[4e] PvP ou 1x1 é um bom combate?

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Riketz em 11 Set 2009, 13:04

e aew timeeee..

me surgiu essa dúvida faz pouco tempo.. PvP ou 1x1 dá um bom combate? mecanicamente, claro..
RPGistas em geral tendem sempre a fazerem o seu personagem ser "o mais forte da mesa"..
e quando não se entram em concenso, podem acabar fazendo uma disputa com PvP ou 1x1..

não apenas para resolver intrigas entre personagens (rixa entre dois guerreiro da mesma mesa, ou até de mesas diferentes), mas para cenas clássicas de combate mano-a-mano, como foi Heitor vs Aquiles.. Gandalf vs Saruman.. Rocky vs Apollo.. então e se colocarmos isso oficialmente em uma campanha? daria certo? seria equilibrado? "daria caldo?"

em combate entre grupos de personagens (tipo torneio das trevas de yuyu hakusho) mecanicamente daria um combate interessante? combate entre grupos de personagens, arena, torneios entre outros, em alguns textos indicam que se termina quando o oponente estiver Sangrando..

mas sempre ocorra isso: em 1x1, o jogador que ganhar a iniciativa usa o combo Daily - action point - Daily.. um guerreiro de nível 5 usaria algo como Golpe Vertiginoso (daily 5) e depois Golpe Brutal (daily 1).. se possuir for 16 (+3) e constituição 14 (+2).. total de 53 PVs.. sangrando 26 PVs..

com uma Espada Longa (1d10) causaria 3d10 + for e 3d10 + for, média de 36 de dano!! o guerreiro adversário que tivesse tudo igual ao primeiro guerreiro já estaria com 17 PVs, então sangrando.. o combate já estaria resolvido em um único turno!.. se for até 0PVs é questão de mais 2~3 turnos..

combate entre papeis diferentes, exemplo, um guerreiro contra um bárbaro podem ser ainda mais rápido.. alguém já realizou um PvP de grupo ou mesmo 1x1 de uma maneira mais emocionante do que "dois golpes e ganhei!"? qual a sugestão para combates desse tipo? mesa vs mesa.. player vs player..
Riketz

Mensagempor Lumine Miyavi em 11 Set 2009, 13:24

Que estes combates não aconteçam, é a minha sugestão.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor DracoDruida em 11 Set 2009, 13:36

Bom, pra começar, acho que é válido lembrar que o sistema não foi feito para combate entre dois jogadores, tanto que NPCs usam uma ficha diferente da de jogadores. Isso por si não acho que seria equilibrado, mas talvez dê pra tentar.

Combates na 4ª edição entre um único jogador contra qualquer coisa são algo complicado. Cada personagem é focado em uma função em específico, então ninguém é autossuficiente (ainda bem!). Logo, embora um grupo forme uma entidade completa, cada personagem é apenas uma parte. Por esse motivo desafios para apenas um membro teriam de ser feitos com cuidado e planejamento. Quanto a combates entre um jogador contra outro jogador, considero pior ainda.

Já a idéia que você teve pra torneios, vale lembrar que ela é desnecessária: Limitar combates ao bloodied iria quebrar o sistema, já que vários efeitos dependem dessa condição, e ainda tornaria os combates frustrantes. Zerar os pontos de vida de alguém não significa matá-los: Você pode optar por deixar o inimigo inconciente, apenas.
DracoDruida

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 11 Set 2009, 14:37

Provavelmente Defenders levariam vatagem. Têm mais Pontos de Vida, Defesas mais alta, mais Surges e ataques competentes.

Não recomendaria fazer isso. A 4E é orientada para trabalhos em EQUIPE, tanto que cada personagem tem um role específico dentro do time.

Para combates 1x1 é melhor sistemas como M&M ou GURPS.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Riketz em 11 Set 2009, 14:40

Que estes combates não aconteçam, é a minha sugestão.

é pensando em combate épico.. tipo Heitor vs Aquiles.. luta de honra.. tu num acha legal? eu acho..
parece que você só leu o "PvP" e já respondeu dizendo que não gosta.. sem ler o resto..

Combates na 4ª edição entre um único jogador contra qualquer coisa são algo complicado. Cada personagem é focado em uma função em específico, então ninguém é autossuficiente (ainda bem!). Logo, embora um grupo forme uma entidade completa, cada personagem é apenas uma parte.

o conceito de "faço parte de um grupo e nunca mais lutarei sozinho" é meio paia..

lutar em arena como gladiador, algumas são no 1x1.. e aí como fica? simplismente não podemos fazer uma luta assim porque cada personagem possui uma função e nunca em hipotese nenhuma poderá lutar sozinho..

Por esse motivo desafios para apenas um membro teriam de ser feitos com cuidado e planejamento. Quanto a combates entre um jogador contra outro jogador, considero pior ainda.

e os combates de honra? aquele momento em que o guerreiro diz ao grupo:
"-ninguém vai atacar ele!!.. este assunto é entre mim e este desgraçado.. vamos lutar mano-a-mano.. vingarei a morte de meu irmão e lavar a honra de minha família com seu sangue!"

o que o grupo vai responder?
"- não faça isso nobre guerreiro.. você é apenas um defender.. preciss dos outros roles lutando junto com você para que o combate seja mecanicamente equilibrado! não tem honra na mecanica do sistema.."

Já a idéia que você teve pra torneios, vale lembrar que ela é desnecessária: Limitar combates ao bloodied iria quebrar o sistema, já que vários efeitos dependem dessa condição, e ainda tornaria os combates frustrantes. Zerar os pontos de vida de alguém não significa matá-los: Você pode optar por deixar o inimigo inconciente, apenas.

todos sabemos disso, por isso comentei que lutar até 0PVs seria um combate de 2~3 turnos..
você não acha legal um torneio? Encontro dos Escudo em FR é super famoso, é quase como olimpíadas..

---

então mecanicamente não funciona duelos, 1x1 ou PvP..
mais aguém tem alguma sugestão ou passou por alguma experiência que possa nos ajudar?
Riketz

Mensagempor Leisses em 11 Set 2009, 14:43

Acho que pode até rolar um 1x1 sem problemas. E é claro que alguns sairiam prejudicados, mas se isso é algo que acontece em um ou outro momento da campanha tudo bem. E mesmo que a campanha seja focada neste ponto basta avisar aos jogadores com antecedência para que nenhum se sinta prejudicado por escolher um mago que é ótimo em causar dano em muitos jogadores mas não tem nem chances de superar um Ranger em combate direto.

E a idéia de grupos contra grupos acredito que ficaria bem legal para a 4e. Mas nunca fiz testes com coisas do tipo.
Leisses

Mensagempor AKImeru em 11 Set 2009, 14:46

4e não foi feito com 1x1 em mente.

O jogo não funciona bem sem adaptação.

Quer jogar um RPG que tem 1x1 em consideração? Jogue SF o jogo de RPG.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Youkai X em 11 Set 2009, 15:05

na 4E normalmente nào funciona bem o combate direto e seria monopólio de defenders e alguns ocasionais strikers. Um combate 1x1 de vez em quando é até válido, mas no geral não funciona bem.

E como ficaria a questão do XP? Fica ruim quando fica com desnível de XP no grupo e depois tendo que criar combates cuja única funçào real é tapar XP que faltava para uma parte do grupo.
Youkai X

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 11 Set 2009, 15:18

Riketz... entenda. A 4ª Edição abstraiu MUITA coisa para funcionar num gênero MUITO específico.

Não é um sistema, de forma alguma, que prometa ser genérico. Que pretende atender todas as suas necessidades. Ele atende a um estilo de jogo muito específico.
Se você quer rolar esse tipo de combate, que seja entre dois personagens do mesmo Role.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Agnelo em 11 Set 2009, 15:22

Como já foi dito acima, dá pra fazer esses combates sim. Eu sugiro que o mestre adapte a ficha do adversário pra explorar os pontos úteis de cada jogador.

Mas se tu quer fazer uma campanha baseada nisso tu está no sistema errado.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor oculto em 11 Set 2009, 15:27

A mecânica não permite duelos 1x1 entre classes, como já disseram, na parte marcial, seria a festa dos defenders e alguns strikers.
Como alternativa, um duelo (assim como um combate de exércitos) poderia ser simulado em um desafio de perícia. Muda a mecânica, mas permanece o contexto.
Imagem
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online

Twitter: @jca_godoy

Mensagempor Riketz em 11 Set 2009, 16:00

Locke Winchester escreveu:Como já foi dito acima, dá pra fazer esses combates sim. Eu sugiro que o mestre adapte a ficha do adversário pra explorar os pontos úteis de cada jogador.

Mas se tu quer fazer uma campanha baseada nisso tu está no sistema errado.

TODOS NÓS SABEMOS QUE D&D 4e NÃO É UM SISTEMA PARA 1x1!
procuro sugestões para realizar único combate.. que seria o duelo pela vingança/honra..

não importa o XP.. num é porque o mago matou vários minions que só ele vai receber o XP deles..
como poucos entenderam, estou tentando adaptar a mecânica à história.. pois não posso alterar a história simplismente porque a mecânica não suporta esta situação.. tenho de alterar a mecanica..

tenho fé de que algum dia alguém virá com uma sugestão mais sólida..
Editado pela última vez por Riketz em 11 Set 2009, 16:03, em um total de 1 vez.
Riketz

Mensagempor Torneco em 11 Set 2009, 16:00

Mimimis a parte, eu acho que a idéia de um combate nesse estilo válida como qualquer outra no contexto de uma campanha, afinal nem sempre o personagem vai estar com o grupo junto, além de ser uma técnica narrativa útil para criar um momento individual para o personagem. Nesse caso na minha opinião seria criar um oponente compativel para o persongem lutando sozinho, usando de uma ficha de npc, do que usar de fichas de PC.

A idéia de usar um desafio de perícia para definir o combate não acho que seja a melhor, mas pode ser criado um em paralelo para se adcionar modificadores no combate e deixá-lo mais interessante.

A 4e não foi feita com essa idéia em mente, mas não é por isso que ela se tornou um tabu, só é necessario um pouco mais de trabalho para adequa-la.

Quanto a combates de grupos, a situação é bem diferente pois é éssa a proposta da 4e. Creio que possa acontecer numa boa, até o fim dos pvs, basta considerar que nesses eventos os combates não são até a morte, o cara só desmaiou.
Torneco

Mensagempor Lumine Miyavi em 11 Set 2009, 16:10

Escrever em letras grandes faz seu argumento ser melhor!

Quer dizer, o Lockywocky e o Tornie-poo estão certos. 4e não foi feito com isso em mente. E eu ainda acho estranho que você queira que outras pessoas venham com a solução mágica pra SUA campanha, se tu nem descreveu em detalhes o que tu pretende nela, só dando exemplos random e citações bizarras, como o Torneio de YHH...
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Galardron em 11 Set 2009, 16:11

Grupo vs. Grupo, como experiência e entretenimento, poderia ser interessante. Não se testaria apenas a capacidade de powergaming de um jogador, mas a atuação coordenada entre os membros de cada grupo (que, no fim, é o que faz toda diferença; já vi grupos com indivíduos otimizados tomando pau e grupos medianos se dando bem por conta do bom trabalho em equipe). Também seria uma boa oportunidade de testar diferentes composições de grupo (defender-defender-striker-leader-controller, defender-striker-striker-leader-controller, etc.). Acho válida toda experiência que nos capacite para o exercício pleno do rpg em si, para que estejamos prontos, afiados, quando formos jogar algo sério.
GALARDRON.
A perseverança, mais do que o mérito, é o que leva à vitória. Lute até o fim.
Galardron

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários