Bárbaros necessitam ser caóticos?

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Khelben Arunsun em 27 Fev 2008, 14:08

Conforme um bom bate-papo iniciado com Natsuiro neste link, estamos debatendo a necessidade dos bárbaros, sendo espíritos livres, necessitarem obrigatoriamente de seguirem o Caos (ou, em pior caso, a Neutralidade).

A questão é: Poderia um bárbaro ser Leal, sem soar forçado ou risível?

Em Faerûn, temos o exemplo dos berserkers de Rashemen (já comentei sobre eles no link acima), bárbaros honrados que possuem uma nação, uma sociedade, como sendo um lugar onde não é impossível surgir um bárbaro Leal e Bom.

Alguém tem mais cartas para trazer pra mesa? :cool:
"The worthy GM never purposely kills players' PCs, He presents opportunities for the rash and unthinking players to do that all on their own."
- Gary Gygax

"Don't ask me what you need to hit. Just roll the die and I will let you know!"
- Dave Arneson

Dado Mestre A Forja das Almas
Khelben Arunsun

Mensagempor Eltor Macnol em 27 Fev 2008, 14:11

Em questão de tendências, sempre fui bem liberal (em outras palavras, "nunca dei muita bola, só checo quando algum efeito mecânico do jogo exige isso").

Não sinto a menor necessidade de seguir à risca a exigência de bárbaros serem caóticos. Vejo a classe apenas como uma ferramenta, se o jogador criar um personagem legal que fique bem com ela, vou aceitar independente da tendência.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Youkai X em 27 Fev 2008, 14:22

Pelo que me lembre das regras do livro básico os bárbaros só não podem ser Leais, mas é possivel que existam bárbaros Neutros e Bons e derivados. E personagens Neutros no eixo Ordem-Caos seguem regras conquanto elas não interfiram em suas escolhas e questões pessoais.

Bem que monges (e os monges aprimorados) poderiam ter apenas como restrição não serem caóticos, ao invés de só poderem ser leais.
Youkai X

Mensagempor Khelben Arunsun em 27 Fev 2008, 14:34

Ok.

Podem dar porrada no arquimago! :ops:
Eu estou aqui confundindo Leal e Bom com Exalted, ou Valorous!!!!

Natsuiro está corretíssimo, (valeu pela rememoriação, Youkai X). Bárbaros :bob: não podem ser Leais, eu me confundi pelo fato deles poderem ser personagens "exaltados" - e os berserkers de Rashemen serem sempre citados como tais.
"The worthy GM never purposely kills players' PCs, He presents opportunities for the rash and unthinking players to do that all on their own."
- Gary Gygax

"Don't ask me what you need to hit. Just roll the die and I will let you know!"
- Dave Arneson

Dado Mestre A Forja das Almas
Khelben Arunsun

Mensagempor Lumine Miyavi em 27 Fev 2008, 14:42

Sempre existem extremos de todos os tipos; era no Lodoss que tinha o Orson, o Berserker amaldiçoado, ou estou enganado?

Ele seria no mínimo Leal (e legaaaal XD); nada impede que mesmo o mais devoto dos personagens assuma uma fúria assassina em suas lutas; eu pessoalmente lembro do mito de Cú Chúlain que era um cara de palavra, mas pisou no pé dele de jeito, e ele vira um bicho em fúria.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Eltor Macnol em 27 Fev 2008, 14:45

Orson era do Lodoss sim, Lumine. Foi a primeira coisa que me veio à mente com a descrição do personagem do Rhapfir.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Natsuiro em 27 Fev 2008, 14:53

Tá, e eu que, seguindo o padrão Mongístico de 'só podemos ser Leais', achava que Bárbarices só podiam ser feitas por Caóticos também. Tinha até esquecido que eles eram "não-Leais" somente.

Mas enfim, desculpas pedidas, pra mim continua não fazendo sentido Bárbaros serem Leais, mas faz sentido bárbaros serem neutros.

Conssentimento geral?
Imagem
Natsuiro

Mensagempor Sr. Pichu em 27 Fev 2008, 15:18

sei, lá o meu entendimento é de que as linhas gerais de Tendência (o que eu uso) definem um certo cerne
um Leal, teria uma certa tendencia à ser organizado, ter pensamentos e boa parte dos atos seguirem uma linha de comportamento mais "sutil"
como fúria, ao meu ver, é extremamente caótico, tipo, já viu um sujeito extremamente enraivecido? toma atos completamente randômicos de violência (isso se não tiver um alvo fixo)
eu acho que um cara "leal" tentaria se acalmar e discutir (CIVILITY)
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Mirallatos em 27 Fev 2008, 15:38

É que às vezes algumas interpretações deixam a entender que barbárie é desordem gratuíta, quando na verdade pode ser apenas uma diferença de culturas. Nem de longe eu vejo o Wulfgar do Salvatore como um ser Caótico, tão pouco o Conan. Pelo menos não nos gibis que li.
Imagem
Mirallatos

Mensagempor Natsuiro em 27 Fev 2008, 16:14

Mirallatos escreveu:É que às vezes algumas interpretações deixam a entender que barbárie é desordem gratuíta, quando na verdade pode ser apenas uma diferença de culturas. Nem de longe eu vejo o Wulfgar do Salvatore como um ser Caótico, tão pouco o Conan. Pelo menos não nos gibis que li.

O Wulfgar poderia ser Neutro, mas dá para perceber a maioria da tribo dele sendo Caóticos.

E é, bárbaro mesmo, pelo dicionário, é o nome que alguém usa para chamar outrém com cultura diferente. Mas isso não se cabe em nada aqui, já que é apenas o nome de uma classe. Coincidência que, na maioria das vezes, os Bárbaros são bárbaros e, se ver entre eles, são Bárbaros comuns. Sendo que também podem ter Shamans bárbaros, sem serem Bárbaros, ou Guerreiros bárbaros, pois estão vindo de culturas bárbaras mas sem Bárbaros. [Essa barbarice que fiz com a palavra bárbaro já me fez perder o sentido da palavra bárbaro]
Imagem
Natsuiro

Mensagempor PaladinoMT em 27 Fev 2008, 17:07

Quem disse que não pode ser leal e ter furia? Esqueceram do legendario Raging Monk
da Dragon Magazine 310 p45??? (agora o barbaro de tanguinha tem um oponente tão raivoso quanto ele...) :rolando:
PaladinoMT

Mensagempor AKImeru em 27 Fev 2008, 17:53

Um barbaro precisa ser caotico tanto quanto um bardo. É estupido essa restrição de RP, que funciona com o Druida e Paladino, mas para Barbaro e Bardo nem tanto.

Frenzied Berserker contudo, eu exijo tendencia caotica estupida.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor ShinRyuu em 27 Fev 2008, 18:30

Orson podia ser leal e entrar em fúria, mas ali era uma possessão demoníaca, não era natural dele. Como foi dito, Bardos e bárbaros não podem ser leais, mas podem ser neutros, não precisam ser caóticos. Neutro e caótico pra mim já cobrem uma vasta gama de personalidades. Pra mim, uma pessoal leal é disciplinada demais pra entrar em fúria bárbara ou manter o estilo de vida desprendido e vagante do bardo. Portanto, acho as restrições bem coerentes. Aliás, acho até que mago não deveria poder ser caótico, pois seus estudos deveriam exigir um mínimo de senso de organização e disciplina.
ShinRyuu

Mensagempor Gehenna em 27 Fev 2008, 19:43

Se não me engano, Bárbaros podem ser Leais, sim. Podem não entrar em Fúria, mas podem sim, ser Leais.

Mas tb acho isso besta. Por mim, sem problemas quanto a um cara ser ordeiro e controlado, mas se colocar em um estado de fúria animalesca quando a situação pede.

E o Bardo? Tem algum sentido ele ter de ser Caótico?
Gehenna

Localização: Torre Sombria, no bairro de Noite Eterna, em Contonópolis

Mensagempor GoldGreatWyrm em 27 Fev 2008, 21:54

Bárbaros (Conan) e Bardos (ahm... Gimble? XD) sempre tiveram aquela imagem de pessoas vagantes sem lar que vivem um dia sem pensar no outro. Deve ser por isso a restrição de tendência.

Mas beh, quem quiser tirar, tira, quem não quiser, não tira, simples :bwaha:
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários