[4e] Dúvida: Desarmar

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Riketz em 02 Set 2009, 18:10

botei classes marciais, porque não queria ver feiticeiro desarmando. Paladino e Swordmage tudo bem, mas Barbaro acho meio fora.

você já colocou o limitador "Melee".. o feiticeiro teria de chegar perto e bater (com -4) pra desarmar.. monge e bárbaro você acha meio fora porque? monge desarmando é o bixo!! barbaro talvez mais por questão de conceito (pois ele em fúria num ai pensar em desarmar o oponente)..

Você quer agarrar E desarmar? Achei muito fora.

essa que é a pegada de desarmar... você segura o braço do cara e força ele à soltar a arma.. é muito difícil qualquer um desarmar alguém (o -4 comprova isso) mas se você agarrar o braço do cara e morder a mão dele, é mais fácil de você conseguir fazê-lo soltar..

É pra ser uma manobra dificil de ser executada, poder usar numa investida seria muito louco.

sim!! o adversário vê você correndo feito um loco na direção dele.. ele vai mais é se proteger.. e com esse pequeno descuido, somado à inércia do seu movimento.. a penalidade diminui para -2..

REGRAS ADICIONAIS:
Você não pode usar Desarmar em criaturas 2 categorias maiores que você.
Tinha pensado, mas esqueci de escrever. Um jogador nunca vai desarmar um colosso.

essa é uma boa ideia.. talvez o inverso também possa ser aplicado.. alterando para:
"Você não pode usar Desarmar em criaturas 2 categorias maiores ou menors que você."
afinal.. pra um colosso, a arma de um humano é muito pequena para que ele possa focar o ataque para desarmar.. dessa forma o master dragão não conseguiria te desarmar com akele tamanhão todo..

Qualquer criatura inteligente poderia desarmar. Poderia-se fazer restrição contra criaturas que usam poderes "magicos".

realmente qualquer criatura inteligente conseguiria identificar a arma do inimigo e deduzir que o inimigo será menos perigoso se não estiver armado..
criaturas que usam poderes mágicos não podem desarmar? acho meio sem sentido.. desarmar é um ataque Melee.. deixa o usuário de magia chegar perto e tentar desarmar..

Poderia-se também criar um talento paragon ou epic para tirar a penalidade de -4.

ou talvez esse ptóprio talento melhore (no caso as penalidades diminuem) com os patamates..
ou ainda adicione efeitos, como em exemplar você derrubar a arma mais longe do adversário.. e no épico você pega a arma (se você tiver uma mão livre)..
Riketz

Mensagempor GoldGreatWyrm em 02 Set 2009, 21:56

Hã... trabalho de equipe, inimigo vencido. Não é a mesma coisa?

Sem diversão, não, não é a mesma coisa. Derrotar o algoz de Orcus e seus esqueletos guerreiros que só podem usar ataques desarmados por que foram desarmados e o grupo todo tinha iniciativa depois deles e arremessaram suas armas em um penhasco/lava/portal planar é broxante. Ainda mais que o foco do 4e é "menos batalhas, mas batalhas mais emocionantes".

Esse é o tipo de idéia que parece razoável isolada. Ponha ela do lado do sistema inteiro e ela se mostra desequilibrada.

Uma opção seria fazer desarmar virar um status, semelhante a imobilizar. O alvo fica sem poder usar suas armas/implementos e tal. Mas não sei como isso se explicaria logicamente dentro do jogo xD

"Como assim quando meu próximo turno acabar a arma dele volta?"

"Err... um mágico que fez."
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor shin_spiegel em 02 Set 2009, 22:05

Gente,

Não querendo ser chato, mas já sendo.
Uma das regras que está no livro em algum lugar é: "Zerar o PV do inimigo pode deixa-lo inconciente ao inves de matar".

Colocando o "fluff" na questão.
Quando um guerreiro derrota seu inimigo (o deixando a zero ou menos pontos de vida) o inimigo pode ficar desarmado, e assim sem "vontade" (vigor, cansaso, danos, cortes, escoriações...) e assim não estar mais lutando.

Acredito que esse é o propósito da regra e não apenas "bato na cabeça dele" (claro que isso é bastante legal também).

Bem, é meu modo de pensar a respeito do desarmar.
shin_spiegel

Mensagempor Lumine Miyavi em 02 Set 2009, 22:14

"Como assim quando meu próximo turno acabar a arma dele volta?"

"Err... um mágico que fez."

