[4e] Dúvidas de D&D

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor ferdineidos em 20 Jun 2008, 20:28

Eltor Macnol escreveu:1 - Você escolhe as magias (powers) preparadas geralmente pela manhã (o que importa é que seja depois de um extended rest).

2 - Você já começa com o Spellbook, que é onde ficam suas magias e rituais. O dinheiro é pra comprar outras coisas.

3 - Serve pra usar a habilidade especial de Arcane Implement Mastery, pg 158.

só um adendo, na dúvida 2: tu já começa também com 3 rituais de 1º nível.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Styker em 20 Jun 2008, 20:38

hum? Na mesa eu considerei que o cara ganhava os rituais de graça, mas do mesmo jeito que o guerreiro tinha que comprar sua arma e armadura o mago tinha de comprar um spellbook.
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Tower Keeper em 21 Jun 2008, 00:19

Sei muito bem que na 4E,a magia e seus conceitos foram radicalmente alterados. :aham: Mas não tenho grana sobrando a ponto de comprar os livros básicos - para examiná-los melhor - e depois voltar a comprar os mesmos livros,quando sair a edição em português. :blink:
Diante disso,vou expor as minhas dúvidas:
1)Quais são as escolas de magia na 4E e o que cada uma faz?Qual o tipo de item mágico(ex:cajado,varinha ou orbe)o membro de cada uma tem que ter,para lançar suas magias com plena eficiência?
2)Quais os tipos de pactos que o Warlock(Bruxo,segundo o site da Devir)pode fazer?Que tipo de benefícios e restrições cada um acarreta?
Editado pela última vez por Tower Keeper em 21 Jun 2008, 00:57, em um total de 1 vez.
Tower Keeper

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Torneco em 21 Jun 2008, 00:47

Agora, a nova edição extinguiu as classicas escolas de magia (Algo que eu não gostei muito não, podiam manter elas apenas pelo fluff pelo menos...), agora as magias se dividem em magias normais e rituais.

Os Implementos são usados por todos os tipos de magos, funcionam com todas magias. Mas os Implementos são mais focados pra um tipo de função. Orbes são mais pra efeitos diversos envolvendo penalidades. Staffs aumentam o poder ofensivo das magias. Wands além poder ser usadas pra acerto contém magias que podem ser usadas por quem é da mesma fonte de poder.

Quanto aos pactos do Warlock, cada um é focado em um tema, mas nenhum traz alguma desvantagem mecânica ao personagem. Fica a cargo do narrador decidir se o Bruxo que fez um pacto com demônios merece algum problema com isso.
Torneco

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Tower Keeper em 21 Jun 2008, 01:07

Muito obrigado pela ajuda,Torneco! :victory: Você consegiu esclarecer várias das minhas dúvidas! :cool: Agora,cá entre nós,que idéia de #@¨!* essa dos suplementos,hem?Suponhamos que um mago queira lançar magias das três escolas.Isso significa que o cara terá de sair por aí carregando três implementos! :queixo: Santa tranqueira! :b
Tower Keeper

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Styker em 21 Jun 2008, 01:17

Tower Keeper escreveu:Muito obrigado pela ajuda,Torneco! :victory: Você consegiu esclarecer várias das minhas dúvidas! :cool: Agora,cá entre nós,que idéia de #@¨!* essa dos suplementos,hem?Suponhamos que um mago queira lançar magias das três escolas.Isso significa que o cara terá de sair por aí carregando três implementos! :queixo: Santa tranqueira! :b

Não é bem assim que funciona Tower Keeper. Ele pode soltar qualquer magia sem precisar dos implementos.
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Tower Keeper em 21 Jun 2008, 01:49

Stryker disse:
Não é bem assim que funciona,Tower Keeper.Ele pode lançar qualquer magia sem precisar dos Implementos.

Bom Stryker,eu sei disto.Entretanto,segundo li em algum lugar,quando uma magia é sem respectivo implemento,ela tem a sua eficácia diminuída.Ou seja,suponhamos o mago A e o mago B duelem usando magias da mesma escola.Ocorre porém,que o primeiro está usando o implemento apropriado e o outro não.Consequência:as magias do mago A serão mais eficientes e portanto,ele terá maiores chances de vencer.
Tower Keeper

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor WillDice em 21 Jun 2008, 08:57

Tower Keeper escreveu:Stryker disse:
Não é bem assim que funciona,Tower Keeper.Ele pode lançar qualquer magia sem precisar dos Implementos.

Bom Stryker,eu sei disto.Entretanto,segundo li em algum lugar,quando uma magia é sem respectivo implemento,ela tem a sua eficácia diminuída.Ou seja,suponhamos o mago A e o mago B duelem usando magias da mesma escola.Ocorre porém,que o primeiro está usando o implemento apropriado e o outro não.Consequência:as magias do mago A serão mais eficientes e portanto,ele terá maiores chances de vencer.

