[4e] Sugestão de Termos para Tradução

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Douglas3 em 24 Jul 2008, 11:25

Ric.freitas escreveu:Seria razoável colocar Medicina para Heal?

Olá Ric.freitas.

Medicina me parece um termo muito especializado (senão específico) e não remete exatamente ao cenário de D&D. Pressupondo que tínhamos parteiras, benzedeiras e curandeiros, um médico é uma acepção muito moderna da "arte de curar" implícita em um cenário medieval.

D3
Douglas3

Mensagempor Douglas3 em 24 Jul 2008, 11:36

Nibelung escreveu:Medicina pra Heal tem o meu voto também. Soa melhor que Socorro, e ainda cobre os outros usos da perícia.

E se eu me lembro bem, Tolerância não era a tradução da 3ª edição pro Talento Endurance? Se for, então manter o termo me parece adequeado.

Heal tem somente duas aplicações imediatas (terá mais uma no Guia do Mestre, relacionada a venenos).

First Aid (Primeiros Socorros) — Permite que o alvo utilize Retomar o Fôlego sem gastar uma ação; Estabiliza um alvo moribundo (com PVs negativos) e permite um teste de resistência.
Treat Disease (Tratar Enfermidade) — Trata de doenças ou substitui um teste da perícia Tolerância.

Não me parecem aplicações específicas o bastante para justificar Medicina, ainda mais num cenário com curandeiros e parteiras.

Mas, como disse, estou aberto a sugestões.

E Tolerância era a tradução do talento Endurance em D&D 3.x.

D3
Douglas3

Mensagempor Kinn em 24 Jul 2008, 14:33

Olá D3, que bom vê-lo por aqui de novo sabendo que temos chance de opinar na construção da versão em português do livro.

Se vai sair memso uma enquete pra votar no warlord não esqueça de deixar um link aqui;
===
Meus argumentos: Cura pode parecer limitado, mas ocupa o mesmo espaço em texto, está na mesma linha semântica dos healing surges - o que valida sua manutenção e cura não reflete de fato apenas o restauro de PVs, mas curar pode significar curar doenças, fechar um ferimento (ongoing damage poderia ser uma aplicação) ajudar a cuidar de membros quebrados etc.

Medicina serviria também, apesar de ser específica. Na Antigüidade, os religiosos eram a maioria dos curandeiros (olha aí de novo a raiz cura-), senão, os únicos disponíveis. Na Idade Média começam as tentativas de criação de uma medicina escolástica - essa ainda religiosa - o que mantém os clérigos com os títulos de médicos do mundo antigo, seguido de perto pelos shamans e similares.

Assim como nos dias de hoje com pesquisadores indo para a Amazônia, a diferença de um pajé para um doutor é basicamente estudar para entender o porquê de tal substância funcionar para tratar certos males; saber esse que os indigenas sabem empiricamente, muitas vezes fruto da tentativa e erro num passado distante e transmitido para as gerações posteriores daí em diante.

Assim, mantenho meu voto em:
1) Cura
2) Medicina
Kinn

Mensagempor Lunguinho em 24 Jul 2008, 16:20

Concordo com o D3 no que concerne a perícia Heal. Qualquer personagem que não seja treinado nesta perícia pode tentar usá-la e ser bem sucedido na tarefa, enquanto que medicina me passa a idéia de algo que requer treinamento para poder ser utilizado. Em suma, qualquer um pode prestar socorro, mas não é qualquer um que pode medicar. Por isso prefiro Socorro à Medicina neste caso.

Cura é um bom termo, mas aí entramos na problemática dele já estar reservado para outros termos de jogo, o que pode gerar confusões e dúvidas. Então a melhor opção é usar Socorro mesmo para a perícia Heal.

Dos termos escolhidos até o momento, o único que eu escolheria uma tradução diferente das que o D3 postou é o termo Thievery. Nesse caso eu acredito que Subterfúgio cairia melhor. Na minha opinião, ladinagem soa muito como neologismo. Tenho que admitir que nunca a tinha visto antes em lugar nenhum.
Lunguinho

Mensagempor Mark Logan em 24 Jul 2008, 16:50

Ladinagem me parece bom, ainda mais depois que me acostumar.

Socorro já não apoio. Como sujestão, quem sabe talvez assistência, cuidados ou tratamento? São um pouco mais vagas que socorro, mas menos problemáticas, creio eu.
Easy come, easy go!
Mark Logan

Mensagempor sirvexo em 25 Jul 2008, 11:57

Acho que Cura já está bastante enraizado. Mas não tenho nada contra Socorro ou Cuidados.
Medicina é realmente muito acadêmico se tratando de fantasia medieval.
sirvexo

Mensagempor Nibelung em 25 Jul 2008, 13:06

Douglas3 escreveu:Medicina me parece um termo muito especializado (senão específico) e não remete exatamente ao cenário de D&D. Pressupondo que tínhamos parteiras, benzedeiras e curandeiros, um médico é uma acepção muito moderna da "arte de curar" implícita em um cenário medieval.

Pessoalmente, eu acho que o único resquício de "medieval" em D&D básico é no combate (armas/armaduras/escudos). Todo o resto é focado em outros tipos de fantasia, como o "mundo perigoso cheio de monstros" e o capitalismo que os vendedores de itens mágicos agora espalham (comprar itens a 1/5 do preço). Até Forgotten Realms entrou no "clima Eberron" de modernização com esse avanço na linha de tempo. Aliás, falando em Eberron, lá uma das casas (Jorasco) é focada exatamente em medicina, incluindo tratamentos não-mágicos.

Como o Cobbi mesmo vem falando no d3system, o D&D evoluiu bastante, e o conceito de "hospital precário" sobre "casas de cura com medicamentos de uso duvidoso" seria uma destas evoluções.

E também porque eu não consigo assimilar "Socorro" com tratamento de doenças a longo prazo (socorro soa como algo urgente) ou manipulações com venenos.

E quanto ao Arcana/Arcanismo? Por que mantiveram o primeiro termo, sendo que o segundo é que corresponde ao "estudo de artes arcanas"?
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor ShinRyuu em 25 Jul 2008, 15:25

Achei Socorro uma excelente sacada, pois exprime perfeitamente a aplicação da perícia no jogo.

Ladinagem soa estranho mas acho a tradução mais acurada, então também assino embaixo.

Eu tenho ressalvas sobre "teste de resistência" para saving throws porque trata-se de uma mecânica de duração, de superação de um mal infligido, não de uma resistência inicial. Minhas sugestões seriam jogada de cancelamento ou jogada de salvamento. Só pra deixar registrado, sou contrário a "jogada de proteção" no âmbito da 4ª edição, pela mesma razão. Na 3ª edição seria coerente, mas não na 4ª.

Achei interessante a proposta de Perspicácia, mas sou também favorável a Intuição.

Não sei se estou enganado, mas acho que traduzir Arcana pra Arcana mesmo é um equívoco, pois Arcana é usada como a palavra latina que é plural de Arcanum, "mistério". Portanto, defendo Arcanismo ou algum equivalente, como Ocultismo. Além do mais, arcana é um adjetivo que tende a ser usado em vários lugares dos livros, então quanto mais distinguir-se a perícia, melhor.

Dos termos escolhidos até o momento, o único que eu escolheria uma tradução diferente das que o D3 postou é o termo Thievery. Nesse caso eu acredito que Subterfúgio cairia melhor. Na minha opinião, ladinagem soa muito como neologismo.

Eu acho que Subterfúgio não tem nada a ver com a perícia. O mais próximo que chega é da parte de furtar bolsos, e mesmo assim passa meio longe. Abrir fechaduras e desarmar armadilhas nada têm a ver com subterfúgio.
ShinRyuu

Mensagempor DiegoMM em 25 Jul 2008, 19:01

Isso ja deve ter sido traduzido nas versoes 3.X, mas eu nunca vi a tradução. Como fica Eldritch Blast e todas as coisas que usam essa palavra Eldritch?
DiegoMM

Mensagempor Nibelung em 25 Jul 2008, 19:55

Eldritch Blast foi traduzido como Rajada Mística.

Editado: No site da Devir, na matéria sobre Sucessos Decisivos, reparei que a característica Versatile foi traduzida como Versatilidade. Não seria mais simples, direto e menos traduzirem como Versátil?
Imagem
Imagem
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung

Mensagempor Douglas3 em 26 Jul 2008, 01:20

Olá Participantes do Fórum,

Meu segundo problema com Medicina para Heal está na associação implícita que um médico tem algum conhecimento sobre o corpo das pessoas (ou criaturas), e esta não é uma aplicação da perícia.

"Mas ninguém vai confundir isso, D3!"

Os jogadores atuais provavelmente não. Mas existe uma chance disso acontecer com quem nunca jogou, com quem está aprendendo com a nova edição.

"Vou usar Medicina para saber onde fica o coração do Cubo Gelatinoso" ou "Como eu sou médico, vou vacinar todos contra a doença dos lobisomens". Essa confusão é provável? Não! É possível? Acho que sim.

Some a acepção moderna que a palavra tem e pronto. Ela não é uma boa escolha para iniciantes.

Da mesma forma, eu poderia manter o termo Cura em todas as iincidências de Heal e Healing. Mas, se é possível simplificar diferenciando a perícia dos demais poderes e efeitos de Cura, porque eu não deveria fazê-lo?

Assistência e Tratamento não me parecem mais adequadas, Mark Logan. De fato, concordo com você que são termos ainda mais vagos e sujeitos a interpretação.

Como o Nibelung informou, Eldritch Blast foi traduzida como Rajada Mística. Algumas ocorrências de Eldritch são traduzidas como Sobrenatural, conforme o contexto.

Quando aquelas traduções foram publicadas, Nibelung, não tínhamos os três básicos. Hoje, concordo que Versátil é um termo melhor, além de liberar a tradução inequívoca de Versatility.

Mantivemos Arcana simplesmente em função da quantidade de caracteres. A relação da perícia com os poderes arcanos me parece muitíssimo óbvia em qualquer uma das traduções (Arcana ou Arcanismo). Caso eu faça essa alteração, descartarei Ocultismo em favor da simplicidade. Entretanto, eu realmente não vejo uma necessidade imprescindível em usar Arcanismo.

D3
Douglas3

Mensagempor Sampaio em 26 Jul 2008, 05:07

Gostei muito de socorro e cuidados.
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

Mensagempor Nibelung em 26 Jul 2008, 10:11

Douglas3 escreveu:Meu segundo problema com Medicina para Heal está na associação implícita que um médico tem algum conhecimento sobre o corpo das pessoas (ou criaturas), e esta não é uma aplicação da perícia.

"Mas ninguém vai confundir isso, D3!"

Os jogadores atuais provavelmente não. Mas existe uma chance disso acontecer com quem nunca jogou, com quem está aprendendo com a nova edição.

"Vou usar Medicina para saber onde fica o coração do Cubo Gelatinoso" ou "Como eu sou médico, vou vacinar todos contra a doença dos lobisomens". Essa confusão é provável? Não! É possível? Acho que sim.

Some a acepção moderna que a palavra tem e pronto. Ela não é uma boa escolha para iniciantes.

Pode ser uma concepção errônea, mas eu sempre considerei que para aplicar primeiros-socorros você tem que possuir algum conhecimento sobre o corpo humano. Onde pode ser aplicado um torniquete, onde pode apertar sem causar muita dor, onde segurar para conseguir detectar uma pulsação, e por aí vai.

Saber onde ficam os órgãos vitais de qualquer criatura não me parece algo extremamente perigoso porque não existem ataques mirados em D&D, então não tem como alguém dizer "vou mirar no coração" pra matar o bicho em uma pancada só. Então, qual seria a vantagem de saber sobre isso, além de mero efeito descritivo?

Sobre tratamentos de doenças, é um uso da própria perícia. Doenças que não podem ser curadas (por sua "origem mágica" ou o que for) são definições do mestre. Vacinas e afins também não são cobertas pelas regras e cabe ao mestre decidir sobre isso. Seguindo o próprio clima do jogo, não creio que seja algo a ser encorajado, e os próprios jogadores vão perceber isso a médio prazo. Quantos jogadores de Vampiro já não tentaram criar um "protetor solar" pra andar de dia, inspirados no filme Blade?
Imagem
Imagem
Nibelung

Mensagempor Luminus em 26 Jul 2008, 10:35

... heal = tratar

... heal = socorrer

... heal = cuidar

Ao que me parece, as perícias, por indicarem possíveis ações, deveriam receber nomes verbais, e não substantivos propriamente ditos. Dizer que alguém tem 5 pontos em socorrer soa bem melhor que dizer que tem 5 pontos em socorro. O primeiro indica grau de competência em uma determinada tarefa, enquanto o segundo indica 5 locais onde há alguma urgência.

Se ainda tiver tempo, eu gostaria que a equipe que traduz as perícias pensasse seriamente em caracterizá-las com verbos no infinitivo, e não com substantivos. É só imaginar as situações na mesa de jogo:

"Quantos pontos você tem em curar/cuidar/socorrer?"
"Teste de curar/cuidar/socorrer, dificudade 15."
"Desculpe, mas seu curar/socorrer/cuidar ainda é muito baixo"

E compare com as alternativas:

"Quantos pontos você tem em socorro/medicina?"
"Teste de socorro/medicina, dificuldade 15."
"Desculpe, mas seu/sua socorro/medicina ainda é muito baixo."

Eu acho que fica melhor... alguns verbos ficarão imensos:

Dungeoneering = subterranear
( 13 letras ; 12 letras)

E em alguns casos, é melhor utilizar substantivos ou adjetivos mesmo:

Street-wise = malandragem
(11 caracteres; 11 caracteres)
É, acho que é isso...

E!
Luminus

Mensagempor Eltor Macnol em 26 Jul 2008, 11:49

Douglas, como o motivo para não usar "Arcanismo" é o número grande de caracteres, que tal usar o singular Arcanum? Possui apenas um caractere a mais que o original, ainda mantém aquele ar de mistério meio "chique" por ser uma palavra evidentemente do latim (coisa que Arcana evoca no inglês, mas não no português), e evita a confusão com o adjetivo "arcana" (original arcane), como em "magia arcana", apesar de ainda manter a ligação óbvia entre as duas coisas.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários