por Layonfenix em 09 Mar 2008, 21:29
Eu uso enigmas baseados nos Conhecimentos [Arcano, História, Geografia, Natureza, Realeza, Divino, Estrutural] do cenário. Se por exemplo, os jogadores estiverem realizando algo dentro de um templo abandonado de Tiamat, eu faria com que eles lessem (ou pediria um teste de conhecimento) uma passagem sobre o passado relacionado ao templo/deus. Neste texto eu colocaria as respostas aos enigmas, mas sempre maquiando eles, de maneira que eles tenham que analizar um pouco o texto. Geralmente, desta maneira as cosias tornam-se interessantes, independente da pergunta/enigma/puzzle.
Assim, eu permito um único teste de conhecimento relacionado por pessoa. Quando eles tiram bns resultados eu dou o trecho exato do texto que resolve o enigma, ams não dou a resposta, tornando necessário eles pensarem.
Em uma aventura minha, os jogadores necessitavam ir para Arcádia (cidade dos Deuses), porém, pra não tornar fácil eu utilizei um enigma simples:
Vocês estão numa sala com duas portas. Cada porta possui um ser andrôgeno de roupas identicas, completamente cinzas (representando neutralidade, mas pode usar outra cor).
- Chegando aí e pesso teste de Conhecimento [Divino/Arcano], CD 15, quem passou saca que eles são criaturas poderosas.
Aí ambos falam: Nós somos os Guardiões dos Portais do Paraíso e do Abismo. Um de nós é um Anjo e outro é um Demônio. Uma porta leva ao Paraíso e outra ao Abismo. Se errares a portas que desejas, nunca mais poderás voltar. Qual destino vocês desejam atingir?
- Aí os jogadores responder, por exemplo: Paraíso!
Para chegares ao seu destino, terás que fazer uma única pergunta a nós dois, de maneira que nossa resposta te leve ao seu destino, porém, um de nós sempre falará a verdade e o outro sempre falará a mentira. Agora pensem bem antes de decidirem qual será sua única pergunta!
Resposta:
"Se eu perguntar ao outro guardião qual é a porta correta, que porta ele indicará?" A porta correta será sempre o contrário do que ele disser a essa pergunta! Simples!