Imagem
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Kinn em 02 Set 2009, 23:51

As armas encantadas não tem returning for free no 4E? Então, após serem desarmados, elas volta pra mão dos donos no fim da vez deles? (como quando são arremessadas)
Kinn

Mensagempor Youkai X em 03 Set 2009, 00:59

acho que não, Kinn. Mas podemos ver com calma isso.
Youkai X

Mensagempor Fëanor em 03 Set 2009, 03:06

você já colocou o limitador "Melee".. o feiticeiro teria de chegar perto e bater (com -4) pra desarmar..

1. Não é problema pra um feiticeiro. Varios poderes são close blast/burst E Reaper Touch owna.
2.Desarmar é uma tecnica de combate. A mago nem bate direito vai querer aprender a desarmar?

criaturas que usam poderes mágicos não podem desarmar? acho meio sem sentido.. desarmar é um ataque Melee.. deixa o usuário de magia chegar perto e tentar desarmar..

Não é não poder, é não saber, ele não é especializado em usar armas e tecnicas com armas.
Por isso acho que nem todas as classes deveria poder aprender.

As classes que eu NÃO permitiria:
- Clerio
- Mago
- Feiticeiro
- Warlock
- Druida
- Artifice
- Invoker
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Riketz em 03 Set 2009, 12:25

1. Não é problema pra um feiticeiro. Varios poderes são close blast/burst E Reaper Touch owna.

ah.. você sabe que ataques Close é diferente de Melee.. esse poder de Desarmar é um Weapon Melee baseado em Força ou Destreza.. ou seja.. o feiticeiro/mago precisaria estar com uma Weapon e atacar Melee.. se ele um dia queser fazer isso.. acho totalmente válido (mesmo que ele seja ruim nisso)..

2.Desarmar é uma tecnica de combate. A mago nem bate direito vai querer aprender a desarmar?

poisé.. é estranho.. mas mago consegue Agarrar, fazer Investida e dar um Encontrão.. se o mago quiser morder a mão do inimigo pra fazê-lo soltar a arma.. pode tentar e se pa conseguir..

Não é não poder, é não saber, ele não é especializado em usar armas e tecnicas com armas.
Por isso acho que nem todas as classes deveria poder aprender.

técnicas com armas não é o forte de um mago, mas porque ele sabe usar uma Adaga e fazer Investida?
o Desarmar é uma técnica aprendida por meio de Talento.. se colocarmos um pre-requisito como For ou Des 15 já fica meio difícil e não compensatório de um mago aprender..
Riketz

Mensagempor WillDice em 03 Set 2009, 12:46

Riketz escreveu:

ah.. você sabe que ataques Close é diferente de Melee.. esse poder de Desarmar é um Weapon Melee baseado em Força ou Destreza.. ou seja.. o feiticeiro/mago precisaria estar com uma Weapon e atacar Melee.. se ele um dia queser fazer isso.. acho totalmente válido (mesmo que ele seja ruim nisso)..

Na verdade ele será de razoável a bom nisso. Todo feiticeiro tem Força ou Destreza como secundário, e um secundário muito relevante para ele, e os implementos da classe são ou podem ser usados como armas: adaga e cajado.

E Reaper Touch owna! XD

poisé.. é estranho.. mas mago consegue Agarrar, fazer Investida e dar um Encontrão.. se o mago quiser morder a mão do inimigo pra fazê-lo soltar a arma.. pode tentar e se pa conseguir..

Imediatamente lembrei da cena com Saruman desarmando Gandalf.

E depois, um eladrin mago espiral da torre não pode desarmar ninguém com sua espada longa, mas um ladino halfling com adaga pode tirar o machado de duas mãos de um orc?
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

Mensagempor Riketz em 03 Set 2009, 13:16

Na verdade ele será de razoável a bom nisso. Todo feiticeiro tem Força ou Destreza como secundário, e um secundário muito relevante para ele, e os implementos da classe são ou podem ser usados como armas: adaga e cajado.

E Reaper Touch owna! XD

Reaper Touch owna!²
mesmo que ele seja de razoável á bom.. deixa ele ira lá na cara do monstro tentar desarmar.. depois que o cara com roupas e uma adaga tomar uma machadada na cabeça e uma alvejada de 3 lanças no peito aí vai ficar bonito!! hehehe.. acho que é por este motivo que se trata de um ataque Melee..

Imediatamente lembrei da cena com Saruman desarmando Gandalf.

E depois, um eladrin mago espiral da torre não pode desarmar ninguém com sua espada longa, mas um ladino halfling com adaga pode tirar o machado de duas mãos de um orc?

sobre classes arcanas desarmarem o bruxo Harry Potter diz: EXPELIARMUS !!!
huahuahuahauhauhauhau..
Riketz

Mensagempor Youkai X em 03 Set 2009, 13:26

Então, será que manobras tão especiais e bacanas como desarmar não poderiam virar logo um encounter disponível a todas as classes, desde que consigam atingir corretamente? Sabe, desarmar é uma boa manobra e que usada em conjunto com o grupo, pode inutilizar um oponente (ou pior, podem inutilizar um dos personagens jogadores), mas também ficaria chato se o jogo se restringisse a ficar apenas todo mundo desarmando todo mundo todas as rodadas, então melhor que seja um encounter. Mas num caso desses é legal que o ambiente possa ser usado como arma (que nem em jackie Chan, mesmo que as armas encontradas pelo terreno sejam inferiores às armas mágicas fodonas normalmente em mãos dos personagens).
Youkai X

Mensagempor Fëanor em 03 Set 2009, 14:32

Ok, eu só estava pensando que desarmar seria uma tecnica mais avançada que apenas alguns saberiam, mas se vocês não tem essa mesma ideia que eu na cabeça, deixa pra todo mundo.

Como um poder por encontro? É fica meio estranho, mas mais equilibrado.
Far from home

Fëanor

Mensagempor Youkai X em 03 Set 2009, 14:48

Poderiam ser as encounter generic maneuvers :rolando:

Seria um golpe melee usando Força ou Destreza contra Fortitude ou Reflexos (o que for maior). Assim como as manobras Encontrào e Agarrar, mas até que mais liberal, apesar da restrição de ser encounter, e de você jogar a arma para o quadrado que quiser (mas no caso de cair em precipício, lava, ou nas mãos do atacante ou aliado deste, rolar saving throw para evitar que caia nesse espaço perigoso, caindo aos pés do atacado[mesmo quadrado]). pegar arma no chão é move action (minor com algum bom teste de acrobacia (CD 15 a 20). Assim como armas, implementos e outros itens empunhados (como tochas) podem ser desarmados.

Assim a possibilidade tática de desarmar permanece válida, mas não será vulgarizada durante o combate, mas lembrem-se de ao menos deixar alguns objetos que possam ser improvisados como armas nesses combates (e se os níveis forem mais altos e em ambientes especiais, alguns dos objetos poderiam equivaler a armas mágicas de níveis baixos, como +1 ou +2, mas simples, e sem bônus de proficiência em arma).

manobra de derrubar simples pode também virar um poder de encontro genérico, mas sem causar dano algum.

Claro, usar o terreno e equipamentos jogados pelo terreno não contam para o gasto dessas manobras, então puxar o tapete em que está em cima um oponente nào contaria para o uso dessa manobra, assim como usar algum equipamento muito maluco para fazer o oponente ser desarmado.

E a clássica manobra de se esquivar no último instante antes de um golpe e assim o brutamontes se soca na parede ou em algum objeto perigoso?
Youkai X

Mensagempor Phoenix em 03 Set 2009, 17:10

Não acho q seja necessário ter desarmar como uma manobra no jogo. Eu n usaria numa campanha minha por exemplo, isso ficaria apenas na descrição mesmo. Mas pensei em algo assim, todos poderiam ter acesso a esse poder, q substituiria 1 de seus poderes Sem limite.

Desarmar
Com um ataque de sua espada ou um disparo de seu arco vc faz seu adversário soltar o q estiver segurando. :bwaha:
Sem limite - Arma
Ação Padrão - Arma corpo a corpo ou à distância
Alvos: Uma criatura
Ataque: Força - 4 x REF (corpo a corpo) OU Destreza - 4 x REF (distancia)
Sucesso: A arma/objeto q seu adversário esteja segurando numa mão a sua escolha cai no chão.
Especial¹: Se o objeto estiver sendo segurado com as 2 mãos adicione +4 no reflexo do alvo contra esse poder.
Especial²: Diminui a penalidade pra acertar este poder para -2 no 21° nível.
Phoenix

Mensagempor Fëanor em 03 Set 2009, 17:14

Acho que tinha que ser for vs fortitude ou dex vs reflexos.
E desarmar a distancia, ai eu acho demais, me desculpe.
Far from home

Fëanor

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários