[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 25 Mai 2011, 18:09

E quem falou em OGL?

Tormenta 3D&T não vem com todas as regras de 3D&T. É um suplemento. O que impede de fazer um suplemento para M&M chamando "Tormenta M&M", que contenha as regras para se jogar Tormenta em M&M?
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Iuri em 25 Mai 2011, 18:18

Acho que o Matheus ta achando que existe compatibilidade por ambos sistemas (TRPG e D&D 3.X) usarem as mesmas estatisticas (BBA, AC, HP e resistencias) de combate. Se o AC do cara na 3.X era 20, no TRPG vai ser 20 também oras. Bom, não preciso nem dizer o quanto esse pensamento é incompleto né? Se em um sistema a AC escalona com o nível, recebe bonus de outras fontes, etc, é óbvio que não dá para simplesmente migrar de um sistema para o outro sem antes converter alguns valores. Se é para converter, então podem criar tabelas de conversão para qualquer outro sistema. No caso das perícias é pior ainda, por que nem ao menos são usadas as mesmas estatísticas (pelo que eu ouvi falar...). Então não são compatíveis não.

O tal Sam Hall: você o usou em jogo? funcionou de maneira equilibrada e apropriada para seu nível de personagem? Se for o caso, então ótimo! temos uma CdP que aparentemente não foi muito afetada na migração. Mas isso NÃO É PROVA de que qualquer material antigo pode ser usado sem conversões apropriadas.

@VA: é que não pode ter M&M no nome do suplemento :P
Isso justifica criarem um sistema novo, não percebe?
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 25 Mai 2011, 18:21

Agora tudo faz sentido, Iuri. :P
_Virtual_Adept_
Webmaster

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 25 Mai 2011, 18:29

Bom, só o fato que são poucos autores para trabalhar no cenário, que dirá num suplemento para outro jogo.

O fato é: Tormenta M&M como alternativa ao TRPG ou Td20 não funciona, é inviável. Seria o mesmo que o Keith Baker sair da Wizards com Eberron debaixo do braço e dizer:"Vou publicar esta merda pra GURPS." Uma tremenda sacanagem com os fãs do cenário.

Iuri, me explica então já que sou leigo, pois aparentemente o tempo de Tormenta eD&D que eu tenho não me qualifica pra dizer pq ambos os jogos são compatíveis. Que raios impede TRPG de ser compatível com sua antiga linha que não impede WOWRPG de ser compatível com WRPG e Pathfinder com 3.5 (levando em conta que a Paizo tem um guia de conversão Free). Mesmo cenário, mesmo sistema, mesmos autores,mesmos fãs, mesmas classes, raças, talentos, regras de combate, perícias. É uma alucinação coletiva que assolou aqueles que aproveitam seus livros Td20 (muito bem, obrigado) com a nova linha? Sério, caça o significado de compatibilidade no dicionário e lê com carinho. Claro que valores de estatisticas podem ficar alterados, mas eu, e qualquer outra pessoa, posso usar esses jogos juntos entre si (quiçá outros do mesmo sistema), com pouco esforço.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Rain em 25 Mai 2011, 18:33

Eu estava lendo um tópico de Tormenta la no forum da jambo, quando lançaram esta pérola

Cara esse negocio de "cenario adulto" é a maior piada do mundo RPGista e um de seus exemplos prova isso... acho bem infantil Eberron com seus meio-coisas, itens magicos a atacado e tecnomagicas... falar que aquilo é um cenario estilo Final Fantasy é um insulto ao FF.

Este nunca leu ou passou perto de um livro de Eberron
O pior de tudo é que esta opinião foi postada por um dos mais antigos e presentes usuários do fórum (+ de 6000 mensagens), e este tipo de opinião se repete para outros cenários

Editado:
O fato é: Tormenta M&M como alternativa ao TRPG ou Td20 não funciona, é inviável. Seria o mesmo que o Keith Baker sair da Wizards com Eberron debaixo do braço e dizer:"Vou publicar esta merda pra GURPS." Uma tremenda sacanagem com os fãs do cenário.

Eu acho que Eberron ficaria muito bom em outros sistemas, quer maior demonstração disso, Eberron foi lançado para a 3ª edição e para a 4ª edição, gosto do cenário independente do sistema
Se o Keith Baker resolver lançar o cenário para M&M, por que isto tornaria o cenário ou o livro pior?

Se esta tua lógica fizesse sentido, seria um desrespeito para com os fãs de tormenta lança-lo em TRPG, já que TRPG não e D&D
Editado pela última vez por Rain em 25 Mai 2011, 18:38, em um total de 1 vez.
Imagem
Imagem
Rain

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 25 Mai 2011, 18:37

E? Desde quando o assunto do tópico é o gosto rpgistico de um popular aleatório?

Nada, porra. Eberron M&M provavelmente daria certo, Lá, nos EUA. Aqui é outra história.
Um Tormenta M&M é pedir pros consumidores do cenário comprarem um outro jogo que não exatamente casa com o gosto deles. Como produto, é uma idéia inviável, que envolve migrar o cenário de um sistema pro outro e vender prum público potencialmente menor. Relação custo/benefício muitíssimo baixa prum time de seis encampar.
Editado pela última vez por Matheus Borges Ziderich em 25 Mai 2011, 18:41, em um total de 1 vez.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 25 Mai 2011, 18:40

Matheus, tu ainda não explicou o motivo. Revisa, cara, antes de começar a usar tua memória seletiva de novo:

Por que Tormenta 3D&T pode, mas Tormenta M&M não pode?

Diabos, já teve até Tormenta Daemon. Qual é o problema de Tormenta M&M, afinal? O sistema se encaixa perfeitamente na proposta!
_Virtual_Adept_
Webmaster

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 25 Mai 2011, 18:44

VA, entende pelo amor de deus: 3D&T é barato, tem uma história e uma relação com o cenário. dividem até uma fatia de público
Tormenta e M&M? A príncipio não? Funciona junto? Sim. Vender esta merda com retorno? Um risco grande. Tornar essa idéia o carro chefe da linha? Burrice.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Iuri em 25 Mai 2011, 18:45

Matheus, vou ignorar a comparação do WOWRPG com WRPG porque não conheço nenhum, então não sei até que ponto são compatíveis. Neste caso sua pergunta...
Que raios impede TRPG de ser compatível com sua antiga linha que não impede Pathfinder de ser compatível com 3.5 (levando em conta que a Paizo tem um guia de conversão Free)?

A falta de um guia de conversão (se existe, então eu retiro tudo que disse sobre isso).

E, como eu já disse, se é para lançar um guia de conversão para tornar os dois sistemas compatíveis, então eles não são compatíveis por si só.

Como produto, é uma idéia inviável, que envolve migrar o cenário de um sistema pro outro

Exatamente o que fizeram passando-o para o TRPG.

Um Tormenta M&M é pedir pros consumidores do cenário comprarem um outro jogo que não exatamente casa com o gosto deles.

Na verdade seria um jogo que "pode casar com o gosto deles, assim como com outros mil gostos diferentes". O consumidor só teria a ganhar, já que se do nada quisesse jogar um tipo de jogo diferente, já teria um livro para isso.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor Rain em 25 Mai 2011, 18:46

_Virtual_Adept_ escreveu:

Matheus, tu ainda não explicou o motivo. Revisa, cara, antes de começar a usar tua memória seletiva de novo:

Por que Tormenta 3D&T pode, mas Tormenta M&M não pode?

Diabos, já teve até Tormenta Daemon. Qual é o problema de Tormenta M&M, afinal? O sistema se encaixa perfeitamente na proposta!

E o pior VA, d&d 4e se encaixa melhor também, principalmente se tu for adaptar o tormenta original/ capa vermelha (já que esta historia de itens mágicos raros e etc e coisa do sistema novo, imagina o Arsenal com poucos itens mágicos?)
Mais não se desvie do foco, por que Tormenta não teria sido melhor em um sistema mais conciso como M&M?

VA, entende pelo amor de deus: 3D&T é barato, tem uma história e uma relação com o cenário. dividem até uma fatia de público
Tormenta e M&M? A príncipio não? Funciona junto? Sim. Vender esta merda com retorno? Um risco grande. Tornar essa idéia o carro chefe da linha? Burrice.

Duvido que você tivesse esta opinião se os autores tivesse feito isso (ou seja chamaria os mesmo de burros)
Imagem
Imagem
Rain

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 25 Mai 2011, 18:48

M&M também é barato, comparado a outros sistemas.

E como tu espera que eu "entenda" algo que você não explicou nenhuma vez? Quer que eu adivinhe teus argumentos?

E, como eu já disse, 3D&T e M&M atingem gostos e nichos muito semelhantes, inclusive com decisões de design parecidos (como a desassociação de descritor e efeito).

E o pior VA, d&d 4e se encaixa melhor também, principalmente se tu for adaptar o tormenta original/ capa vermelha (já que esta historia de itens mágicos raros e etc e coisa do sistema novo, imagina o Arsenal com poucos itens mágicos?)

D&D 4e precisa de retcons para encaixar o cenário com as regras do sistema. Não dá para alterar o D&D 4E, de acordo com a GSL.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 25 Mai 2011, 18:54

Rain escreveu:Duvido que você tivesse esta opinião se os autores tivesse feito isso (ou seja chamaria os mesmo de burros)

Se for pra ficar provocando é melhor continuar me ignorando, ok?

Iuri escreveu:E, como eu já disse, se é para lançar um guia de conversão para tornar os dois sistemas compatíveis, então eles não são compatíveis por si só.

É um guia! Um help, uma ajuda! Ele existe porque a conversão é possível, porque existe compatibilidade!

(aliás, vocÊ puxou um ponto excelente: um guia de conversão para TRPG)

Entendam: do ponto de vista mecânico TM&M é viável, mas quero ver vender/ser produzido em qualquer um dos cenários, seja como suplementou ou carro chefe da linha/editora.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 25 Mai 2011, 18:57

Se for pra ficar provocando é melhor continuar me ignorando, ok?

Mas ele está certo.

Se o grupo de desenvolvimento resolvesse que a melhor opção seria converter Tormenta para M&M, aposto que você acharia uma ótima decisão. Você é um fã das decisões deles, e não contestou sequer a ausência de playtest. É pouco provável que fosse dizer que essa decisão é ruim, e estaria aqui argumentando a favor disso.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 25 Mai 2011, 18:58

Não, ele tá errado. Tá tentando derrubar meu argumento puxando a conversa pruma provocação pessoal.
E você mais ainda, por fomentar esse tipo de discussão sendo webmaster do fórum.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Corvo da Tempestade em 25 Mai 2011, 19:01

D&D 4e precisa de retcons para encaixar o cenário com as regras do sistema. Não dá para alterar o D&D 4E, de acordo com a GSL.

Como disse antes...seria apenas mais um retcon. :roll:

Considerando que Arton sofre a "sindrome do NPC com poder único" não seria nada difícil colocar os principais NPC's do mundo em fichas, também não seria (muito) difícil explicar as raças novas: O deus dos Drãgoes voltou...porque não pegar seus escolhidos e transformar-los em dragonatos. Lefous = nitamurianos que conseguiram se adaptar a Tormenta (o fato deles serem diferem dos outros lefous seria meramente estético). Eladrins = vieram daquele reino mágico( que eu esqueci o nome)...

claro, isso e off.

Editado: Tormenta não foi feito pra MM é nunca será...acho melhor mudar de assunto.
Editado pela última vez por Corvo da Tempestade em 25 Mai 2011, 19:05, em um total de 1 vez.
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários