Forjadores prodigiosos (itens pseudomágicos)

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Forjadores prodigiosos (itens pseudomágicos)

Mensagempor Lumine Miyavi em 30 Ago 2007, 17:42

Se você faz o item, você só gasta metade da grana, mas em compensação precisa ter os requisitos, gastar xp (o recurso mais precioso em D&D) e ainda ficar de fora de algumas aventuras.


Tu já viu a quantia de XP que se gasta pra fazer itens? É uma coisa ridicula comparada com a grana; e mesmo se o conjurador cair atrás do nível médio, por ser de um nivel menor ele recebe mais xp pra compensar por estar no mesmo desafio que os outros, pelo menos é o pressuposto pelas regras core.

E quem liga pros conjuradores? Estamos querendo uma proposta pra cenários com baixa magia aqui, caramba!!!!

Edit: Madruga postou!

Não são. Tê-los como requisitos só tornaria a feitura de armas automática. Exigir um teste de Ofícios mostra que há dificuldade inerentes ao ato de se forjar uma arma poderosa, e que é uma arte delicada, porém compensadora. Às vezes ele pode falhar, mas um ferreiro cônscio saberia medir e investir em seu talento.


Hah! Isso ai, explicou o que eu sou burro pra dizer. :frenzied:
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Forjadores prodigiosos (itens pseudomágicos)

Mensagempor Lune em 30 Ago 2007, 18:04

Seu_Madruga escreveu:Calma, Lune, tá menstruado? Eu propus uma idéia e pedi sugestões


:bwaha: juro que escrevi sem nenhuma intenção hostil, mas reconheço que pareceu o contrário. Peço desculpas.

Quanto aos itens, tudo bem, 65 testes são demais. Mas que tal manter as CDs e deixar a quantidade de testes serem iguais aos bônus pretendidos? Além disso, poderia haver um talento de pré-requisito


Não gosto de testes, pelos motivos que já expus. CDs são facilmente manipuláveis, e a menos que você estipule algum outro tipo de requisito, pode ter certeza que jogadores vão achar um jeito de bater a CD dez níveis antes do esperado.

Quanto ao talento, houve um erro de comunicação. Pra mim o talento já era uma coisa definida - só ferreiros com talentos de criação de itens poderiam tentar fazer um item desses. Como seriam esses talentos é algo pra depois, mas pra mim é evidente que eles são necessários.

Lune escreveu:Não são (requisitos melhores). Tê-los como requisitos só tornaria a feitura de armas automática. Exigir um teste de Ofícios mostra que há dificuldade inerentes ao ato de se forjar uma arma poderosa, e que é uma arte delicada, porém compensadora. Às vezes ele pode falhar, mas um ferreiro cônscio saberia medir e investir em seu talento.


Então vamos agradar gregos e troianos. Exija um requisito de ranks (e feats), para evitar que jogadores trapaceiem o sistema. E aí peça um teste, mas com uma CD bem mais simples (vamos lembrar que o sistema de forja é feito para um cenário low-magic, onde é absolutamente impossível qualquer um conseguir bater uma CD 65 sem algum tipo de trapaça como Aid Another).

Lumine escreveu:Tu já viu a quantia de XP que se gasta pra fazer itens? É uma coisa ridicula comparada com a grana; e mesmo se o conjurador cair atrás do nível médio, por ser de um nivel menor ele recebe mais xp pra compensar por estar no mesmo desafio que os outros, pelo menos é o pressuposto pelas regras core.


Itens mágicos custam muito xp. Se um jogador optasse por fazer todos os seus itens (e o Mestre mantivesse ele dentro do nível de poder esperado pelo Livro do Mestre), ele teria o equivalente a 760 mil peças de ouro em itens mágicos - mais de 30 mil pontos de xp gastos, praticamente o suficiente para levar um personagem do nível 18 ao 20. E sim, as regras core 3.5 são feitas para lidar com esse tipo de situação... mas eu não conheço sequer um único mestre que as utilize.

Mas não é essa a questão. A questão é que esperar que um jogador fique sentado fazendo um item enquanto o resto do grupo se diverte é idiota. O resto não importa. E, como eu disse, o único desequilíbrio possível com a eliminação do requisito de tempo é que o grupo pode ficar com excesso de dinheiro, o que é muito simples de resolver.
Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Lune
 
Mensagens: 2737
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:01
Localização: Brasília - DF

Forjadores prodigiosos (itens pseudomágicos)

Mensagempor Lumine Miyavi em 30 Ago 2007, 18:15

Eu dava periodos de descanso aos jogadores de 1 a 3 meses entre as aventuras... :sobrancelha:

Isso me faz um mestre escroto? Ou é estranho pressupor que os aventureiros não se aventuram 24/7?
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Forjadores prodigiosos (itens pseudomágicos)

Mensagempor Darin em 30 Ago 2007, 18:23

Eu do discansos variáveis... geralmente eles simbolizam a subida de nível dos personagens...

E as vezes eu nem dou descanso... pode ocorrer de uma aventura dá sequencia imediata a outra...
Avatar do usuário
Darin
 
Mensagens: 1282
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:44

Forjadores prodigiosos (itens pseudomágicos)

Mensagempor Madrüga em 30 Ago 2007, 19:16

Lune escreveu:Então vamos agradar gregos e troianos. Exija um requisito de ranks (e feats), para evitar que jogadores trapaceiem o sistema. E aí peça um teste, mas com uma CD bem mais simples (vamos lembrar que o sistema de forja é feito para um cenário low-magic, onde é absolutamente impossível qualquer um conseguir bater uma CD 65 sem algum tipo de trapaça como Aid Another).


Beleza. Acho que fica bem coerente. O talento poderia ser simples: permitir a feitura das armas e dar um bônus de +4 para os testes de Ofícios relevantes. Talvez uma sinergia seja interessante, mas não sei bem com o quê. Acho que o talento poderia ser algo assim:

talento escreveu:Forjador prodigioso [criação de itens]
Pré-requisito: 4 graduações em Ofícios (ferreiro).
Benefícios: você recebe +4 em testes para forjar armas superiores. Esse bônus aumenta para +8 se você possuir 12 graduações em Ofícios (ferreiro).


De resto, acho que a tabela pode ser feita não de 5 em 5, mas de 3 em 3:

Bônus________CD (ferreiro)
+1___________15
+2___________18
+3___________21
+4___________24
+5___________27
+6*__________30
+7*__________33
+8*__________36
+9*__________39
+10*_________42

* Armas não podem ter bônus de acerto e dano acima de +5. Os valores dados são para poderes semelhantes.


Que tal? 42 é uma CD bastante alta, mas o cara já vai ter +8 do talento, sobram 34.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Forjadores prodigiosos (itens pseudomágicos)

Mensagempor Art__ em 30 Ago 2007, 19:27

seu madruga
não tinha pensado nisso, existem diversas classes com perícias artesanais, realmente as limitações para um conjurador são maiores.
Não tive tempo de ler o tópico (postei agora de tarde e de repente temos duas páginas interinhas de novas respostas), mas tenho outra fonte que poderia dar alguma base (apesar dela ser a droga de uma cdp, :mrgreen: ) procura o battlesmith no races of the stone ele cria itens mágicos, sem necessidade de conjurar magia, pode ser útil, quando eu tiver tempo vou procurar mais informções ou coisas úteis, só espero que até lá o tópico não esteja com mais 20 páginas. :bwaha:
Imagem
Conheça minha campanha aqui
Avatar do usuário
Art__
 
Mensagens: 340
Registrado em: 25 Ago 2007, 19:49

Forjadores prodigiosos (itens pseudomágicos)

Mensagempor juma em 30 Ago 2007, 19:58

Eu acho melhor que cada +1 se transformasse em +1 no acerto ou no dano. Quanto as habilidades:

Armor Piercing: When attacking an armored enemy, ignore 2 points of damage reduction (damage reduction can never be reduced below zero). This applies only to damage reduction from armor.
Damage Bonus: Adds a +1 enhancement bonus to damage rolls with the weapon.
Increased Critical Multiplier: Increases the weapon’s critical damage multiplier by 1.
Increased Critical Threat Range: Increases the critical threat range of the weapon by +1. This increase is applied after all multiplications of the weapon’s critical threat range (such as improved critical).
Parrying: When wielding the weapon, add a +1 enhancement bonus to active defense.
To-Hit Bonus: Adds a +1 enhancement bonus to to-hit rolls with the weapon.

