A idéia de que o cavalo se torna uma peça importante na cultura de um povo das pradarias não é nova nem estranha, mas o fato de tudo estar relacionado a cavalos é muito, muito tosco. É um reino completamente unidimencional.
No meu cenário, quando adiciono um reino ou região, eu penso sim nas características que o definem, mas quando estou preenchendo o mapa, surgem idéias e mais idéias para tornar o reino interessante. E aí que me pergunto porque os caras de Tormenta sequer fazem isso.
Por exemplo: porque no reino não há pelo menos uma cidade comercial no meio de uma rota importante? Porque vivem como bárbaros, se o povo que chegou ali e se misturou com os bárbaros com certeza teria técnicas e culturas diferentes, criando um sincretismo cultural? Porque não há casas com mais de dois andares?
A falta de árvores (para madeira) na pradaria pode explicar parte disso, mas não tudo. Deve ter pelo menos algum bosque ou foresta lá, e isso significa que uma área assim concentraria as cidades maiores. Da mesma forma, se tiver montanhas, haveria pedras para edificações maiores e mais complexas. Imagino um reino de pradaria com cultura voltada a cavalos tendo grande espaçamento entre cidades, com comerciantes e tribos nômades (leais ou inimigas) viajando entre as vastidões. Além disso, faria muito comércio com o exterior para adquirir material de construção, alimento e técnicas, e logo os cavalos realmente seriam seu bem mais precioso para comércio. Porém, só isso já os torna bem diferentes do estereótipo do bárbaro invasor e selvagem. (Lembrando que, em si, "bárbaro" é simplesmente um povo que não era romano nem estava sob domínio de Roma na idade antiga, e que muitos povos "bárbaros" eram civilizados e avançados).
Ao invés de explorar as muitas facetas de seu "reino de cavalos", Tormenta falha mais uma vez ao bater o martelo repetidas vezes num único prego. A palavra cavalo se repete a torto e a direito, e a única coisa de interesse no lugar são eqüinos. Será que um dia aparecerá um reino sequer que não seja tão superficial assim?

Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

(imagina um humano levando sua namorada centaura pra "andar de cima" da casa? Se pensam que isso é bizarro, lembre-se que o cenario é do cassaro!)