[4e] PvP ou 1x1 é um bom combate?

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 11 Set 2009, 16:14

Se for só um combate, tudo bem. O Youkai fez isso em nossa mesa, praticamente cada personagem teve a chance de lutar contra um número pequeno de monstros.
Nenhum teve muitos problemas.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Agnelo em 11 Set 2009, 16:17

Riketz escreveu:TODOS NÓS SABEMOS QUE D&D 4e NÃO É UM SISTEMA PARA 1x1!

Usar fonte grande e caixa alta torna teu post infantil, cuidado pra que isso não prejudique o bom andamento do teu tópico, ok?

Riketz escreveu:procuro sugestões para realizar esta idéia para um único combate.. que seria o duelo pela vingança/honra..

tenho fé de que algum dia alguém virá com uma sugestão mais sólida..

Se tivesses lido todo post teria visto que se fala em moldar o desafio para o personagem, sempre tendo em vista suas limitações e qualificações, como em qualquer encontro de dnd se fores pensar bem.

O que exatamente estás pensando em implementar?

Falaste em lutas de honra de pc contra npc, arenas pvp entre grupos e entre personagens únicos. Tem muita coisa nesse meio, não faz sentido jogar tudo no mesmo balaio e pedir sugestões.

Queres por uma luta solo do fighter do teu grupo contra orc que lidera um grupo de saqueadores? Pense que habilidades seriam seriam interessantes ver ambos usarem, que tipo de ataques ou defesas do vilão fariam o jogador ficar mais apreensivo, o que o faria usar suas melhores estratégias.

Queres um encontro entre dois grupos de aventureiros distintos e por jogadores de duas mesas a lutarem? ótimo, deve fiucar interessante, quase um final fantasy tatctics de papel e lápis.

Luta entre personagens jogadores de classes diferentes? Teste se quiser, depois venha aqui e diga o que achou, pode até ser uma boa idéia pra usar em um dado momento (como eu disse no meu primeiro post) mas não vejo nada que serviria pra criar um desafio apropriado e equilibrado entre personagens diferentes.

Além disso não disseste, esse PVP, seria feito com jogadores que criaram personagens especialmente pra isso ou pensas em pegar os jogadores sem um aviso prévio e por nessas situações?
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Fëanor em 11 Set 2009, 16:54

com uma Espada Longa (1d10) causaria 3d10 + for e 3d10 + for, média de 36 de dano!! o guerreiro adversário que tivesse tudo igual ao primeiro guerreiro já estaria com 17 PVs, então sangrando.. o combate já estaria resolvido em um único turno!.. se for até 0PVs é questão de mais 2~3 turnos..

1- O inimigo pode usar ação de interrupão.
2- O inimigo vai fazer a mesma coisa no seu turno.
3- Qualquer um pode errar.
4- Iniciativa alta também é uma vantagem.

Resumo: não vi problema nenhum no combate 1v1, só não dá pra ficar usando constantemente.

Usa só para chefões e inimigos especiais.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Corvo da Tempestade em 11 Set 2009, 18:09

Pessoalmente eu evito, ao máximo, os combate 1X1, motivo: o resto do grupo se dispersa. Um "torneio" ao estilo Yu yu Hakusho...nem pensar.

Mas pra combates espóraticos, eu os faria rapidos (isso não quer dizer que sejam "frios" , pode-se descrever muito)
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor Riketz em 11 Set 2009, 20:12

Lumine Miyavi escreveu:Escrever em letras grandes faz seu argumento ser melhor!

Quer dizer, o Lockywocky e o Tornie-poo estão certos. 4e não foi feito com isso em mente. E eu ainda acho estranho que você queira que outras pessoas venham com a solução mágica pra SUA campanha, se tu nem descreveu em detalhes o que tu pretende nela, só dando exemplos random e citações bizarras, como o Torneio de YHH...

o que pretendo é que o personagem de um jogador mais pra frente da campanha enfrente o seu "gêmeo maligno".. mas como como o 1x1 não funciona bem.. a história não comporta a ideia de que o gemeo maligno se torne lider de um grupo de outros monstros (ele é lobo-solitário daqueles solitários mesmo)..

a honra é algo valorizado pelos proprios Dragonborns.. e já estou prevendo que o jogador irá querer lutar sozinho contra esse gemeo maligno.. mas aí o que fazer? até o momento tenho utilizado a própria ficha do personagem para fazer as rolagens deste gemeo maligno.. afinal, é um gêmeo.. o maligno significa que eu rolo os dado atrás do escudo :linguinha: hehehe..

mas e na hora do vamo-ver? uma solução específica pro meu caso seria deixar o combate rolar e encerrá-lo quando achar que é o momento.. independente de estatísticas, PVs, poderes e etc.. apenas pela história.. mas seria legal uma abordagem mais genérica caso haja acontecimentos parecidos em camapnhas de outros mestres.. mas parece que quase ninguém gostou da ideia..

senti certa hostilidade de muitos que responderam como: "D&D 4e é um jogo de equipe" ou coisas como "se você que 1x1 está no sistema errado".. de qualquer forma agradeço à atenção de todos..
Riketz

Mensagempor Riketz em 11 Set 2009, 20:24

Usar fonte grande e caixa alta torna teu post infantil, cuidado pra que isso não prejudique o bom andamento do teu tópico, ok?

não sabia que não se pode utilizar caixa alta.. desculpe pela gafe.. é só que muita, mas muita gente estava dizendo o óbvio.. só faltaram dizer que o fogo é quente e a água é molhada.. huahuahua.. mas de qualquer forma.. mal minha.. :venera:

Queres um encontro entre dois grupos de aventureiros distintos e por jogadores de duas mesas a lutarem? ótimo, deve fiucar interessante, quase um final fantasy tatctics de papel e lápis.

a idéia principal, pois o jogador da minha mesa é um guerreiro dragonborn que possui um gemeo maligno.. e já estou prevendo que no dia do confornto, ele irá querer enfrentá-lo sozinho.. até o momento tenho utilizado a própria ficha do personagem para que ele sinta que o gemeo maligno é realmente o gêmeo dele..

uma idéia secundária é que outro narrador amigo meu possui outra mesa com outro grupo em nível semelhante.. como ambos narramos em FR.. programamos para que em daods momentos os perosnagens das mesas se conheçam.. se encontrem dentro de uma mesma masmorra.. e futuramente que participem do Encontro dos Escudos, onde poderão competir entre eles em combate.. seja de grupo, seja mano-a-mano..

queria saber se alguém já fez isso.. sabe de alguém que fez.. se deu certo ou não.. o que daria pra fazer para se tornar interessante para além do "quem ganhar a iniciativa praticamente ganhou o combate"..
Riketz

Mensagempor Lumine Miyavi em 11 Set 2009, 20:51

E o gêmeo, por ser gêmeo vai ter ficha idêntica ao personagem?

Fora que essa de "Dragonborns tem honra" depende muito do cenário E da personalidade do personagem, então é uma desculpa meio que furada.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Kear em 11 Set 2009, 21:20

até o momento tenho utilizado a própria ficha do personagem para fazer as rolagens deste gemeo maligno.. afinal, é um gêmeo..

Gemeos não são NADA iguais, cara, e digo isso por experiencia própria (tenho irmãos gemeos, primas gemeas e tios gemeos), Gemeo =/= Clone e dentro disso acho você teria melhores resultados construindo uma ficha diferente para o irmão dele, com base na dele, e adaptando-a de acordo o amadurecimento dos dois.
Kear

Mensagempor Youkai X em 11 Set 2009, 22:21

sem contar que o gêmeo deve ter se separado do PC a muuuuuuuuito tempo atrás, ganhando uma nova gama de experiências e escolhas.

Não, Riketz, o pessoal aqui não disse que duelos e ocasionais brigas entre players sejam erradas ou inadequadas para a 4E, mas tais eventos seriam as exceções, e não as regras gerais. Simplesmente pq não rodará tão bem no sistema. Num duelo os leaders e controllers seriam os mais prejudicados, exatamente por terem defesas frágeis, pouca resistência, pouco dano (mas pra controllers, uma luta 1x1 em que fugir também signifique vitória ou chegar antes a algum lugar ela é bem válida).
Youkai X

Mensagempor planes em 11 Set 2009, 22:43

Não estou entendendo o ponto de vista do pessoal.

O sistema não foi feito para lutas 1 contra 1 porque os personagens não são equilibrados individualmente? E daí? Na vida real é assim mesmo e não com um jogo de porrada tipo SF onde há preocupação em colocar todo mundo no mesmo nível.

Se for esperar igualdade absoluta é melhor sentar, RPG não tem muito disso. Luta 1 contra 1 se resolve da mesma maneira que vários contra vários, não se muda coisa alguma (não só em D&D como mais de 90% dos outros sistemas de RPG, são raros os que possuem regras especiais de duelo e ainda assim o equilibrio não fica em segundo plano em relação a habilidade). Agora cada um tem sua especialidade e duelar na porrada pode não ser uma delas (coitado de um cortesão partir para o Iaijutsu contra um kakita em L5R, o cara não vai ter tempo nem de gritar de dor), cabe ao jogador criar a estratégia que mais lhe dê vantagem em combate, caso contrário o guerreiro vai atropelador o clérigo "curador" como tem que ser em um sistema com alguma credibilidade.
Imagem
planes

Mensagempor Lumine Miyavi em 11 Set 2009, 23:04

cabe ao jogador criar a estratégia que mais lhe dê vantagem em combate, caso contrário o guerreiro vai atropelador o clérigo "curador" como tem que ser em um sistema com alguma credibilidade.

Você não conhece muito 4e não, né?
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi

Mensagempor planes em 11 Set 2009, 23:18

Lumine Miyavi escreveu:Você não conhece muito 4e não, né?

Todo RPG é igual neste aspecto.

Vai por mim se cortesão pode vencer duelo contra Kakita em L5R tudo pode ser feito se o cara usar a cabeça. Agora se cara for do tipo quebra nozes e só consegue resolver seus problemas lendo power card e rolando dado vai se ferrar, mas é assim que funciona a seleção natural de qualquer forma.
Imagem
planes

Mensagempor Leisses em 11 Set 2009, 23:26

Lumine a coisa também não é tanto como vocês estão falando. O mago por exemplo possui muitos poderes com efeitos que podem impedir que um unico personagem chegue até eles com facilidade...dependendo das condições de jogo o mago pode muito bem detonar o guerreiro, e se duvidar até mesmo um ranger arqueiro.

Acho que a 4e representa bem o x1 sim. Não com equilibrio total entre as classes mas com umas classes com vantagens contra algumas outras classes. Ta bem eu exagerei mas vocês também exageraram então "tá valendo"...rsrs
Leisses

Mensagempor Lumine Miyavi em 11 Set 2009, 23:34

Todo RPG é igual neste aspecto.

Tem? Assumindo que o conflito é inevitável, coloca um conjurador de nível algo em 3.x contra um combatente de mesmo nível, ou um personagem social de gurps contra um combativo total.

Vai por mim (...) tudo pode ser feito se o cara usar a cabeça.

Se a tua ficha é enfeite, então é melhor jogar Freeform que RPG com regras definidas, não?

Em tempo, seu exemplo de cortesão vs kakita é específico demais.
Lumine Miyavi

Mensagempor GoldGreatWyrm em 12 Set 2009, 00:03

Quer um conselho? Cria o PdM "gêmeo" como se fosse um monstro. Besteiros Anões e Humanos Furiosos são exemplos de como PdMs diferem dos PJs. Isso vai ajudar muito a equilibrar o combate. Pensa também aonde o encontro irá ocorrer. Lugares para ladinos se esconderem ou magos escalarem seriam interessantes.

Em tempo:
Imagem
Imagem
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários