Demorei um pouco pra responder, mas vamos ver o que o pessoal sugeriu...
Gladius: O chato da idéia de "cooldown" nas magias é que é chato demais você ficar rodadas e rodadas parado só porque gastou uma magia. Além do mais, na prática isso só tornaria talentos como criar pergaminhos e criar varinhas mais útil, já que os itens não teriam cooldown. Se implantar a mecânica de cooldown nos itens também, aí já fica injogável.
Se levar em conta apenas as magias de blast, o cooldown ainda seria uma boa mecânica, mas quando se coloca magias de buff e controle de campo no meio, muda de figura (escudo arcano, magias de atributos, muralhas, dominar monstro, etc...). Por causa de um Força de Touro em Massa o mago merece ficar 7 rodadas (AKA: o resto do combate) sem fazer nada?
O caso do dano não-letal parece equilibrar, mas se levar em conta que (1) mago tem pouco PV, e (2) as penalidades de cooldown seriam cumulativas, isso derruba o mago com uma velocidade impressionante. Clérigo e druida podem aguentar mais tempo, mas também vão cair rapidamente.
Gehenna, fiz umas simulações por aqui, e aparentemente o druida não fica ruim se ele usar a mecânica do feiticeiro (magias conhecidas, e mais magias por dia). Sem Magia Natural pra criar um bug no sistema, dá pra jogar legal. Vou adotar estas variantes pra minha próxima mesa e ver se ficam legais na prática.
Feanor escreveu:Mas no outro topico não foi discutido que conhecer um monstro é CD 10 + HD ?
É um tanto facil um druida passar nesse teste.
Reconhecer um monstro tem essa dificuldade. Se encontrarem um Beholder a primeira vez, o sucesso no teste troca o "que diabos é essa coisa?" por "Cuidado, é um beholder!". E ainda assim, Forma Selvagem exige que você seja
familiarizado com o animal, não apenas que o conheça. O termo é bem vago, e cada mestre interpreta essa familizarização como desejar. Mas pessoalmente, eu creio que um druida de campos temperados não teria chance de estar familizarizado com um urso polar.
Valeu a ajuda pessoal. Por mim, o "equilíbrio" chegou no nível que eu quero. Só preciso testar antes de modificar mais. Quem quiser discutir mais, vambora. Mas eu parei de me sentir "responsável".