Sim, de fato.

Da mesma forma que dois guerreiros usando exploits que funcionam melhor com machados, sendo que um usa machado e outro não.

Deu pra entender? Se o guerreiro quiser ser realmente versátil, ele terá que carregar um machado, uma lâmina, uma arma de haste, um dessas, uma daquela... pois sempre terá um exploit legal que funciona melhor com tal tipo de arma, e outro para outra.
E o mago ainda reclama de ter três opções... :P

Só que em D&D 4 não é tão importante ser versátil; a idéia é ser eficiente em um determinado foco.
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Styker em 21 Jun 2008, 12:32

Na verdade as magias nao tem sua eficiencia diminuida, mas sim aumentada SE voce usar um implemento. A propósito, eu achei que os implementos iam impactar BEM MAIS nos poderes e a diferença é mínima, nenhuma magia tem uma entrada "Se estiver com varinha voce ganha +num sei quanto para este poder" ou coisa do tipo.
Ah sim, não existem mais as escolas Tower Keeper.
Imagem
Styker

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Remy LeBeau em 21 Jun 2008, 14:34

Alguém poderia me explicar melhor os Milestones?
Eu li mas não entendi muito bem.
Remy LeBeau

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Tower Keeper em 21 Jun 2008, 22:09

Stryker disse:
Ah sim,não existem mais as escolas,Tower Keeper

Como assim? :sobrancelha: No próprio site da Devir,existe uma página intitulada Os Magos e seus Instrumentos que,no tocante aos Implementos,faz as seguintes associações:
Orbe > "tradições do Sigilo Férreo e do Olho Ofídio."
Cajado > "disciplinas da Chama Oculta e do Wyverne Dourado."
Varinha > "tradições da Esmeralda Gélida e dos Andarilhos da Tempestade."
Se os seis nomes acima mencionados nada tem a ver com escolas de magia,então de que diabos se trata? :ops:
Tower Keeper

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Roquen em 21 Jun 2008, 22:29

Associação de magos ... pô, com um nome desses tu chegou a desconfiar que era uma escola de magia como tinhamos antigamente? :P
There's a hole in the world like a great black pit,
And the vermin of the world inhabit it,
And its morals aren't worth what a pig could spit,
And it goes by the name of London.

Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street
Roquen

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Kinn em 21 Jun 2008, 22:53

Torneco escreveu:Quanto aos pactos do Warlock, cada um é focado em um tema, mas nenhum traz alguma desvantagem mecânica ao personagem. Fica a cargo do narrador decidir se o Bruxo que fez um pacto com demônios merece algum problema com isso.

Ou com as 'estrelas', afinal o star pact lida com criaturas chtullu-like, algum tão ruim ou até pior do que os diabos :roll:

Não que as 'amorais criaturas da feywild' como são chamadas no pacto sejam necessariamente boazinhas... a corte unseelie das fadas é conhecida por ser capaz de fazer atrocidades moduladas nos seus piores pesadelos... :roll:

Então, se o mestre quiser explorar as conseqüências funestas de um pacto qualquer lado é bomba pro warlock... Eu usaria algo, mas não iria sacanear o cara, afinal, o warlock seria um espertalhão que fez um pacto tal que ficou restrito a pagar muito pouco pelo que ganhou...

A graça seria a outra parte do contrato reaparecer pra pedir revisão do mesmo, aumento de juros, correção monetária, inflação etc., como temos nos nossos contratos do mundo real :twisted:
Kinn

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Torneco em 21 Jun 2008, 23:03

Vale lembrar que você pode mudar o fluff dos pactos a vontade, e nem todos os pactos são negativos, o meu warlock por exemplo, tem um star pact com espíritos que tomaram a forma de estrelas, que visam proteger o povo Eladrin do mal. E o pacto estelar não tem nada a ver com coisas cheias de tentaculos, apenas com o mistério das estrelas, do espaço e do futuro, visto que muitos poderes lidam com as probabilidades.
Torneco

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Kinn em 21 Jun 2008, 23:38

Que me conste, estrelas* é a forma bonitinha, educada e que não lhe faz vomitar o almoço e jantar de se referir às lindezas do Far Realm, de onde as ditas estrelas (e suas crias) estão.

Mas claro, isso é fluffy. O seu está completamente certo em sua mesa. Na minha mesa é outra coisa...

(Inclusive na minha mesa já falaram o nome de Has... [ops... quase dizia] e pocaram de tal forma que foi corpo, alma, truename e o que mais pudesse ser considerado foi destruído para sempre e permanentemente. Isso num templo de seres do far realm; gerou uma reação em cadeia imensa que quase provoca tpk, mas o sacrifício do leitor do nome em voz alta no fim das contas acabou sendo proveitoso pros PCs e pro plot do jogo).

*Uma fonte divertida sobre o assunto:
http://www.macguff.fr/goomi/unspeakable/vault00-cast.html
Kinn

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários