma de um muro vertical ou horizontal. Falha automaticamente se for criada ocupando espaço de um alvo.
- Flesh fails: Não pode reduzir ability a um valor menor do que 1.
- Flesh fails, greater: Pode reduzir ability a 0; se fizer Fortitude Save, é reduzido a 1.
- Flicker: Individually targeted attacks/spells = 50% miss chance. Em caso de efeitos de área há 20% de escapar (se isto ocorre, o personagem escolhe em que quadrado seguro fica).
- Warp spell: Não há Teste de Resistência, só “opposed caster level checks”. (sugestão do autor).
Victor Caminha

Co-autor de "Mítica - Desbravando o Oriente"

Arquivos de Mítica: Cosmologia do cenário, Errata de "Mítica - Desbravando o Oriente"

Bestiário: Sentinela Nacarita, Druhak, Centauro da Lua Nova (Lápito), Kurapsu
Wykthor

Mensagempor Eltor Macnol em 19 Fev 2008, 20:20

Cara, respeito muito o Mouseferatu, depois das alterações dele e das tuas sugestões até me deu vontade de dar uma chance pra classe. Da forma como ela está no livro oficial, é brabo tentar jogar.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Wykthor em 19 Fev 2008, 21:01

Eltor, acho que o meu interesse em um shadowcaster que funcione deve ser similar ao do Madruga e sua quest pelo monge aprimorado :cool: Um tópico sobre shadow magic é um dos dois assuntos que me fazem acessar e responder prontamente na Enworld. O tópico no qual Ari Marmell respondeu foi o segundo que vi na Enworld (o primeiro também participei, mas acabou sendo atualizado no posterior). Diabos, até perguntei a ele se no livro de classes 4E da necromancer games haverá um shadowcaster-símile (não haverá, pois os direitos da classe são da WotC). Espero ansiosamente pelo Shadow Power Source :pidao:

Sobre a classe original, o shadowcaster era extremamente frustrante por:

- Limitar os mysteries comprados por path, para que seu personagem obtivesse os mysteries mais altos daquele path.
- Ser uma nulidade em mysteries de 2o nível. Pelo menos agora pode brincar um pouco com Life Fades (depois sendo substituído) e Black Fire.
- Ter uma carência de usos de mysteries diários nos níveis mais altos, se comparados com outras classes. Sem bônus por atributo não dá!

Dava pena em ver uma classe com poderes tão bacanas sendo inutilizada por falhas na mecânica. Parabéns ao Mouseferatu por ter admitido e oferecer alterações.

EDIT: No web enhancement do Cityscape (http://www.wizards.com/default.asp?x=dnd/we/20070307a) há um Mystery Path novo (e mais vestiges, para os fãs do Binder). Comentando alguns deles:

Black Labyrinth - Linda, mas mais poderosa do que imagino um mystery de 9o nível.

Graping Shadows: MOUSEFERATU'S TENTACLES OF FORCED INTRUSION :wizard:

Menagerie of Darkness: Esperava mais de um Mystery de 8o nível.

Sickening Shadow: Legal.
Editado pela última vez por Wykthor em 19 Fev 2008, 21:08, em um total de 1 vez.
Victor Caminha

Arquivos de Mítica: Cosmologia do cenário, Errata de "Mítica - Desbravando o Oriente"

Wykthor

Mensagempor Skar em 19 Fev 2008, 21:08

verdade até eu to querend ver se ficaria legal jogar com ela
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor Dragão de Bronze em 19 Fev 2008, 22:39

Legal, agora só falta arrumar o Truenamer.

Mas eu gosto dessa classe também, apesar de conhecer menos do que gostaria.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell

"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell

Twitter: danielmpaula

Mensagempor Elven Paladin em 20 Fev 2008, 00:11

Por mais que eu reconheça o esforço do Mouseferatu, e se não me engano, até discuti umas duas vezes com o Wookie quanto aos Metashadow e o próprio funcionamento do ShadowCaster, ainda acho que essa solução é deselegante. Vamos aos pontos:

1. Dois Cast-Stats. Eu nunca foi favorável a essa idéia. Prefiro algo ao "Modo Warblade", ou seja, com certos atributos preferenciais ( Como For, Dex e Con ) e um altamente desejável mas não necessário ( Inteligência, no caso do Warblade ).

2. Bem, não há o que reclamar aqui, afinal, eu creio que eu reclamava e muito disso ( embora eu goste do Shadowcaster como um "Fracote". Gostaria tanto que o Mago fosse assim :twisted: )

3. Também razoável, sem o que comentar.

4. Essa regra é realmente necessária?

5 e 6. Por que complicar quando você pode ser mais direto? A idéia de talento extra por completar um Path é boa, mas o fato de poder trocar de poderes e perder o talento causa-me assombros. Não seria melhor simplesmente dar um outro benefício por completar um Path e talentos extras fixos, como o Mago?

7. Eu tenho sentimentos mistos por essa alteração. É algo para se discutir. Quais os efeitos disso no jogo?

Quanto aos Metashadows

Ha, você realmente se decidiu em utilizar a mesma versão de Abril de 2007 ( Quando você mandou tanto o Shadowcaster Revisado quando sobre Metashadows ). Quer que eu poste aqui as simulações que você incluiu no documento?
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Wykthor em 20 Fev 2008, 06:53

Por mais que eu reconheça o esforço do Mouseferatu, e se não me engano, até discuti umas duas vezes com o Wookie

Não foram apenas duas vezes, elfo. Foram 4-5 chats intermináveis :cool:

1. Dois Cast-Stats. Eu nunca foi favorável a essa idéia. Prefiro algo ao "Modo Warblade", ou seja, com certos atributos preferenciais ( Como For, Dex e Con ) e um altamente desejável mas não necessário ( Inteligência, no caso do Warblade ).

Se não me engano, na época eu perguntei ao Ari Marmell se era realmente necessário os dois, dado o problema de MAD (pelo menos a CoN podia se dar ao luxo de ser 12, dado o fato do shadowcaster rolar d6), mas ele fez questão de manter o conceito de dual stat.

2. Bem, não há o que reclamar aqui, afinal, eu creio que eu reclamava e muito disso ( embora eu goste do Shadowcaster como um "Fracote". Gostaria tanto que o Mago fosse assim :twisted: )

Não se preocupe, na 4E o mago será o fracote que sempre desejou :twisted:

. Essa regra é realmente necessária?

Você pergunta isso por achar que o procedimento deveria ser óbvio (= progressão de mais ou menos semelhante a do mago) ou por não gostar do jeito "free form" ? De qualquer forma, acho importante sim para quem quiser pegar um outro mystery de nível 3 ao invés de 4 (embora eu não pegaria), por exemplo. Eu não me lembro direito, mas eu sei que no enunciado original da errata do Mouseferatu podia causar uma confusão nos níveis 18-20 e após ter comentado com ele, o rato vampiro concordou e mudou para este.

5 e 6. Por que complicar quando você pode ser mais direto? A idéia de talento extra por completar um Path é boa, mas o fato de poder trocar de poderes e perder o talento causa-me assombros. Não seria melhor simplesmente dar um outro benefício por completar um Path e talentos extras fixos, como o Mago?

O que eu preferiria era uma solução intermediária: em vez dos talentos fixos (acho sem sal :b ), obtém-se por path completo (encorajamento para completá-lo), mas eu abriria mão da troca de Mysteries. Mas o Ari Marmell decidiu implementar e o resultado final não me incomoda, especialmente se isso significa usar Life Fades por 5 níveis, antes de descartá-lo.

7. Eu tenho sentimentos mistos por essa alteração. É algo para se discutir. Quais os efeitos disso no jogo?

Heh Lembra-se das discussões que eu, você e o Dregoth tivemos a respeito dessa abordagem ? HOJE eu estou tentando deixar como está para ver os resultados. Na época você e o Dregoth apoiavam a mudança para a mecânica do SAVE DC de supernatural abilities (apesar de você estranhar a idéia de uma supernatural ability ainda ganhar usos extras diários por atributo) enquanto eu era mais conservador. Extraindo o que coloquei na Rede na época:

Por mais que eu goste de seguir essa coerência, uma explosão de Mysteries de nível baixo com alta CD é algo que evito. Refiro-me especificamente aos mysteries:

a) Voice of shadow, languor, mesmerizing shade - normalmente evitadas por imunidade a mind-effecting effects.

b) Pass into shadow - alterada para supernatural ability pelo favored mystery feat, torna-se uma magia de banimento planar com DC 30 (nível 20), embora sua fraqueza é que se limita a ser usada no plano material

c) Clinging darkness - imobiliza em área, sendo muito dificil de sair após falhar no primeiro save.

A minha relutância se deve ao acúmulo de mysteries "save or fall", cuja quantidade excede a das magias "save or die" de um dos 4 conjuradores. Se quiserem ignorar meu ímpeto conservador, vão em frente e adicionem a recomendação do Ari Marmell. De minha parte, não me preocupo com a falta desta habilidade, pois IMO ela não é vital para o reequilíbrio da classe revisada e esta nem fica especialmente "feia" com os CDs todos padronizados.

A minha implicância se deveu a apprentice mysteries de CD 20+atributo (Save DC maior do que initiate e master mysteries), causando um acúmulo de opções de DC muito alta (em número superior aos dos conjuradores padrão). HOJE, estou numa posição mais neutra, de "ver como ficará em jogo".

Ha, você realmente se decidiu em utilizar a mesma versão de Abril de 2007 ( Quando você mandou tanto o Shadowcaster Revisado quando sobre Metashadows ).

Sim :) Eu não gostaria de passar por todoaquele processo de novo. Eu me lembro que houve uma discussão bem interessante entre seu ponto de vista e do Dregoth: Você tinha gostado da idéia do gasto de Mystery Uses por metashadoow feat enquanto o Dregoth preferiria uma abordagem mais "Sudden Feat do Complete Arcane". Acabei usando a primeira opção, mas incluindo um talento novo para suavizar a "queima" de usos diários.

Quer que eu poste aqui as simulações que você incluiu no documento?

Claro. Acho que essas simulações eu apaguei do .doc aqui (para deixá-lo em uma página).
Victor Caminha

Wykthor

Mensagempor Elven Paladin em 20 Fev 2008, 22:30

Não foram apenas duas vezes, elfo. Foram 4-5 chats intermináveis
.

Você tem o log deles? Eu creio que devido á formatação não muito recente, eu perdi qualquer log anterior á Setembro de 2007.

Se não me engano, na época eu perguntei ao Ari Marmell se era realmente necessário os dois, dado o problema de MAD (pelo menos a CoN podia se dar ao luxo de ser 12, dado o fato do shadowcaster rolar d6), mas ele fez questão de manter o conceito de dual stat.

Eu prefiro deixar um só atributo governando toda a conjuração, embora eu entenda a lógica por trás do uso de dois atributos ( faz uma analogia aos Combatentes, com um Atributo "Ofensivo" e um de "Resistência" ). Mas o Modelo Warblade tem me agradado mais.

Não se preocupe, na 4E o mago será o fracote que sempre desejou

Eu tenho Iron Heroes. Para que vou precisar de World of Dungeons&Dragons: Naruto Edition? :twisted:

Você pergunta isso por achar que o procedimento deveria ser óbvio (= progressão de mais ou menos semelhante a do mago) ou por não gostar do jeito "free form" ? De qualquer forma, acho importante sim para quem quiser pegar um outro mystery de nível 3 ao invés de 4 (embora eu não pegaria), por exemplo

Eu não vejo por que restringir a seleção de "magias", afinal, inevitavelmente, os poderes de níveis acima são mais interessantes que os mais baixos. E se o jogador desejar, que escolha os poderes mais fracos. Cappiche?

O que eu preferiria era uma solução intermediária: em vez dos talentos fixos (acho sem sal ), obtém-se por path completo (encorajamento para completá-lo), mas eu abriria mão da troca de Mysteries. Mas o Ari Marmell decidiu implementar e o resultado final não me incomoda, especialmente se isso significa usar Life Fades por 5 níveis, antes de descartá-lo.

Eu não sou simpático á troca de Mysteries devido ao fato que a obtenção deles pode levar a um Talento Extra, e trocar um deles resultaria em perder o talento, o que é bizarro e cheira a Retraining ( mas não sou contra a troca de Mysteries em caso você desvinculasse a aquisição de talentos extras ao ato de possuir todos os Mysteries de um Path ). E, embora "sem sal", a mecânica de talentos extras aos moldes do Mago gera bem menos problemas do que essa abordagem, o que conta muitos pontos em minha visão de design.

Sim Eu não gostaria de passar por todoaquele processo de novo. Eu me lembro que houve uma discussão bem interessante entre seu ponto de vista e do Dregoth: Você tinha gostado da idéia do gasto de Mystery Uses por metashadoow feat enquanto o Dregoth preferiria uma abordagem mais "Sudden Feat do Complete Arcane". Acabei usando a primeira opção, mas incluindo um talento novo para suavizar a "queima" de usos diários.

Disso eu me lembro, devido a postura do Dragay de Athas de evitar ao máximo alterações em regras, enquanto eu adoro a idéia de "Pools" e "Poderes que Melhoram de Acordo com o Nível". E, aqui está a "Simulação" de como ficaria um Shadowcaster funcionando de acordo com as regras de "Metassombrias" ( Tradução á Moda Devir. Viu que traduziram Dark One´s Own Luck como Sorte do Capeta? :rolando: ):

Exemplo de shadowcaster 20 c/ Cha 30 (init 15 + 5 points + 6 item + 4 tome)

LEGENDA para a relação abaixo:
(Mystery level) CHA bonus mystery uses/day + (mystery use/mystery use = valor para cada mystery diferente) = distribuição de usos/dia, com preferência para metashadow

(0) unlimited: limitado apenas pelo uso de 3/dia de cada metashadow feat

(1) 3 + (3/3) = 2 quicken +1 mystery comum ou 3 maximize (2 mysteries) ou 3 empower (2 mysteries) + 1 maximize

(2) 3 + (3/3) = 2 quicken +1 mystery comum ou 3 maximize (2 mysteries) ou 3 empower (2 mysteries) + 1 maximize

(3) 2 + (3/3) = 2 quicken ou 2 maximize (diferentes) + 1 empower

(4) 2 + (2/2) = 1 quicken + 1 empower ou 2 maximize (2 mysteries) ou 3 empower (2 iguais, 1 diferente)

(5) 2 + (2/2) = 1 quicken + 1 empower ou 2 maximize (diferente) ou 3 empower (2 iguais, 1 diferente)

(6) 2 + (2/2) = 1 quicken + 1 empower ou 2 maximize (diferente) ou 3 empower (2 iguais, 1 diferente)

(7) 1 + (1/1) = 1 empower + 1 mystery comum

(8) 1 + (1/1) = 1 empower + 1 mystery comum

(9) 1 + (1/1/1/1) = 1 empower + 3 mysteries comuns

Obs: Os slots de nivel 19 e 20 podem ser alocados a qualquer lugar, mas coloquei preferencia nos de nivel 9, para ter maior repertório.

Exemplo de um total de mysteries lançados em um dia, levando em conta o limite de 3/dia de empower, maximize e quicken mystery:

1 – Maximized life fades, carptet of shadow (x6)
2 – Maximized black fire (x2), Piercing sight (x3)
3 – Quickened flicker, maximized killing shadows, killing shadows (x1)
4 – Quickened bolster, warp spell (x2)
5 – Pass into shadow, empowered curtain of shadows
6 – Quickened shadow storm, flood of shadow (x2)
7 – Empowered life fades greater, prison of night
8 – Soul puppet, flesh fails greater (x2)
9 – Empowered army of shadow, shadow time

Damage potential:
(Empower) life fades greater + (quick) shadow storm = 20d6 x 1.5 subdual + 20d6 prime target

Exemplo II: shadowcaster 20 c/ Cha 30 que pegou apenas um mystery de cada nível, tentando elevar o máximo o uso de metashadow ao custo do repertório

Mysteries escolhidos por nível de experiência:
1- voice of shadow
2- voice of shadow
3- piercing sight
4- piercing sight
5- killing shadows
6- killing shadows
7- bolster
8- bolster
9- curtain of shadows
10- curtain of shadows
11- shadow storm
12- shadow storm
13- life fades greater
14- life fades greater
15- soul puppet
16- soul puppet
17- army of shadow
18- army of shadow
19- army of shadow
20- army of shadow

Total de mystery uses/day por nível (incluindo ability bonus)
1- Voice of shadow 9/day
2- Piercing sight 9/day
3- Killing shadows 8/day
4- Bolster 6/day
5- Curtain of Shadows 6/day
6- Shadow storm 6/day
7- Life fades greater 3/day
8- Soul puppet 3/day
9- Army of Shadow 5/day

Interessante ver que o repertório de mysteries fica abaixo do warlock (9 contra 11), embora seus efeitos ofensivos sejam melhores.

Exemplo de um total de mysteries lançados em um dia, levando em conta o limite de 3/dia de empower, maximize e quicken mystery:

1- Voice of shadow 9/day
2- Piercing sight 9/day
3- Quickened killing shadows, maximized killing shadows, killing shadows
4- Bolster (6/day)
5- Quickened curtain of shadows, empowered curtain of shadows
6- Quickened shadow storm, empowered shadow storm
7- Maximized life fades greater
8- Soul puppet 3/day
9- Empowered Army of shadow, Maximized army of shadow

Damage potential:
(Quick + max) killing shadows: 10d8 + 80 cone (will ½)
(Quick + empower) shadow storm: 20d6+ 20d6 x 1.5 at primary target
(quick) shadow storm + (max) life fades greater: 20d6 primary target + 120 subdual
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Wykthor em 21 Fev 2008, 06:57

Você tem o log deles? Eu creio que devido á formatação não muito recente, eu perdi qualquer log anterior á Setembro de 2007.

Nopes. Não os salvei após o log ter chegado ao limite avisado pelo MSN.

Eu não vejo por que restringir a seleção de "magias", afinal, inevitavelmente, os poderes de níveis acima são mais interessantes que os mais baixos. E se o jogador desejar, que escolha os poderes mais fracos. Cappiche?

Entendi. No caso do texto original era para esquematizar como se dá o acesso aos mysteries mais altos (2:1)e deixando essa liberdade de escolha de Mysteriesmais fracos para o jogador. Pode ter sido óbvio, mas gosto d ênfase para evitar interpretações erradas.

E, embora "sem sal", a mecânica de talentos extras aos moldes do Mago gera bem menos problemas do que essa abordagem, o que conta muitos pontos em minha visão de design.

Neste caso, é só ignorar a regra de substituição de Mysteries, que não haverá problemas :cool: .

E, aqui está a "Simulação" de como ficaria um Shadowcaster funcionando de acordo com as regras de "Metassombrias"

Muito obrigado. Eu tinha me esquecido desta simulação; imagino maiores liberdades com o talento Metashadow Mystery Focus, embora teria que rever os dois exemplos.

Viu que traduziram Dark One´s Own Luck como Sorte do Capeta?

Gghrshrtuyngh!@?!!!
Victor Caminha

Wykthor

Voltar para Sistemas e Cenários