Corvo da Tempestade escreveu:Vou perguntar de outro modo: O que torna Tormenta tão especial a ponto de ser o ÚNICO produto do MUNDO que não passa por uma fase de teste antes de ser lançado?
Sério: qualquer RPG tem seu playteste, qualquer MMO tem sua fase beta (inclusive se for expanção do jogo) qualquer progama tem sua versão beta...quem achou que a "utilizar o próprio conhecimento do sistema, bom senso e o feedback do público de acordo com os previews que apareceram na DS." ia ser uma boa ideia. Pra mim parece que foi pressa (eles queriam lançar em alguma data especial) ou negligência.
PS: Alguem que já colocou péloras como "acuidade com arco" , "prosperidade" e "Tradição Perdida" não pode alegar bom senso e nem conhecimento do sistema.

Cara, primeiro eu vou lembrar que Acuidade com Arco não é de autoria de qualquer autor de Tormenta. Não, não adianta insistir que o livro leva o nome dele. Ele não foi revisor nem segurou a caneta junto com o Botrel pra escrever as regras do livro.
Dito isso, vamos ao cerne da questão.
Minha opinião após quase um ano jogando com o sistema (não tanto quanto eu gostaria), discutindo em fórum e conversando com quem também joga? O sistema tem sim suas falhas, mas as mudanças realizadas nele não são tão severas assim, o sistema foi modificado pra ficar mais ágil, simples e, principalmente, sincronizado com o cenário.
Teve playteste? Sim e não, veja meu ponto: A declaração da RPGCon 2010 foi meio infeliz e mal explicada, mas 6 anos de desenvolvimento de Tormenta d20 não dá aos caras o conhecimento necessário pra adequar o sistema ao cenário? Porque na real o TRPG é isso: o sistema d20 simplificado e sincronizado com o cenário. Realmente uma fase de testes teria limpado algumas coisas (linhagem dracônica estou olhando para você), mas não é como se tivessem saído atirando a esmo sem conhecimento de causa.Eu sou da opinião que o nosso relativamente pequeno mercado de RPG não oferece estrutura pra algo assim (ainda que eu consiga imaginar um meio ou dois que poderiam dar certo), então é melhor procurar alternativas quando é o caso.
O sistema é perfeito? Não, assim como seus autores. Só que você tá querendo julgar a qualidade do jogo (note que eu não to falando apenas sobre o sistema) e o trabalho dos autores baseado apenas em meia dúzia de coisas ruins (algumas nem tão ruins assim ou de autoria deles), e não em cima do jogo em si ou da totalidade dos trabalhos dos caras. O sistema não é perfeito, mas é bom, ágil, simples e uma excelente alternativa agora que não contamos com um jogo 3.5, que é um sistema que tem suas próprias qualidades e foi largamente jogado pelos fãs do cenário durante muito tempo e agora está muito mais sincronizado com o cenário. Então, sem "playtest" e com suas falhas, TRPG tem um sistema bom(tão bom quanto D&D 3.5, eu acho), com mais qualidades que defeitos e que valida sua razão de existir, que é oferecer um jogo completo para os consumidores/fãs/leitores do cenário e D&D 3.5 (que tem seus justos motivos para não querer mudar de sistema).
E vou reinterar mais uma vez: essa é a minha opinião, sinta(m)-se livre(s) pra concordar ou discordar dela. Mas já que perguntaram e requisitaram ela, considerem-a também, ao menos.