Arroz de Festa escreveu:SPOILER: EXIBIR
D&D 4, Guia do Mestre, versão Devir, pág. 28: "Improvisando".
Dica dos Profissionais
Uma coisa incrivel aconteceu comigo numa das vezes que eu estava jogando D&D com meu filho de 9 anos. Logo depois de terminarmos um combate, ele simplesmente assumiu o comando. Decidiu que vasculharia uma estátua, que seria atingido por uma armadilha (uma flecha disparada da estátua) e lá encontraria um tesouro.
Hei, espere um instante. Eu pensei que eu fosse o Mestre!
Essa foi minha primeira reação. Mas eu fechei a boca, joguei o dano da armadilha e deixei que ele tivesse seu tesouro (mas fui eu quem determinou qual tesouro seria - afinal eu não podia abrir mão do controle desse jeito).
Ele nunca se divertiu tanto!
Foi nesse dia que eu aprendi a lição mais importante sobre D&D. Eu me lembrei que ele é um jogo de faz-de-conta, que serve para reunir os amigos e contar uma história em grupo. Entendi que os jogadores também tem direito de contar a história - afinal de contas, são eles que são os protagonistas.
Hei, espere um instante. Eu pensei que eu fosse o Mestre!
Essa foi minha primeira reação. Mas eu fechei a boca, joguei o dano da armadilha e deixei que ele tivesse seu tesouro (mas fui eu quem determinou qual tesouro seria - afinal eu não podia abrir mão do controle desse jeito).
Ele nunca se divertiu tanto!
Foi nesse dia que eu aprendi a lição mais importante sobre D&D. Eu me lembrei que ele é um jogo de faz-de-conta, que serve para reunir os amigos e contar uma história em grupo. Entendi que os jogadores também tem direito de contar a história - afinal de contas, são eles que são os protagonistas.
James Wyatt

Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
@Macnol
Facebook
Google Reader