[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Deicide em 06 Fev 2008, 09:47

A idéia de que o cavalo se torna uma peça importante na cultura de um povo das pradarias não é nova nem estranha, mas o fato de tudo estar relacionado a cavalos é muito, muito tosco. É um reino completamente unidimencional.

No meu cenário, quando adiciono um reino ou região, eu penso sim nas características que o definem, mas quando estou preenchendo o mapa, surgem idéias e mais idéias para tornar o reino interessante. E aí que me pergunto porque os caras de Tormenta sequer fazem isso.

Por exemplo: porque no reino não há pelo menos uma cidade comercial no meio de uma rota importante? Porque vivem como bárbaros, se o povo que chegou ali e se misturou com os bárbaros com certeza teria técnicas e culturas diferentes, criando um sincretismo cultural? Porque não há casas com mais de dois andares?

A falta de árvores (para madeira) na pradaria pode explicar parte disso, mas não tudo. Deve ter pelo menos algum bosque ou foresta lá, e isso significa que uma área assim concentraria as cidades maiores. Da mesma forma, se tiver montanhas, haveria pedras para edificações maiores e mais complexas. Imagino um reino de pradaria com cultura voltada a cavalos tendo grande espaçamento entre cidades, com comerciantes e tribos nômades (leais ou inimigas) viajando entre as vastidões. Além disso, faria muito comércio com o exterior para adquirir material de construção, alimento e técnicas, e logo os cavalos realmente seriam seu bem mais precioso para comércio. Porém, só isso já os torna bem diferentes do estereótipo do bárbaro invasor e selvagem. (Lembrando que, em si, "bárbaro" é simplesmente um povo que não era romano nem estava sob domínio de Roma na idade antiga, e que muitos povos "bárbaros" eram civilizados e avançados).

Ao invés de explorar as muitas facetas de seu "reino de cavalos", Tormenta falha mais uma vez ao bater o martelo repetidas vezes num único prego. A palavra cavalo se repete a torto e a direito, e a única coisa de interesse no lugar são eqüinos. Será que um dia aparecerá um reino sequer que não seja tão superficial assim?
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Lady Draconnasti em 06 Fev 2008, 12:18

Porque não há casas com mais de dois andares?

Possívelmente eles acreditam que é sinal de boa sorte um cavalo entrar em sua casa e andar pelos cômodos (uma Índia mal copiada).
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Lady Draconnasti

Mensagempor Madrüga em 06 Fev 2008, 12:27

Lady Draconnasti escreveu:
Porque não há casas com mais de dois andares?

Possívelmente eles acreditam que é sinal de boa sorte um cavalo entrar em sua casa e andar pelos cômodos (uma Índia mal copiada).

Claro, e embostear a casa toda; o cheiro atrai bons espíritos e afasta os maus.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Shadow Fighter em 06 Fev 2008, 14:45

Deicide escreveu:A idéia de que o cavalo se torna uma peça importante na cultura de um povo das pradarias não é nova nem estranha, mas o fato de tudo estar relacionado a cavalos é muito, muito tosco. É um reino completamente unidimencional.

No meu cenário, quando adiciono um reino ou região, eu penso sim nas características que o definem, mas quando estou preenchendo o mapa, surgem idéias e mais idéias para tornar o reino interessante. E aí que me pergunto porque os caras de Tormenta sequer fazem isso.

Por exemplo: porque no reino não há pelo menos uma cidade comercial no meio de uma rota importante? Porque vivem como bárbaros, se o povo que chegou ali e se misturou com os bárbaros com certeza teria técnicas e culturas diferentes, criando um sincretismo cultural? Porque não há casas com mais de dois andares?

A falta de árvores (para madeira) na pradaria pode explicar parte disso, mas não tudo. Deve ter pelo menos algum bosque ou foresta lá, e isso significa que uma área assim concentraria as cidades maiores. Da mesma forma, se tiver montanhas, haveria pedras para edificações maiores e mais complexas. Imagino um reino de pradaria com cultura voltada a cavalos tendo grande espaçamento entre cidades, com comerciantes e tribos nômades (leais ou inimigas) viajando entre as vastidões. Além disso, faria muito comércio com o exterior para adquirir material de construção, alimento e técnicas, e logo os cavalos realmente seriam seu bem mais precioso para comércio. Porém, só isso já os torna bem diferentes do estereótipo do bárbaro invasor e selvagem. (Lembrando que, em si, "bárbaro" é simplesmente um povo que não era romano nem estava sob domínio de Roma na idade antiga, e que muitos povos "bárbaros" eram civilizados e avançados).

Ao invés de explorar as muitas facetas de seu "reino de cavalos", Tormenta falha mais uma vez ao bater o martelo repetidas vezes num único prego. A palavra cavalo se repete a torto e a direito, e a única coisa de interesse no lugar são eqüinos. Será que um dia aparecerá um reino sequer que não seja tão superficial assim?

Posso dar a ententer errado no resumo, mas Namalkah não é um reino pobre, é bastante prospero inclusive. As casas e prédios podem ser enormes, mas quase sempre com um andar.
"A graça de um RPG é a união de forças díspares que juntas formam um grupo indestrutível."
Shadow Fighter

Mensagempor Sr. Pichu em 06 Fev 2008, 21:56

então...
não explica o PORQUÊ as casas SÃO de apenas 1 ANDAR
afinal se mencionaram que elas não têm mais de um andar haveria uma explicação, não?

A falta de árvores (para madeira) na pradaria pode explicar parte disso, mas não tudo. Deve ter pelo menos algum bosque ou foresta lá, e isso significa que uma área assim concentraria as cidades maiores. Da mesma forma, se tiver montanhas, haveria pedras para edificações maiores e mais complexas. Imagino um reino de pradaria com cultura voltada a cavalos tendo grande espaçamento entre cidades, com comerciantes e tribos nômades (leais ou inimigas) viajando entre as vastidões. Além disso, faria muito comércio com o exterior para adquirir material de construção, alimento e técnicas, e logo os cavalos realmente seriam seu bem mais precioso para comércio. Porém, só isso já os torna bem diferentes do estereótipo do bárbaro invasor e selvagem.

e kd a parte que explicaria esse ponto?
vamos, aponte lah no texto sobre esse reino temático
vamos, explane, explane, estamos esperando
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Aluriel de Laurants em 07 Fev 2008, 00:02

Em Namalkah todo o exercito é de cavalaria.

Eles não tem buxas de canhão... só eu que percebi que esse exército é inútil em combate?
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor AKImeru em 07 Fev 2008, 00:19

UM EXERCITO SÓ DE CAVALARIA VOCÊ DIZ?!?!

SENHORES! PREPRAREM SEUS TANEGASHIMAS! HOJE JANTAREMOS CHURRASCO DE WAPANESE!
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Sr. Pichu em 07 Fev 2008, 00:19

yep! contra uma boa tropa de lanceiros....
já eram
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Lumine Miyavi em 07 Fev 2008, 07:23

Sr. Pichu escreveu:yep! contra uma boa tropa de lanceiros....
já eram

Tropa...? Quem precisa de tropa?

Imagem
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Deicide em 07 Fev 2008, 08:47

Bom, alguns dos povos invasores mais eficazes da antigüidade (hunos, mongóis) se baseavam na cavalaria quase que totalmente. Acontece que a cavalaria deles não é aquela medieval do cara com espada em cima do cavalo, mas cavalaria de arqueiros. Os caras eram terrivelmente eficazes porque surgiam à distância e com velocidade, passavam correndo e atiravam saraivadas de flechas, fugindo em seguida. A infantaria e até a arquearia inimiga ficava em desvantagem.

Porém, será que Namalkah é assim, ou é o cavaleiro estereotipado medieval que a defende? Vale lembrar que esses povos que faziam isso eram nômades, pois tal tática é inútil para defender uma cidade. Logo, quando atacados eles simplesmente iam embora.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor kimble em 07 Fev 2008, 09:50

Aí é questão de olhar as imagens do reino para verificar que tipo de cavalaria estamos falando.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

Mensagempor PaladinoMT em 07 Fev 2008, 09:53

-> Um bom mestre usaria a ideia da "Cavalaria Arqueira". Até pq o reino é meio nomade.
-> Um mestre tipico de tormenta imaginaria uma cavalaria ao estilo da terra dos cavaleiros do "Senhor dos Aneis". Mesmo um povo nomade.
-> Acho que sei pq o povo não gosta de casas com mais de um andar: eles adoram centauros...e estes são incomodados com lugares altos :bwaha: (imagina um humano levando sua namorada centaura pra "andar de cima" da casa? Se pensam que isso é bizarro, lembre-se que o cenario é do cassaro!) :twisted: :rolando:

Nota: Isso me faz lembrar de uma cena de um seriado favorito do cassaro.. Xena: Ela estava presa em um templo abandonado, usando como "hospital" com curandeiros. Não lembro porque, eles estavam presos lá e uma mulher estava gravida, que dizia estar indo pra Atenas por que lá o povo é mais tolerante... (isso nao ficou claro no inicio). Depois do parto, o motivo: O filho da mulher HUMANA era um CENTAURO!!!! dai a duvida -> ela teve esse filho com um cavalo ou com um centauro? eu me lembro da lenda do minotauro nessa hora (a esposa do rei minos trai-a ele com um touro...e teve um filho com ele... o "Minotauro").
:rolando:
PaladinoMT

Mensagempor Deicide em 07 Fev 2008, 12:03

Mitologia é algo estranho... O minotauro não é exatamente filho de uma mulher com um touro. Se não me engano, o touro era um deus disfarçado (acho que Zeus... os deuses maiores desses panteões antigos eram sempre bem promíscuos). Mas ainda assim é estranho pensar que ela transaria com um touro.

Outros fenômenos bizarros de mitologia envolvem muitos outros deuses... Tem uma (Afrodite? Atena? não lembro!) que nasceu quando um deus ou titã se masturbou na praia. Quando o esperma caiu no mar, este fervilhou e a deusa nasceu lá. :blink:

Mitologia nunca foi algo que precisasse ser lá muito explicado, porém. É chamado mito por um motivo!

Deicide

Mensagempor PaladinoMT em 07 Fev 2008, 14:33

Vc ta falando de Afrodite. Ela nasceu quando Chornos capou o pai dele usando uma Foice dada a ele por Gaia perto do mar. O esperma "saiu" do ditu cujo durante o ato.... :bwaha:
PaladinoMT

Mensagempor Shadow Fighter em 07 Fev 2008, 15:23

kimble escreveu:Aí é questão de olhar as imagens do reino para verificar que tipo de cavalaria estamos falando.
Imagem
Legenda: Soldado de Namalkah: mesmo os soldados rasos são cavaleiros.
Ps: Que falta faz um Scanner!
"A graça de um RPG é a união de forças díspares que juntas formam um grupo indestrutível."
Shadow Fighter

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários