[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Russel em 24 Mai 2011, 07:15

Youkai X escreveu:bem que precisamos de alguém por aqui pra comprar livros de tormenta pra falar mais, ter mais assunto pra tacar lenha XD

Ta na hora de jogar gasolina no fogo :twisted:

Viu o que eu falo sobre "efeito telefone sem fio"? Quem usou esse argumento fui eu

era de você mesmo que eu tava falando
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Russel

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 24 Mai 2011, 08:03

Não entendi. Eu quotei o Lumine, não vc :sobrancelha:
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Russel em 24 Mai 2011, 08:11

Matheus Borges Ziderich escreveu:Não entendi. Eu quotei o Lumine, não vc :sobrancelha:

Russel escreveu:isso e por que eles tem "know how" :haha:

a mensagem do lumine que você quotou foi em resposta a isso que eu disse. lembra que a um tempo atras você disse que os autores de tormenta não precisavam fazer playtest por que tinham know how

viewtopic.php?f=12&t=900&p=198250#p198250
Russel

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 24 Mai 2011, 08:38

Sim, quotei o Lumine pra lembrar a ele que quem disse isso fui eu e não outra(s) pessoa(s) e esclarecer qualquer um que estiver acompanhando o tópico.
(Sem grilo, Phill. Apenas quis esclarecer porque envolvia algo que eu disse.)

A argumentação do Trio pra justificar (tá no vídeo que eu linkei) a não realização de um playteste foi que, baseado na experiência deles, só serviria pra dizer o que serve pro grupo de playteste. Então eles preferiram utilizar o próprio conhecimento do sistema, bom senso e o feedback do público de acordo com os previews que apareceram na DS.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Corvo da Tempestade em 24 Mai 2011, 09:04

Vou perguntar de outro modo: O que torna Tormenta tão especial a ponto de ser o ÚNICO produto do MUNDO que não passa por uma fase de teste antes de ser lançado?

Sério: qualquer RPG tem seu playteste, qualquer MMO tem sua fase beta (inclusive se for expanção do jogo) qualquer progama tem sua versão beta...quem achou que a "utilizar o próprio conhecimento do sistema, bom senso e o feedback do público de acordo com os previews que apareceram na DS." ia ser uma boa ideia. Pra mim parece que foi pressa (eles queriam lançar em alguma data especial) ou negligência.

PS: Alguem que já colocou péloras como "acuidade com arco" , "prosperidade" e "Tradição Perdida" não pode alegar bom senso e nem conhecimento do sistema. :parede:
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor Russel em 24 Mai 2011, 09:08

Matheus Borges Ziderich escreveu:Então eles preferiram utilizar o conhecimento do sistema, bom senso

como eles podem ter usado algo que não tem ?
Editado pela última vez por Russel em 24 Mai 2011, 09:26, em um total de 2 vezes.
Russel

Mensagempor GoldGreatWyrm em 24 Mai 2011, 09:15

Então eles preferiram utilizar o próprio conhecimento do sistema,

Que era horrível. Além dos exemplos do corvo, os produtos d20 com a mão do Trio sempre vem com alguma coisa errada. Libertação de Valkaria tem NPC mago de 4º nível com acesso a magias de 3º círculo, e as revistas Tormenta tinham ótimas perólas (talentos de poderes garantidos e regionais eram hilários).

bom senso

:rolando: "Bom senso, cada um tem o seu" - ditado popular

e o feedback do público de acordo com os previews que apareceram na DS.

E mesmo assim coisas como Jin dos Ventos, Minoceiro, Ladino Fantasma e a retrocompatibilidade com Galrasia Mundo Perdido que te deixa fazer o wolverine passaram. É quase como - se tivesse faltado um playtest!!!!!!!! :shock:
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Hyphaxz em 24 Mai 2011, 09:22

Eu tenho duvidas sobre Tormenta !!!

Nos livros atuais , qual a justificativa para duas coisas:

1) O que a aliança negra esta fazendo ???

2) Como Tapista venceu as tropas do Reinado ???

Serio , ja joguei tormenta a muito tempo atras ,mas parei por umas desavenças com pessoas ligadas ao cenario (mais precisamente depois de falar para uns 3 "colaboradores" que queria usar os alucinogenos que eles estavam usando... , eram pessoas ligadas ao Trio...) e tenho serias duvidas sobre esses dois assuntos.

Aguardo
Hyphaxz

Mensagempor Corvo da Tempestade em 24 Mai 2011, 09:39

Talvez o Matheus seja o melhor pra responder...mas eu tentarei.

1) O que a aliança negra esta fazendo ???

Talvez....não prometo nada...essa pergunta seja respondida na nova DS. Porque por enquanto a AN está esquecida lá...

2) Como Tapista venceu as tropas do Reinado ???

Inicialmente dominando reinos pequenos e depois fazendo uma mega ataque a Valkária usando Blitzkrieg, armas de cercos e um ataque em duas frentes. (teve um ataque matrítimo...mas ainda não consigo entender como...se eu lesse o livro talvez não tivesse essa dúvida :b )
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 24 Mai 2011, 09:40

Corvo da Tempestade escreveu:Vou perguntar de outro modo: O que torna Tormenta tão especial a ponto de ser o ÚNICO produto do MUNDO que não passa por uma fase de teste antes de ser lançado?

Sério: qualquer RPG tem seu playteste, qualquer MMO tem sua fase beta (inclusive se for expanção do jogo) qualquer progama tem sua versão beta...quem achou que a "utilizar o próprio conhecimento do sistema, bom senso e o feedback do público de acordo com os previews que apareceram na DS." ia ser uma boa ideia. Pra mim parece que foi pressa (eles queriam lançar em alguma data especial) ou negligência.

PS: Alguem que já colocou péloras como "acuidade com arco" , "prosperidade" e "Tradição Perdida" não pode alegar bom senso e nem conhecimento do sistema. :parede:

Cara, primeiro eu vou lembrar que Acuidade com Arco não é de autoria de qualquer autor de Tormenta. Não, não adianta insistir que o livro leva o nome dele. Ele não foi revisor nem segurou a caneta junto com o Botrel pra escrever as regras do livro.

Dito isso, vamos ao cerne da questão.
Minha opinião após quase um ano jogando com o sistema (não tanto quanto eu gostaria), discutindo em fórum e conversando com quem também joga? O sistema tem sim suas falhas, mas as mudanças realizadas nele não são tão severas assim, o sistema foi modificado pra ficar mais ágil, simples e, principalmente, sincronizado com o cenário.

Teve playteste? Sim e não, veja meu ponto: A declaração da RPGCon 2010 foi meio infeliz e mal explicada, mas 6 anos de desenvolvimento de Tormenta d20 não dá aos caras o conhecimento necessário pra adequar o sistema ao cenário? Porque na real o TRPG é isso: o sistema d20 simplificado e sincronizado com o cenário. Realmente uma fase de testes teria limpado algumas coisas (linhagem dracônica estou olhando para você), mas não é como se tivessem saído atirando a esmo sem conhecimento de causa.Eu sou da opinião que o nosso relativamente pequeno mercado de RPG não oferece estrutura pra algo assim (ainda que eu consiga imaginar um meio ou dois que poderiam dar certo), então é melhor procurar alternativas quando é o caso.

O sistema é perfeito? Não, assim como seus autores. Só que você tá querendo julgar a qualidade do jogo (note que eu não to falando apenas sobre o sistema) e o trabalho dos autores baseado apenas em meia dúzia de coisas ruins (algumas nem tão ruins assim ou de autoria deles), e não em cima do jogo em si ou da totalidade dos trabalhos dos caras. O sistema não é perfeito, mas é bom, ágil, simples e uma excelente alternativa agora que não contamos com um jogo 3.5, que é um sistema que tem suas próprias qualidades e foi largamente jogado pelos fãs do cenário durante muito tempo e agora está muito mais sincronizado com o cenário. Então, sem "playtest" e com suas falhas, TRPG tem um sistema bom(tão bom quanto D&D 3.5, eu acho), com mais qualidades que defeitos e que valida sua razão de existir, que é oferecer um jogo completo para os consumidores/fãs/leitores do cenário e D&D 3.5 (que tem seus justos motivos para não querer mudar de sistema).

E vou reinterar mais uma vez: essa é a minha opinião, sinta(m)-se livre(s) pra concordar ou discordar dela. Mas já que perguntaram e requisitaram ela, considerem-a também, ao menos.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Corvo da Tempestade em 24 Mai 2011, 09:55

mas 6 anos de desenvolvimento de Tormenta d20 não dá aos caras o conhecimento necessário pra adequar o sistema ao cenário?

Não...assim como a Microsoft faz o Windows ha mais de 20 anos e toda a versão dele tem uma fase de teste. O mesmo posso dizer da Blizzard,da White Wolf...

Só que você tá querendo julgar a qualidade do jogo (note que eu não to falando apenas sobre o sistema) e o trabalho dos autores baseado apenas em meia dúzia de coisas ruins

Na realidade estou julgando como consumidor em potêncial: vendo as qualidades e os defeitos do sisema...e até agora não me agradou. Até porque eu ainda não sei se o Trpg é um cenário ou um sistema de regras. Como cenário o livro básico é mal estruturado (não sou obrigado a ver edições antidas da DS e/ou ir na internet pra ter minhas informações) como sistema...sinceramente prefiro o D&D 3.5 ou Pathfinder nesse estilo ou a 4ª edição se eu quiser jogar algo mais heróico e, na minha opinião, divertido.
Corvo da Tempestade

Mensagempor Russel em 24 Mai 2011, 10:03

Eu prefiro continuar com os meus livros e suplementos do 3.5 mesmo. olhei o TRPG e não vi melhoria nenhuma no sistema
Russel

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 24 Mai 2011, 10:18

Corvo da Tempestade escreveu:mas 6 anos de desenvolvimento de Tormenta d20 não dá aos caras o conhecimento necessário pra adequar o sistema ao cenário?

Não...assim como a Microsoft faz o Windows ha mais de 20 anos e toda a versão dele tem uma fase de teste. O mesmo posso dizer da Blizzard,da White Wolf...

Sim, mas acho que um time de seis programadores de Windows que trabalhem a 20 anos desenvolvendo cada versão do sistema com certeza deve conhecer a fundo o sistema. O mesmo pode ser dito de um grupo de seis autores que conhecem seu cenário e o sistema que ele é jogado. "A prática leva a perfeição" é um ditado brega, mas não existe a toa. Anos trabalhando pra sincronizar os livros básicos de D&D com o conteúdo do cenário, difícil dizer que na hora de encaixar os dois num livro só eles não saibam o que fazer.

Corvo da Tempestade escreveu:Na realidade estou julgando como consumidor em potêncial: vendo as qualidades e os defeitos do sisema...e até agora não me agradou. Até porque eu ainda não sei se o Trpg é um cenário ou um sistema de regras. Como cenário o livro básico é mal estruturado (não sou obrigado a ver edições antidas da DS e/ou ir na internet pra ter minhas informações) como sistema...sinceramente prefiro o D&D 3.5 ou Pathfinder nesse estilo ou a 4ª edição se eu quiser jogar algo mais heróico e, na minha opinião, divertido.

TRPG é um jogo de com um cenário e sistema próprio, isso eu posso te garantir. Não acho que o livro não contenha o suficiente sobre o cenário de forma que prejudique o entendimento do mesmo, mas sou da opinião que mesmo que o custo aumentasse um pouquinho mais, a descrição resumida dos reinos de Arton seria bem vinda pra qualquer um. O antigo Guia do Mestre tinha e são umas poucas páginas apenas.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Russel em 24 Mai 2011, 10:23

Sim, mas acho que um time de seis programadores de Windows que trabalhem a 20 anos desenvolvendo cada versão do sistema com certeza deve conhecer a fundo o sistema. O mesmo pode ser dito de um grupo de seis autores que conhecem seu cenário e o sistema que ele é jogado. "A prática leva a perfeição" é um ditado brega, mas não existe a toa. Anos trabalhando pra sincronizar os livros básicos de D&D com o conteúdo do cenário, difícil dizer que na hora de encaixar os dois num livro só eles não saibam o que fazer.

mesmo que você conheça a fundo o sistema, se você faz uma alteração você tem que testar.

quanto ao sexteto tormenta, já ficou mas do que claro que eles não conhecem patavinas do sistema que usam e que não ligam se o sistema esta bem feito ou não
Editado pela última vez por Russel em 24 Mai 2011, 10:38, em um total de 2 vezes.
Russel

Mensagempor Nibelung em 24 Mai 2011, 10:36

Matheus Borges Ziderich escreveu:Sim, mas acho que um time de seis programadores de Windows que trabalhem a 20 anos desenvolvendo cada versão do sistema com certeza deve conhecer a fundo o sistema. O mesmo pode ser dito de um grupo de seis autores que conhecem seu cenário e o sistema que ele é jogado. "A prática leva a perfeição" é um ditado brega, mas não existe a toa. Anos trabalhando pra sincronizar os livros básicos de D&D com o conteúdo do cenário, difícil dizer que na hora de encaixar os dois num livro só eles não saibam o que fazer.

Isso independe de qualidade, na verdade.

Quando se desenvolve algo grande como um sistema inteiro (mesmo usando outro de base), cada alteração na base das regras cria interações que não estavam previstas no sistema-base. Neste caso, é necessário outro playtest pra ver como a alteração afeta o sistema de formas não-previstas.

Um dos exemplos básicos de interação não-prevista do TRPG é a RD do bárbaro com o dano somado com metade do nível dos monstros. Eles aumentaram a RD do bárbaro no nível 20, mas o dano dos monstros subiu bem mais que o valor da RD. Logo, a RD do bárbaro perdeu valor.

Outra interação não-prevista é que este mesmo bônus de dano torna os ataques em área muito mais perigosos do que eles já eram (bolas de fogo e afins), já que o dano ampliado afeta todos os alvos, e magias e itens de resistência a dano elemental não aumentaram pra equivaler com o dano aumentado.

Isso não tem nada a ver se o sistema é "bom" ou não. É simplesmente um caso de analisar o sistema inteiro, ver o que mudou fora do escopo, e alterar pra voltar ao resultado desejado. Igual por exemplo, o Character Builder do DDI, as vezes dá um bug quando alguém escolhe uma raça específica, uma classe específica, e um item específico. Sozinhos não dão nada, mas juntos levam a um bug que força o programa a fechar. Erros assim acontecem.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários