[4e] Sugestão de Termos para Tradução

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Douglas3 em 26 Jul 2008, 15:09

Luminus escreveu:... heal = tratar
... heal = socorrer
... heal = cuidar

Ao que me parece, as perícias, por indicarem possíveis ações, deveriam receber nomes verbais, e não substantivos propriamente ditos. Dizer que alguém tem 5 pontos em socorrer soa bem melhor que dizer que tem 5 pontos em socorro. O primeiro indica grau de competência em uma determinada tarefa, enquanto o segundo indica 5 locais onde há alguma urgência.

Se ainda tiver tempo, eu gostaria que a equipe que traduz as perícias pensasse seriamente em caracterizá-las com verbos no infinitivo, e não com substantivos. É só imaginar as situações na mesa de jogo:

"Quantos pontos você tem em curar/cuidar/socorrer?"
"Teste de curar/cuidar/socorrer, dificudade 15."
"Desculpe, mas seu curar/socorrer/cuidar ainda é muito baixo"

E compare com as alternativas:
"Quantos pontos você tem em socorro/medicina?"
"Teste de socorro/medicina, dificuldade 15."
"Desculpe, mas seu/sua socorro/medicina ainda é muito baixo."

Eu acho que fica melhor... alguns verbos ficarão imensos:
Dungeoneering = subterranear
( 13 letras ; 12 letras)
E em alguns casos, é melhor utilizar substantivos ou adjetivos mesmo:
Street-wise = malandragem
(11 caracteres; 11 caracteres)
É, acho que é isso...

Olá Luminus,

sua sugestão infelizmente é inexeqüível. A idéia nas perícias é padronizar, não ter várias regras conforme o caso.

Além disso, os conhecimentos não podem ser expressos como verbos no infinitivo (com exceção de Historiar), assim como as perícias físicas. Natureza, Religião, Acrobacia e Atletismo não se enquadram na regra proposta.

D3
Douglas3

Mensagempor Douglas3 em 26 Jul 2008, 15:23

Eltor Macnol escreveu:Douglas, como o motivo para não usar "Arcanismo" é o número grande de caracteres, que tal usar o singular Arcanum? Possui apenas um caractere a mais que o original, ainda mantém aquele ar de mistério meio "chique" por ser uma palavra evidentemente do latim (coisa que Arcana evoca no inglês, mas não no português), e evita a confusão com o adjetivo "arcana" (original arcane), como em "magia arcana", apesar de ainda manter a ligação óbvia entre as duas coisas.

Eltor e mais usuários, com exceção da quantidade de caracteres, eu realmente não vejo diferença entre os dois termos. Para o jogador iniciante, a relação entre Arcana, Arcanismo e o conhecimento dos conjuradores me parece extremamente óbvia.
Arcanum é o nome de um produto nacional, é usado na adjetivação de livros e itens dentro dos cenários (em especial, Forgotten) e é um floreio completamente desnecessário.

Minhas perguntas:
A discussão é para mudar para Arcanismo? Essa alteração REALMENTE faz muita diferença para vocês? Vai alterar a compreensão do sistema de jogo? Ou é mais uma preferência?

Ainda é possível executar a mudança, mas eu não vejo uma grande relevância nela. Meu ponto é: se eu começar a efetuar alterações menores, que não afetam o sistema, por nenhum outro motivo senão o gosto de uma parcela limitada do público, eu gastarei mais tempo coletando opiniões do que efetivamente produzindo livros.
Em todo caso, se a mudança do termo realmente lhes parecer relevante, não tenho motivos para ser teimoso e não alterar. Respondam às perguntas e continuamos.

D3
Douglas3

Mensagempor WillDice em 26 Jul 2008, 15:26

Pessoalmente, eu gostaria muito que se fosse pra mudar, mudasse para Ocultismo. Arcana, arcanismo, arcanum, como o velho conhecimento (arcano) da edição anterior, confunde com poderes arcanos. "Eu só posso usar para identificar magia de mago" ainda é uma dúvida que vejo muito.
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

Mensagempor Douglas3 em 26 Jul 2008, 15:28

Olá Nibelung e demais usuários,

Sobre Cura e Socorro

Parece haver um impasse entre o próprio público sobre esse termo. Muitos aprovam, muitos desaprovam.
Seguindo o argumento do comentário acima, essa escolha é genuinamente relevante para o sistema, ou se resumo ao gosto pessoal?
As duas palavras (Cura e Socorro) transmitem as funções da perícia; a vantagem de Socorro é a diferenciação entre ela (a perícia) e os efeitos de Cura (como nos Pulsos).

Manter Cura afetaria a compreensão do sistema de regras para os jogadores iniciantes? É certo que facilitaria a correlação entre o nome e sua aplicação durante as aventuras? É seguro dizer que não haverá nenhuma confusão entre as diversas aplicações de "Heal" e "Healing"?

Comentarei suas respostas.

D3
Douglas3

Mensagempor Nibelung em 26 Jul 2008, 15:46

A discussão é para mudar para Arcanismo? Essa alteração REALMENTE faz muita diferença para vocês? Vai alterar a compreensão do sistema de jogo? Ou é mais uma preferência?

Pessoalmente, o "Arcana" eu acho que tem chances de confundir com qualquer termo "arcane" que apareça no original. É algo semelhante ao que aconteceu com a perícia Cura na 3ª edição. Então eu sou a favor de mudar pra Arcanismo, Ocultismo, ou o mencionado Arcanum.

Na 3ª edição, o prefixo Conhecimento eliminava essa ambiguidade (Conhecimento Arcano) porque era especificamente sobre "Conhecimento dos elementos arcanos". A palavra isolada não possui o mesmo efeito na compreensão do termo.

Manter Cura afetaria a compreensão do sistema de regras para os jogadores iniciantes? É certo que facilitaria a correlação entre o nome e sua aplicação durante as aventuras? É seguro dizer que não haverá nenhuma confusão entre as diversas aplicações de "Heal" e "Healing"?

Sobre Heal, eu sou a favor de não manterem a tradução anterior "Cura" pelos motivos que você já apresentou. Pessoalmente, só acho que Medicina soa melhor como um teste do que Socorro. Mas este aqui é gosto pessoal mesmo, igual o Comandante sobre o Militarista.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Luminus em 26 Jul 2008, 15:52

D3,

Entendo que a regra seja padronizar, mas não seria o caso onde transmitir o conceito vem antes de seguir o padrão? Porque, a princípio, não há razão para que TODAS as perícias sejam nominadas segundo a mesma toada.

Perdoe-me se estou sendo impertinente, mas me parece que está ocorrendo uma "worldofdarkneszação" na nomenclatura de D&D, e isso pode gerar um mal entendido ainda maior. Nada contra WoD, nada contra outros sistemas, só me parece que seria melhor seguir um outro caminho para nomear termos do jogo (é, eu fiquei engasgado com o termo "manha", porque ele também é sinônimo de "birra"... tô de manha com a manha!).

Sobre o lance do Arcano/Arcanum/Arcana... pra mim é trocar catorze por quartoze.

Desculpe se estou começando a encher o saco... nunca editei/traduzi profissionalmente nada na minha vida, então quero ver mesmo como esse trem é feito!!

E!
Luminus

Mensagempor Eltor Macnol em 26 Jul 2008, 16:00

Douglas, em relação a Arcanismo, a única preocupação é evitar as possíveis confusões com a tradução de "arcane". Esteticamente, todas as opções são equivalentes pra mim.

Já quanto a Heal, essa eu não tenho dúvidas mesmo: qualquer coisa menos "cura". Motivo já citado anteriormente: evitar confusões com a tradução de "Cure".
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Sampaio em 26 Jul 2008, 16:41

Seguindo o argumento do comentário acima, essa escolha é genuinamente relevante para o sistema, ou se resumo ao gosto pessoal?

Relevante para o sistema. Pelo que vc mesmo disse:

a vantagem de Socorro é a diferenciação entre ela (a perícia) e os efeitos de Cura (como nos Pulsos).

É uma considerável vantagem.

Manter Cura afetaria a compreensão do sistema de regras para os jogadores iniciantes?

Talvez. Provavelmente a maioria não, mas enfim...

É certo que facilitaria a correlação entre o nome e sua aplicação durante as aventuras?

Não facilitaria, isso é certo.
Ter "Cura" e "Cura" com certeza é mais confuso do que ter "Cura" e "Socorro".

É seguro dizer que não haverá nenhuma confusão entre as diversas aplicações de "Heal" e "Healing"?

Não. Acho que só pessoas desatentas ou que leram o livro com pressa podem deixar essa confusão acontecer. Mas já que podemos evitar...
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

Mensagempor ShinRyuu em 26 Jul 2008, 23:44

Douglas3 escreveu:Mantivemos Arcana simplesmente em função da quantidade de caracteres. A relação da perícia com os poderes arcanos me parece muitíssimo óbvia em qualquer uma das traduções (Arcana ou Arcanismo). Caso eu faça essa alteração, descartarei Ocultismo em favor da simplicidade. Entretanto, eu realmente não vejo uma necessidade imprescindível em usar Arcanismo.

Entendo, mas observe que justamente por ter contextos similares, seria melhor distinguir a perícia do adjetivo pra ficar sempre claro quando se está referindo à perícia. Uma coisa é você qualificar algo como "Arcane" e na mesma frase mencionar a perícia "Arcana", outra coisa é usar "Arcana" pras duas coisas, em vez de "Arcano(a)" como adjetivo e "Arcanismo" como perícia. Entende minha preocupação? Não é nada crítico, mas certamente evitaria ambiguidades.

Luminus escreveu:Ao que me parece, as perícias, por indicarem possíveis ações, deveriam receber nomes verbais, e não substantivos propriamente ditos.

Isso seria ótimo, mas como é que ficaria History? Nature? Arcana? Quando eram Knowledge, poderia ser Conhecer, Reconhecer ou Saber, mas e agora?
ShinRyuu

Mensagempor Kinn em 27 Jul 2008, 02:57

Pois é... vejo que há queixas com ambigüidade com relação a cura, mas elas também existem com arcana e no entanto, arcana permanecerá.

Sei que estou perdendo na votação pra socorro e me conformo, mas ainda acho cura uma boa: ela agora ajuda a restaurar PVs - então se liga com healing surge. É usada na CURA de doenças = acepção adequada.

Só fica meio over pra atendimentos como partos, mas pro resto ela tá servindo e sem a confusão como que ocorre com Socorro. Se colocar como "curar" temos um verbo pra perícia - Sei que foi dito que verbo para perícias não é o ideal, mas poderia ser cogitado nesse caso em algumas acepções de tradução justamente para não haver ambiguidade.

Como foi dito pelos usuários do fórum, a confusão surge normalmente de quem não lê direito as regras; quem lê com calma e paciência não se confunde.
===
Estou conformado com Socorro, mas mantenho meus argumentos.
Kinn

Mensagempor Eltor Macnol em 27 Jul 2008, 03:05

a confusão surge normalmente de quem não lê direito as regras

Leia-se: a absoluta e esmagadora maioria dos consumidores do produto.

Temos que ser realistas. =/
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Kinn em 27 Jul 2008, 03:25

E dizem que o rpgista é um público tão inteligente :roll:
Kinn

Mensagempor Kinn em 27 Jul 2008, 04:01

Vocês estão acabando com a fama de nerd do rpgista. :evil: Não têm vergonha não? :roll:
Kinn

Mensagempor Luminus em 27 Jul 2008, 08:00

Shinnryuu,

Como eu disse naquele mesmo texto onde sugeri a verbalização das perícias, muitas delas não são passíveis de verbalização: permaneceriam, portanto, como substantivo/adjetivos propriamente ditos. E eu não vejo nisso um problema, uma vez que a língua portuguesa aceita a substantivação de verbos e adjetivos sem nenhuma ressalva:

"Admiro seu proceder nessa discussão." verbo 'proceder' no lugar da palavra conduta, e não há prejuízo na compreensão do texto.

"O dever de todos é contribuir para a discussão." verbo 'dever' substantivado.

No idioma ingês, as perícias parecem seguir uma regra na qual os substantivos são adjetivados, pois é um aspecto característico e leve no idioma deles. Aqui, não é assim: a gente tem um idioma que dá idéia de ação, então muito verbo pode ser adjetivado/substantivado, em favor da simplicidade e da leveza.

E!
Luminus

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários