Ideias para Enigmas.

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Ideias para Enigmas.

Mensagempor AKImeru em 05 Mar 2008, 22:54

"Como fazer para uma gota d´agua não se secar?"

R:"Jogue-a ao mar."
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Ideias para Enigmas.

Mensagempor Thingol GreyCloak Singollo em 05 Mar 2008, 22:57

Na 1ª fase, ou a fase da manhã, tenho 4 pernas, na 2ª fase, ou fase da tarde, tenho 2 pernas, na 3ª fase, ou fase da noite, tenho 3 pernas... quem sou eu?" .... (pode colocar pra ficar mais fácil " fase da vida")..

se for o kid bengala são 5,3 e 4 respectivamente
"Primeiro vem os sorrisos, depois as mentiras. Por último, o tiroteio." Roland Deschain, de Gilead
Thingol GreyCloak Singollo

Twitter: @wendtaneiro

Ideias para Enigmas.

Mensagempor Fëanor em 05 Mar 2008, 22:59

"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Ideias para Enigmas.

Mensagempor rsilverblood em 06 Mar 2008, 00:11

Você também pode criar enigmas...

"Quem está sempre diante do horizonte indefinido,
está sempre no meio da encruzilhada sem rumo,
está sempre fazendo perguntas
e nunca encontra a resposta?"

R: "Todo aquele com livre arbítrio..."
A utopia não foi feita para nossos olhos mortais...
rsilverblood

Ideias para Enigmas.

Mensagempor Dinobot em 06 Mar 2008, 03:02

Assista Goonies e pense em Prince of Persia, Tomb Raider e ate mesmo em God of War. Todos eles tem bastante desafios nesse esquema. Pro tipo de coisa que você tá pensando, eu priorizaria algo estilo Goonies: um desafio em que a resposta certa abre a porta, e a errada abre uma armadilha. Muito provavelmente isso vai envolver coletar itens em outros locais e/ou colocar itens certos na ordem. Uma coisa que seria um desafio interessante (mas que vai envolver props) seria uma sala com varias portas, e um altar com alguns símbolos. Cada combinação de símbolos abre uma determinada porta, então para abrir a porta certa eles teriam que colocar os símbolos na disposição correta, ou errarem, ir pra sala errada e enfrentarem outro desafio para voltarem à primeira sala (vi isso num episódio de Digimon)

Outra interessante é no esquema do ultimo desafio de Ultima Cruzada. Escolher o item certo entre vários itens, sendo que escolher o errado vai abrir outra armadilha.

Esse tipo de desafio que você quer, envolvendo armadilhas, não pode ser um simples enigma de palavras ou desenhos, mas sim algo que envolva mover objetos, ordenar, ou que indique uma ação X que deve ser executada.

P.S.: Se tiver um bardo no grupo, uma armadilha musical que nem aquela dos Goonies fica bem interessante.
Entrem em http://www.facebook.com/hora13 e acompanhem os episódios do programa Hora 13, apresentado por esse idiota que vos fala.

SPOILER: EXIBIR
Contem Minha história aos que perguntarem. Contem toda a verdade, tanto os atos vergonhosos quanto os louváveis. Que eu seja julgado de acordo.

O resto... É silêncio...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Dinobot

Twitter: http://www.twitter.com/thiagocolas

Ideias para Enigmas.

Mensagempor Cyrano em 06 Mar 2008, 12:39

Sem dúvidas a idéia de utilizar somente enigmas enrolaria demais o grupo. A idéia de resposta certa abre uma passagem e resposta errada abre uma armadilha é muito boa, mas não faça com que só avance pela pirâmide os que acertarem a resposta correta. Ou seja, mesmo que eles errem devem prosseguir (sofrendo as conseqüências).

Exemplos de enigmas interessantes onde a resposta está sempre além do óbvio (em inglês):

http://deathball.net/notpron/
Cyrano

Ideias para Enigmas.

Mensagempor Cebolituz em 09 Mar 2008, 16:15

Mas o mais importante de tudo para que não haja a frustração dos jogadores é que depois de umas duas ou três respostas erradas eles meio que "acertem" a quarta resposta, por mais idiota que seja. Se eles forem novatos, ficarão mais felizes e provavelmente o ambiente ficará mais divertido. :b

Porque quase todos os jogadores (principalmente novatos) querem saber de tudo e de todos os detalhes do ambiente. Se viu uma sala trancada, não irá sossegar enquanto não achar a chave dela. Se tal negócio existe e não está acessível no momento, se torna o principal objetivo do grupo ir atrás do "acesso". E se não conseguirem realizar por "não faço a mínima idéia do que o mestre está pensando", a sensação de "jogo chato" se torna mais presente.
Imagem
Cebolituz

Ideias para Enigmas.

Mensagempor rsilverblood em 09 Mar 2008, 19:04

Bom, faça óbvio que não há chave. Ou coloque na descrição que "algo diz dentro de você que atrás da porta tem algo ruim... algo que você não conseguiria derrotar..." ou "você sente pouco desejo de saber o que há atrás dessa porta, uma vez que ela parece cheia de armadilhas divinas".

De qualquer jeito, para escrever um enigma, tente só descrever de maneira estranha. Ou tente descrever como uma criança.

Algo tipo:

"O que se do meio eu saio e ando na linha, e volto ao mesmo lugar?"

Resposta: uma espiral

Simples. Mas as vezes as coisas mais simples são as mais difíceis de pensar. Pense em coisas curiosas, coisas diferentes, mas com poucas características.

Outro exemplo: "Dê um passo para frente, e colisão terá. Agora um passo para cima e se aproxima o fim. Dê um passo para trás, e você volta a onde começou. O que sou?"

Resposta: um degrau de uma escada.
rsilverblood

Ideias para Enigmas.

Mensagempor Agnelo em 09 Mar 2008, 19:09

rsilverblood escreveu:Ou coloque na descrição que "algo diz dentro de você que atrás da porta tem algo ruim... algo que você não conseguiria derrotar..." ou "você sente pouco desejo de saber o que há atrás dessa porta, uma vez que ela parece cheia de armadilhas divinas".

Desculpa silver, mas se eu estiver jogando e o narrador sai com uma dessas eu levanto e vou jogar video game.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Ideias para Enigmas.

Mensagempor rsilverblood em 09 Mar 2008, 20:57

Bom, eu faço isso em algumas das minhas aventuras. Isso tem de ser uma vantagem e desvantagem. Por exemplo, ser uma dica útil na hora de derrotar o chefão. Ou um jeito de evitar perder tempo em algo inútil.

O Mestre tem de saber conduzir. Não apenas ser conduzido pelas escolhas do Jogador.
rsilverblood

Ideias para Enigmas.

Mensagempor Layonfenix em 09 Mar 2008, 21:29

Eu uso enigmas baseados nos Conhecimentos [Arcano, História, Geografia, Natureza, Realeza, Divino, Estrutural] do cenário. Se por exemplo, os jogadores estiverem realizando algo dentro de um templo abandonado de Tiamat, eu faria com que eles lessem (ou pediria um teste de conhecimento) uma passagem sobre o passado relacionado ao templo/deus. Neste texto eu colocaria as respostas aos enigmas, mas sempre maquiando eles, de maneira que eles tenham que analizar um pouco o texto. Geralmente, desta maneira as cosias tornam-se interessantes, independente da pergunta/enigma/puzzle.

Assim, eu permito um único teste de conhecimento relacionado por pessoa. Quando eles tiram bns resultados eu dou o trecho exato do texto que resolve o enigma, ams não dou a resposta, tornando necessário eles pensarem.

Em uma aventura minha, os jogadores necessitavam ir para Arcádia (cidade dos Deuses), porém, pra não tornar fácil eu utilizei um enigma simples:

Vocês estão numa sala com duas portas. Cada porta possui um ser andrôgeno de roupas identicas, completamente cinzas (representando neutralidade, mas pode usar outra cor).

- Chegando aí e pesso teste de Conhecimento [Divino/Arcano], CD 15, quem passou saca que eles são criaturas poderosas.

Aí ambos falam: Nós somos os Guardiões dos Portais do Paraíso e do Abismo. Um de nós é um Anjo e outro é um Demônio. Uma porta leva ao Paraíso e outra ao Abismo. Se errares a portas que desejas, nunca mais poderás voltar. Qual destino vocês desejam atingir?

- Aí os jogadores responder, por exemplo: Paraíso!

Para chegares ao seu destino, terás que fazer uma única pergunta a nós dois, de maneira que nossa resposta te leve ao seu destino, porém, um de nós sempre falará a verdade e o outro sempre falará a mentira. Agora pensem bem antes de decidirem qual será sua única pergunta!

Resposta:
"Se eu perguntar ao outro guardião qual é a porta correta, que porta ele indicará?" A porta correta será sempre o contrário do que ele disser a essa pergunta! Simples!
Layonfenix

Ideias para Enigmas.

Mensagempor Torneco em 09 Mar 2008, 21:46

Tem um site interessante com alguns problemas de lógica, http://www.braingle.com que você pode adaptar e usar na sua mesa.

Por exemplo: Você está preso em uma sala com duas portas. Em uma delas, tem um dragão que vai te matar cuspindo fogo se você entrar nela. Na outra, tem uma lente que vai te queimar com a luz do sol como uma formiga. Você precisa sair daí. Como?

SPOILER: EXIBIR
Simples. Espere ficar de noite.
Torneco

Anterior

Voltar para Sistemas e Cenários