[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Sr. Pichu em 19 Fev 2008, 19:58

hum...
Sacaneando o Kaká para que ele lhe torne um novo membro do panteão?
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Natsuiro em 19 Fev 2008, 20:38

Nunca, NUNCA, NUNCA caçoem de Tormenta com seu mestre de Tormenta [mesmo ele sendo um dos 'bons', que conseguem transformar o cenário em um jogável].

Mestre: Bem... to querendo colocar um necromante no jogo, mas não sei o que fazer direito.
Natsu: Ah... Pale Master ou True Necromancer seria uma boa! CdPs do Libris Mortis
Mestre: Hmm... legal, mas é imortalidade, eles têm?
Natsu: Não não. o_o
Mestre: Queria fazer um imortal, mas sem ser Lich. Tem como?
Natsu: Ah, dá um Posto Divino 0 pra ele e pronto! Afinal é Tormenta! XDDD
Mestre:............ tá, beleza. Ah, só para avisar: Ele vai ser um npc inimigo, daqui alguns níveis.
Natsu: O_O_O_O_O_O_O
Imagem
Natsuiro

Mensagempor Bahamute em 19 Fev 2008, 20:43

Natsuiro escreveu:Nunca, NUNCA, NUNCA caçoem de Tormenta com seu mestre de Tormenta [mesmo ele sendo um dos 'bons', que conseguem transformar o cenário em um jogável].

Mestre: Bem... to querendo colocar um necromante no jogo, mas não sei o que fazer direito.
Natsu: Ah... Pale Master ou True Necromancer seria uma boa! CdPs do Libris Mortis
Mestre:............ tá, beleza. Ah, só para avisar: Ele vai ser um npc inimigo, daqui alguns níveis.

hahahahha

dica anotada!
Aquele abraço!
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell

Mensagempor Skar em 19 Fev 2008, 20:54

Nunca, NUNCA, NUNCA caçoem de Tormenta com seu mestre de Tormenta [mesmo ele sendo um dos 'bons', que conseguem transformar o cenário em um jogável].

CAra uma coisa pra te ajudar , não tem posto divino em tormenta e ser um deus menor é uma template q se quiser eu te passo.
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor AKImeru em 19 Fev 2008, 21:34

Na verdade qualquer coisa q se tenha no D&D sem contar as coisas q saem no dicefreaks

O que demonios você quis dizer?
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Eltor Macnol em 19 Fev 2008, 21:41

Skar escreveu:

CAra uma coisa pra te ajudar , não tem posto divino em tormenta e ser um deus menor é uma template q se quiser eu te passo.

Tenho uma dica que vai te ajudar mais ainda:

Não jogue em Tormenta.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Skar em 19 Fev 2008, 22:21

O que demonios você quis dizer?

Quiz dizer q qualquer coisa é mais fraca q os deuses de tormenta execeto algumas aberrações q eu já vi no forum da dicefreaks

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Skar

Mensagempor Natsuiro em 19 Fev 2008, 22:47

Isso, claro, não levando em consideração o Pun-Pun
Imagem
Natsuiro

Mensagempor Corvo da Tempestade em 19 Fev 2008, 22:49

É mas vc precisa de algo mais pra se torna um deus maior, esse algo mais ainda não foi falado

Ou seja...eles não sabem rsrsrsrssrsrsrsr
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor Sr. Pichu em 19 Fev 2008, 23:12

acho que é só saber o quanto dá a equação Nada + Vazio = Coisa Nenhuma
afinal... não foi da junção de dois seres homonimos que surgiram os deuses de Tormenta?

acho que isso deve explicar o nível de inteligência deles :bwaha:
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Skar em 20 Fev 2008, 00:44

Isso, claro, não levando em consideração o Pun-Pun

Eu lev em consideraão o pun pun tbm o site da dicefreaks é bizarro criando coisas absurdas

Ou seja...eles não sabem rsrsrsrssrsrsrsr

É por ai

Skar

Mensagempor Gehenna em 20 Fev 2008, 03:40

E foi ai que eu exaustivamente descrevi que está a dificuldade.

Então desculpa, não entendi direito o que vc queria dizer com a dificuldade. Falha minha.

Em um cenário "preto no branco" como Tormenta(Isso não é ruim, é apenas o que ele é. Um outro cenário "Preto no Branco" seria Dragonlance e Forgotten Realms) você estaria certo. Mas mesmo assim repare nisso:

O mal não foi erradica apenas porque você destruiu o Big Bad. Você apenas o enfraqueceu, o subverteu. O Deus ali foi apenas um cara dificil de se derrotar. O mal ainda existe e prosperará. Repare que você apenas diminui o numero e a maneira que o mal se espalha e prospera pélos proprios exemplos que você criou.

Eu apenas estou lhe mostrando uma controversia que você mesmo disse, não entenda errado, eu respeito cenários sem tons de cinza não há nada de errado neles. Eu pessoalmente não gosto.Mas nesse tipo de cenário o bem e o mal vão sempre existir não importa quantos deuses você mate.

O q eu disse foi me baseando no que o Pichu disse: “Vamos matar o deus da maldade pq ele é mal e olhou feio pra gente”.
Mas quanto ao bem e o mal sempre existirem, vc está certo. Porém, o fato de o mal nunca acabar não é e nunca será motivo para não continuar lutando contra ele. Cruzar os braços simplesmente por saber q sempre terá algum fdp aprontando alguma será ainda pior. Especialmente pq bater em caras maus dá lucro e prestígio.
Matar o tal deus o desmoralizará ante muitos de seus servos remanescentes, além de trazer lucro e prestígio considerável (e possíveis inimigos futuros). Para os jogadores, pode ser uma fonte de ânimo e moral (Wow! Matamos um deus!).

Eu pessoalmente não considero o Arsenal um vilão, mais um anti heroi. Visto que tirando uma aventura, eu acho que nunca vi ele ser um vilão, pelo contrario, ele ajudava os PCs nas aventuras que eu li dele.(Mas admito, os autores deixaram claro que ele é um vilão, veja o pessoalmente no começo de minha frase)

Ele tem motivos para não fazer nada(Desculpas de qualquer forma.)

É, vejo-o meio como um Batman artoniano. Ele é fodão, malvado, guerreiro, estrategista e derrotou o mané do Paladino. XD

Me dê os motivos da Horda goblionoide que acabou de ganhar vitorias significativas e está em seu auge.

Não há.
Enquanto a data atual do cenário era 1400, quando os goblinóides haviam acabado de conquistar Khalifor, era entendível, mas eles avançaram para 1402 deixando os goblinóides coçando o saco todo esse tempo.
Para este fato, realmente, não há perdão. Especialmente agora, que lançarão uma aventura pronta chamada Contra Arsenal, usando um personagem que não é uma ameaça imediata e deixando os goblinóides de lado.

Elas ficarem paradas e serem apenas de uso do narrador é design pobre. Algo tão massivo assim deveria ter uma consequencia grande no metaplot do cenário.(Compare como a Tormenta avança no plot, mesmo com mecanismos para impedir de avançar demais)

A desculpa de "fica em cargo do Narrador" para um exercito de monstros organizados não cola, visto que eles tem um impacto profundo desde a cultura até a geografia de um lugar.

Alias, são essas faltas de detalhes que tiram toda a "alma" do cenário.

É certo que eles deviam dar mais apoio ao cenário e especialmente à Aliança Negra. A melhor idéia do cenário é a mais mal utilizada. Merecia um suplemento tanto quanto a Libertação de Valkaria e muito mais do que o Arsenal.

Em primeiro lugar, requisitos para ser um deus menor
+10.000 pessoas acreditando que vc é um deus
+ND 20
Beneficios:
-você pode conferir poder divino a um certo numero de pessoas (tem limite fixo. Em geral, mais a adeptos
do que para clerigos...oq é engraçado. Vc pode ter um Clerigo nivel 5 e vc ser um guerreiro nivel 20. O clerigo lanças magias divinas...e vc, o deus dele, não, com excessão se vc ganhar 1 nivel de clerigo...dai vc pode ser "Clerigo de Si mesmo" que lança magias como Clerigo 1). Alem disso, vc está limitado a um UNICO paladino.
- você é "imortal". Só pode ser PERMANENTEMENTE morto por alguem com status divino IGUAL OU MAIOR ao seu. Ou seja, um grupo de aventureiros venceu o deus dos chapeus? legal..ele volta nada feliz, arranja alguem pra ressucitar seus seguidores e parte pra revanche....E matar o deus não vai tirar o status divino, e nem fazer o povo perder a fé - eles apenas vão odiar eles como seus "arquinimigos". Igualzinho ao efeito de chutar uma imagem de nossa senhora...quebrou a estatua? sim, fez o pessoal deixar de gostar da santa?

Várias vezes, informação falsa foi postada aqui. Assim fica mesmo muito fácil esculachar. Pensei que a opinião geral era de que o cenário em si já é todo esculachado.
Vamos às correções...
Para virar um deus menor, além do nível épico, você deve ser a divindade principal (não necessariamente única) de pelo menos 1000 pessoas.
Existe um limite no número de seguidores que podem receber poderes, assim como no nível máximo de classe recebedora de poder que eles podem atingir.
Paladinos, os guerreiros santos, são um luxo para deuses menores. Apenas os deuses de tendência NB, LN e LB, cujo título se encaixe no contexto, pode ter paladino. Mas apenas um. São os chamados Paladinos Únicos.
A imortalidade é contra doenças, envelhecimento e coisas do tipo. Se cortarem a cabeça de um deus menor, ele morre e não, ele não volta pouco depois. Apenas a intervenção direta de um deus maior pode ressuscitá-lo.
Acredite, se o poderoso deus da matança, aquele monstro terrível e imbatível, é derrotado por um grupo de meros mortais, os seguidores ficarão bem insatisfeitos com sua divindade. O exemplo da santa foi ridículo. Foi o mesmo que dizer que chutar um símbolo sagrado e matar o deus que porta tal símbolo, são a mesma coisa.

Até onde eu me lembro, um deus precisa de seguidores para manter seu status divino. Isso se aplica também a Tormenta, visto que o "castigo" de Valkaria foi ser parcialmente esquecida, e que Gloriénn eu-sou-emo-revoltada está esfraquecida por causa da redução do número de elfos vivos no mundo, e da queda de seu império glorioso. Exceção: Lin-Wu e seus devotos de Chinatown.

Considerando o que já li de Tormenta, tenho a seguinte teoria (atenção, não é exatamente oficial, foi a conclusão que eu cheguei): No início, havia muita energia. Os deuses maiores então usaram essa energia para criar. Suas criações então, passaram a gerar uma energia com determinada “ressonância”. Os deuses maiores então assumiram conceitos que fossem simpáticos com tais ressonâncias, atraindo para si determinadas formas de energia gerada. A crença e devoção de criaturas vivas, porém, gerava mais energia direta para tais deuses.
Valkaria foi esquecida, mas não perdeu seu status divino pq a ambição e a raça humana, sua criação, ainda existiam e alimentavam seu poder. Logo, apesar de não ter o poder da crença, ainda tinha o poder da criação. Mais tarde, voltou a ter o poder da crença, mas apenas em Deheon. Após ser libertada, sua pena foi cumprida.
Glórienn está enfraquecida pq a crença nela está sendo abandonada, mas possivelmente continuará existindo enquanto existirem elfos. (Esta é a deusa mais sem sentido. Ela não possui um conceito, é apenas a deusa dos elfos. Isso é ridículo. Assumo que ela seja algo como deusa da beleza e harmonia)
Lin-Wu não está tão enfraquecido pq os tamuranianos ainda crêem nele. (Correção: como era de se esperar, esse é o mais sem sentido. Sim, o lance oriental é forçado, apenas para gerar opções. Mas limitar esse deus à coisas “orientais” é ainda mais ridículo. Considero que ele seja um deus patrono da honra, orgulho, tradição...)

E você não causa o menor impacto no cenário? Sério? Onde eles estão para enfrentar a Tormenta? Cadê esses seguidores, que não formam vilas ou cidades próprias? Nenhum desses deuses é Bom (seja Leal, Neutro ou Caótico) para se interessar em, quem sabe, ajudar o mundo? Nenhum deles é Mau (seja Leal, Neutro ou Caótico) para, você sabe, tentar refazer o mundo à sua imagem ou causar destruição? Todos eles são Neutros, é?

Rhond, o Forjador Imortal, Deus das Arms e Armeiros, possui uma cidade dentro do Reinado. Ele já lutou com Keen, o Deus da Guerra (deus maior), e ainda planeja tomar-lhe o lugar no Panteão.
Hurlaagh, Deus dos Hobgoblins, lidera um exército destas criaturas no continente sul. Visa a supremacia de sua raça através da disciplina militar.
Sckhar e Beluhga têm “reinos” formados por seus seguidores. O primeiro vive para sua própria vaidade, enquanto a segunda era prisioneira de seu poder.
Alem de possíveis deuses regionais como um “Deus da Proteção” em um determinado povo ou “Deus de Lugar” em um a determinada região. Existe muito chão fora das fronteiras do Reinado.

Leia o capitulo Divindades e Semideuses, mas só pros outros vou deixar claro que lá diz CLARAMENTE que apenas um Avatar, Divindade Menor, Divindade Maior ou Entidade Cosmica pode matar (e ele permanecer morto) um deus menor. Ou seja, vc tem que ter pelo menos "Posto Divino ZERO" pra fazer algo. E o "paladino de arton" era um Proxie de 20 deuses (ou seja, tinha "Posto Divino igual ao numero de bolinhas da armadura" ) na ideia do Cassaro...

Considerando que não há Posto Divino em Tormenta, vc está confundindo as coisas. Deuses menores podem ser mortos por mortais. O problema mesmo é: Após ser morto, ele vai para o plano de algum deus. Caso ele tenha recursos, ele pode voltar ao plano material como um extraplanar. Me corrijam se eu estiver errado, mas um explanar morto fora de seu plano apenas volta para ele, certo? Se sim, um deus menor com os recursos corretos, será mesmo difícil de derrotar permanentemente.
(Hahahaha, com um Bardo, Feiticeiro ou Paladino de Nível 26 eu viro Deus em Tormenta! Huuhahuauhuha

Apesar de achar o talento Liderança besta por colocar nas regras algo que devia ser parte da interpretação, sim a build funciona. Pelo menos com o Bardo e o Feiticeiro. Com o Paladino é mais complicado, pois ele já adora a deuses, então, apenas algum acontecimento grave o faria parar de lutar pela justiça de seu(s) deus(es) para pregar sua própria justiça. Claro, a complicação é na história, então, em parte, depende do Narrador (mas quando é q não depende? =P).

pode-se "adorar" um deus, inconcientemente...isto é, apesar de nunca falar o nome dele, seguir seus preceitos?

De acordo com minha teoria descrita ali em cima, em parte é possível.

Se um Deus e dado pelo poder dos seguidores. O deus do comercio não devia ser um deus maior?

Não. Os deuses maiores são aqueles que surgiram no início e ajudaram a criar o mundo de Arton. Em toda a história, apenas dois perderam seus títulos, dando espaço para a ascensão de dois deuses menores. Tibar, deus do comércio, não devia existir ou não devia ter tanta influência na época.

Pra que você vai resar pro Deus dos Chapéis????

Deus dos chapéus é simplesmente uma piada pra esculachar o cenário.

É mas vc precisa de algo mais pra se torna um deus maior, esse algo mais ainda não foi falado

Tb acho que eles nem saibam. Na minha opinião, um deus menor ascende para ocupar um posto vazio de deus maior quando este possui potencial para afetar o mundo. Tal ascensão deve ser decidida pelo Nada e o Vazio ou simplesmente ocorre naturalmente.
Gehenna

Localização: Torre Sombria, no bairro de Noite Eterna, em Contonópolis

Mensagempor Lumine Miyavi em 20 Fev 2008, 09:06

É, vejo-o meio como um Batman artoniano. Ele é fodão, malvado, guerreiro, estrategista e derrotou o mané do Paladino. XD

Ao meu ver, Arsenal não é maligno, mas hey, ok.

Aham... mas o mesmo pode ser dito (tirando a parte do "malvado") do Sandro Galtran. A parte do fodão vem de pai, é claro.

O que me faz pensar... Lisandra e o Sandro tem sogros bizarros. XD
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Deicide em 20 Fev 2008, 09:42

Gehenna escreveu:
Me dê os motivos da Horda goblionoide que acabou de ganhar vitorias significativas e está em seu auge.

Não há.
Enquanto a data atual do cenário era 1400, quando os goblinóides haviam acabado de conquistar Khalifor, era entendível, mas eles avançaram para 1402 deixando os goblinóides coçando o saco todo esse tempo.
Para este fato, realmente, não há perdão. Especialmente agora, que lançarão uma aventura pronta chamada Contra Arsenal, usando um personagem que não é uma ameaça imediata e deixando os goblinóides de lado.

Se pelo menos comentassem algo, como "Estão fortificando Khalifor para a ofensiva e preparando uma terrível máquina de guerra" ou algo assim, faria sentido. Mas eles estão lá coçando o saco.

E você não causa o menor impacto no cenário? Sério? Onde eles estão para enfrentar a Tormenta? Cadê esses seguidores, que não formam vilas ou cidades próprias? Nenhum desses deuses é Bom (seja Leal, Neutro ou Caótico) para se interessar em, quem sabe, ajudar o mundo? Nenhum deles é Mau (seja Leal, Neutro ou Caótico) para, você sabe, tentar refazer o mundo à sua imagem ou causar destruição? Todos eles são Neutros, é?

Rhond, o Forjador Imortal, Deus das Arms e Armeiros, possui uma cidade dentro do Reinado. Ele já lutou com Keen, o Deus da Guerra (deus maior), e ainda planeja tomar-lhe o lugar no Panteão.
Hurlaagh, Deus dos Hobgoblins, lidera um exército destas criaturas no continente sul. Visa a supremacia de sua raça através da disciplina militar.
Sckhar e Beluhga têm “reinos” formados por seus seguidores. O primeiro vive para sua própria vaidade, enquanto a segunda era prisioneira de seu poder.
Alem de possíveis deuses regionais como um “Deus da Proteção” em um determinado povo ou “Deus de Lugar” em um a determinada região. Existe muito chão fora das fronteiras do Reinado.

Obrigado por me corrigir (pois o Deus dos Hobgoblins tem nome sim) e por citar estes deuses. Mas isso muda o fato de que eles não têm menor impacto no cenário? Acho que não. Pode-se argumentar que Beluhga e Schkar têm (ou tinham), mas nem tava pensando neles para ser sincero. Estava me referindo aos outros que surgem do nada, como o deus das armas, ou mesmo esse forjador aí. O impacto no cenário é mínimo.

Tá, devo estar parecendo um chato arrogante repetindo isso. Nem tudo no cenário precisa ter impacto. Nem todo rei, príncipe, campeão de reino ou mercador tem que ter impacto no cenário. Nem todo grande general precisa ter impacto no cenário. Nem todo NPC com nome precisa ter impacto. Muitos são só figurinhas pro mestre usar quando a aventura se localizar na Cidade X ou na Região Y. Mas porque tornar um NPC um deus? É isso que não entendo. Sério, se o "Deus dos Hobgoblins" é um dos generais da Aliança Negra, como ele pode receber menos atenção do que o Thwor? E não é completamente bizarro ter um deus que lutou com Keen (e seus +200 em todos os atributos) mas vive ali forjando coisas e não tenta mudar o mundo?

E é isso que não entendo. Algum motivo para criar esses deuses? Eles me parecem ter a mesma importância que o NPC com nome da Região Y: são figurinhas para preencher o cenário. Pela própria definição, um deus é um aventureiro épico. Mesmo que esteja aposentado agora, ele precisa ter feito coisas épicas no passado. Onde estão essas marcas na história do cenário? Porque não tem na linha do tempo o momento da transformação desses heróis e vilões lendários em deus? COmo esses seres épicos no cenário podem ser tão facilmente ignorados? Eles não deveriam ser forças de transformação?

(Hahahaha, com um Bardo, Feiticeiro ou Paladino de Nível 26 eu viro Deus em Tormenta! Huuhahuauhuha

Apesar de achar o talento Liderança besta por colocar nas regras algo que devia ser parte da interpretação, sim a build funciona. Pelo menos com o Bardo e o Feiticeiro. Com o Paladino é mais complicado, pois ele já adora a deuses, então, apenas algum acontecimento grave o faria parar de lutar pela justiça de seu(s) deus(es) para pregar sua própria justiça. Claro, a complicação é na história, então, em parte, depende do Narrador (mas quando é q não depende? =P).

Já tive minhas experiências divertidas como Mestre quando um jogador pegou o Talento Liderança em Warcraft... O cara era um anão com sonhos de pirata, e usou o Talento para não só ter uma tripulação (de goblins e anões) como o cohort (um gnomo) era seu imediato. Era muito divertido! (e trabalhoso)

Mas sobre virar deus, só postei isso para mostrar o quão sem noção são esses pré-requisitos. Compre os Talentos de Liderança e você ganha todas as vantagens de ser um deus (se não me engano é um Template, né?)

Tb acho que eles nem saibam. Na minha opinião, um deus menor ascende para ocupar um posto vazio de deus maior quando este possui potencial para afetar o mundo. Tal ascensão deve ser decidida pelo Nada e o Vazio ou simplesmente ocorre naturalmente.

Eu odeio essa história do Nada e do Vazio... :linguinha:
"Nada e Vazio se uniram para formar tudo". :roll:
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Sr. Pichu em 20 Fev 2008, 09:59

Tava me lembrando do Inimigo do Mundo
a Aliança Negra não está parada!
eles estão se divertindo torturando elfas e estuprando elfos

Sr. Pichu

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários