Preconceito contra o GURPS?

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: Preconceito contra o GURPS?

Mensagempor Kinn em 13 Mai 2011, 23:14

Comecei a jogar rpg no gurps 3e.
No começo gostava do que ele proporcionava, especialmente pra clima de terror. Como a letalidade é alta no default, fica perfeito pro clima de medo dos jogadores.
Mas quando quis fazer algo mais heróico não dava certo. Tentei dúzias de regras opcionais e o resultado nunca era satisfatório.
O Gurps Supers era muito desequilibrado. Só a primeira mesa de heróis funcionou, isso porque ninguém sabia extrair o potencial apelativo do livro.
Depois era só bagunça, com "Go for space" (antigravidade concentrada) e os lendários personagens que graças a uma brecha na regra conseguiram tanto poder que um do trio comprou o poder cor com área de efeito a terra toda.

A piada virou lenda no grupo e o mestre nunca mais tentou supers depois disso.
A piada era sobre Yuri Gagarin sendo a primeira pessoa ver a terra. E quando ele ia dizer a cor da terra, o personagem apelão mudava ela,fazendo o astronauta russo ter de se corrigir: "A terra é azul; não, verde; não, lilas; não, amarela, não, cinza..."

O martial arts era promissor mas não deu muito certo conciliar o nível heroico coma letalidade natural do sistema.
poucas campanhas heroicas foram longe. Mas as de investigação, sci-fi, mistério, drama e terror (ainda que drama e terror pudesse ser medieval, por exemplo; ou uma mesa de faroeste) se saiam melhor.

Nunca joguei o 4e do Gurps... migrei pro 3.X e agora o 4e do D&D me satisfaz, embora não tenha fechado os olhos. O M&M me interessa e muito.
Kinn

Re: Preconceito contra o GURPS?

Mensagempor cigano em 15 Mai 2011, 10:45

Kinn escreveu:O martial arts era promissor mas não deu muito certo conciliar o nível heroico coma letalidade natural do sistema.
poucas campanhas heroicas foram longe. Mas as de investigação, sci-fi, mistério, drama e terror (ainda que drama e terror pudesse ser medieval, por exemplo; ou uma mesa de faroeste) se saiam melhor.

Ta ae um tipo de campanha que seria bacana. Um tipo de artes marciais onde as lutas são definidas no primeiro ou segundo golpe, estilo "quem causa mais dano rápido ganha", ouvi uns relatos de um veterano de guerra esses dias e fiquei com isso na cabeça, agora esse ponto do seu post me chamou atenção.

Embora funcione bem em outros sistemas também acho que em GURPS ele ia ser perfeito, e possivelmente bem divertido!
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais

Anterior

Voltar para Sistemas e Cenários