[4e] Dúvidas de D&D

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Snipper em 03 Jun 2008, 22:55

Bem, to criando esse tópico pq vira e mexe eu to com dúvida sobre o sistema e não quero encher o fórum de tópicos diferentes com eles.

Vamos lá, eu já li mais um bocado do livro e, é claro, duvidas vieram.

1- Implement Staff of defense (p.157). Esse item, pela descrição, permite que eu adicione meu modificador de Cons as minhas defesas (CA, Ref, Fort e Will??) contra 1 ataque MESMO depois de eu saber O DANO.

Aí eu não entendi. O mestre me da uma espadada e me acerta, dando 14 de dano. Entaum, dpois de saber o dano, eu declaro que uso o cajado e aumento em X minha CA?
E mais, pelo que eu entendi, os testes de resistencia agora funcionam assim: O atakante joga 1d20+metade do nivel+ modificadores = jogada de atake dele. (Uma fireball com essa jogada, imaginem).
Então, eu tenho minha defesa de reflexo em 10 + dex + metade do nível + modificadores. Se ele superar esse valor, ele me acertou e vai me dar o dnao.

Então, novamente, qd o mestre vai me dar o dano da FB eu digo "eu aumento minhas defesas!!".
Entendem? Naum vi utilidade. (Provavelmente eu n entendi o efeito do implement)
Podem explicar, plz?
Tks
Snipper

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Eltor Macnol em 03 Jun 2008, 23:06

1- Implement Staff of defense (p.157). Esse item, pela descrição, permite que eu adicione meu modificador de Cons as minhas defesas (CA, Ref, Fort e Will??) contra 1 ataque MESMO depois de eu saber O DANO.

Aí eu não entendi. O mestre me da uma espadada e me acerta, dando 14 de dano. Entaum, dpois de saber o dano, eu declaro que uso o cajado e aumento em X minha CA?

Sim. Você aumenta todas as suas defesas em +X (modificador de Sab), contra aquele ataque.

Então, novamente, qd o mestre vai me dar o dano da FB eu digo "eu aumento minhas defesas!!".
Entendem? Naum vi utilidade.

Ué, a utilidade é óbvia, se tu levou a fireball, o mestre anunciou o dano, e usando o poder do cajado tu consegue aumentar a tua defesa de Reflexos o bastante pra ser maior que a jogada de ataque, o golpe não acerta. (No caso da Fireball, tu ainda leva metade do dano mesmo que a jogada de ataque não vença teus Reflexos).
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 03 Jun 2008, 23:32

Eltor disse tudo. Se você aumentou sua defesa, e agora é superior que o ataque, então você o evitou (ou reduziu seus efeitos). A parte do "depois de anunciar o dano" é porque assim você pode escolher melhor quando usará esse poder (quando estiver para ser derrubado, por exemplo).
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Snipper em 03 Jun 2008, 23:33

Ué, a utilidade é óbvia, se tu levou a fireball, o mestre anunciou o dano, e usando o poder do cajado tu consegue aumentar a tua defesa de Reflexos o bastante pra ser maior que a jogada de ataque, o golpe não acerta. (No caso da Fireball, tu ainda leva metade do dano mesmo que a jogada de ataque não vença teus Reflexos).

Ainda sim, o mestre taca atrás da divisória o seu d20. Vamo supor q ele venceu minha defesa por uma diferença de 5. Eu anuncio o uso do cajado. Gasto o poder dele q só pode ser usado no encontro, puff, pra nada. Meio tiro no escuro.
O outro implement d +2 no acerto acaba sendo MTTT mais util.

Correção. O modificador que aumenta as minhas defs é o da const, não sab.

OUtra duvida:
C eu começo o jogo com const 10 e dpois aumento pra 12, esse "+1" conta nos meus pv´s, como c eu tivessse começado o jogo com const 12?

Tks again
Snipper

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Eltor Macnol em 03 Jun 2008, 23:48

Sim, o benefício dele não é garantido, você tem que decidir se vai arriscar usá-lo ou não. É como aqueles poderes de "jogue o d20 novamente e fique com o resultado, seja melhor ou pior".

Mas quando você leva AQUELE golpe que te deixaria caído às portas da morte, arriscar o poder do cajado pode fazer uma bela diferença.

OUtra duvida:
C eu começo o jogo com const 10 e dpois aumento pra 12, esse "+1" conta nos meus pv´s, como c eu tivessse começado o jogo com const 12?

Sim, pg 27:

If you increased your Constitution score,
    increase your hit points by 1 (as if you had your new
    Constitution score when you were 1st level). Also, if you
    increased your Constitution score to an even number,
    increase your number of healing surges by one.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Snipper em 03 Jun 2008, 23:53

Aproveitando q vcs taum aki.

Meu colega ta kerendo saber c tem como alguma classe, alem do Ranger, usar 2 armas pra dar 2 atks.

Sabem?
Snipper

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Lune em 04 Jun 2008, 00:08

Sim, é só o personagem em questão pegar a feat de multiclasse com ranger.
Imagem

Imagem
Lune

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Snipper em 04 Jun 2008, 00:11

Mas esses feats d multclass num saum akeles q agente só pegar qd muda de TIer?!
Snipper

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Lune em 04 Jun 2008, 01:03

Não, rapaz. Você pode pegar a primeira feat de multiclasse já no nível 1.

Agora, se você pegar todas as feats de multiclasse, você pode, se quiser, pegar mais poderes da sua classe secundária ao invés de uma Paragon Path.
Imagem

Imagem
Lune

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Sr. Pichu em 04 Jun 2008, 08:13

qual a utilidade de minions de level alto?
um PV é pouquinho :p
nem dão pro cheiro XD
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 04 Jun 2008, 08:34

Minions existem para proporcionar batalhas legais entre PJs e exércitos de criaturas. Quatro minions equivalem mais ou menos a um PC. Logo, contra um grupo de 5 PCs, você pode tacar 20 minions sem dó nem piedade.

A idéia dos Minions é que eles caem rápido, mas ainda assim são capazes de ferir os PJs. Isso é diferente de lançar hordas de monstros de nível baixo na 3.5: os monstros em geral não eram ameaça. Os Minions são eficientes exatamente porque estão em bando: espera-se que você derrube um por rodada (em média), enquanto os demais atacam e vão exaurindo seus PVs. Além disso, lembre-se que os Minions podem estar acompanhados de um Big Bad fodão, então ficar gastando poderes em Minions é desperdício de recursos.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Sr. Pichu em 04 Jun 2008, 08:58

bom... eu só achava que eles podiam ser um pouquinho mais resistentes...
mas realmente esqueci que só se tem um ataque por round, exceto com uso de poderes
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Ric.freitas em 04 Jun 2008, 09:00

E o fato dos minions terem apenas 1 PV faz com que a mecânica deles seja interessante. Se você acertar um minion ele cai, se errar ele permanece de pé. Então se o mago soltar uma bola de fogo contra um grupo de minions e todos eles passarem no save eles irão continuar avançando no grupo. :bwaha:
Ric.freitas

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor juma em 04 Jun 2008, 09:25

Então se o mago soltar uma bola de fogo contra um grupo de minions e todos eles passarem no save eles irão continuar avançando no grupo.

Mago incompetente ou uma legião de minions sortudos. :b
juma

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Sr. Pichu em 04 Jun 2008, 10:03

OUCH! o_O

Sr. Pichu

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários