Estou lendo Pathfinder.
Honestamente? É um 3.51x versão beta que dá mais poderes aos Casters, e "pseudo" poderes aos marciais. Estou olhando pro capítulo do Bardo, que no 20º nível pode matar todos num raio de 9 metros cantando.
Alias, é esse o tipo de poder de 20º nível das classes que são não-combativas e não-full-casters tem direto: poderes de save/die: Ranger, Ladino, Bardo.
Classes de combate direto ganham bonus mixurucas como um crítico ou +1 dado no dano, uma vez por dia.
Deixa que eu jogo com meu personagem Sorcerer que é imune a dois tipos diferentes de energia, veneno e paralisa, resistência 10 contra as outras.
Enquanto o monge fazer o resto da mesa dormir com seu +18/+18/+18/+18/+13/+13/+8/+8/+3 por
rodada, um Sorcerer de nível equivalente estará voando com sua habilidade extraordinária castando Summon Creature IX com template Abissal com nível a menos por Bloodline.
Lista de magias de mais de 150 páginas...
Tower, a lista de equipamentos é a mesma de 3.5, com a adição de UMA arma nova, a Starknife. E a pá ficou linda...*
Sobre Feats, temos um porrilhão de <insira-o-nome> Critical, servindo pra aproveitar que o Fighter virou Feat Monkey de vez.
Destaque pro Master Craft, que te permite criar armas encantadas SIMPLES sem ser caster... é claro além do gasto de dinheiro, tempo E Xp. A sua graduação na perícia conta como seu Caster Level pra se qualificar em criar os itens. Até aí são flores. =D
Porém! Quer adicionar uma habilidade qualquer que precise de qualquer coisa que um +1? Você precisa poder utilizar a magia. Sim; a forma de criar um item que te dá a oportunidade de não ser um conjurado... exige que seja um conjurador pra fazer certos itens.
Algumas coisas não mudam...
Skills, são as mesmas, com a adição da Skill "Fly" / "Voar". Sim, você pode ter deslocamento de vôo natural, mas sem Fly não saberá voar "de maneira competente". Isso vale pra todas criaturas.
*Em tempo, a pá, do capítulo de equipamentos é LINDA. Sério, nunca vi uma pá tão linda como essa.

Se rolar Pathfinder, meu personagem vai usar uma pá, inspirada no Shoveller!