Diminuindo a força da tríade

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Madrüga em 24 Fev 2008, 22:01

Gehenna escreveu:
Caso decida conjurar antes do tempo de espera terminar, ele receberá 1d6 de dano não-letal por nível da magia, subtraindo 1d6 para cada rodada passada. Ex: Conjurador conjura uma magia de nível 9, e na rodada seguinte, conjura uma magia de qualquer nível, levando 9d6 de dano não-letal. Caso ele tenha esperado 5 rodadas inteiras, ele levará apenas 4d6 de dano, e por aí vai. Ao receber o dano, o conjurador deverá passar por um teste de Concentração, como apropriado.

Me lembrou um pouco o sistema de O Senhor dos Anéis. Mas eu colocaria um teste de Fortitude para metade do dano, aí.

Pouco prático. O sistema já é demorado, um teste a mais só deixaria mais demorado ainda.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Cyrano em 25 Fev 2008, 15:31

vincer escreveu:(...)
Eu já li que os clérigos, em especial, são uma das classes mais apelonas por soltar magias, não precisar de lista de magias e poderem usar armadura.
(...)

Não tá rolando por aí um papo de que a chance de falha de magia arcana graças ao uso de armadura já era no D&D4?

Aí sim você vai ver apelação... Hehehehe!
Cyrano

Mensagempor Gehenna em 01 Mar 2008, 21:45

Sim, mas não. Aparentemente, o mago só conjura energia positiva o suficiente para diminuir a energia negativa motriz de um morto-vivo, não o bastante para revitalizar pessoas vivas.

Po, mas não dá pra simular nem o Curar Ferimentos Mínimos?
Eu acho uma besteira restringir a cura aos conjuradores divinos. Se um mago conjura energia negativa, pq não energia positiva. Sou a favor de permitir alguns usos da sub-escola cura para o mago/feiticeiro. Nem q se crie magias próprias pra eles.

E quanto a idéia do clérigo "mago divino" e o druida "feiticeiro divino"?
Vejo o clérigo como um devoto mais sofisticado e civilizado, que poderia conhecer novas preces e invocação de milagres, de acordo com sua evolução dentro de sua ordem, ou sua peregrinação religiosa. Daí, a idéia do livro de orações como grimório, seria uma boa.
Já o druida, é uma pessoa mais ligada à natureza, em uma crença mais primordial. Tanto é que aprende novas habilidades a cada nível. Por isso acho que transformá-lo em um conjurador espontâneo seria uma boa, pois as magias seriam simplesmente mais habilidades especiais que ele retiraria de seu elo com o mundo.
Gehenna

Localização: Torre Sombria, no bairro de Noite Eterna, em Contonópolis

Mensagempor Vincer em 02 Mar 2008, 01:05

Eu acho uma besteira restringir a cura aos conjuradores divinos. Se um mago conjura energia negativa, pq não energia positiva. Sou a favor de permitir alguns usos da sub-escola cura para o mago/feiticeiro. Nem q se crie magias próprias pra eles.

Finalmente. Acho que ter uma única classe para curar é furado.
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor Gladius Dei em 02 Mar 2008, 02:20

Na verdade, esse desejo de magos poderem curar é antigo. Eu apenas falei o que as regras e "ambientação" dizem (baseado um pouco no Libris Mortis), e não minha opinião pessoal.

Fala com as outras pessoas do forum, abrindo um novo tópico, pois já teve uma baita discussão sobre arcanos poderem curar, e eles poderiam ajudar a criar alguma mecânica ou o que quer que seja. Se "pá", ajuda o Nibelung a diminuir o poder da Tríade também.
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Gladius Dei

Mensagempor Fëanor em 02 Mar 2008, 11:28

Forma Selvagem fica realmente apelativa quando (1) se faz uso de Magia Natural, o talento mais abusivo do livro básico, e (2) quando os mestres se esquecem que os druidas só podem assumir formas que eles conhecem, e permitem que eles virem ursos polares atrozes sem nunca terem ido a um lugar de clima ártico

Mas no outro topico não foi discutido que conhecer um monstro é CD 10 + HD ?
É um tanto facil um druida passar nesse teste.

Na minha mesa quase ninguém gosta de conjuradores, só eu. XD

De qualque forma os outros jogaroes nunca foram muito apelativos, na minha mesa esse desequilibrio não é um problema. Na verdade, a pior caso foi de um Ladino numa campanha de mortos-vivos...
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Luminus em 02 Mar 2008, 11:59

:nao:
Editado pela última vez por Luminus em 25 Fev 2010, 10:54, em um total de 1 vez.
Luminus

Mensagempor Nibelung em 02 Mar 2008, 14:24

Demorei um pouco pra responder, mas vamos ver o que o pessoal sugeriu...

Gladius: O chato da idéia de "cooldown" nas magias é que é chato demais você ficar rodadas e rodadas parado só porque gastou uma magia. Além do mais, na prática isso só tornaria talentos como criar pergaminhos e criar varinhas mais útil, já que os itens não teriam cooldown. Se implantar a mecânica de cooldown nos itens também, aí já fica injogável.

Se levar em conta apenas as magias de blast, o cooldown ainda seria uma boa mecânica, mas quando se coloca magias de buff e controle de campo no meio, muda de figura (escudo arcano, magias de atributos, muralhas, dominar monstro, etc...). Por causa de um Força de Touro em Massa o mago merece ficar 7 rodadas (AKA: o resto do combate) sem fazer nada?

O caso do dano não-letal parece equilibrar, mas se levar em conta que (1) mago tem pouco PV, e (2) as penalidades de cooldown seriam cumulativas, isso derruba o mago com uma velocidade impressionante. Clérigo e druida podem aguentar mais tempo, mas também vão cair rapidamente.

Gehenna, fiz umas simulações por aqui, e aparentemente o druida não fica ruim se ele usar a mecânica do feiticeiro (magias conhecidas, e mais magias por dia). Sem Magia Natural pra criar um bug no sistema, dá pra jogar legal. Vou adotar estas variantes pra minha próxima mesa e ver se ficam legais na prática.

Feanor escreveu:Mas no outro topico não foi discutido que conhecer um monstro é CD 10 + HD ?
É um tanto facil um druida passar nesse teste.

Reconhecer um monstro tem essa dificuldade. Se encontrarem um Beholder a primeira vez, o sucesso no teste troca o "que diabos é essa coisa?" por "Cuidado, é um beholder!". E ainda assim, Forma Selvagem exige que você seja familiarizado com o animal, não apenas que o conheça. O termo é bem vago, e cada mestre interpreta essa familizarização como desejar. Mas pessoalmente, eu creio que um druida de campos temperados não teria chance de estar familizarizado com um urso polar.

Valeu a ajuda pessoal. Por mim, o "equilíbrio" chegou no nível que eu quero. Só preciso testar antes de modificar mais. Quem quiser discutir mais, vambora. Mas eu parei de me sentir "responsável". :linguinha:
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Fëanor em 02 Mar 2008, 14:37

Sabe, esse tipo de coisa me incomoda... o cara usar uma muleta para afirmar que o personagem sabe algo. Ah, eu passei no teste de perícia, o bicho pode ser o último da espécie e viver sabe-se lá onde, então eu conheço o bicho? Faça-me o favor.

Se bobear, o druida aí nem nunca viu um urso na vida! Nem pardo, nem verde, nem roxo com bolinhas amarelas... ele viu foi a página tal do Livro dos Monstros, e daí quer que o personagem saiba aquilo que o jogador sabe.

Se é por isso, como você vai determinar quais animais ele conhece?
Não tem regras para isso.

Minha opinião: determine um lugar de onde o Druda vem (região desertiva, artica, floresta temperadas, etc...) e restrinja a Forma Selvagem para animais daquela região + animais que ele encontre em campanha.
Far from home

Fëanor

Mensagempor Luminus em 02 Mar 2008, 15:03

:nao:
Editado pela última vez por Luminus em 25 Fev 2010, 10:51, em um total de 1 vez.
Luminus

Mensagempor Vincer em 02 Mar 2008, 15:20

Luminus, estar familiarizado é mais do que ter visto a criatura dormindo. É saber como ela age, se alimenta e etc. Logo se um persoangem do jogador só viu a criatura dormindo o narrador pode muito bem barrar que ele se transforme nela, até que ele tenha a visto caçando ou tenha lutado contra ela.
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor Nibelung em 02 Mar 2008, 16:17

O caso da Forma Selvagem é todo baseada na palavra familiaridade e como o mestre interpreta isso. Alguns mestres não se importam no druida virar o que ele quiser, e outros exigem histórico de local de origem e viagens de 100 dias a um terreno diferente pra conhecer outras criaturas.

A única forma de contornar isso sem possibilidade de interepretação dúbia é forçando o druida a escolher X formas que ele pode assumir. E eu acho bem mais prático o mestre usar o bom-senso e simplesmente falar "tu nunca ouviu falar desse bicho" e pronto.
Imagem
Imagem
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung

Mensagempor Fëanor em 02 Mar 2008, 17:30

Tá mas você vai dizer isso para quais monstros?

Daqui a pouco o mestra ta dizendo isso para um druida que se transforma em um urso marrom, animal básico...

Também não é isso que deixa o Druida overpower, tira Magia Natural e pronto, é suficiente.
Ou melhor usa a variante do PH2.
Far from home

Fëanor

Mensagempor Gehenna em 02 Mar 2008, 18:01

Acho que o fator X das transformações do Druida é exatamente o bom senso. É o narrador virar e dizer "Seu personagem não conhece esse animal. Se continuar o meta-jogo, vai ser punido".

E daí se até o urso marrom pode ser proibido? Se é um druida do deserto, q vire um camelo, não um urso.

Nibe, vc pegou as tabelas de magia do feiticeiro, pro druida?
Gehenna

Localização: Torre Sombria, no bairro de Noite Eterna, em Contonópolis

Mensagempor Nibelung em 02 Mar 2008, 21:59

Nibe, vc pegou as tabelas de magia do feiticeiro, pro druida?

Só o número de magias conhecidas e magias por dia. Ele ainda escolhe da lista do druida.
Imagem
Imagem
Nibelung

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários