[OGL] Pathfinder RPG - D&D 3.75 da Paizo

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Kasuya em 11 Fev 2009, 22:54

Mas aí acho ilusão demais achar, Kasuya, que os caras iam simplesmente abandonar o sistema vanciano em favor de pontos de magia (por exemplo). É com feedback, mas não assim.

Não, concerteza. Eu não quis dizer isso. O que eu quis dizer que, sendo as idéias do ShinRyuu bem aceitas e que não alterem dramaticamente o sistema original há sim uma chance de eles adotarem uma ou duas coisas daí.

Eu realmente não tenho muitas esperanças de enfim nos vermos livres do sistema vanceano, mas mudanças pequenas de boas é uma grande possibilidade.

De qualquer forma, eu já achei a "minha" regra alternativa para magias, então pra mim tanto faz se o sistema Vanceano continua sendo uma Holy Cow para os gringos lá. Claro, acharia ótimo que um outro sistema estivesse lá, mas seria muita fé esperar que mudassem...
Imagem
Kasuya

Mensagempor shin_spiegel em 12 Fev 2009, 07:55

Falamos, falamos, falamos.

Irei colocar meus dois centavos na conversa.
(Já fiz isso antes, e irei fazer isso mais uma vez)

Eu particularmente, gosto do sistema de "slots de magia", acho uma coisa old school muito legal. Entretanto estava muito desgastado, e a alteração que sofreu foi boa.

O que me incomoda no "pathfinder" é o fato de terem feito uma "versão semelhante" da 4th com "nomeiclaturas" da 3.5... esse é o ponto X da questão.

Eu gosto de novidades, mas fazer esse tipo de coisa, acho que foi sacanagem.
Particularmente, eu prefiro a 3.5 do que o Pathfinder, por varios motivos que já foram citados anteriormente.

Então deixo aqui minha pergunta: "Vale tanto a pena comer do bolo da wizards?"

Ps.: Desculpem caso eu tenha ofendido alguem, não é essa a intenção.
shin_spiegel

Mensagempor Madrüga em 12 Fev 2009, 09:50

Olha, eu não tive muita paciência de ir fundo no Pathfinder ( :hmmm: ), mas vi que eles puseram venenos e doenças num esquemão parecido com a 4e. Aí já acho chupinhação descarada e desnecessária.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Gun_Hazard em 12 Fev 2009, 11:39

shin_spiegel escreveu:O que me incomoda no "pathfinder" é o fato de terem feito uma "versão semelhante" da 4th com "nomeiclaturas" da 3.5... esse é o ponto X da questão.

É ao contrário!

Eu também já disse que não é necessariamente Coisas da 4ªed com nomes da 3.5.

Muitas das coisas da 4ªed já existiam no mundo do D20 e variantes.

O único ponto "Original" da 4ªed foi dividir os poderes e magias de forma igual para todos.

Mas...

D&D SEMPRE teve poderes que podiam ser usados só uma vez (Ou X Vezes) por dia. Como SEMPRE teve poderes que podiam ser usados livremente.

shin_spiegel escreveu:Eu gosto de novidades, mas fazer esse tipo de coisa, acho que foi sacanagem.
Particularmente, eu prefiro a 3.5 do que o Pathfinder, por varios motivos que já foram citados anteriormente.

Não é sacanagem!

Onde está a sacanagem ai?

A Wizards liberou o sistema OGL para fazerem o que quiserem e depois abandonou pois quer trabalhar com uma nova proposta.

A Paizo sabe do potencial que ainda existe na OGL e resolveu cobrir esta lacuna. Não há Sacanagem nisto.

shin_spiegel escreveu:Então deixo aqui minha pergunta: "Vale tanto a pena comer do bolo da wizards?"

O Problema é como disse, na nossa outra conversa Shin, é voce "ficar com Peninha dos coitadinhos da Wizards"

Não precisa disso.

Não precisa levar pro pessoal. (Ficar com pena da Wizards)

A Wizards não precisa deste tipo de apoio. A não ser que ela não tenha competência de mostrar bom serviço com o D&D 4ªed, e se for o caso, apelar para estes argumentos sentimentais ou outras coisas como as que algumas pessoas (como editores de revistas vagabundas) fazem para desmerecer coisas que concorrem com eles (Incluindo o que tentaram fazer isto com a 4ªed), e enaltecer seus produtos com o mesmo tipo de argumentação fraca e sem prestigio...
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Gun_Hazard

Mensagempor ShinRyuu em 12 Fev 2009, 12:10

Bom, foram muitas mudanças que fiz (só de texto HTML, são 1,07MB), então vou tentar resumir. Vale mencionar que estava trabalhando nisso mais em 2006 e terminei abandonando por falta de tempo e tesão (fiquei mais fissurado em descobrir a 4ª edição). Hoje em dia eu faria algumas coisas diferentes.

As habilidades básicas (popularmente chamadas de atributos) são apenas modificadores, sem os valores legados do 3d6, e todo o sistema é construído sobre essa premissa.

Classes: Mexi muito nas classes, nos níveis que não se ganhava nada, várias coisas. Classes mágicas costumam ter uma apoteose no 20º nível. O paladino foi renomeado para cavaleiro divino, e criei um cavaleiro místico como sua contraparte arcana. Criei uma classe arqueiro que basicamente é uma mistura entre guerreiro e caçador (ranger). Fiz alterações pesadas no monge, e a maioria das suas habilidades combativas são talentos de uma árvore própria, cheia de pré-requisitos. Sua chuva de golpes passou a fazer parte da mecânica de lutar com duas armas.

Multiclasse: Os bônus iniciais de +2 que as classes recebem são representados pelo respectivo talento (Grande Fortitude, Vontade de Ferro etc.). Como esses talentos só podem ser pegos 1 vez, não rola mais de você pegar nível de monge só pra ganhar um +2 acumulativo em todos os testes de resistência. Isso vale até pra monstros.

Não existe "caster level"; magias e efeitos sempre consideram o nível total de experiência do personagem. Afinal, quando o personagem faz multiclasse ou tem ajuste de nível racial, ele já é suficientemente penalizado pelo menor número de magias aprendidas e usáveis por dia. Se você é guerreiro 10/mago 1, você dispara 5 mísseis mágicos, mas esse é o máximo nível de magia que você pode usar, e apenas 2 vezes ao dia, então você já tá na merda mesmo.

Armas e armaduras: fiz muitas modificações, numa tentativa de torná-las mais fiéis às suas versões históricas. Esse material surgiu na forma de artigos independentes no meu site (e que estão lá até hoje). Resumidamente, as armas são agrupadas em machados, bastões, espadas etc. para fins de proficiências e talentos. Finesse é definida pelo peso da arma (e só armas cortantes e perfurantes), então armas de mithril que ficam mais leves podem passar a permitir finesse. Inclusive, mithril é considerado prata e adamantina é considerada ferro frio para fins de ignorar redução de dano.

Itens Mágicos: Reorganizei os talentos de criação e modifiquei um pouco a mecânica, de acordo com o tipo de efeito que se está imbuindo (consumível, cargas, aprimoramento de armas & armaduras, itens fantásticos etc.). Anéis e bastões foram incorporados às outras categorias, porque em essência não têm nada de único pra justificar ficarem separados. Este material também está publicado no meu site.

Monstros: Eliminei o tipo Humanóide Monstruoso e distribuí entre os outros tipos.

Criei 3 categorias especiais de subtipos, que são universais dentro de cada tipo: Mortal (corpo e espírito separados) x Imortal (corpo e espírito são um só) x Não-Vivo (corpo que não possui espírito ou vice-versa); Orgânico x Semiorgânico (dragões e construtos vivos, que são imunes a vários efeitos) x Inorgânico (plantas, mortos-vivos etc.); e Inteligente x Instintivo (Int 1-2, no oficial) x Demente.

Magias: Aqui deve ter sido o lugar que eu mais mexi. Além da mecânica de pontos de magia publicada no meu site, reorganizei as escolas e universalizei a lista de magias. Todas as escolas, exceto evocação, possuem subescolas. Algumas subescolas são simples, ou seja, todas as classes mágicas têm acesso (metamagias, abjurações de resistência, conjurações de invocação, necromancias de cura e degeneração (não incluem vida e morte), todos os psiquismos exceto telecinese e transmutações de aprimoramento), e outras são complexas, então cada classe precisa especificar as que têm acesso. Por exemplo, o druida tem acesso a todas as transmutações, a abjurações de guarda (ward), a conjurações de clima e a todas as magias com os descritores água, animal, ar e fogo.

À primeira vista, parece que compliquei mais do que simplifiquei. Mas a questão é definir objetivamente, e não arbitrariamente, quais tipos de magias cada classe pode lançar. Isto é uma ferramenta primariamente pro autor do que pro jogador. Numa publicação visando a facilidade do leitor, seriam dadas as listas consolidadas das magias de cada classe.

Outra grande mudança é que os magos e feiticeiros possuem acesso a TODAS, repito, TODAS AS MAGIAS do jogo. Como eu disse, magias são universais, são fórmulas que você pesquisa e aprende. Obviamente, um mago que é bom em cura não pode ser também bom em explodir as coisas, então especializações são obrigatórias. Mas as especializações funcionam assim: o mago ou feiticeiro escolhe 4 escolas favoritas, sendo que cada escola especifica qual é a sua escola oposta (necromancia é oposta a evocação, e cura voltou a ser da escola de necromancia, como na segunda edição). No caso do mago, ele ainde pode usar magias de escolas opostas, mas elas são consideradas de nível mais alto, então são mais custosas de usar. No caso do feiticeiro, ele é proibido de usar as opostas. Tem mais detalhes no esquema, mas a essência é esta.

A escola universal renomeei para Metamagias e é dividida entre análise, imbuição e dissipação. Magias de telecinese eu agrupei com adivinhação e renomeei a escola para Psiquismos, numa tentativa de fortalecer essa escola para fins de especialização de mago.

Enfim, é MUITA coisa, não é à toa que trabalhei meses a fio e não terminei. A maioria das mudanças foram surgindo como artigos independentes no meu site, ao longo dos anos, até que percebi que o corpo de mudanças já formaria um sistema alternativo inteiro. Um dia eu termino esse troço...
ShinRyuu

Mensagempor Mirallatos em 13 Fev 2009, 07:13

Olha, eu não tive muita paciência de ir fundo no Pathfinder ( :hmmm: ), mas vi que eles puseram venenos e doenças num esquemão parecido com a 4e. Aí já acho chupinhação descarada e desnecessária.

Mas o Pathfinder saiu primeiro. Sem mencionar que o mais provável é que algum designer da Paizo, anteriormente trabalhando na WoTC, tenha dado essa idéia. :bwaha:

Aliás, não mistério pra ninguém que a 4E vinha sendo testada há muito tempo, ou seja...
Imagem
Mirallatos

Mensagempor Kasuya em 13 Fev 2009, 20:26

Eu particularmente, gosto do sistema de "slots de magia", acho uma coisa old school muito legal.

Muito legal e limitada, ao ponto de ser, de longe, o "sisteminha" do D&D que mais deu (e continua dando) dor de cabeça para fazer qualquer alteração que seja para quem gosta de outros sabores ou para quem quer simplificar.

Claro, ninguém vai morrer jogando com esse sistema, mas, que droga, não tinha algo mais absurdo, complicado e limitado (para alterar) não? Realmente eles se superaram nesse ponto.^^'

O que me incomoda no "pathfinder" é o fato de terem feito uma "versão semelhante" da 4th com "nomeiclaturas" da 3.5... esse é o ponto X da questão.

Cara que parte do "a 4ª edição veio de idéias da TERCEIRA vistas em outros suplementos e OGLs" você não entendeu?

Aliás, só pra te lembrar de uma coisa: a WotC TAMBÉM comeu do bolo dos outros para fazer o 4.0!!! Muitas das boas idéias que o sistema tem NÃO foram eles que inventaram, tiraram de Open Gaming Contents que pareceram cair bem no jogo. Eles beberam da mesma fonte nenhum copiou o outro. Reclamar disso é o mesmo que reclamar que o D&D 4 copiou certos OGLs é claro! ESSE é o ponto chave do OGL: a troca de idéias entre a WotC e outras empresas que queiram entrar no mercado com o D20. Quem sai ganhando? Todo mundo! Agora quem mais sai ganhando? A WotC, quer você entenda ou não. Agora, me desculpe se eu estou te ofender (essa não é nem de longe a intenção), mas você não tem que se preocupar com a "pobre" WotC porque não tem outra empresa mais feliz com o OGL que ela própria.

Mais uma vez, temos um trânsito de idéias. O cara lá é o dono da idéia e quis usar no Pathfinder. Qual é o problema?

Aliás, eu gostaria de, por favor, voltarmos a discutir sobre o sistema, equilíbrio, possiveis falhas, etc...

Discutir se é "sacanagem" ou não uma coisa que a WotC permitiu de forma premeditada sabendo que os melhores frutos iriam PARA ELA não vai nos levar a nada. Ok? :)
Imagem
Kasuya

Mensagempor AKImeru em 13 Fev 2009, 20:42

Olha, eu não tive muita paciência de ir fundo no Pathfinder ( ), mas vi que eles puseram venenos e doenças num esquemão parecido com a 4e. Aí já acho chupinhação descarada e desnecessária.

Mas o sistema da 4e para venenos é divertido, funcional e encaixa melhor do que anteriormente.

Moral do tópico:

Esperem sair Warriors & Warlocks da green ronin e joguem um D&D melhorado.

E

O bolo da wizards é uma mentira.

Aliás, eu gostaria de, por favor, voltarmos a discutir sobre o sistema, equilíbrio, possiveis falhas, etc...

O sistema é basicamente, 3.5 com house rules e classes com uma enxurrada de novos poderes.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Lorde da Dança em 06 Ago 2009, 19:12

De uma forma impressionante as cópias do Pathfinder RPG estão esgotadas antes do seu lançamento

De uma forma impressionante o Pathfinder RPG, da Paizo, teve todas as suas cópias produzidas para Pré-venda esgotadas 10 dias antes do lançamento oficial do livro, dia 13 de Agosto. Em uma nota em seu site a empresa diz que este produto teve um volume de compras antecipadas 5 vezes maior que qualquer outro produto na história da empresa.

“Nós pensávamos que haviamos impresso cópias suficientes ao menos para o resto deste ano, mas esta demanda extraordinária por parte de nossos consumidores e distribuidores faz com que já tenhamos que reimprimi-lo!!”, diz Lisa Stevens, CEO da Paizo e complementa, “Nós temos uma quantidade saudável [de cópias ] direcionada para a Gen Con, mas nós achamos que mesmo estas cópias irão rápido, então não demore para pegar a sua!”

O Pathfinder RPG é o primeiro lançamento da linha, com 576 páginas, capa-dura e aproximadamente 1,8Kg este livro custará $49,99 e foi desenvolvido com o objetivo de ser a nova incarnação da 3ª edição de D&D. O seu playtest aberto foi considerado o maior da história do RPG com aproximadamente 50.000 jogadores. Uma nova impressão do produto será feita em Novembro.

Erik Mona, dono da Paizo, ficou bem animado com o resultado, e provavelmente tem maiores planos para a futura linha.

“O suporte fenomenal da crescente comunidade de jogadores de Pathfinder RPG tem sido algo impressionante de se ver” e complementou: “Para vender esta quantidade enorme e ambiciosa de cópias antes da data de lançamento, apenas mostra o imenso público que este jogo terá nos próximos anos“

Fonte:Paragons

Preview em vídeo do livro de regras básicas de pathfinder
Rule of threes -Taken five times
Argue and rumble - war for our minds
Fifteen factions - All in a row
Looking for meaning
or is it all show?
Lorde da Dança

Mensagempor Elven Paladin em 06 Ago 2009, 20:52

De uma forma impressionante as cópias do Pathfinder RPG estão esgotadas antes do seu lançamento

Apenas brincando com o tradicional discurso "Pró-Pathfinder/Anti-WotC": É incrível o efeito de algumas ilustrações que seguem fielmente a "Rule of Cool" e uma maquiagem geral nos livros faz na mente de alguém, ainda mais nos fanboys de Pathfinder. :b
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor AKImeru em 07 Ago 2009, 01:54

Aconteceu o mesmo com a 4e.

Just saying...
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Gun_Hazard em 08 Ago 2009, 21:20

Advogado de Regras escreveu:

Apenas brincando com o tradicional discurso "Pró-Pathfinder/Anti-WotC": É incrível o efeito de algumas ilustrações que seguem fielmente a "Rule of Cool" e uma maquiagem geral nos livros faz na mente de alguém, ainda mais nos fanboys de Pathfinder. :b

Sério mesmo?

Quer dizer que não ouve nenhuma outra mudança entre o Beta e o Final?

Pera! Aí...

Mas se o livro só sai no dia 13 como dá para saber isso que não ouve nenhuma mudança significativa?

Oda Nobunaga escreveu:Aconteceu o mesmo com a 4e.
Just saying...

Aconteceu mesmo! E a 4e foi bem mais do que somente as prévias que foram lançadas.

Mas sinceramente se o Pathfinder não for o que promete Warriors and Warlocks e True20 tá aí prá isso...

Vou esperar sair a versão final para ver como ficou, só espero que o livro em PDF não fique muito caro...
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Gun_Hazard

Mensagempor Lorde da Dança em 08 Ago 2009, 21:31

só espero que o livro em PDF não fique muito caro...

10 dólares
Rule of threes -Taken five times
Argue and rumble - war for our minds
Fifteen factions - All in a row
Looking for meaning
or is it all show?
Lorde da Dança

Mensagempor sembiano em 09 Ago 2009, 00:13

Amigos,

Nós lá do site do RPGArautos acompanhamos e noticiamos os previews, além dos principais lançamentos de Pathfinder em função de termos dentro dos nossos eventos e objetivos a evolução da Pathfinder Society no Brasil.Tenho acompanhado os previews semanais das classes e da para perceber que mudou bastante coisa, um pouco menos em relação ao Beta e muito em relação a edição 3.5.Já foram lançados alguns livros que estão com as novas regras como o Qadira.Para quem acompanha, fica muito claro que se quiser seguir por esta linha terá que comprar os livros da Paizo e muito pouco dos livros de D&D Edição 3.0/3.5 serão adaptáveis.Obviamente isso não quer dizer que é um produto ruim, muito pelo contrário, apenas que aquele discurso financeiro de aproveitar seus suplementos antigos no Pathfinder não procedera.

Aqui um link que compila nossas noticias sobre o Pathfinder:
http://www.rpgarautos.com.br/index.php/ ... inder.html

Abraços,

Gustavo Santana de Souza - sembiano
RPGA Master Level GM
RPGArautos - http://www.rpgarautos.com.br
sembiano@rpgarautos.com.br
sembiano

Mensagempor Darklord Morius em 26 Ago 2009, 21:47

Vou comprar, vou usar, vou descartar.
Darklord Morius