Prefiro assim, como está no sistema que eu postei lá atrás. Um bônus de +1 pode ser transformado em +1 no ataque ou +1 no dano. E somente essas duas habilidades poderiam ser compradas mais de uma vez.

ZA WARUDO. Toki wa tomare (edit)

Outra idéia legal para esse sistema que também está lá naquele link: material de alta qualidade fornece bônus nos testes de Ofícios. Assim, o Ferro Fodão poderia dar um bônus de +3 no teste (efetivamente dando um bônus de graça) e o Metal Malhado forneceria +6 no teste (efetivamente dando dois bônus de graça). Claro, esses materiais seriam bem mais caros, mas permitiriam a existência de itens bastante poderosos.

Soshite toki wa ugoki dasu
Editado pela última vez por juma em 30 Ago 2007, 20:07, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
juma
 
Mensagens: 1397
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:10
Localização: Buracaju - SE

Forjadores prodigiosos (itens pseudomágicos)

Mensagempor Nibelung em 30 Ago 2007, 20:06

Tu já viu a quantia de XP que se gasta pra fazer itens? É uma coisa ridicula comparada com a grana; e mesmo se o conjurador cair atrás do nível médio, por ser de um nivel menor ele recebe mais xp pra compensar por estar no mesmo desafio que os outros, pelo menos é o pressuposto pelas regras core.


A menos que eu esteja redondamente enganado, as regras do core dizem que não se pode gastar XP pra "cair" de nível.

E se for quanto ao mago subir de nível mais tarde do que o resto do grupo... bom, ele sabia dessa consequencia quando resolveu fazer itens mágicos pro grupo. Aliás, sempre joguei com magos que usavam com frequencia a tríade-maravilha (Pergaminhos, varinhas e itens maravilhosos) e nunca me arrependi de dar itens de +2 em atributos no nível 4 pro grupo todo.
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

Forjadores prodigiosos (itens pseudomágicos)

Mensagempor Roquen em 30 Ago 2007, 21:25

Eu tinha gostado da idéia de X testes onde X era o bônus da arma. Me pareceu tão bacana!

Claro que um único teste fica melhor, mas enfim.
There's a hole in the world like a great black pit,
And the vermin of the world inhabit it,
And its morals aren't worth what a pig could spit,
And it goes by the name of London.


Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street
Avatar do usuário
Roquen
 
Mensagens: 178
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:16

Forjadores prodigiosos (itens pseudomágicos)

Mensagempor Madrüga em 30 Ago 2007, 22:40

juma escreveu:Outra idéia legal para esse sistema que também está lá naquele link: material de alta qualidade fornece bônus nos testes de Ofícios. Assim, o Ferro Fodão poderia dar um bônus de +3 no teste (efetivamente dando um bônus de graça) e o Metal Malhado forneceria +6 no teste (efetivamente dando dois bônus de graça). Claro, esses materiais seriam bem mais caros, mas permitiriam a existência de itens bastante poderosos.


Gostei! Assim como metais "rebeldes" podem ser difíceis de forjar (obsidiana poderia dar uma penalidade de -4 no teste), metais "fodões" poderiam dar bônus (armas de adamantina fornecem +4 de bônus). Gostei mesmo.

Mas ainda acho que +1 deve ser acerto e dano. Senão as armas ficam muito fraquinhas.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Forjadores prodigiosos (itens pseudomágicos)

Mensagempor juma em 30 Ago 2007, 23:25

Seu_Madruga escreveu:Mas ainda acho que +1 deve ser acerto e dano. Senão as armas ficam muito fraquinhas.


Mas Low-Magic deve ser mas fraco do que High-Magic. Essa é a minha opinião :b
Avatar do usuário
juma
 
Mensagens: 1397
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:10
Localização: Buracaju - SE

Forjadores prodigiosos (itens pseudomágicos)

Mensagempor Madrüga em 30 Ago 2007, 23:44

juma escreveu:
Seu_Madruga escreveu:Mas ainda acho que +1 deve ser acerto e dano. Senão as armas ficam muito fraquinhas.


Mas Low-Magic deve ser mas fraco do que High-Magic. Essa é a minha opinião :b


Já é mais fraco. Não vai ter armas com encantamentos do tipo explosão flamejante, do sangramento, aquele que drena níveis... é mais fraco.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Forjadores prodigiosos (itens pseudomágicos)

Mensagempor Youkai X em 30 Ago 2007, 23:53

NOOOOOOOOOO!!!!!!! Podia manter ao menos o Afiada e Sangramento!!! :queixo: :mrgreen:
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Forjadores prodigiosos (itens pseudomágicos)

Mensagempor Madrüga em 31 Ago 2007, 00:49

Youkai X escreveu:NOOOOOOOOOO!!!!!!! Podia manter ao menos o Afiada e Sangramento!!! :queixo: :mrgreen:


De sangramento eu mudaria. Deixaria como a coisa do sangramento, o cara fica com 1 de dano por rodada até ser curado. Afiada e de impacto ficam.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Forjadores prodigiosos (itens pseudomágicos)

Mensagempor Lune em 31 Ago 2007, 03:11

Lumine Miya escreveu:Eu dava periodos de descanso aos jogadores de 1 a 3 meses entre as aventuras... Isso me faz um mestre escroto?


Pelo contrário! Se eu fosse seu jogador, agradeceria profundamente. Mas é uma postura rara - eu mesmo, por mais que saiba da importância do off-time, nem sempre consigo dar folga pros jogadores, uma vez que geralmente eles estão em um deserto, presos, sequestrados, em um plano hostil, correndo contra o tempo para salvar o mundo, etc.

Às vezes ser aventureiro é sim uma tarefa em tempo integral.

Mas mesmo quando o grupo tem tempo de folga suficiente, o mago continua sendo o excluído da galera se ele tem que passar o dia enfiado no laboratório, sem poder nem mesmo dar um Polymorph no meio-orc pra ajudar ele a conquistar a taverneira. Continuo pensando que uma regra que simplesmente remove um personagem do jogo por meses a fio é uma regra idiota e merece ser solenemente ignorada, com tempo livre ou sem.

Seu Madruga: Acho que o próximo passo é bolar as habilidades únicas das armas não-mágicas (sem ser as copiadas de itens mágicos já existentes) e tacar em um playtest.

EDIT
E se for quanto ao mago subir de nível mais tarde do que o resto do grupo... bom, ele sabia dessa consequencia quando resolveu fazer itens mágicos pro grupo.


Aí está o X da questão: se os itens são pro grupo inteiro, por que só o mago tem que pagar? Além de gastar os vários talentos (coisa que mago não tem sobrando), o cara ainda fica atrás em xp? No fim das contas, ele está menos poderoso que o resto do grupo em dois aspectos importantes: talentos e nível. Os possíveis bônus - os itens - são frequentemente coisas que ele divide com o resto do grupo, ou que poderiam ter sido facilmente compradas ou encontradas como loot. Não por acaso, as feats de criação de itens são mais comuns em campanhas em que os mestres - irresponsavelmente - restringem o acesso dos jogadores a itens mágicos.

Como house rule, há muito tempo que eu permito que outra pessoa pague o custo de xp dos itens. Assim, a espada do guerreiro é paga pelo guerreiro, as luvas do ladino vêm do xp do ladino, e as varinhas do mago vêm do próprio mago. Todo mundo sente que está participando do processo de criação e ninguém fica atrás em termos de nível. Funciona bem.
Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Lune
 
Mensagens: 2737
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:01
Localização: Brasília - DF

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron