[4e] Sugestão de Termos para Tradução

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Leisses em 11 Jun 2008, 11:59

Exato. Mas pelo menos ao público de RPG o termo Ranger já esta incorporado também, acredito eu.
Por isso considero que seja irrelevante traduzir essa palavra. Veja como exemplo(meio tosco) os power rangers que não tiveram seu nome alterado para patrulheiros poderosos :P
E não vale dizer que é porque é o nome dos super heróis pois Homem Aranha e Super Homem e lanterna verde foram traduzidos exatamente porque tinham similares no português que se encaixavam bem para os personagens. Eu sei que estou sendo teimoso e já até falei isso acima e não vejo problema de acharem que esta certo essa tradução, apenas deixo a minha opinião contrária a isto.
Leisses

Mensagempor C__ em 11 Jun 2008, 12:06

Todo mundo do "meio" faz uma idéia do que seja um ranger, então qual o problema?
then, there was cilence...
C__

Mensagempor Agnelo em 11 Jun 2008, 12:11

C__ escreveu:Todo mundo do "meio" faz uma idéia do que seja um ranger, então qual o problema?

Defina "meio".

Gente nova entra no RPG todos os dias
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Faerunian em 11 Jun 2008, 12:27

Locke Winchester escreveu:Defina "meio".

Pelo tópico, é óbvio deduzir que o "meio" são os jogadores de RPG/D&D. Novos jogadores aparecem? Sim, e eles lerão na descrição da classe o que é um ranger.

Tradição por tradição, mantenha o ranger, oras.

"Ah, mas não é português". E daí? A língua não é imutável. D&D Não é um jogo brasileiro.

Lumine escreveu:Ranger é um substantivo que denomina algo / alguem

Justamente por ser um substantivo E ser tradicionalmente usado por aqui, desde ad&d, não vejo porque traduzi-lo agora.

Enfim, a escolha do termo já foi feita. Os tradicionalistas que usem ranger em suas mesas. (E quando forem mestrar para novatos, usem ranger também :bwaha: )
Imagem
Faerunian

Mensagempor Leisses em 11 Jun 2008, 12:48

Lumine escreveu:Ranger é um substantivo que denomina algo / alguem

Justamente por ser um substantivo E ser tradicionalmente usado por aqui, desde ad&d, não vejo porque traduzi-lo agora.

Enfim, a escolha do termo já foi feita. Os tradicionalistas que usem ranger em suas mesas. (E quando forem mestrar para novatos, usem ranger também :bwaha: )

É bem isso que vou fazer mesmo...
Agora o que me irrita mais é o fato dos meus amigos ficarem no meu pé enchendo a paciência chamando meu char de Patrulheiro o tempo todo :P
Ainda bem que vamos jogar com o livro em inglês pois desta forma não terei que aturar este tipo de coisa huauhahuahuahua
Leisses

Mensagempor Lune em 11 Jun 2008, 13:07

Meu Deus, até agora essa discussão?

LET IT GO!

Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Agnelo em 11 Jun 2008, 13:11

Faerunian escreveu:
Locke Winchester escreveu:Defina "meio".

Pelo tópico, é óbvio deduzir que o "meio" são os jogadores de RPG/D&D. Novos jogadores aparecem? Sim, e eles lerão na descrição da classe o que é um ranger.

Acho que me expressei mal, tô andando pra aportuguesarem o ranger ou não. Só acho bobo falar do "meio", como se fosse alguma coisa mais importante do que um monte de desocupados jogando um jogo de criança.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Cebolituz em 11 Jun 2008, 13:26

Com relação a esse assunto, não sou a favor de "se for traduzir, que traduzam tudo" como está sendo aplicado nessa edição. Acho que existem termos e termos, uns tem um apelo legal se traduzidos outros já nem tanto. E considero esse último o caso do Ranger.

Mas nesse caso é mais questão de preferência, já que o português é recheado de sinônimos e de palavras diferentes que com significados parecidos. Então caçador, patrulheiro, guardião ainda se encaixam ao menos no geral, no que a classe faz.

Mas...

Por questão de preferência nesse caso, acho que manter o Ranger seria a melhor opção. Não há porque complicar algo em que a maioria aceitava nas edições anteriores.

Já opinião diferente tenho do warlord, que apesar da grande dificuldade que está sendo de encontrar um termo que se encaixe legal na classe, ainda prefiro uma tradução com palavras compostas de dois significados diferentes unidos do inglês. Diferente do Ranger, que é uma palavra única.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor C__ em 11 Jun 2008, 20:28

Locke Winchester escreveu:
Acho que me expressei mal, tô andando pra aportuguesarem o ranger ou não. Só acho bobo falar do "meio", como se fosse alguma coisa mais importante do que um monte de desocupados jogando um jogo de criança.

Entenda "meio" como: "pessoas que já jogam RPG e tem alguma familiaridade com os termos do jogo, só que o C está com preguiça de usar esta definição grande"
then, there was cilence...
C__

Mensagempor Madrüga em 12 Jun 2008, 09:42

Leisses escreveu:
Nibelung escreveu:
Leisses escreveu:(eu pelo menos nunca ví alguem reclamando do termo Ranger)

Prazer. Eu reclamo do Ranger desde o AD&D.

Fighter ficou como Guerreiro pela simples tradição, assim como Wizard ficou como Mago (deveria ser Mágico. Mago é Mage).

Pronto primeira reclamação que vejo de Ranger xD

Quer ver mais? Pergunte mais um pouco por aqui. Quando mexi na classe da 3.5 eu chamei de "caçador", por satisfação própria.

MAS, como já disseram... não choremos sobre o leite derramado. Discutiremos eternamente essa questão, mas não aqui.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Allefcapt em 13 Jun 2008, 17:41

Olá a todos,

E Aì?
A LISTA ESTÁ SENDO COPIADA EM ALGUM LUGAR? :cool:

Sugiro que seja publicada na primeira página , no primeiro tópico, sempre sendo atualizada.

Um abraço a todos,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Allefcapt

Mensagempor Lumine Miyavi em 13 Jun 2008, 19:55

ME digam o que atualizar. xD
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Luminus em 16 Jun 2008, 23:11

Voltando aos idos de 1997... primeiro jogo de RPG pela net do qual participei...

...
...
...

Mestre: "vocês percorrem o corredor até chegarem a uma porta de madeira, fechada."
Ladino: "eu me aproximo e tento ouvir do outro lado da porta. Escuto alguma coisa?"
Mestre: *rola os dados* "Você ouve um ranger atrás da porta."
Ladino: "como eu sei que é um ranger???"
Mestre: "ah, vai dizer que vc nunca ouviu um ranger!?"
Ladino: "já, claro, mas ele não está detrás da porta??"
Mestre: "Ok, então vc ouve um ranger abafado... ainda assim, um ranger!"
Ladino: "Ah, vc quer dizer que eu estou ouvindo um ranger, não um Ranger!"

...
...
...

Voltando a 2008... Patrulheiro, seja bem-vindo!

E!
Luminus

Mensagempor Batata em 16 Jun 2008, 23:44

Off:

Luminus escreveu:Voltando aos idos de 1997... primeiro jogo de RPG pela net do qual participei...

...
...
...

Mestre: "vocês percorrem o corredor até chegarem a uma porta de madeira, fechada."
Ladino: "eu me aproximo e tento ouvir do outro lado da porta. Escuto alguma coisa?"

...
...
...

E!

Se o seu mestre não conhece onomatopéias para ranger, [ "unrhréck - ?! ] culpe a professora de português e não a Devir/Wizards!

Meus 2 centavos: Não sou nenhum pouco extremista a favor de traduções, mas o Patrulheiro não está me soando tão estranho não!
Batata

Mensagempor Tabris em 17 Jun 2008, 18:09

anluarar escreveu:Off:

Luminus escreveu:Voltando aos idos de 1997... primeiro jogo de RPG pela net do qual participei...

...
...
...

...
...
...

E!

Se o seu mestre não conhece onomatopéias para ranger, [ "unrhréck - ?! ] culpe a professora de português e não a Devir/Wizards!

Meus 2 centavos: Não sou nenhum pouco extremista a favor de traduções, mas o Patrulheiro não está me soando tão estranho não!

Maravilha. Agora todos nós temos que fazer onomatopéias no lugar de descrever a cena? :rolando:
Imagem
Imagem
Tabris

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários