Nibelung escreveu:Além do que, depois do 13° nível, causar dano é uma das piores opções que os magos tem a mão. Pra que causar dano quando você pode transformar o cara em pedra, ou um sapo, ou erguer uma parede de pedra do nada, ou...
Rapaz, depende do teu estilo de jogo. Se você costuma enfrentar só um ou dois inimigos de uma vez, beleza. Mas numa mesa que eu jogo por aqui, é normal ter 10 inimigos de uma vez num encontro só, de níveis variados e em campo aberto, então magias de dano em área são indispensáveis.
Quando li tua sugestão, achei que fosse dizer que Conjuração consegue surprir magias de dano (geralmente, de ácido) suficientes pra compensar. Claro, isso se você tiver os suplementos certos, especialmente o Spell Compendium.
Wykthor escreveu:Necromancia e enchantment (muitas criaturas suscetíveis a mind-affecting effects).
Você não quis dizer imunes em vez de suscetíveis, não?
Luminus escreveu:A melhor escola a se especializar é ADIVINHAÇÃO, porque daí vc só perde uma escola de magia, e não duas... Necromancia, bye bye!
Em compensação, pra que eu quero uma magia extra de adivinhação por dia? A utilidade de Adivinhação é tão circunstancial que eu prefiro carregar as magias em pergaminhos pro dia em que eventualmente eu vir a precisar de uma, não desperdiçar slots com elas...
Kamus escreveu:Se especializar em Encantamento vale a pena?
Se a campanha for centrada em humanóides e bichos mais mundanos, com certeza. Agora, se for frequente encontrar mortos-vivos, plantas, construtos, gosmas ou invertebrados, esqueça, seria um tiro no pé.
chando escreveu:com certeza um acelerar faz muito mais dano (através de uns 5 ataques adicionais do guerreiro(e de todos outros) em 5 rounds) do que os 5 ou 10d6 de uma bola de fogo. acredite.
Mais uma vez, depende do número de inimigos que você consegue acertar.
chando escreveu:Encantamento é bom nos níveis mais baixos também, mas uma porrada de criaturas é imune a efeitos de ação mental, e essa escola é quase que esclusivamente ação mental.
Quase, não: é, por definição, totalmente de ação mental.
Testament escreveu:Realmente eu acho que abdicar de uma escola é o maior erro que um mago pode fazer, inda mais quando a camapanha é a longo prazo.
Eu acho que foi o maior erro é dos autores do sistema. Tudo bem que magos são muito fortes e merecem um pouco de nerfagem, mas isso perde o sentido se o generalista continua miseravão. Pra mim, perder 2 escolas é estupidamente grotesco comparado à versatilidade de um generalista. Assim que saiu a 3.5, eu desconsiderei isso na minha mesa e defini que as escolas desfavorecidas são atrasadas 1 nível mágico. Ou seja, se você escolher Evocação e Encantamento como escolas desfavorecidas, você ainda pode lançar
bola de fogo e
paralisar pessoa, mas em slots de 4º nível em vez de 3º. Eu acho isso castigo mais do que suficiente.
Vale mencionar que eu considero Elevar Magia como uma parte inerente ao lançamento de magias, não um talento.