[4e] Sugestão de Termos para Tradução

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Cobbi em 21 Mai 2008, 13:57

Mas brute é bruto mesmo não tem como confundir.

Lacaio é um tipo de servo como minion é, mas é servo, serviçal, não necessariamente de combate, enquanto capanga já dá esta idéia, o ideal pra função do minion no 4E.

"Capanga" evoca a idéia de "guarda-costas", "leão de chácara" ou "jagunço". Conceitualmente, não é essa a idéia que um grupo de kobolds buchas deve passar, certo?

Pra esclarecer, quem é mais capanga: o ogro thrall do mind flayer (um brute) ou os goblinzinhos piqueteiros da colina (minions)?

b.Cobbi
[Viu como confunde! :-) ]
Cobbi

Mensagempor Eltor Macnol em 21 Mai 2008, 14:14

"Bucha de canhão" é o termo perfeito pra descrever o tipo de criatura que "minion" caracteriza. E, mais ainda, seu papel em combate. Infelizmente, não consigo pensar em nenhum sinônimo que soe melhor.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor ShinRyuu em 21 Mai 2008, 14:29

Cobbi escreveu:Então, qual a sua sugestão (ou preferência)?

Acabou de me ocorrer "peão". O xadrez consolidou o termo como sinônimo tático de "bucha de canhão". O problema é que, especialmente no contexto de fantasia medieval, tende a confundir com peão de fazenda. Aí, não sei... tem que ver se conflita com outros termos reservados.
ShinRyuu

Mensagempor Chaotic_neutral em 22 Mai 2008, 18:41

ShinRyuu escreveu:
Cobbi escreveu:Então, qual a sua sugestão (ou preferência)?

Acabou de me ocorrer "peão". O xadrez consolidou o termo como sinônimo tático de "bucha de canhão". O problema é que, especialmente no contexto de fantasia medieval, tende a confundir com peão de fazenda. Aí, não sei... tem que ver se conflita com outros termos reservados.

"Sabe, cumpadi... Esses tempo tive que capar um peão safado que ando fazendo mardade com a mia fia."
Conteúdo Adulto. :)

SPOILER: EXIBIR

Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.
Chaotic_neutral

Mensagempor NoNe em 22 Mai 2008, 20:03

Que tal "comparsa"?
NoNe

Mensagempor Kinn em 22 Mai 2008, 21:26

Comparsa é parceiro de crime de alguém.

Eu tenho noção que o encontro pode ser feito inteiramente por buchas de canhão (tá aí um nome legal pra eles, pena que é muito longo). Mas capanga soa como alguém não muito digno de nota, mas que é problema ao vir aos montes.

Peão é uma boa opção também - pensem em termos de ficha:

Orc warrior, lv9 minion =
Orc lutador, lv9 peão...

Soa bem, na minha opinião. Mas peão, sofre do mesmo estigma de capanga: peão, nesse sentido é peão DE ALGUÉM, de algum mestre que o comanda.

E "Ogre thrall" do mind flayer é brute? Mas ele não seria capanga, mas "Ogro escravo".

O caso é não confundir o título que a criatura tem (usado pra identificar as criaturas dentros das roles In game com o Off game, exemplo:

Orc raider é a definição dentro do jogo do estilo de luta deste orc (skirmisher lv3)
Orc chieftain é a definição dentro do jogo da posição deste orc dentro da tribo (elite brute lv9)

Assim como o após enfrentar o monstro abyssal ghoul como ser normal encontraremos o abyssal ghoul myrmidon como minion de outros monstros mais fortes (como dito no excerpt de minions).
Kinn

Mensagempor ShinRyuu em 22 Mai 2008, 23:04

Soa bem, na minha opinião. Mas peão, sofre do mesmo estigma de capanga: peão, nesse sentido é peão DE ALGUÉM, de algum mestre que o comanda.

Exatamente, ele é um peão do Mestre do JOGO. ;)
ShinRyuu

Mensagempor Kelsinko em 23 Mai 2008, 21:58

Finalmente li tudo.
Gostei muito dos termos Ímpeto de Batalha e Ímpeto Vitorioso, acho que ficaria perfeito. Caso não acha ligação entre os termos, "Healing Surge" poderia ser traduzido para Cura Súbita, como eu citei no forúm da RedeRPG*. Vamos ver o que o D3 tem para nos dizer.

Não tenho uma idéia de quais termos estão reservados e quais já foram usados para outras traduções, mas lá vai:

Lurker = Espreitador

Stalker = Sorrateiro

Infiltrator = Infiltrador

Observação: "Feywild" poderia ser traduzido para Feérico Selvagem.

Para ser chato: Continuo achando que Warlord deveria ser traduzido para Comandante. Quero colocar meu nome no baixa assinado "Senhor da Guerra não".

Abraços a todos

*explicação para Cura Súbita:
Segundo um dicionário Inglês/Português da Ática, Surge pode ser traduzido para súbito acometimento de "alguma coisa". Ex: Surge of Anger. Então uma opção de tradução para Healing Surge pode ser "Cura Súbita".
Kelsinko

Mensagempor Tabris em 23 Mai 2008, 23:01

Féerico Selvagem é HORRÍVEL. Da a idéia de que féerico é um substantivo, não um adjetivo.

Recomendo Ermo Féerico mesmo.
Imagem
Imagem
Tabris

Mensagempor juma em 24 Mai 2008, 01:44

Eu já me acostumei com Agrestia das Fadas.
juma

Mensagempor Kelsinko em 24 Mai 2008, 11:51

Foi só uma observação.
A tradução já está fechada, vai ser Agrestia das Fadas.
Kelsinko

Mensagempor Douglas3 em 24 Mai 2008, 14:07

Olá Participantes do Fórum,

Entendo que a tradução de skirmisher como escaramuceiro foi aceita, tendo em vista os argumentos a favor e contra batedor (scout) e guerrilheiro. Algo a acrescentar? Da minha parte a decisão está tomada.

Agrestia das Fadas, Caos Elemental e Pendor das Sombras estão definidos.

O impasse, a meu ver, está em Minion como Capanga, Assecla ou Lacaio. Existe algum problema ou erro de tradução com Lacaio ou é apenas uma questão de "desgosto" com o termo e preferência por Capanga?

Súbito está reservado para as habilidades Sudden, que serão apresentadas mais tarde.

Os surges, em sua imensa maioria, estão relacionados com os healing surges, permitindo a ativação do último durante a utilização de alguma outra habilidade. Me parece mais adequado manter uma única palavra para o mesmo termo, evitando as confusões que existiam com "Great", "Greater" e "Improved" na edição anterior.

Acredito que isso cobre todas as dúvidas e sugestões desde a página 7. Esqueci de alguém?

D3
Douglas3

Mensagempor Nibelung em 24 Mai 2008, 14:44

Douglas3 escreveu:O impasse, a meu ver, está em Minion como Capanga, Assecla ou Lacaio. Existe algum problema ou erro de tradução com Lacaio ou é apenas uma questão de "desgosto" com o termo e preferência por Capanga?

Pessoalmente, pra mim tanto faz a tradução. Qualquer um dos três termos antigos, ou a nova sugestão (Lacaio, Assecla, Capanga, Peão) me cai bem. O pessoal parece ter gostado de "peão", mas eu acho que é euforia por uma alternativa nova.

Mas a pergunta mais importante: ainda existe alguma chance sólida de conseguirmos mudar o Sehor da Guerra, ou ele já entrou na mesma categoria de Agrestia das Fadas?
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Kinn em 24 Mai 2008, 15:56

O impasse, a meu ver, está em Minion como Capanga, Assecla ou Lacaio. Existe algum problema ou erro de tradução com Lacaio ou é apenas uma questão de "desgosto" com o termo e preferência por Capanga?

Eu sugeri Capanga, que transmite o conceito de bucha de canhão que os minions serão;
Mas Shinryuu mostrou Peão, que coniderei uma opção boa também, embora caia no mesmo estereótipo de que é peão de alguém, assim como capanga é capanga de alguém.

Lacaio, soa como servo e ainda mais: soa como um serviçal não agressivo, alguém que não é voltado para o combate. Peão soa um pouco assim também, como trabalhador braçal comum, mas se for associado ao soldado raso do xadrez ainda fica no sentido de minion.

E pra não ficar esquecido:
Warlord pode ser Comandante ou militarista, mas SENHOR DA GUERRA NÃO!!!!
Kinn

Mensagempor Eltor Macnol em 24 Mai 2008, 16:16

Nada contra lacaio. É até bom que ele evoque uma idéia menos agressiva e "forte" do que capanga, porque a idéia é mesmo que os minions sejam os fracotes que são derrubados com um golpe.

Por mim tá ótimo. E fico feliz com a oficialização de "escaramuceiro".

Também estou curioso sobre o Warlord, eu não consigo ouvir "Senhor da Guerra" sem começar a tocar Legião Urbana na minha mente :b
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários