FORGOTTEN REALMS - Quarta Edição

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Madrüga em 16 Dez 2007, 20:57

[reafirmação acerca da qualidade duvidosa e do mau gosto e falta de criatividade que permeiam esse cenário]
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Lune em 16 Dez 2007, 20:58

Eu li isso e por um instante pensei que estivéssemos no tópico de Tormenta xD
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Cak em 17 Dez 2007, 00:00

Lune escreveu:Eu li isso e por um instante pensei que estivéssemos no tópico de Tormenta xD

Também. se bem que não precisa faezr muito esforço pra encontrar incoerências em FR. Aquele panteão é duro de engolir viu, putz!
GD: Do you find it annoying if a man plays video games while you are around?
Jasmine: No, not at all. I love games.
GD: So, if you saw a man playing video games, you would cheer him on?
Jasmine: Oh, definitely.
GD: What would you say to him?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me!
GD: Can you say that one more time?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me! [Laughs]
GD: Thank you for making my day.
Jasmine: That's what I'm here for.
Cak

Mensagempor Elven Paladin em 17 Dez 2007, 00:04

se bem que não precisa faezr muito esforço pra encontrar incoerências em FR. Aquele panteão é duro de engolir viu, putz!

Que Forgotten Realms tem dezenas de problemas, isso é fato ( ainda mais levando em conta que o cenário tem duas décadas ( na verdade, 4 décadas, mas eu só levo em conta o período a partir da "Old Grey Box) e passou por 3 edições de D&D, e passará para a 4ª). Mas, qual o problema com um panteão gigantesco e estranho? Eu realmente gostaria que você explicasse isso.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Lune em 17 Dez 2007, 02:40

Não acho um problema tão grave assim, mas é game design deselegante. Pra que tantos deuses com funções sobrepostas e nenhum apelo para um personagem jogador? Além disso, algumas divindades "importadas" como Tyr e o panteão Mulhorandi atrapalham seriamente o senso de imersão do jogo.

Ambos os problemas são facilmente resolvidos ignorando o excesso, entretanto. É só se concentrar nas divindades principais e esquecer o resto XD
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Elven Paladin em 17 Dez 2007, 03:27

Pra que tantos deuses com funções sobrepostas e nenhum apelo para um personagem jogador?

Por que todas as divindades devem existir para uso do jogador, ou mesmo ter apelo para uso dele ? ( Aqui, claro, você pode responder que "é a droga de um jogo, oras, para que vou querer algo que não usarei". E eu concordo). E no caso de funções sobrepostas, consideramos a totalidade de divindades ( que são muitas ) ou os Panteões ( Tanto humanos quanto não-humanos )?

Além disso, algumas divindades "importadas" como Tyr e o panteão Mulhorandi atrapalham seriamente o senso de imersão do jogo.

Some o panteão Untheric ( praticamente extinto por conflitos com deuses orcs ou por eles mesmos ) a esse grupo. Oghma também é relativamente similar á Ogma, da mitologia irlandesa, mas apenas no nome até onde eu saiba. Aliás, quase o mesmo se aplicaria á Tyr, só que o seu braço perdido por Kezef o tornou realmente similar demais ao original terrestre.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Fëanor em 17 Dez 2007, 13:17

Ambos os problemas são facilmente resolvidos ignorando o excesso, entretanto. É só se concentrar nas divindades principais e esquecer o resto

Isso sempre aconteceu comigo. Não que eu proibisse escolher os deuses mais mixurucas, mas todos os players sempre escolhiam um deus grande pra adorar. Embora tenha um panteão gigante, nunca foi realmente um problema no jogo. Só fica meio deselegante mesmo.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Sr. Pichu em 17 Dez 2007, 14:03

mas Mulhorand não foi teleportada de seu plano nativo para os reinos?
eu lembro de ter visto isso em algum canto...
por isso que tinha seu próprio panteão
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Lune em 17 Dez 2007, 14:16

Não, Pichu. Mulhorand existe porque os autores do cenário acharam que ia ser legal ter deuses egípcios. A historinha que eles inventaram pra justificar a existência desses deuses é irrelevante para a questão de que é tosco ter deuses terrestres em Faerun.
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Sr. Pichu em 17 Dez 2007, 14:18

é?
eita :p
e booooom...
pelo menos não conseguiram ainda enfiar o panteão nórdico e grego lah XD
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Elven Paladin em 17 Dez 2007, 14:33

mas Mulhorand não foi teleportada de seu plano nativo para os reinos?
eu lembro de ter visto isso em algum canto...
por isso que tinha seu próprio panteão

Exatamente, Pichu. Eles foram trazidos pelos Imaskari via magia planar. Se você quer um resumo de toda essa história, vá nesse link ( http://www.rederpg.com.br/portal/module ... ther&st=45 ) e veja os posts do Peret e do DrunkenWizard, na página 3.

Só fica meio deselegante mesmo.

Eu acho que apresença de centenas de deuses em diversos panteões é na verdade, o esperado. Coloque diversas etnias humanas, com origens diversas, some com ao menos uma dezena de raças inteligentes, e você espera um número de deuses pequeno?

A historinha que eles inventaram pra justificar a existência desses deuses é irrelevante para a questão de que é tosco ter deuses terrestres em Faerun.

Isso vindo de alguém que gosta de um cenário cuja primeira coisa que você tem que saber sobre o cenário ( na parte "Ten things you need to know" é "If it exists in D&D, then it has a place in "adivinha o nome do cenário" ". :linguinha:
Editado pela última vez por Elven Paladin em 17 Dez 2007, 14:48, em um total de 1 vez.

Elven Paladin

Mensagempor WillDice em 17 Dez 2007, 14:39

Sorcerer of Shadow escreveu:Eu acho que apresença de centenas de deuses em diversos panteões é na verdade, o esperado. Coloque diversas etnias humanas, com origens diversas, some com ao menos uma dezena de raças inteligentes, e você espera um número de deuses pequeno?

Depende.

Se for considerar que os deuses existem antes e independentes dos mortais, sim, eu espero que sejam poucos, e sem divisões raciais. O deus da guerra vai ser o mesmo cultuado por humanos, anões ou orcs.

Agora, se forem os mortais que "inventam" os deuses, nada mais natural que de cada cultura/raça venha um panteão separado, com o deus da guerra dos elfos e o deus da guerra dos anões como entidades diferentes.
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

Mensagempor Sr. Pichu em 17 Dez 2007, 14:43

e tbm...
Forgotten não é o famoso mundo onde homens viram deuses???
e com essa coisa em mente, eu não acho estranho ter tantos deuses assim...
e lembrando que os Reinos são bem grandinhos...
não acho estranho mesmo

Sr. Pichu

Mensagempor Elven Paladin em 17 Dez 2007, 14:44

Se for considerar que os deuses existem antes e independentes dos mortais, sim, eu espero que sejam poucos, e sem divisões raciais. O deus da guerra vai ser o mesmo cultuado por humanos, anões ou orcs.

Agora, se forem os mortais que "inventam" os deuses, nada mais natural que de cada cultura/raça venha um panteão separado, com o deus da guerra dos elfos e o deus da guerra dos anões como entidades diferentes.

Você esqueceu de considerar um outro caminho: No que mortais podem ascender e tornarem-se deuses.

Elven Paladin

Mensagempor Lune em 17 Dez 2007, 14:53

Gente, vocês estão buscando uma justificativa in-game para a existência dos deuses. Isso não importa, porque quem criou os deuses não foram as culturas de Faerun. Foram os autores do cenário.

O que importa é a decisão de game design de criar os deuses. E sim, eu espero um número de deuses pequeno, porque não há nenhum motivo para você ter tantas entidades cumprindo o mesmo propósito. Isso é narrativa ruim, pura e simplesmente. É "orgânico", no sentido que imita as divindades de uma cultura real? Talvez. Mas também é confuso e desnecessariamente volumoso.
Imagem

Imagem
Lune

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários